Educação (UFSM)

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A revista Educação (UFSM) destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente. A Revista é organizada em sessões de Dossiê, Demanda Contínua e Resenha. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Espanhol como idioma secundário.

Descrição

  • Mantenedor: UFSM
  • Tipo: IESF
  • Região: Sul
  • Cidade: Santa Maria/RS
  • ISSN: 1984-6444
  • Qualis: A1
  • Periodicidade:Trimestral
  • E-mail: revista.educacao@ufsm.br/li>
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      O que é educação personalizada, afinal?
      (2021) LIMA JÚNIOR, Afonso Barbosa de; SILVA, Lebiam Tamar Gomes
      Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de educação personalizada a partir de concepções similares, a fim de evitar ambiguidades. Para alcançar esse objetivo, teve-se como método de investigação científica a pesquisa bibliográfica. Para operacionalizá-la, recorreu-se às bases de dados digitais e às obras de referências. As fontes selecionadas têm como parâmetro cronológico o período entre 1988 e 2017, e como parâmetro linguístico, os idiomas português, espanhol e inglês. Os principais autores consultados foram Hoz (1988), Escobar (1966), Bray e McClashey (2017), além de relatórios internacionais. Os resultados da pesquisa demonstraram que os elementos constituintes da educação personalizada definem uma concepção de educação fundamentalmente alicerçada na compreensão do estudante como ser autônomo, autogestor e metacognitivo, com perfis de aprendizagem que reverberam em interesses, ritmos e tempos diferenciados. Também se constataram as distinções entre os conceitos de individualização, de diferenciação e de educação personalizada, assim como as perspectivas avaliativas assumidas em cada conceito. Por fim, discutiram-se os apanhados da pesquisa e as possibilidades de implementação da educação personalizada na realidade brasileira.
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      O discurso da comodificação da educação na relação universidade acadêmica e universidade corporativa
      (2021) SILVA, Anicleide Pereira da; FREITAS, Florence Cavalcanti Heber Pedreira de
      Para contribuir com estudos que visam apreender determinantes das dinâmicas das práticas discursivas e sociais contemporâneas, identificando relações permeadas por ideologias gerencialistas, características dos discursos da educação corporativa (EC), na educação acadêmica; este ensaio teórico tem o objetivo de contextualizar o fenômeno da comodificação da educação superior, sob a ótica de Norman Fairclough e da teoria social do discurso. Explora construções discursivas em estudos que representam reflexões sobre esse fenômeno na educação superior. Discute como argumentos e formas de concepção sobre universidades corporativas cruzaram o discurso da educação corporativa com a educação acadêmica e como defensores da primeira começaram a argumentar a possibilidade desses centros de treinamento corporativos representarem um modelo alternativo, com fins lucrativos, baseado no mercado e em parcerias entre as instituições de ensino superior, empresas e governos. Conclui com indicação da formação de indústria de produção e difusão de práticas discursivas e sociais da EC; o que faz da EC também um negócio com a comercialização de cursos e outros produtos de gestão, incluindo políticas públicas direcionadas a inovação educacional.
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      A construção dos relatórios dos estágios supervisionados nas licenciaturas: indagações e desafios da experiência docente-discente
      (2021) ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, Ivan
      Neste artigo, buscou-se discutir a construção dos relatórios dos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura a partir de quatro indagações e desafios postos aos docentes-discentes no contexto dos estágios. A primeira indagação proposta busca justamente investigar os motivos para se registrar a experiência de estágios. Em seguida, buscou-se compreender como a construção desses relatórios pode colaborar para que licenciandos se inscrevam na docência. Na terceira indagação, tomou-se como ponto de partida o entendimento de que a construção dos relatórios exige criatividade, materiais e estratégias diversas, bem como um arsenal teórico-epistemológico construído e (re)elaborado ao longo do curso de licenciatura. Por fim, a quarta indagação diz respeito a uma necessária articulação fundante entre ensino e investigação no contexto dos estágios supervisionados e a construção dos relatórios. Ao final, espera-se suscitar uma interlocução crítica e contributiva para a construção de uma relação muito mais íntima entre a elaboração dos relatórios de estágio supervisionado e a formação dos licenciandos pela integração entre docência, pesquisa e reflexão.
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      Base nacional comum curricular de educação física: tensionamentos e demarcações
      (2021) LORO, Alexandre Paulo; NUNES, Meire Aparecida Lóde
      A Base Nacional Comum Curricular de Educação Física (BNCC-EF) tem provocado a formulação de inúmeras críticas por parte dos profissionais da área. O objetivo central deste ensaio consiste em identificar os discursos que permeiam o campo da Educação Física, os quais pretendem obter legitimidade por meio da sua inserção no mencionado documento. A Análise do Discurso (AD) foucaultiano foi a ferramenta teórico-metodológica utilizada, com a intenção de compreender as formas pelas quais diferentes agentes ligam-se a determinados discursos, na tentativa de produzir efeitos de verdade. A política educacional em curso no Brasil colocou em prática um projeto de poder, com vistas a inculcar e consolidar determinado discurso-prática (habilidades e competências), o que transparece na estruturação do documento. Diante do jogo de forças existentes, avaliamos que a BNCC-EF não gerou apenas uma crise capaz de catalisar a corrente crítica, mas colocou em evidência um campo que ainda permanece em constante disputa.
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      Digital competence of teachers and students in Yakutia: problems and prospects of e-learning during the pandemic
      (2021) SOROCHINSKY, Maksim Anatolyevich
      Sob medidas de auto-isolamento e quarentena durante a pandemia COVID-19 em 2020, o ensino à distância é urgente em todos os níveis educacionais. Esses eventos afetaram a competência digital de professores e alunos de especialidades pedagógicas que lecionam para alunos e escolares. O artigo analisa as competências digitais necessárias para um professor moderno implementar com sucesso as necessidades educacionais dos alunos ao usar tecnologias de ensino à distância e e-learning. O objetivo da pesquisa é aumentar o nível de competência digital, avaliando esse nível e identificando problemas na utilização do e-learning. O estudo foi realizado por meio de um questionário desenvolvido pelo centro analítico da Agência Nacional de Pesquisas Financeiras (NAFR) Russian Teachers 'Digital Literacy, permitindo a identificação das principais competências exigidas para um professor moderno, como atuar em ambientes de ensino à distância, conhecimentos sobre a noções básicas de tecnologias de nuvem e a capacidade de organizar a interação online e offline, usando vários serviços. De acordo com o cálculo do coeficiente de concordância de Kendall, foi feita uma classificação dos lados positivos e negativos identificados na organização da interação remota entre professores e alunos da República de Sakha (Yakutia) durante a pandemia. Os resultados do estudo permitiram aumentar a eficiência do trabalho com alunos e professores e organizar cursos de atualização e apoio na implementação do e-learning
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