Educação (UFSM)
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A revista Educação (UFSM) destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente. A Revista é organizada em sessões de Dossiê, Demanda Contínua e Resenha. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Espanhol como idioma secundário.
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- ItemEducação física decolonial: análise, desafios e perspectivas em Paulo Freire e Frantz Fanon(2021) SOUSA, Cláudio Aparecido; COSTA, Thiago Batista; EHRENBEG,Mônica CaldasO objetivo do presente ensaio teórico é apresentar a perspectiva a Educação Física decolonial, inspirada na teoria de Paulo Freire e Frantz Fanon, possibilitando uma reflexão teórica diante da justiça social e o reconhecimento da identidade negra na sociedade e, ainda, verificar se existem discussões teóricas nessa área sobre a temática. O estudo em questão está amparado especialmente em uma visão crítica de mundo e educacional, no qual está estreitamente apoiada nos conceitos de educação popular e justiça social, amparada na visão decolonial de Freire e Fanon e não tem a pretensão de apresentar um modelo curricular para o componente curricular Educação Física. No entanto, entendemos que é necessário realizar uma reflexão sobre autores e perspectivas teóricas que ainda não adentraram nas discussões desta área do conhecimento. Os resultados da literatura permitiram constatar que a perspectiva decolonial de Freire e Fanon ainda não foram estudadas e introduzidas no debate da área de Educação Física. Concluímos que, é a partir do reconhecimento de uma perspectiva decolonial para a Educação Física que as oportunidades de emancipação social e libertação do sistema colonial poderão oferecer subsídios de esperança para as pessoas subalternas da sociedade.
- ItemTeoria dos letramentos críticos aplicada no ensino de língua inglesa para formação integral dos discentes(2021) FEITOZA, Veronica Damasceno de Souza; BATISTA, Simone Batista daO Decreto 5.154/04, que regulamenta a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, é considerado um avanço em relação aos anteriores por permitir que a Educação Profissional Técnica seja ofertada na modalidade Integrada ao Ensino Médio sob a articulação dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Assim, possibilita que as práticas pedagógicas para essa modalidade de ensino superem os conhecimentos puramente técnicos e sejam encaminhadas com vistas à formação ampla dos sujeitos. Nesse sentido, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, na sessão Língua Estrangeira – OCEM-LE, (BRASIL, 2006), sugerem que as práticas de ensino de língua estrangeira sejam embasadas na teoria dos Letramentos Críticos buscando formar indivíduos criativos, críticos e de mente aberta para o exercício de cidadania plural. Assim, esta pesquisa investigou de que modos, ao serem balizadas na teoria dos Letramentos Críticos, as práticas docentes em aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio podem contribuir para a formação integral dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Castanhal. Os dados coletados provêm de observação participante e gravação de áudio das aulas de Língua Inglesa durante a execução de uma sequência didática elaborada para a pesquisa com base nesses princípios teóricos e utilizando textos multimodais. A investigação demonstrou que práticas pedagógicas direcionadas por princípios dos Letramentos Críticos podem contribuir com uma formação para além da instrumentação linguística e a preparação para o mercado de trabalho, pois estimulam os alunos a lerem a si mesmos e ao mundo criticamente.
- ItemIgualdade é uma palavra que o sonho humano alimenta: Rancière e a crítica aos discursos pedagógicos contemporâneos(2021) CARVALHO, José Sérgio Fonseca deEm O Espírito da Leis, Montesquieu atribui à educação – e, em particular, à sua forma escolar – a tarefa de difundir e cultivar o amor à igualdade, por ele concebido como a virtude política por excelência e como o princípio afetivo que sustenta o regime republicano como modo de vida. O desafio que sua obra lança aos educadores – o de viabilizar uma educação comprometida com o amor à igualdade – mobiliza os discursos educacionais republicanos que, desde então, procuraram conceber meios de efetivar o princípio da igualdade no âmbito das instituições educativas. O presente artigo analisa diferentes formas pelas quais os discursos educacionais se propuseram a operacionalizar esse princípio no plano das relações educativas. Partimos da análise da escola pública como esforço de efetivação do princípio liberal da igualdade de oportunidades e apresentamos, a seguir, as críticas a ela endereçadas pelas teorias reprodutivistas e pelas correntes pedagógicas autoproclamadas histórico-críticas. Em um terceiro momento, buscamos articular as críticas de Jacques Rancière a ambas as correntes, apresentando uma perspectiva na qual o compromisso com a igualdade não é concebido como um objetivo da ação educativa a ser alcançado no futuro, mas como um axioma capaz de produzir efeitos igualitários em suas ações presentes.
- ItemRegulação por resultados: leitura de pressupostos teóricos educacionais aliada a um documento do Banco Mundial(2021) STRIEDER, Roque; SANTOS, Aline Bettiolo dosO trabalho tem por objetivo refletir sobre pressupostos teóricos educacionais considerados fundamentais para a regulação por resultados. São focalizados pressupostos modernos e contemporâneos, bem como é abordado um documento do Banco Mundial, com objetivo de perceber o tom dos pressupostos assumidos por essa organização que exerce interferência na formação humana. Quanto aos procedimentos metodológicos, a seleção do documento também está vinculada uma pesquisa maior em processo, na qual se problematiza a regulação por resultados. Considera-se que os pressupostos da modernidade mascaram a fragmentação de saberes sob ênfase de especialidade. Já os contemporâneos convidam a outros pensares, como oportunidade de fazer frente e resistir às lógicas de servidão e de (de)formação humana, além de enriquecer as vivências investigativas com outras reflexões. Quanto ao documento, percebe-se o predomínio da linguagem da empresa, cujo tom sinaliza aportes teóricos modernos. Assim, traduzir o conhecimento em resultados quantificáveis é uma preocupação central da agência, de modo a conservar as relações capitalistas de produção.
- ItemEfeitos dos modelos econômicos nas políticas de distribuição de bens linguísticos no Brasil(2021) PIETRI, Emerson deCom o objetivo de contribuir para a compreensão dos processos de distribuição de bens linguísticos na sociedade brasileira, são observadas, neste trabalho, as mudanças que se operaram nas bases econômicas de produção capitalista, a partir da década de 1970, e os projetos políticos, sociais e educacionais definidos para o país em diferentes conjunturas históricas desde então constituídas. A não consideração mais detalhada das mudanças nas bases econômicas e de seus efeitos para a manutenção ou amplificação da desigualdade social dificulta a observação mais atenta do funcionamento, nessa ordem, dos projetos oficiais para o ensino de língua portuguesa no Brasil. Nesse sentido, são evidenciadas, com base em conceitos da análise do discurso de linha francesa, as tensões resultantes da concorrência entre modelos político-econômicos implantados no país, nas três últimas décadas do século XX e nas décadas iniciais do século XXI, e suas relações com a constituição de concepções concorrentes de língua e de sujeito da aprendizagem, estabelecidas, no período observado, em políticas públicas de educação e materializadas em documentos de parametrização curricular. Os resultados apontam para a necessidade de questionar os efeitos da implantação de um currículo nacional comum para o ensino de língua portuguesa quando são mantidas as condições desiguais de escolarização, em um contexto de destruição de políticas sociais e de fortalecimento das bases concorrenciais na ordem econômica do país, expandidas agora para as classes mais pobres.
- ItemCompetências desenvolvidas no processo de formação profissional dos técnicos de enfermagem da região sul do Rio Grande do Sul(2021) SILVA, Carla Regina Andre; RIGHI, Deise Lima; PELZER, Marlene TedaEstudo desenvolvido nos cursos Técnicos de Enfermagem da região sul do estado do Rio Grande do Sul, objetivando analisar o processo de formação profissional formal dos futuros técnicos em enfermagem, nesta localidade, se faz por meio do desenvolvimento de competências, assim como conhecer as competências que estão sendo desenvolvidas nestes cursos. O significado sobre desenvolvimento de competências no âmbito educacional e profissional está alicerçado nas ideias de Philippe Perrenoud. A metodologia é uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e caráter descritivo. A coleta dos dados primários foi mediada pela aplicação de instrumento semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, aos discentes e docentes, no segundo semestre de 2018. E os dados secundários foram obtidos através de pesquisa documental. O estudo foi desenvolvido em quatro instituições distribuídas em três municípios, participando 64 discentes e cinco docentes. Os resultados foram extraídos com base no método de análise de conteúdo. Foram encontrados elementos constitutivos que indicam que o processo formativo nestes espaços está alicerçado nas noções de competências de acordo com referencial teórico adotado. Assim, o processo de ensino aprendizagem ao contemplar o desenvolvimento de competências, adquire um sentido mais amplo do que apenas a formação profissional e inserção no mercado de trabalho. Tem como possibilidades a contribuição com a produção de saúde individual, coletiva e pública e formação humana e cidadã de seus integrantes.
- ItemNeuroeducação e a construção de indicadores de habilidades cognitivas(2021) COELHO, Antonia Ediele de Freitas; MALHEIRO, João Manoel da SilvaEste estudo apresenta proposições de um instrumento de análise por meio dos pressupostos da Neuroeducação, evidenciando como Indicadores de Habilidades Cognitivas podem ser percebidos em falas e atitudes de alunos durante as aulas. Assumimos uma abordagem metodológica qualitativa, na qual desenvolvemos uma revisão bibliográfica em artigos científicos, teses e livros publicados em periódicos da área da educação em ciências. Elaboramos categorias denominadas de Bases Organizacionais das Habilidades Cognitivas, que resultam em alguns Indicadores de que essas Habilidades ocorrem em contextos reais e podem ser identificadas. Os resultados apontam que a Neuroeducação compreende um novo ramo de estudos que propõe aproximar a educação em ciências de estudos relacionados a neurociência e a psicologia. Deste modo, este instrumento possibilita análise de categorias que identifiquem Habilidades Cognitivas, compreendendo que o trabalho pedagógico promovido de maneira colaborativa e interativa auxilia na forma como o aluno adquire a manifesta aprendizagem.
- ItemRevisão sistemática sobre as vantagens e desafios no uso de realidade aumentada como ferramenta pedagógica no ensino médio(2021) SILVA, Luiz Gustavo Pereira da; RUFINO, Hugo Leonardo PereiraO processo de ensino é dinâmico e desde o princípio se adapta a realidade de uma determinada época. A educação vem sendo muito influenciada pelo crescimento de novas tecnologias, dentre as quais se destaca a Realidade Aumentada (inserção de elementos virtuais no mundo real), pela sua capacidade de ilustrar conceitos muito abstratos. Para compreender como esta nova tecnologia vem sendo empregada como ferramenta pedagógica no Ensino Médio e os resultados obtidos, este trabalho realiza uma revisão sistemática sobre artigos encontrados em diversas bases de dados científicas. Por meio da análise dos documentos obtidos, este estudo exibe um panorama das pesquisas que vem sendo realizadas sobre Realidade Aumentada, aplicadas ao Ensino Médio, em todo o mundo, suas técnicas, áreas de interesse, desafios e oportunidades. Com base nos resultados encontrados observa-se que a melhora na aprendizagem e a motivação em apreender se destacam nos trabalhos analisados e estes corroboram os resultados encontrados em pesquisas iniciais nesta área.
- ItemNarrativas na (e para a) formação de professores: algumas mobilizações no âmbito do Pibid-UFSCar(2021) ZAQUEU-XAVIER, Ana Claudia MolinaApresentar e discutir alguns modos de mobilização de narrativas na (e para a) formação de professores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, é o objetivo deste artigo. Para isso, nos respaldamos em narrativas - produzidas no âmbito de uma pesquisa de doutorado - de oito coordenadores de área de subprojetos e de dois ex-coordenadores institucionais do Pibid-UFSCar, bem como em documentos oficiais que versam sobre o programa desta instituição. Trata-se, portanto, de um trabalho qualitativo cujo movimento analítico foi inspirado no modelo de análise narrativa. Isto porque, optou-se por assumir as narrativas como foco do estudo, sobretudo, por defendermos que nossos interesses de pesquisa estavam pautados na subjetividade dos sujeitos e, nessa direção, as narrativas podem ser tomadas como espaços nos quais eles tecem sentidos, criam significados e se constituem nos diferentes espaços e tempos. A partir disso, apresentaremos uma versão possível para o Pibid-UFSCar bem como alguns modos de mobilização de narrativas na (e para a) formação docente, enfatizando o trabalho com portfólios por eles desenvolvidos. De modo geral, chamaremos atenção do leitor para algumas das potencialidades do trabalho narrativo percebidos nesse cenário como, por exemplo, a criação de um espaço menos verticalizado para discussões e problematizações de temas e ideias, a possibilidade de acompanhamento do processo de tornar-se professor, a contribuição para o desenvolvimento da Língua Portuguesa, da escrita, da oralidade, dentre outros aspectos.
- ItemLiteratura infantil: expressão artística que coloca os discursos sobre idosos em movimento(2021) TODARO, Monica de Avila; CACHIONI, MeireO cenário de envelhecimento populacional e a complexidade das mudanças socioeconômicas, tecnológicas e culturais desafiam a educação brasileira à leitura de um mundo “grávido” de um novo fenômeno: a diversidade dos modos de viver a velhice. As crianças precisam ler o mundo que envelhece, ao mesmo tempo em que passam por experiências intergeracionais nas suas comunidades, para evitar a discriminação etária (ageism). O foco temático é a literatura infantil. Os objetivos desse estudo são: levantar obras de literatura infantil, disponíveis em língua portuguesa, que tragam personagens idosos; analisar o que seus discursos expressam; e pensar uma geroalfabetização. As questões de pesquisa foram: Quais discursos aparecem na literatura infantil que traz personagens idosos? A literatura infantil guarda em si as potencialidades para a construção de outros discursos sobre a velhice? Como a linguagem literária pode ser um instrumento educativo para uma geroalfabetização? O método previu uma pesquisa bibliográfica. Os resultados revelaram que a expressão artística literária cria palavras, frases e orações, se organizando em textos veiculadores de discursos que, nem sempre, revelam a diversidade da identidade etária numa única obra. Conclui-se que partilhar diferentes obras que trazem personagens idosos na literatura infantil, como instrumento educativo, pode potencializar, nas crianças, a construção de novas concepções de velhice, visto que é pelas linguagens que expressamos pensamentos e sentimentos.
- ItemO pensamento da filosofia da diferença que sonha signos do arquivo da Educação(2021) REIS, Marina dos; CORAZZA, Sandra MaraVia a Filosofia da Diferença, este artigo ensaia dobras conceituais de sonho e escrita, e transcria a docência-pesquisa desejosamente em seu direito de sonhar o Arquivo da Educação em sua poesia curricular. Apresenta problematizações ao aprendizado pela lógica do sonho rumo à poética da tradução. Em seu desenvolvimento empírico, introduz os conceitos de Sonhografias e de Aulas-Sonho como gatilhos ao pensamento. Permanece inconcluso e aberto no sonho do arquivo em seus signos desejosos por invenção docente.
- ItemO papel das adaptações e transcrições braille na contextualização do ensino de química: levantamento sócioestatístico do centro de apoio pedagógico ao deficiente visual do Estado do Amapá(2021) SOUZA, Agerdânio Andrade de; FREIRE, Ana Paula da Silva; CHAVES, Oberdan José Teixeira; SILVA, Solange Rodrigues daA presente pesquisa experimental traz a temática de inclusão dos Deficientes Visuais no ensino regular. Objetivando analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência visual, suplementados com transcrições braille e material didático adaptado na disciplina de química, produzidos pelo Centro de Apoio Pedagógico da Pessoa com Deficiência Visual do Amapá, Brasil, no último quinquênio, bem como refletir a respeito do processo educativo desses indivíduos, levando em consideração a compreensão de conceitos químicos nos diferentes Níveis do Ensino. Metodologicamente o estudo pauta-se na Teoria Gestaltista, onde não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto de ações realizadas. Dentre os procedimentos metodológicos, destacam-se a catalogação do atendimento educacional voltados aos alunos DVs, quantificações das transcrições e adaptações braille por área de conhecimento e intervenções pedagógicas. A análise evidenciou que a disciplina de Química é responsável por 24% das adaptações braille no centro, contribuindo para complementação didática de 70% dos educandos matriculados na rede básica do Amapá. Evidenciando a necessidade de acompanhamento físico-pedagógico, aos DVs, pois aqueles com suplementação apropriada alcançaram rendimento na disciplina de Química de 65% por grupo pesquisado. A disparidade, quanto aproveitamento no ensino de Química, significa não dar para os Deficientes a possibilidade de inclusão, já quando se eleva o rendimento escolar, desenvolve-se o lado interpessoal dos indivíduos, tornando-os sujeitos ativos na sociedade.
- ItemReflexividade e pesquisa social: a produção dialógica da realidade(2021) PINHEIRO, Leandro Rogério; COLOMBO, EnzoNa entrevista, procuramos problematizar questões pertinentes à pesquisa social com/sobre as infâncias e juventudes, com destaque aos processos reflexivos que constituem as ações sociais contemporâneas. Dessa forma, convidamos Enzo Colombo para uma interlocução acerca de diferentes perspectivas teórico-metodológicas que trazem à tona o tema da ‘reflexividade’, considerando-a como categoria de interpretação em vista dos processos de socialização e individuação na atualidade. As contribuições versadas nas respostas de Enzo Colombo trazem-no desde críticas de ordem epistemológica e delineiam didaticamente vertentes interpretativas da ação reflexiva, a saber: a) reflexões do ator social sobre si mesmo e o contexto, em interação com códigos e atividades; b) processo recursivo de incorporação dos resultados da ação e do conhecimento; e c) prática relacional de produção de sentidos e ações na interação. Assim, encaminha seus argumentos à discussão sobre as condições sócio políticas para a produção de uma ‘reflexividade construcionista’, entrelaçada aos contextos e aos diálogos entre sujeitos, atenta à participação da pesquisa na construção da realidade social.
- ItemAs matrículas na educação de jovens e adultos no ensino médio em meio à crise da ideologia neodesenvolvimentista(2021) VENTURA, Jaqueline Pereira; OLIVEIRA, FranciscoO propósito deste artigo é compreender a redução das matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio na última década. Especificamente, investiga a oferta de EJA/ensino médio no Brasil, de 2009 a 2019, relacionando-a com alguns dos suportes que guiaram as políticas públicas para a modalidade nessa etapa da educação básica: a forma de lidar com a demanda, a flexibilização do tipo de oferta e a ampliação da certificação. Em seguida, analisa algumas das implicações dessas políticas para a educação da classe trabalhadora, em um período que abarca a crise e o colapso da ideologia neodesenvolvimentista e a ascensão dos ultraliberais ao poder. Com base nos dados quantitativos, em documentos oficiais e na literatura especializada, busca desvelar alguns dos aspectos da correlação de forças responsáveis pela redução e pela estagnação das matrículas na EJA/ensino médio no período, que resultaram no fortalecimento de ações educacionais como, por exemplo, elaborar e/ou aprimorar exames nacionais. O itinerário das políticas públicas constituído nessa correlação de forças demonstrou que tais ações incentivaram a certificação, potencializando o mercado da educação não formal. Conclui-se, portanto, que, seja por meios como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o neoliberalismo e o neodesenvolvimentismo contribuíram para esvaziar o direito à escolarização de ensino médio de jovens e adultos da classe trabalhadora e fortaleceram os vínculos do potencial estudante da EJA com a educação não formal e, em sentido mais amplo, com o mercado de certificação.
- ItemBase nacional comum curricular (BNCC), bilinguismo, leitura em língua adicional e estratégias: abordagens e discussões(2021) ROSSO, Aline Casagrande; FONTES, Ana Beatriz Arêas da LuzEsta pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, visa esclarecer se e de que forma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda os temas bilinguismo, leitura em L2 e estratégias de leitura no corpo do documento. Para tanto, foram analisados os cinco eixos organizadores da regulamentação: oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural, com foco na leitura e nos seus desdobramentos: as unidades temáticas, os objetos de ensino e as habilidades, além das competências específicas de língua inglesa para o Ensino Fundamental. As conclusões apontam que o documento apresenta um debate válido sobre as habilidades que precisam ser desenvolvidas em sala de aula com relação ao desenvolvimento bilíngue, uma vez que traz ideias para o professor expandir as potencialidades linguísticas dos alunos. Todavia, o documento demonstra falhas quando não demonstra ter embasamento científico em suas afirmações, não desenvolve com propriedade os conceitos relacionados à leitura, bem como não deixa claro quais são os objetivos a partir da leitura em Língua Adicional. Além disso, o caráter normatizador do documento faz com que o professor fique com a sua prática, de certa maneira, limitada, uma vez que a BNCC determina quais os conteúdos inerentes a cada ano escolar. Participam do debate teórico autores como Kleiman (1985; 2011; 2013), Souza e Garcia (2012), Alliende e Condemarín (2005), Craik, Bialystok e Freedman (2010), Godoy e Dias (2014), Santos (2013) e Grosjean (1997; 2012).
- ItemMercantilização da educação: do gerencialismo ao empresariamento da oferta escolar(2021) LIMA, Marcelo; PETERLE, Tatiana Gomes dos SantosO presente trabalho buscou analisar processos de mercantilização da educação pública a partir da discussão teórica com pesquisadores críticos sobre as reformas na educação e sua relação com um caso específico. Metodologicamente, dialogamos com a produção acadêmica para articular com uma análise documental de publicações na imprensa e dados da rede escolar. Os dados desta pesquisa apontam que a combinação entre a austeridade e a focalização do ensino orientado para o desempenho escolar ao mesmo tempo em que projeta nacionalmente o governo do estado do Espírito Santo podem estar aprofundando características cada vez mais mercantis e antidemocráticas da educação. Nesse movimento que vai do gerencialismo ao empresariamento na prática, muito ao contrário do aparente êxito na gestão, políticas derivadas de reformas neoliberais na realidade analisada esvaziam o sentido público e democrático da gestão educacional além de corroer as bases do direito a educação.
- ItemDireito ao uso do nome social por estudantes transgêneros em contraposição ao poder familiar(2021) CARMO, Bruno Cleiton Macedo do; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico; LIRA, Wlademir Paes deFruto do apelo de movimentos sociais, em decisão recente, o Supremo Tribunal Federal julgou possível a alteração do prenome e sexo nos assentos civis de todo o país, sem que para isso seja necessária a cirurgia de transgenitalização ou laudo médico, bastando, apenas, a autodeclaração. Porém, o Conselho Nacional de Justiça estipulou que apenas os maiores de 18 anos podem requerer a alteração do prenome e sexo sem a necessidade de autorização judicial. Persiste, assim, o imbróglio jurídico acerca da possibilidade de alteração do prenome e sexo e do uso do nome social em indivíduos menores de 18 anos, principalmente quando os pais são contrários à utilização do nome social, já que os primeiros dependem da representação ou assistência de seus genitores, ou responsáveis. Assim, o objetivo desse artigo é analisar as implicações e as possibilidades jurídicas da adoção do nome social por menores de idade em instituições de ensino, uma vez que essas instituições são as que possuem as mais estreitas relações, após a família, nessa fase da vida. Trata-se de um estudo qualitativo documental que buscou revisar a doutrina, a jurisprudência e os normativos legais e administrativos que versam sobre o tema. Como resultado, observou-se que o norte sempre será o melhor interesse da criança e do adolescente, prevalecendo, inclusive, sobre o poder familiar exercido pelos pais, e que as escolas possuem um papel fundamental na busca por garantir esse direito aos estudantes transgêneros menores de 18 anos de idade.
- ItemElaboração de um material educativo para subsidiar a prática de professores de educação física no trabalho com alunos com perda auditiva(2021) ROMERA, Luciano Coelho; DELGADO-PINHEIRO, Eliane Maria Carrit; SANTOS, Flávia Rodrigues dos; PINHEIRO, Osni LázaroNo contexto educacional evidencia-se a necessidade de materiais educativos sobre a temática da perda auditiva que auxiliem professores de educação física em sua prática. O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um material educativo para subsidiar a prática de professores de educação física nas atividades com alunos com perda auditiva. Foi construído um instrumento contendo assertivas sobre temas que poderiam ser abordados no material educativo. As assertivas foram acompanhadas por escala Likert. O item foi validado quando atingiu índice de concordância de 80%. Os temas foram avaliados por juízes especialistas, das áreas de Fonoaudiologia (n=4), Pedagogia (n=2) e Educação Física (n=2). Posteriormente foi elaborada uma versão preliminar do material validada pelos mesmos juízes e mais dois professores de educação física com experiência com alunos com perda auditiva. Nesta etapa a validação abordou aspectos do conteúdo, linguagem, ilustrações, layout, motivação e cultura, que deveriam atingir o índice de concordância de 80%. Dentre os dez temas propostos, nove foram considerados pertinentes. O item não validado referia-se ao uso de figuras com a Língua Brasileira de Sinais. Na segunda etapa do estudo, os únicos itens que não atingiram o índice de concordância mínimo referiam-se ao layout. As sugestões dos juízes relacionavam-se ao tamanho da letra e cores de fundo de algumas ilustrações. Foram realizadas as adequações sugeridas pelos juízes. O delineamento utilizado nesta pesquisa permitiu elaborar um material educativo validado com critérios metodológicos, contendo informações objetivas e ilustrações que poderão subsidiar professores de educação física na atuação com alunos com perda auditiva.
- ItemSom, luzes, câmera, audiodescrição: modos de audiodescrever em sala de aula(2021) MAKINO, Jéssica MamiEste ensaio foi elaborado com o intuito de contribuir à discussão a respeito da importância da interpretação audiodescritiva para a fruição de obra visual, seja ela um vídeo, um espetáculo de dança ou teatro. O trabalho é destinado a docentes que lidam com essas linguagens e dialogam com estudantes cegos ou com baixa visão, mas pode vir a ajudar na reflexão sobre a audiodescrição em outras áreas de atuação profissional. Para que haja efetividade no uso dessa ferramenta de mediação, como deve se dar a realização da audiodescrição, com a expressão de emoções do/a audiodescritor/a? Com uma leitura não pessoal da imagem? Para responder a essas perguntas, são realizadas reflexões a partir de uma experiência com a audiodescrição vivida pelo autor, dialogando com referenciais teóricos (BRAUN, 2008, COSTA, 2012, FRANCO, 2010, POZZOBON, 2010) e normas de realização da audiodescrição (Audio Description Coalition, American Council Of The Blind’s Audio Description Project, ABNT). Conclui-se que a audiodescrição, como modo de tradução, é realizada por sujeitos intérpretes imbuídos de experiências e características que podem ser os diferenciais de valorização de seu trabalho.
- ItemAcolhimento aos ingressantes na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis: percepção dos estudantes(2021) DIAS, Lara Simone; KLEN, Edmilson RampazzoPráticas de acolhimento podem representar importante estratégia de prevenção à evasão no Ensino Superior. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião com estudantes de uma universidade federal, realizada a fim de conhecer a percepção dos mesmos a respeito destas ações e identificar fatores tidos como favoráveis e desfavoráveis à ambientação à universidade, tais como: as informações consideradas relevantes para a ambientação acadêmica, as formas de acesso a elas e os principais agentes envolvidos neste processo. Participaram do estudo 718 estudantes - não identificados - de diversos cursos de graduação através de pesquisa de opinião por um questionário online. Os resultados indicam o protagonismo dos próprios estudantes no processo de acolhimento e uma parcela significativa de estudantes sem acesso às atividades de acolhimento. A partir da percepção dos estudantes, são discutidos o papel institucional no acolhimento aos ingressantes ao Ensino Superior e possíveis estratégias para sua melhoria.