Temas em Educação e Saúde
URI Permanente para esta coleção
Temas em Educação e Saúde, divulga não só relatos de experiências de trabalhos desenvolvidos pelo CENPE (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa) e por outras instituições, como também pesquisas em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) de diversas instituições, cujos temas envolvam questões relacionadas à educação e à promoção da saúde. A revista está aberta também para submissões livres de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão de profissionais e estudantes em geral das duas grandes áreas de conhecimento: educação e saúde.
Descrição
Navegar
Navegando Temas em Educação e Saúde por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 441
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA aquisição da escrita e da ortografia: signos e representações gráficas(2001) FERNANDES, Sílvia Dinucci
- ItemA ausência do diálogo no processo de formação profissional em saúde no ensino remoto: impactos na aprendizagem e na saúde mental de acadêmicos(2020) CORREIA, Mesaque Silva; ARAÚJO, Neuton Alves; MARQUES, Bruna GabrielaNeste texto o objetivo é o de analisar as significações que alunos vêm produzindo sobre o processo de formação profissional em saúde no ensino remoto. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto, nos apropriamos dos pressupostos teóricos e metodológicos da Pedagogia Freireana especialmente dos pressupostos da categoria diálogo. A questão que orientou esta pesquisa foi: Nos discursos dos alunos e professores dos cursos de graduação da área da saúde de uma universidade pública do Piauí, quais as suas possíveis significações (sentidos e significados) produzidas sobre o processo de formação profissional no ensino remoto? Participaram do estudo 10 (dez) acadêmicos, sendo 5 (cinco) do curso de licenciatura em Educação Física e 05 do curso de bacharelado em Psicologia. Especificamente sobre a produção dos dados, se empregou a entrevista semiestruturada que foi realizada no período de 5 a 7 de outubro de 2020. Os resultados da pesquisa evidenciam que o ensino centrado no docente, ancorado na dinâmica da escuta, na impossibilidade de dizer a palavra, de interação e troca de experiências dificulta o processo de produção de conhecimentos. Além disso, os sentidos produzidos a partir dos discursos dos acadêmicos investigados evidenciam que a ausência do diálogo, além de impossibilitar o pronunciamento do mundo através da palavra, institui a cultura do fingir ensinar e do fingir aprender. Para eles, essa situação provoca dor e sofrimento, por se sentirem culpados com relação ao processo de ensino. O que por sua vez, acaba impactando na saúde mental. Consideramos que os sentidos produzidos pelos alunos, dos cursos de Educação Física e Psicologia ao processo de formação profissional em saúde no ensino remoto, os levaram à tomada de consciência quanto ausência do diálogo quedificulta a aprendizagem e impacta na saúde mental.
- ItemA brincadeira de papéis na educação infantil: atividade objetivada a partir da organização de espaços e da inserção de novos temas(2018) GOBBO, Gislaine Rossler Rodrigues; FERREIRA, Lucinéia Aparecida AlvesThe role play in the Cultural Historical perspective is a highly evolved form of play. In it the child reconstitutes social activity and tries to represent it, reproducing the concrete activity of people in their relationships and diversity. Therefore, the themes of the games can be varied and changeable depending on the objective situations in which the child participates. As a dominant activity of the preschool age, role play can foster children's psychic development. Thus, the objective of this study is to investigate the influence of organized spaces and the insertion of new themes in social role play. Method: 25 children from four to five years of age participated in the Municipal Infantile Education of the city of Bauru- SP. The observational and descriptive analysis was adopted. Results: The data generated by graphs 1 and 2 and tables 1, 2, 3 demonstrate, above all, that the theme and the argument of the play enabled an advance in the levels of development of role play after the study of the theme and performance of roles in spaces.
- ItemA brincadeira de papéis na educação infantil: atividade objetivada a partir da organização de espaços e da inserção de novos temas(2018) GOBBO, Gislaine Rossler Rodrigues; FERREIRA, Lucinéia Aparecida AlvesComo atividade dominante da Idade pré-escolar, a brincadeira de papéis pode propiciar o desenvolvimento psíquico infantil. Assim, o objetivo deste estudo é investigar a influência dos espaços organizados e inserção de novos temas nas brincadeiras de papéis sociais
- ItemA construção da escola inclusiva a partir da consultoria técnica especializada(2011) CARNEIRO, Relma Urel CarboneO presente artigo descreve uma experiência que aponta para o promissor caminho da colaboração entre consultoria técnica especializada em educação especial e inclusiva e o ensino regular. A educação inclusiva conforme prevista na legislação nacional requer uma ressignificação da escola para que possa oferecer ensino de qualidade para todos sem distinção de qualquer natureza.
- ItemA construção da escola inclusiva a partir da consultoria técnica especializada(2011) CARNEIRO, Relma Urel CarboneThis paper describes an experience that indicates the promising way of collaboration between specialized technical counseling in special and inclusive education and regular teaching. The inclusive education as foreseen in the national regulation requires a re-signification of the school to offer high-quality teaching for all, without any distinctions. The collaborative counseling has been indicated in the literature as a model to support the process of school transformation. In this perspective, the Municipal Educational Secretariat of Bauru, which since 2005 develops a project for inclusion, adopts this practice and works with counseling to provide technical, pedagogical and theoretical subsides for the schools and the Special Teaching Division team, which manages the inclusive work in the teaching network, thus consolidating an inclusive work. Many actions have been conducted in twelve months of work for the restructuration, accommodation and consolidation of the inclusion project of the city, which demonstrates the importance of this action.
- ItemA construção do conhecimento sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica em um Curso de Medicina da Bahia(2020) SANTIAGO, Nadilla Laís Gomes; PEIXOTO, Marcelo TorresA criação do Sistema Único de Saúde (SUS) contribuiu para a reorientação da educação médica no Brasil. AsDiretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em medicinafortalecema formação profissional na Atenção Primaria à Saúde (APS). O objetivo deste artigo foi correlacionar os componentes curriculares do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a partir dos conhecimentos e práticas construídas sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Esteestudo documental utilizou o software IRaMuTeQ para o processamento das informações, possibilitando a construção da nuvem de palavrase da árvore de similitude. Os resultados indicam que o processo ensino-aprendizagem da HAS é fragmentado,comos módulos de Habilidades e Tutorial buscandocapacitar os estudantes para realizar procedimentos clínicos com base nas especialidades médicas, enquanto as Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) possibilitam a vivênciada realidade do SUS nos ambientes da APS.
- ItemA construção do genograma de famílias Guarani-Mbyá: uma estratégia para fortalecimento e reconhecimento de uma comunidade indígena de cultura ancestral(2016) CARVALHO, Neusa Maria; PARODE, Valquíria Pezzi; SOUZA, Marli Olina deA pesquisa foi realizada em uma comunidade Guarani, às margens da RS 040, no município de Capivari do Sul/RS, com uma comunidade de 40 indivíduos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e cultura. Trata-se de uma pesquisa que se constitui por uma abordagem qualitativa descritiva, que se utiliza do método estruturalista- funcionalista (PARSONS, 1902-1979) e (MERTON, 1910-2003) de investigação e da pesquisa-ação (TIOLLENT,1947) enquanto metodologia, para articulação teórico-prática e análise dos dados da pesquisa etnográfica.
- ItemA construção do genograma de famílias Guarani-Mbyá: uma estratégia para fortalecimento e reconhecimento de uma comunidade indígena de cultura ancestral(2016) CARVALHO, Neusa Maria; PARODE, Valquíria Pezzi; SOUZA, Marli Olina deThe survey was conducted on a Guarani community on the banks of the RS 040, in Capivari do Sul / RS, with a community of 40 individuals, who are in situation of social vulnerability and culture. It is a search that is a descriptive qualitative approach, which uses the structuralistfunctionalist method (PARSONS, 1902-1979) and (MERTON, 1910- 2003) for research and action research (TIOLLENT, 1947) as a methodology for theoretical and practical articulation and analysis of ethnographic research data. It is used as a tool to build the family genogram (MC Goldrick, 2012) and ecomap (MC Goldrick, 2012) of the community, guided by a structured questionnaire aimed at listening to the voice of these subjects. Data analysis brings hermeneutical and semiotic reflections in the light of the concepts of Gadamer (1900 - 2002) and Peirce (1839-1914), for a historical and cultural perspective, establishing a dialogue with the authors of Systemic Family Therapy. Finally, in concluding remarks, the cultural importance of the Guarani to contemporary society as well as the possibilities of using the genogram as a service tool for communities and families, both in the therapeutic approach, as for formulation and structuring of public policies.
- ItemA construção do mote na terapia comunitária integrativa(2015) MARCHETTI, Liliana BeccaroThe author, coordinator of TCendo.sp – teaching and development, an integrative community therapy former pole in the city of São Paulo since 2002, realized that therapists have a great difficulty in the formulation of the motto, not withstanding their experience. Then, she created a methodology devised to overcome this difficulty. The result of this job was presented at the Brazilian and International Integrative Community Therapy (TCI) Congress. The motto can be understood as a phrase or word, metaphoric or not, formulated by the therapist with the aid of a question, during the questioning phase of the TCI. The objective of motto’s formulation is presenting a synthesis of the dramatic situation experienced by the protagonist of the therapy, when the operationalization happens through. The therapist needs an analytical attitude to formulate the motto that will enable him to elucidate and resolve the problem situation. This involves some steps: searching for keywords, checking them, motto’s elaboration, and its presentation to the group. Motto’s formulation alone has a substantial therapeutic impact, so it must be deliberately used to precipitate changes in all the participants of the therapy, also the therapist.
- ItemA construção do mote na terapia comunitária integrativa(2015) MARACHETTI, Liliana BeccaroA autora, coordenadora do TCendo.sp – ensino e desenvolvimento, polo formador de terapia comunitária integrativa na cidade de São Paulo desde 2002, em sua atividade de formadora se deparou com a dificuldade na utilização do mote pelos terapeutas comunitários, independentemente da sua experiência. Assim, criou uma metodologia para superar esta dificuldade, cujo resultado foi apresentado no Congresso Brasileiro e Internacional de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) 2015, na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, Brasil.
- ItemA construção do sistema da escrita como processo cognitivo(1996) OLIVEIRA, Silvia Fernandes de
- ItemA construção do sistema da escrita como processo cognitivo(1996) OLIVEIRA, Silvia Fernandes de
- ItemA contribuição da terapia comunitária integrativa a usúarios e familiares de um caps: relato de experiência(2012) LACERDA, Severina Batista de Oliveira; BATISTA, Rinaldo Alves; PONTES, Jéssica Aparecida Rolim; MACEDO, Kalina Cícera deEste estudo é um relato de experiência da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) desenvolvido em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo II situado no município de João Pessoa/PB. O objetivo é descrever a vivência e a contribuição observada na TCI a usuários e familiares.
- ItemA contribuição da terapia comunitária integrativa a usúarios e familiares de um caps: relato de experiência(2012) LACERDA, Severina Batista de Oliveira; BATISTA, Rinaldo Alves; PONTES, Jéssica Aparecida Rolim; MACEDO, Kalina Cícera deThis study is a report of experience of therapy Integrative Community (TCI) developed in a Psychosocial Care Center (CAPS) type II located in the city of Joao Pessoa/PB. The objective is to describe the experience and the contribution observed in TCI to users and family members. The method for the realization of this work was based on the observation in the meetings, using the transcription of the reports of participants through the factsheets of the meetings of TCI. It was observed that the TCI has contributed to the cognitive development and re-socialization of the users of the CAPS in family and community. In thinking of the inversion of the model of mental health exclusive, has detected the need to expand the TCI to various healthcare services to patients with mental suffering.
- ItemA criança e o adolescente na atualidade e a psicologia do educador(1999) OLIVEIRA, Maria Lúcia de
- ItemA criança e o adolescente na atualidade e a psicologia do educador(1999) OLIVEIRA, Maria Lúcia de
- ItemA criança e o adolescente na atualidade: psicologia do educador(1999) ASSIS, Maria Bernadete Amendola Contart de
- ItemA criança e o adolescente na atualidade: psicologia do educador(1999) ASSIS, Maria Bernadete Amendola Contart de
- ItemA criança interior e o casamento: reflexões a partir do curso Cuidando do Cuidador(2020) MARTINI, Maria da Graça PedrazziO objetivo desse estudo de caso, foi compreender o efeito da descoberta da criança interior no relacionamento conjugal dos participantes do Curso: TRA: Capacitação em Técnicas de Resgate da Autoestima -Cuidando do Cuidador. Trata-se de um estudo de caso de um casal avaliado por meio de entrevista, realizada após a vivência do resgate da criança interior no início do curso, gravações das partilhas das vivências e o registro de observações no caderno de notas da pesquisadora. Para analisar as opiniões coletadas, utilizou-se como metodologia a análise do discurso. Os resultados apontaram, uma maior consciência da interferência da criança interior no relacionamento conjugal e a necessidade de estar mais atento diante de suas manifestações para evitar futuros conflitos. Portanto, o curso Cuidando do Cuidador ofereceu um espaço de aprendizagem do acolhimento da criança interior e de autocuidado, bem como uma forma de aprender a cuidar do outro.