Temas em Educação e Saúde
URI Permanente para esta coleção
Temas em Educação e Saúde, divulga não só relatos de experiências de trabalhos desenvolvidos pelo CENPE (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa) e por outras instituições, como também pesquisas em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) de diversas instituições, cujos temas envolvam questões relacionadas à educação e à promoção da saúde. A revista está aberta também para submissões livres de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão de profissionais e estudantes em geral das duas grandes áreas de conhecimento: educação e saúde.
Descrição
Navegar
Navegando Temas em Educação e Saúde por Classificação "Nível metodológico"
Agora exibindo 1 - 20 de 49
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ausência do diálogo no processo de formação profissional em saúde no ensino remoto: impactos na aprendizagem e na saúde mental de acadêmicos(2020) CORREIA, Mesaque Silva; ARAÚJO, Neuton Alves; MARQUES, Bruna GabrielaNeste texto o objetivo é o de analisar as significações que alunos vêm produzindo sobre o processo de formação profissional em saúde no ensino remoto. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto, nos apropriamos dos pressupostos teóricos e metodológicos da Pedagogia Freireana especialmente dos pressupostos da categoria diálogo. A questão que orientou esta pesquisa foi: Nos discursos dos alunos e professores dos cursos de graduação da área da saúde de uma universidade pública do Piauí, quais as suas possíveis significações (sentidos e significados) produzidas sobre o processo de formação profissional no ensino remoto? Participaram do estudo 10 (dez) acadêmicos, sendo 5 (cinco) do curso de licenciatura em Educação Física e 05 do curso de bacharelado em Psicologia. Especificamente sobre a produção dos dados, se empregou a entrevista semiestruturada que foi realizada no período de 5 a 7 de outubro de 2020. Os resultados da pesquisa evidenciam que o ensino centrado no docente, ancorado na dinâmica da escuta, na impossibilidade de dizer a palavra, de interação e troca de experiências dificulta o processo de produção de conhecimentos. Além disso, os sentidos produzidos a partir dos discursos dos acadêmicos investigados evidenciam que a ausência do diálogo, além de impossibilitar o pronunciamento do mundo através da palavra, institui a cultura do fingir ensinar e do fingir aprender. Para eles, essa situação provoca dor e sofrimento, por se sentirem culpados com relação ao processo de ensino. O que por sua vez, acaba impactando na saúde mental. Consideramos que os sentidos produzidos pelos alunos, dos cursos de Educação Física e Psicologia ao processo de formação profissional em saúde no ensino remoto, os levaram à tomada de consciência quanto ausência do diálogo quedificulta a aprendizagem e impacta na saúde mental.
- ItemA construção do conhecimento sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica em um Curso de Medicina da Bahia(2020) SANTIAGO, Nadilla Laís Gomes; PEIXOTO, Marcelo TorresA criação do Sistema Único de Saúde (SUS) contribuiu para a reorientação da educação médica no Brasil. AsDiretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em medicinafortalecema formação profissional na Atenção Primaria à Saúde (APS). O objetivo deste artigo foi correlacionar os componentes curriculares do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a partir dos conhecimentos e práticas construídas sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Esteestudo documental utilizou o software IRaMuTeQ para o processamento das informações, possibilitando a construção da nuvem de palavrase da árvore de similitude. Os resultados indicam que o processo ensino-aprendizagem da HAS é fragmentado,comos módulos de Habilidades e Tutorial buscandocapacitar os estudantes para realizar procedimentos clínicos com base nas especialidades médicas, enquanto as Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) possibilitam a vivênciada realidade do SUS nos ambientes da APS.
- ItemA construção do mote na terapia comunitária integrativa(2015) MARACHETTI, Liliana BeccaroA autora, coordenadora do TCendo.sp – ensino e desenvolvimento, polo formador de terapia comunitária integrativa na cidade de São Paulo desde 2002, em sua atividade de formadora se deparou com a dificuldade na utilização do mote pelos terapeutas comunitários, independentemente da sua experiência. Assim, criou uma metodologia para superar esta dificuldade, cujo resultado foi apresentado no Congresso Brasileiro e Internacional de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) 2015, na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, Brasil.
- ItemA criança interior e o casamento: reflexões a partir do curso Cuidando do Cuidador(2020) MARTINI, Maria da Graça PedrazziO objetivo desse estudo de caso, foi compreender o efeito da descoberta da criança interior no relacionamento conjugal dos participantes do Curso: TRA: Capacitação em Técnicas de Resgate da Autoestima -Cuidando do Cuidador. Trata-se de um estudo de caso de um casal avaliado por meio de entrevista, realizada após a vivência do resgate da criança interior no início do curso, gravações das partilhas das vivências e o registro de observações no caderno de notas da pesquisadora. Para analisar as opiniões coletadas, utilizou-se como metodologia a análise do discurso. Os resultados apontaram, uma maior consciência da interferência da criança interior no relacionamento conjugal e a necessidade de estar mais atento diante de suas manifestações para evitar futuros conflitos. Portanto, o curso Cuidando do Cuidador ofereceu um espaço de aprendizagem do acolhimento da criança interior e de autocuidado, bem como uma forma de aprender a cuidar do outro.
- ItemA percepção de pessoas com deficiência intelectual sobre a sexualidade(2020) PUGA, Pâmela Coimbra Argenton; RUZZI-PEREIRA, AndreaAsexualidade de pessoas com deficiência intelectualainda é um tabu, mas é entendida pela terapia ocupacional como etapa fundamental para a vida. Objetivo: descrever a percepção de pessoas com deficiência intelectual sobre a sexualidade. Método: estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, realizado com oito alunos de uma instituição para pessoas com deficiências, com idade entre 13 e 42 anos.Utilizou-se uma entrevista semiestruturada para investigar a percepção sobre a sexualidade e coletar dados sociodemográficos; para a avaliação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: a análise de conteúdo possibilitou estabelecer duas categorias temáticas: experiências em relacionamento afetivo; e conhecimento adquirido sobre sexualidade. Aspercepções sobre a sexualidade são infantilizadas e as famílias tem dificuldades em prover educação sexual. Conclusões: o estudo aponta a necessidade da criação de estratégias de educação em saúde sexual e reprodutiva para esta população, inclusive como forma de proteção dessas pessoas.
- ItemA Terapia Comunitária Integrativa na abordagem da saúde mental na atenção primária: um relato de experiência(2020) GAETE, Adriane Elizabeth Gamarra; GOIS, Maria José Soares de Mendonça deA Terapia Comunitária Integrativa (TCI), além de método terapêutico, é considerada um espaço comunitário de acolhimento, no qual ocorre partilha dos participantes de seus sofrimentos, experiências de vida, sabedorias, problemas, situações difíceis, vitórias e superações. O objetivo deste trabalhoé relatar a experiência e apresentar o processo de inserçãodeum grupo deTCI em uma unidade básica de saúde localizada em Curitiba-PR. Os temas e superações apresentados pelos participantessão discutidos, assim como o papel do profissional de atenção primária como terapeuta de uma roda de TCI, e suas reverberações no local de trabalho e prática clínica. Conclui-se que a TCI tem capilaridade e pode ser entendida como uma tecnologia para a saúde mental, assim como também uma prática colaborativa de intervenção social dada a grandeza de suas possibilidades,uma vez que empodera a comunidade na resolução de seus problemas, e humaniza o trabalho da equipe de saúde.
- ItemAlfabetização e africanidades: experiências formativas no curso de extensão ler e escrever na escola(2018) AMORIM, Luciene Cerdas, RejaneEsse artigo apresenta uma prática formativa de professores alfabetizadores no "Curso de Extensão ler e escrever: articulando saberes, construindo práticas", realizada a partir de um tema que vem ganhando cada vez mais destaque na área da educação, a saber, as Africanidades, dando ênfase às marcas da cultura africana na construção da cultura brasileira.
- ItemAnálise da efetividade da Terapia Comunitária Integrativa na saúde biopsicossocial de diferentes populações: uma revisão integrativa(2020) IGESKI, Tissiane Paula Zem; SILVA, Laremi Paixão da; SILVA, Derivan Brito da; SILVA, Milene Zanoni daA Terapia Comunitária Integrativa (TCI) pertence ao conjunto das Práticas Integrativas e Complementares (PICS). A TCI, enquanto ferramenta de cuidado em saúde promove um espaço de acolhimento ao sofrimento, sendo considerada uma tecnologia leve de promoçãoà saúde. Este estudo visa analisar a produção científica acerca a efetividade da TCI na saúde biopsicossocial de indivíduos e comunidades. Metodologicamente seguiram-se as seis etapas do método de Revisão Integrativa, tendo como pergunta norteadora: o querevela a produção científica no período de 2008 a 2018 acerca do impacto da TCI no cuidado em saúde? A partir dos 15 artigos científicos selecionados foi elaborada uma síntese acerca do tema: a efetividade da Terapia Comunitária Integrativa na saúde biopsicossocial. Este estudo sistematizou informações sobre a efetividade da TCI e constatou-se o impacto desta PICS na saúde mental e social, além de traçar o perfil e as lacunas da produção científica.
- ItemAnálise da exposição a fatores de risco extrínsecos associados ao envelhecimento da pele em universitários(2020) SANTOS, Maria Clara Olival; ELIZEU, Sabrina Oliveira; MATOS, Lucivania da Mota; SOARES, Graciela dos Santos; MACRI, Silmara Patrícia Correia da Silva; NALI, Luiz Henrique da SilvaO envelhecimento é inevitável, dentre os diversos órgãos que sofrem com o envelhecimento,a pele é um órgão que sofre consideravelmente com fatores externos, o que potencialmente interfere no envelhecimento precoce do órgão. Tal envelhecimento está associado a uma maior probabilidade de desenvolvimento de doenças dermatológicas bem como interfere substancialmente em questões estéticas. Com base no suposto, o objetivo desse estudo foi o de analisar a frequência de exposição de universitários a fatores de risco envolvidos com o envelhecimento da pele. Foram convidados a participar do estudo universitários de diversos cursos da área da saúde. Cada voluntário respondeu a um questionário estruturado contendo perguntas relacionadas a exposição a fatores de risco relacionados ao envelhecimento cutâneo, como tabagismo, etilismo, exposição prolongada ao sol, ausência de foto proteção e poucas horas de sono por dia. Ao todo foram entrevistados 298 voluntários de diversos cursos da área da saúde, sendo que a maioria se declarou da etnia branca. Encontramos uma baixa frequência do uso do cigarro (11%), porém frequência mais elevada de indivíduos que ingeriam álcool (42%), e adicionalmente cerca de 33% dos indivíduos relataram exposição ao sol, e cerca de 56% dos entrevistados não faziam uso de foto proteção. Em relação ao sono, cerca de 56% dos indivíduos descreveram ter menos do que 6 horas de sono diárias.A população estudada está frequentemente exposta aos principais fatores intrínsecos e extrínsecos envolvidos com o envelhecimento cutâneo.
- ItemAnsiedade e depressão na universidade: contribuições da Terapia Comunitária Integrativa(2020) BOARETTO, Jucelei Pascoal; SILVA, Milene Zanoni da; MARTINS, Eleine Aparecida PenhaEste artigo avalia os níveis de ansiedade e depressão dos estudantes de graduação e pós-graduação de universidade pública no sul do país antes e após participação em Terapia Comunitária Integrativa.Utilizamos a pesquisa experimental, com desenho pré/pós-teste com intervenção da Terapia Comunitária Integrativa, desenvolvida em 2018/2019, com uso da Escala de “Hospital Anxiety and Depression” e análise realizada por programa estatístico R Core Team e Teste de Wilcoxon. Pode-se observar diminuição estatisticamente significativa dos escores de provável ansiedade e depressão em aproximadamente30% dos estudantes da graduação como para pós-graduação, o que traz o potencial da terapia comunitária integrativa para manejo destas patologias além de promover a saúde, autoconhecimento, fortalecimento de vínculos.A Terapia Comunitária Integrativa diminuiu os níveis de ansiedade e de depressão nos estudantes. Desse modo, pode ser considerada, uma ferramenta importante para auxílio ao cuidado de saúde no ambiente estudantil universitário.
- ItemAvaliação psicopedagógica: um estudo metodológico na escola(1996) MANZOLI, Luci Pastor; SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato; STEFANINI, Maria Cristina Bergonzoni; MIGUEL, Roberto Carlos; SILVA, Cleuza B. B.
- ItemAvaliação psicopedagógica: um estudo metodológico na escola(1996) MANZOLI, Luci Pastor; SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato; STEFANINI, Maria Cristina Bergonzoni; MIGUEL, Roberto Carlos; SILVA, Cleuza B. B.
- ItemCompetências curriculares para o letramento científico em saúde: potencialidades e limitações em uma Instituição Federal de Educação Profissional(2020) COSTA, Sueli da Silva; ZANCUL, Mariana de SenziA pesquisa apresentada no presente trabalho teve como objetivo promover a análise acerca da inserção do letramento científico focado na a educação em saúde nos currículos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília (IFB),para coleta de dadosutilizou-se análise documental e para a avaliação optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Pesquisou-se as competências relativas ao Letramento científico de caráter prático em saúde presentes nas componentes de ciências da natureza nos dezessete planos pedagógicos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFB. Cinco planos de curso não apresentaram competências relativa ao LC para o ES. Os outros doze apresentaram competências que foram categorizadas da seguinte maneira: 1. Relação saúde/ambiente; 2. Estratégias de manutenção da saúde; 3. Avanços tecnológicos e saúde; 4. Saúde/Políticas e sociocultural. Verificou-se que a inclusão destas categorias de temas no currículo dos cursos técnicos integrados ao EM do IFB procura convergir para a formação cidadã através de estratégias de letramento que,primeiramente,são previstas no currículo dos cursos e depois materializadas no cotidiano escolar.
- ItemConstruções coletivas na formação médica sobre planejamento em saúde(2020) MAIA, Ivana Cristina Vieira de Lima; PEIXOTO, Maria das Graças Barbosa; SCHWERMANN, Laura Pinho; SILVA, Diego Lopez da; MAIA, Davi Cesar GamaObjetivou-se relatar uma experiência de formação médica sobre planejamento em saúde em uma instituição pública estadual de ensino superior. A disciplina foi ofertada no 4º semestre do Curso de Medicina para 36 estudantes. Houve combinação do ensino tradicional a partirda exposição dialogada com as metodologias ativas de aprendizagem, além de visita técnica a instâncias de planejamento e atividade prática em serviços de saúde. O Google Classroomfoi utilizado para comunicação, envio de materiais, postagem de atividades e feedback. As atividades desenvolvidas estimularam a colaboração e o papel ativo na aprendizagem, além de promoverem uma aproximação do contexto vivenciado pelos gestores no âmbito do Sistema Único de Saúde. Enfatizou-se o planejamento estratégico situacional e na importância da prática dialógica na proposição de ações. Esta experiência forneceu subsídios para abordagem do planejamento em saúde na formação médica, oferecendo bases para aplicação do planejamento como ferramenta de gestão.
- ItemDesafios pedagógicos: antes e na pandemia COVID-19(2020) CARVALHO, Renata de Aguiar Calixto CostaEste texto traz a reflexão sobre o cenário pedagógico percorrido ao longo dos anos e a importância de se desenvolver novas maneiras de ensinar para o enfrentamento dos desafios educacionais do séc. XXI. A COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, fezcom que medidas de isolamento social fossem criadas. As Instituições Educativas presenciais foram afetadas e com isso muitos alunos iniciaram seus estudos de forma remota. A partir das pesquisas bibliográficas de caráter exploratório, apresenta-se o caminho das tendências pedagógicas como forma de valorização didática e os desafios do ensino encontrados no período de isolamento social. A finalidade é que os educadores entendam a sua importância no processo e sintam-se encorajados a enfrentar o trabalho remoto como forma de valorizar o aluno protagonista de sua aprendizagem.
- ItemDo centro-oeste brasileiro ao norte português: experiência(s) com a Terapia Comunitária Integrativa(2020) LEITE, Lucas Rodrigo Batista; PALOS, Cássia Maria CarracoBusca-se nesse texto descrever as principais ações com a Terapia Comunitária Integrativa, de 2017 a 2019, desde Cuiabá –MT, no centro-oeste brasileiro, até a cidade de Bragança, no norte português, apontando para a diversidade de grupos atendidos, bem como paraa cultura e a faixa etáriacomo elementos a serem considerados, para aefetividade da roda de terapia. Ademais, esse trabalho objetiva contribuir com a divulgação da TCI, apontando para possiblidades futuras de pesquisa ou servindo como fundo/base/dado, para a mesma.
- ItemEducação inclusiva e os desafios para formação de docente(2020) RIBEIRO, José JailtonO presente artigo tem como objetivo identificar e analisar, algumas peculiaridades a respeito da educação inclusiva, focando no aluno autista e na formação docente, e suas práticas pedagógicas. Pretendemos também investigar pressupostos da educação no Brasil, fazer uma explanação a respeito das práticas pedagógicas utilizadas nas salas de aulas com alunos autistas, elucidar a importância em se ter uma formação pedagógica em educação especial para e trabalhar com alunos com autismo ou com outro tipo de deficiência. Identificar o perfil do docente para atuar com as diferentes deficiências. Fundamentar o processo histórico da educação especial no Brasil professor, diante das diversas mudanças sociais ocorridas.
- ItemEducação Sexual, CT&i: um breve estudo teórico e uma proposta de aplicação(2020) SILVA, Claudionor Renato daA problemática deste estudo, apesarainda inicial e incipiente,é a possibilidade de aproximação da Educação Sexual aos pressupostos da CT&i. Se propõeum currículo para a educação escolar e para os espaços não escolaresque nasça não só das pesquisas e produções da área da Educação Sexual,mas que seja expandida parareflexões e produçõesde teorias sobre a “indústria da sexualidade”, com as inovações e tecnologias científicasfruto do avanço da informação computadorizada. Nessa proposta se elabora um conceito provisório de “Educação Sexual Científica”(ESC)que, em seu projeto inicial, pretende se configurar nos moldes da Alfabetização Científica. Com metodologia de base bibliográfica,a problemática da pesquisa é respondida em duas frentes: a primeira frente, aproximar a área da Educação Sexual à CT&i a partir da Epistemologia da Ciência. Na segunda frente, propor uma metodologia nos aportes da Alfabetização Científica. Um dos principais resultados é o campo de desafios que se abrem para ser pensado um projeto teórico e metodológico de ESC, por exemplo, a digisexuality, as novas tecnologias “robossexuais”, as plataformas digitais sexuais, com jogos e “sentidos” promovidos pela indústria, apoiando-se na ciência da sexualidade humana e atendendo ao bem-estar de seus usuários(as) individuais e coletivos. A principal conclusão é a possibilidade positiva (e “arriscada”) dessa aproximação da Educação Sexual com a CT&i, sobretudo em sua complementariedade aoaspecto emancipatório da sexualidade humanautilizado nas Ciências da Educação.
- ItemEfeito do Curso cuidando do cuidador na autoestima e estresse(2015) MARTINI, Graça; HORTA, Ana Lúcia de MoraesO objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do curso Cuidando do Cuidador sobre a autoestima e o estresse. Foram avaliados 26 participantes por meio da aplicação da Escala de autoestima de Rosemberg e Escala de Percepção de Estresse antes e após a realização do curso.
- ItemElaboração e aplicação do jogo de tabuleiro caminhando pelo sus: relato de experiência(2019) WACHHOLZ, Guilherme Raffo; ARROSI, Robson Miguel; ANTONI, Clarissa deO objetivo deste artigo é relatar a experiência de desenvolvimento de um jogo de tabuleiro denominado ‘Caminhando pelo SUS’, para ser utilizado como ferramenta de aprendizagem.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »