Educação (UFSM)
URI Permanente para esta coleção
A revista Educação (UFSM) destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente. A Revista é organizada em sessões de Dossiê, Demanda Contínua e Resenha. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Espanhol como idioma secundário.
Descrição
Navegar
Navegando Educação (UFSM) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 121
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA arte da desaparição como experimentação tateante de pensamento: contribuições à pesquisa educacional(2021) VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães; RIBEIRO, Cintya ReginaO artigo tem como objetivo discutir as implicações da forma ensaística de pensamento para o campo da pesquisa educacional. A partir da triangulação de forças entre o pensamento de Michel de Montaigne, Enrique Vila Matas e Gilles Deleuze-Félix Guattari, o estudo explora de que modo, na aurora da subjetividade moderna, certa arte do retrato, produzida a partir da forma ensaística desenvolvida por Montaigne, permitiu a emergência de um modo de experimentação tateante do pensamento, cujo horizonte se volta a uma condição de desaparição. O trabalho visa esmiuçar essa distinta arte do retrato dedicada à desaparição, focando-se em sua potência fabulatória, bem como explorar suas ressonâncias nos modos como concebemos o ofício do pesquisador, sobretudo no campo educacional, em contraposição a outra arte de retrato denominada cartesiana. Por fim, a discussão aponta que a desaparição, ao instaurar outra geografia de pensamento, possibilita ao pesquisador educacional mobilizar procedimentos outros tendo em vista ensaiar o impensável.
- ItemA branquitude como entrave a implementação da lei federal 10.639/03 na educação infantil(2021) CARDOSO, Cintia; DIAS, Lucimar RosaEste artigo tem por eixo central apresentar reflexões sobre os entraves a implementação da Lei Federal 10.639/03, no contexto da educação infantil. Nesse sentido, toma-se como referência a pesquisa realizada, em 2017, com crianças de quatro a seis anos e suas professoras. Os aportes teóricos foram construídos a partir de uma reflexão dialógica entre o campo das relações raciais, sociologia da infância e branquitude, os e as autoras Gomes (2005), Silva (2007), Cardoso (2008), Munanga (2010) e Bento (2014) orientaram a análise. O foco principal foi compreender a branquitude como prática de poder expressa nas experiências educativo-pedagógicas da educação infantil. A partir da etnografia, buscou-se apreender as linguagens, as ações pedagógicas, as materialidades, sobretudo, como eram vividas as dimensões raciais. Os resultados apontaram que a branquitude pode ser considerada um empecilho à promoção de uma educação plural e democrática no cotidiano da instituição analisada.
- ItemA complementaridade entre educação (formal, não formal e informal) e (auto, hetero e eco) formação: uma discussão a partir de autobiografias(2021) GUIMARÃES, Paula; FARIA-FORTECOËF, ClarisseEste texto inscreve-se no debate sobre o valor da experiência e das aprendizagens que desta decorrem, tendo como campo teórico a educação de adultos. Nele discute-se a articulação entre as modalidades de educação formal, não formal e informal. Esta relaçãotorna-se coerente nas biografias de sujeitos inscritas em contextos históricos específicos. Esta articulação relaciona-se com a necessária ligação entre a auto, hetero e ecoformação, quando se discutem aprendizagens desenvolvidas. Depois de uma discussão de caráter teórico, são analisadas duas autobiografias que se inscrevem no contexto da emigração portuguesa em França, nas quais os sujeitos relatam momentos-chave de educação e formação. Este debate permite responder à questão: como é que a educação formal, não formal e informal, assim como a auto, a hetero e a ecoformação se traduzem em aprendizagens? A análise de conteúdo é a técnica de discussão de dados usada. A interpretação dos dados coletados enfatiza a circunstância de a educação e a formação, resultantes de dinâmicas individuais e coletivas, permitirem desenvolver aprendizagens que enfatizam saber aprender, saber compreender e saber projetar-se
- ItemA construção dos relatórios dos estágios supervisionados nas licenciaturas: indagações e desafios da experiência docente-discente(2021) ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, IvanNeste artigo, buscou-se discutir a construção dos relatórios dos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura a partir de quatro indagações e desafios postos aos docentes-discentes no contexto dos estágios. A primeira indagação proposta busca justamente investigar os motivos para se registrar a experiência de estágios. Em seguida, buscou-se compreender como a construção desses relatórios pode colaborar para que licenciandos se inscrevam na docência. Na terceira indagação, tomou-se como ponto de partida o entendimento de que a construção dos relatórios exige criatividade, materiais e estratégias diversas, bem como um arsenal teórico-epistemológico construído e (re)elaborado ao longo do curso de licenciatura. Por fim, a quarta indagação diz respeito a uma necessária articulação fundante entre ensino e investigação no contexto dos estágios supervisionados e a construção dos relatórios. Ao final, espera-se suscitar uma interlocução crítica e contributiva para a construção de uma relação muito mais íntima entre a elaboração dos relatórios de estágio supervisionado e a formação dos licenciandos pela integração entre docência, pesquisa e reflexão.
- ItemA convenção sobre os direitos da criança e o direito à educação no Brasil(2021) SILVA, Celeida Maria Costa de Souza e; SILVA, Ariadne Celinne de Souza eEste trabalho tem por objetivo discutir a Convenção Sobre os Direitos da Criança com foco no direito à educação. Estuda-se este direito a partir da perspectiva da criança como sujeito de direitos no direito internacional e nacional e da interpretação dada pelo Comitê Sobre os Direitos da Criança ao direito à educação (artigo 29). É uma pesquisa bibliográfica e documental. Elege-se como principais fontes: a Convenção Sobre os Direitos da Criança, o Comentário Geral nº 1 (2001) do Comitê Sobre os Direitos da Criança, os relatórios periódicos enviados pelo Brasil (2003, 2012) ao Comitê, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Percebe-se que há uma preocupação com a educação da Criança perante os tratados internacionais de direitos humanos, a legislação nacional, e, também, por meio de agendas de desenvolvimento que pautam a educação como centro para a efetivação dos demais direitos.
- ItemA escola como espaço de formação para a autonomia numa perspectiva existencialista(2021) CARBONARA, Vanderlei; SCHWARTZ, AltemirO presente artigo integra uma investigação teórica ampla que visa a uma revisão do conceito de formação em bases filosóficas contemporâneas. Nesta etapa pontual da pesquisa, a investigação volta-se a algumas contribuições do existencialismo sartreano, em especial à concepção de liberdade e suas implicações na formação para a autonomia. Assim, o texto aborda a formação do sujeito autônomo no contexto escolar, considerando a condição relacional em que acontece a educação, bem como o que implica a existência do conflito nessas relações. Propõe-se, com a análise de aspectos da obra de Jean-Paul Sartre, uma análise do conflito como propulsor da constituição da liberdade e da autonomia. Tanto a perspectiva do aluno, quanto a do professor nas relações interpessoais na escola são objeto desta análise conceitual. Destacam-se os desafios ao aluno e ao professor em suas responsabilidades frente à constituição da autonomia. Nesse percurso argumentativo, o texto propõe a presença do professor como sujeito de referência para o desenvolvimento da autonomia dos educandos. Justifica-se, assim, a posição de afastamento das perspectivas idealistas de viés unitário, e a decorrente exigência formativa de que se assuma a pluralidade como condição original da educação.
- ItemA formação de professores e as contribuições do pensamento complexo(2021) LUPPI, Mônica Aparecida Rodrigues; BEHRENS, Marilda Aparecida; SÁ, Ricardo Antunes deO pensamento complexo busca uma tomada de consciência, propondo uma nova organização dos saberes no sistema de ideias, interligando assim os conhecimentos. Deste modo, questiona-se: de que forma se articulam os elementos que emergem do campo de estudos da formação inicial de professores e como se forma a tessitura de relações presentes nos fenômenos educacionais? O objetivo geral deste trabalho é mapear os elementos constituintes da formação inicial a fim de demonstrar essa articulação. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva, prevê uma reflexão analítica e crítica. Como resultados alcançados, apresentam-se; a elaboração de um diagrama, a indicação de informações que compõem a concepção de homem, a teoria de educação e a concepção de sociedade nos aspectos que se mostram coerentes com o pensamento complexo; a consideração de que as percepções, experiências, crenças e valores do pesquisador influenciam na pesquisa, a necessidade de uma reforma do pensamento que possibilite religar e interligar conhecimentos, a compreensão de que a condição humana como indivíduo/espécie/sociedade, exige atenção com relação ao seu convívio e vida no planeta; ter como princípios os fundamentos da teoria de sistemas, da cibernética e do conceito de organização com base na complexidade e aceitar o conhecimento sujeito à incerteza e ao inesperado.
- ItemA influência das tecnologias da informação nas experiências vivenciadas no espaço da educação infantil(2021) MANSKE, George Saliba; STAFFEN, Luciane WayssO objetivo deste ensaio é problematizar as possíveis influências das tecnologias da informação nas percepções de tempo e espaço na Educação Infantil, vivenciadas por crianças e professores. Pressupõe-se que na atualidade, vivencia-se um tempo e um espaço mediados pelas tecnologias da informação, que constroem formas de ser e estar no mundo em que efeitos da globalização são percebidos em diferentes esferas, como a Educação, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. A atual sociedade fornece tecnologias da informação à disposição dos professores e demais integrantes das equipes profissionais das instituições educativas. Com os Estudos Culturais, procurou-se compreender o conceito de globalização e problematizá-lo acerca das influências para o professor, especificamente aquele da Educação Infantil, examinando os mecanismos de consumo acelerado de informação nos tempos atuais. Busca-se na trajetória da Educação Infantil no Brasil, o cenário para ensaiar as influências das tecnologias da informação em espaços educativos, observando suas influências sobre as crianças e adultos inseridos nestes locais.
- ItemA influência do estilo de aprendizagem no desempenho escolar e a percepção sobre interdisciplinaridade de discentes de uma escola pública profissionalizante(2021) MATOS, Januária Fonseca; COURA-VITAL, Wendel; PINTO, Elisângela SilvaO conhecimento do estilo de aprendizagem dos estudantes possibilita ajustar a metodologia adotada pelos docentes, considerando-se que a diversidade e a flexibilidade são aspectos a serem observados no processo ensino-aprendizado e na formação de cidadãos conscientes. Somado a isso, a interdisciplinaridade conecta disciplinas distintas despertando o interesse dos estudantes. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do estilo de aprendizagem no desempenho escolar e a contribuição da interdisciplinaridade no processo de ensino, conforme a percepção dos discentes. Foram aplicados dois instrumentos, sendo um questionário para determinação do estilo de aprendizagem dos discentes e de seus professores de Biologia e Física e outro, na escala de Likert, para avaliar a percepção sobre interdisciplinaridade após aplicação de uma sequência didática sobre biofísica da respiração. Foram avaliados 32 discentes de uma turma de 2a série de uma escola pública profissionalizante e os docentes das disciplinas de Biologia e Física. Foi observado que o estilo de aprendizagem geral da turma é, predominantemente, sensorial/visual/ativo e reflexivo/sequencial e coincide com o desses professores, corroborando para um bom desempenho escolar. Entretanto, no grupo de discentes que ficou em recuperação na primeira etapa do ano letivo, metade tem preferência pelo polo global, o que é discordante do estilo de aprendizagem de seus professores, que são sequenciais. Possivelmente, essa discordância teve algum impacto no aprendizado desses estudantes. Também foi verificado que, na percepção dos estudantes, as atividades interdisciplinares, especialmente práticas, facilitam a compreensão de um conteúdo. Esses achados permitem uma reflexão sobre como a prática cotidiana dos professores pode contribuir para o aprendizado.
- ItemA odisseia da lei de diretrizes e bases da educação nacional no Brasil (1945-1964)(2021) PEREIRA, Alexandre Macedo; POLL, Margarete Von MühlenAtualmente, a educação brasileira vem sendo atacada pelo governo federal em muitas frentes: tentativa de desqualificação do trabalho docente e dos profissionais da educação (técnicos de todas as áreas), cortes nos recursos da educação, tentativa de censura à liberdade de cátedra etc. Esta pesquisa tem como objetivos a) apresentar a trajetória da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no período de 1945 a 1964; b) expor os bastidores da disputa política no Congresso Nacional no que tange a aprovação da Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no período de 1945 a 1964; c) fomentar a reflexão sobre as relações entre política, ideologia econômica e políticas públicas para a educação. Metodologicamente, esta pesquisa é bibliográfica e documental, qualitativa e exploratória; teoricamente, fundamenta-se nas obras de Boris Fausto (2013), Thomas E. Skidmore (2010) e Evaldo Vieira (2015). No campo da História da Educação, trabalhamos com Dermeval Saviani (1998). Além disso, como suporte teórico suplementar, visitamos as obras de István Mészáros (2015), Steven Levitsky e Daniel Ziblatt (2018), entre outras. A pesquisa demonstra que grupos políticos e sociais distintos disputaram, por razões distintas, o controle sobre a educação brasileira. Em meio a divergências e convergências entre esses grupos, o projeto de Lei que fixa as Diretrizes de Bases Nacional tramitou no Congresso Nacional durante dezesseis anos. Concluímos que é necessário refletir sobre os caminhos que percorremos, as estratégias que adotamos, as alianças que estabelecemos para enfrentar os problemas da educação.
- ItemA pesquisa na formação do professor universitário: competências na produção e transmissão do conhecimento(2021) SILVA, Jenekesia Lins; RÊGO, Ana Paula Monteiro; MERCADO, Luís Paulo LeopoldoEste artigo traz a produção de pesquisa como uma das mais importantes atribuições do professor universitário. A formação universitária do profissional de Educação, como professor de graduação, não é considerada suficiente para o desenvolvimento da capacidade de produzir e tornar o grupo de professores em pesquisadores. As formações e pós-graduações possibilitam reflexões acerca da formação dos professores universitários e suas atribuições e enfatizam discussões sobre a pesquisa na universidade. Este é um artigo de reflexão teórica que teve como objetivo relatar os fundamentos teóricos de Perrenoud (2001), Tardif e Lahaye, (1991), Ramos (2010), Pimenta (2009), Gerhardt e Silveira (2009), Soares (2018), que nortearam as discussões ocorridas no Curso de Formação Continuada “Atuação e Competências do Professor Universitário” do Curso de Pós-graduação em Educação, na disciplina Metodologia do Ensino Superior com Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) durante o primeiro semestre de 2018. Como forma de elucidar o percurso de uma formação que favoreça a habilidade de desenvolver pesquisa na universidade, apresentamos a construção de um Curso de Formação para professores universitários como pesquisadores e orientadores de pesquisas. Os resultados deste estudo podem ser utilizados como percurso de formação de professores com ênfase na pesquisa. A pesquisa na formação docente fomenta inovação na prática pedagógica no intuito de fornecer subsídios para a produção do conhecimento, o qual induz progressão positiva na prática pedagógica e promove uma formação reflexiva sob a óptica da transmissão do conhecimento.
- ItemA predição da formatura e da evasão em uma universidade pública a partir de um modelo logístico(2021) ROSA, Chaiane de Medeiros; SANTOS, Fabiano Fortunato Teixeira dos; MILANI, Eder AngeloO tema deste estudo são os percursos terminativos da educação superior, que são a evasão e a formatura. Tendo isso em vista, objetiva-se construir modelos logísticos preditivos desses dois desfechos em relação aos estudantes que ingressaram na Universidade Federal de Goiás em 2010, em cursos na modalidade presencial, os quais foram acompanhados por um período de oito anos. Para isso, foi feita consulta a microdados do Censo da Educação Superior Brasileira, de 2010 a 2017, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”. Para entender esses dois fenômenos - formatura e evasão - recorreu-se à técnica estatística da regressão logística e, além disso, foi feita pesquisa bibliográfica, em consulta a autores que fundamentam a técnica. Como resultado, verificou-se que a técnica estatística permite identificar variáveis que são fatores de risco ou protetivos para a formatura e a evasão; comparar categorias de uma mesma característica por meio da razão de chances; bem como avaliar a probabilidade de qualquer aluno se formar ou evadir. Trata-se, portanto, de uma ferramenta fundamental para a tomada de decisão dos gestores educacionais.
- ItemAcolhimento aos ingressantes na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis: percepção dos estudantes(2021) DIAS, Lara Simone; KLEN, Edmilson RampazzoPráticas de acolhimento podem representar importante estratégia de prevenção à evasão no Ensino Superior. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião com estudantes de uma universidade federal, realizada a fim de conhecer a percepção dos mesmos a respeito destas ações e identificar fatores tidos como favoráveis e desfavoráveis à ambientação à universidade, tais como: as informações consideradas relevantes para a ambientação acadêmica, as formas de acesso a elas e os principais agentes envolvidos neste processo. Participaram do estudo 718 estudantes - não identificados - de diversos cursos de graduação através de pesquisa de opinião por um questionário online. Os resultados indicam o protagonismo dos próprios estudantes no processo de acolhimento e uma parcela significativa de estudantes sem acesso às atividades de acolhimento. A partir da percepção dos estudantes, são discutidos o papel institucional no acolhimento aos ingressantes ao Ensino Superior e possíveis estratégias para sua melhoria.
- ItemAnálise de trabalhos que abordam a relação entre neurociências e educação no período de 2014 a 2019 e suas interfaces com o ensino de ciências/química(2021) COSTA, Amanda Cristina Magalhães; SOUZA, Vinícius Catão de AssisPesquisas recentes indicam que as Neurociências podem trazer importantes contribuições à Educação, disponibilizando conhecimentos com base científica que fomentam reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem e, consequentemente, a busca por aprimorar práticas pedagógicas instituídas em Escolas e Universidades. Nesse sentido, o presente trabalho analisou algumas publicações que propuseram relacionar as Neurociências com a Educação e o ensino de Ciências. Para tal, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico utilizando a plataforma Google Acadêmico e o Portal de Periódicos CAPES, sendo definidas as palavras-chaves para efetuar tais buscas. Em seguida, delimitou-se a amostra a ser analisada, que teve como recorte as publicações entre 2014 e 2019 resultantes apenas do Portal da CAPES, considerando o vasto retorno obtido no Google Acadêmico e a necessidade de limitar os dados. Posteriormente, os trabalhos selecionados foram analisados e classificados como alinhados ou não às temáticas de busca, sendo esta seleção validada pela triangulação dos dados entre os pesquisadores. Os trabalhos da amostra classificados como não alinhados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin, gerando categorias que evidenciaram a importância das Neurociências como campo de conhecimento que integra diferentes áreas. Por fim, os dados selecionados foram dispostos em gráficos e tabelas para, em seguida, discutir os resultados apontando as possíveis implicações da interface entre Neurociências e Educação com o Ensino de Ciências, além deprojetar perspectivas futuras de pesquisas. A partir dos resultados, constatou-se a necessidade de estimular um maior diálogo entre essas áreas de conhecimento, buscando contemplar a formação dos professores em geral.
- ItemAs implicações do programa de residência pedagógica para formação docente: das narrativas à (re)elaboração do trabalho pedagógico no ensino da educação física(2021) CARNEIRO, Kleber Tüxen; SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da; REIS, Fábio Pinto Gonçalves dosO artigo cotejou as implicações do Programa Residência Pedagógica (desenvolvido no núcleo de Educação Física, sob os cuidados de uma instituição de educação superior federal), em relação à formação continuada e a organização do trabalho pedagógico desenvolvido por três (3) docentes atuantes em escolas públicas, numa cidade sul mineira. Tratou-se de uma investigação de natureza qualitativa, sob um desenho narrativo. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se para a coleta de dados, entrevistas com base em questionário semiestruturado, com efeito, explorando o significado das ações desses docentes, a partir do teor narrativo que expuseram. Para erigir as categorias de análise, empregou-se a técnica de triangulação dos dados,observando, no primeiro processo interpretativo, a valorização fenomênica e a técnica dos dados primários, em seguida, num segundo movimento perscrutador, as informações foram contextualizadas, criticadas, comparadas e trianguladas. Por fim, na qualidade de última ação analítica, formulamos três categorias de análise, relacionando o conteúdo das entrevistas e a literatura pertinente. Os resultados evidenciaram que o programa fora auspicioso, em virtude de suas especificidades e de sua organização pedagógica, notadamente em relação à proposta de planificação dos conteúdos. De igual modo, demonstraram que os depoentes desfrutaram de formações distintas e encontravam-se em momentos díspares da carreira docente. Além disso, revelaram também que a formação continuada, proporcionada no interior do referido programa, suscitou interação (formativa) entre a educação básica e a superior, por efeito, pode-se rechaçar a dicotomia entre teoria e prática pedagógica, o que por sua vez afetou a disposição e o desdobramento do trabalho pedagógico realizado pelos pesquisados.
- ItemAs matrículas na educação de jovens e adultos no ensino médio em meio à crise da ideologia neodesenvolvimentista(2021) VENTURA, Jaqueline Pereira; OLIVEIRA, FranciscoO propósito deste artigo é compreender a redução das matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio na última década. Especificamente, investiga a oferta de EJA/ensino médio no Brasil, de 2009 a 2019, relacionando-a com alguns dos suportes que guiaram as políticas públicas para a modalidade nessa etapa da educação básica: a forma de lidar com a demanda, a flexibilização do tipo de oferta e a ampliação da certificação. Em seguida, analisa algumas das implicações dessas políticas para a educação da classe trabalhadora, em um período que abarca a crise e o colapso da ideologia neodesenvolvimentista e a ascensão dos ultraliberais ao poder. Com base nos dados quantitativos, em documentos oficiais e na literatura especializada, busca desvelar alguns dos aspectos da correlação de forças responsáveis pela redução e pela estagnação das matrículas na EJA/ensino médio no período, que resultaram no fortalecimento de ações educacionais como, por exemplo, elaborar e/ou aprimorar exames nacionais. O itinerário das políticas públicas constituído nessa correlação de forças demonstrou que tais ações incentivaram a certificação, potencializando o mercado da educação não formal. Conclui-se, portanto, que, seja por meios como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o neoliberalismo e o neodesenvolvimentismo contribuíram para esvaziar o direito à escolarização de ensino médio de jovens e adultos da classe trabalhadora e fortaleceram os vínculos do potencial estudante da EJA com a educação não formal e, em sentido mais amplo, com o mercado de certificação.
- ItemAs percepções sobre os sujeitos da EJA e os materiais didáticos utilizados na mediação pedagógica na educação de jovens e adultos(2021) SANTOS, Pollyana dos; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; HARACEMIV, Sonia Maria ChavesO presente trabalho visa realizar uma articulação teórica sobre as percepções acerca dos sujeitos da EJA e a elaboração de materiais didáticos utilizados nas mediações pedagógicas nessa modalidade de ensino. A aproximação trazida neste artigo é um desdobramento de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que teve como objetivo identificar os principais fundamentos teórico-metodológicos presentes nas produções resultantes das pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e que versam sobre os sujeitos estudantes. A partir desse levantamento, outros diálogos se tornaram possíveis e se estruturaram como questão para as reflexões aqui promovidas: como as percepções sobre os sujeitos estudantes, influenciam na escolha e/ou produção dos materiais didáticos utilizados nas mediações pedagógicas na EJA? A articulação teórica apresentada no artigo permitiu perceber que o entendimento sobre os sujeitos com os quais se trabalha na Educação de Jovens e Adultos e a compreensão de como jovens e adultos aprendem, influencia não apenas na escolha, como na produção e nas políticas de distribuição de materiais didáticos que corroboram com uma percepção sobre os sujeitos.
- ItemAvaliação do nível da proficiência nas competências digitais dos docentes do ensino superior em Portugal(2021) SANTOS, Cassio Cabral; PEDRO, Neuza Sofia Guerreiro; MATTAR, JoãoO objetivo deste estudo é avaliar o nível de competência digital dos docentes do ensino superior em Portugal. A metodologia utilizada foi um survey, envolvendo um questionário online de autoavaliação, baseado no DigCompEdu, framework desenvolvido e validado na União Europeia. O survey coletou dados em três dimensões: pessoal (gênero, nível de formação, faixa etária e tempo de carreira), docência (ciclo de ensino e modalidade de ensino) e institucional (tipo de ensino, tipo de estabelecimento e região administrativa). O questionário foi respondido por 695 participantes. A análise de dados envolveu a aplicação de técnicas estatísticas como teste t-student e ANOVA. Os resultados apontaram um nível de proficiência intermediário nas competências digitais dos docentes. Não foram detectados efeitos estatisticamente significativos de variáveis como: gênero, faixa etária, tempo de carreira, tipo de estabelecimento e região administrativa. Entretanto, professores com maior nível de formação e que lecionam em níveis de ensino superiores (mestrado e doutorado), a distância e em estabelecimentos politécnicos apresentaram maior nível de competência digital. O estudo identificou necessidades relativas ao desenvolvimento de frameworks que contemplem a educação superior online e o desenvolvimento de formação continuada de professores para promover melhorias no nível de proficiência digital dos docentes.
- ItemBase nacional comum curricular (BNCC), bilinguismo, leitura em língua adicional e estratégias: abordagens e discussões(2021) ROSSO, Aline Casagrande; FONTES, Ana Beatriz Arêas da LuzEsta pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, visa esclarecer se e de que forma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda os temas bilinguismo, leitura em L2 e estratégias de leitura no corpo do documento. Para tanto, foram analisados os cinco eixos organizadores da regulamentação: oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural, com foco na leitura e nos seus desdobramentos: as unidades temáticas, os objetos de ensino e as habilidades, além das competências específicas de língua inglesa para o Ensino Fundamental. As conclusões apontam que o documento apresenta um debate válido sobre as habilidades que precisam ser desenvolvidas em sala de aula com relação ao desenvolvimento bilíngue, uma vez que traz ideias para o professor expandir as potencialidades linguísticas dos alunos. Todavia, o documento demonstra falhas quando não demonstra ter embasamento científico em suas afirmações, não desenvolve com propriedade os conceitos relacionados à leitura, bem como não deixa claro quais são os objetivos a partir da leitura em Língua Adicional. Além disso, o caráter normatizador do documento faz com que o professor fique com a sua prática, de certa maneira, limitada, uma vez que a BNCC determina quais os conteúdos inerentes a cada ano escolar. Participam do debate teórico autores como Kleiman (1985; 2011; 2013), Souza e Garcia (2012), Alliende e Condemarín (2005), Craik, Bialystok e Freedman (2010), Godoy e Dias (2014), Santos (2013) e Grosjean (1997; 2012).
- ItemBase nacional comum curricular de educação física: tensionamentos e demarcações(2021) LORO, Alexandre Paulo; NUNES, Meire Aparecida LódeA Base Nacional Comum Curricular de Educação Física (BNCC-EF) tem provocado a formulação de inúmeras críticas por parte dos profissionais da área. O objetivo central deste ensaio consiste em identificar os discursos que permeiam o campo da Educação Física, os quais pretendem obter legitimidade por meio da sua inserção no mencionado documento. A Análise do Discurso (AD) foucaultiano foi a ferramenta teórico-metodológica utilizada, com a intenção de compreender as formas pelas quais diferentes agentes ligam-se a determinados discursos, na tentativa de produzir efeitos de verdade. A política educacional em curso no Brasil colocou em prática um projeto de poder, com vistas a inculcar e consolidar determinado discurso-prática (habilidades e competências), o que transparece na estruturação do documento. Diante do jogo de forças existentes, avaliamos que a BNCC-EF não gerou apenas uma crise capaz de catalisar a corrente crítica, mas colocou em evidência um campo que ainda permanece em constante disputa.