GESTO-Debate
URI Permanente para esta coleção
A "GESTO-Debate" é uma revista educacional online, de fluxo contínuo e com acesso aberto e totalmente gratuito, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores para o Desenvolvimento Sustentável – NEPFORDS , da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (publisher).
Descrição
Navegar
Navegando GESTO-Debate por Classificação "Nível teórico"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da consciência crítica na educação para o desenvolvimento sustentável(2023) SOUSA, Rodger Roberto Alves deste artigo aborda as abordagens críticas em educação para o desenvolvimento sustentável, enfatizando a importância da consciência crítica, a crítica da educação tradicional, o papel transformador da educação e os desafios da implementação dessas abordagens. Autores como Freire, Sen, Giroux e Orr destacam a necessidade de uma educação reflexiva, dialogante e transformadora, superando abordagens fragmentadas e homogeneizadoras. A educação formal e não formal é reconhecida como uma ferramenta poderosa para promover a conscientização, a responsabilidade e a ação em prol da sustentabilidade. Contudo, a resistência à mudança e as estruturas institucionais obsoletas representam desafios para a implementação das abordagens críticas. Assim, é fundamental promover uma educação transformadora que vá além da sala de aula, estabelecendo conexões com a comunidade e o meio ambiente.
- ItemAbordagens críticas em educação e desenvolvimento sustentável: o caso português(2023) VASCONCELOS, Emanuel; CABRITO, Belmiro GilEm Portugal, a temática do Desenvolvimento Sustentável está assente no curriculo nacional, quer no ensino primário (ensino fundamental), como também, no ensino básico (continuação do ensino fundamental) e ensino secundário (ensino médio). Sendo parte integrante do processo de ensino-aprendizagem-avaliação de todos os alunos e alunas, inseridos no sistema educativo português, torna-se pertinente estudar acerca da forma como é abordada, na sala de aula, de modo a cumprir os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030, das Nações Unidas. Neste sentido, o presente artigo consubstancia as abordagens adotadas pelo Ministério da Educação português, no que concerne às áreas temáticas de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e da Educação para o Desenvolvimento, conforme o conjunto de Referenciais preparados pela Direção-Geral da Educação no âmbito da Educação para a Cidadania.
- ItemAções da UFMS para a promoção da educação de qualidade, inclusiva e equitativa(2023) COSTA, João Vitor; CARVALHO, Leonardo Chaves de; DELGADO, Anahi NogueiraA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS, a maior universidade do estado de Mato Grosso do Sul –MS, tem suaexcelência reconhecida nacionalmente pelo Ministério da Educação –MEC, conceito máximo tanto noensino regular quanto naeducação a distância, e internacionalmente por diversos rankings. Dentre os17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas –ONU, o ODS 4 visa assegurar o acesso à educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O objetivo desse trabalho é expor as ações da UFMS que comprovam o seu compromisso com o ODS 4, oferecendoeducação de qualidade, inclusiva, equitativa,e com atençãoespecial aquelesmais vulneráveis.
- ItemAutogestão, formação e educação continuada nos Bachilleratos populares argentinos(2023) GOMES, Mike Ceriani de Oliveira; DAL RI, Neusa MariaNesta pesquisa objetivou-se analisar a autogestão, a formação e a educação continuada em escolas públicas e autônomas argentinas denominadas bachilleratos populares. Os bachilleratos populares referenciados na análise são geridos por militantes do Movimento Evita e atendem jovens e adultos da camada pobre da população argentina. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Os principais resultados da pesquisa indicam um processo de amadurecimento dos mecanismos de autogestão instalados nos bachilleratos populares. As principais contradições vivenciadas pelos bachilleratos populares estão ligadas ao conflito desencadeado entre a luta pela obtenção de financiamento estatal e certificados oficiais para a conclusão do ensino secundário e a manutenção da formação política almejada pelo Movimento.
- ItemBom professor: aspecto teórico acadêmicos em uma perspectiva histórico-crítica(2023) SANTOS, Gislaine Aredes Soares dos; LIMA, Vanda Moreira MachadoEste artigo resulta de pesquisa de mestrado e tem como objetivo refletir o significado da expressão “Bom Professor”, a partirde pesquisas acadêmicas, referenciais teóricos e professores de anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola no interior do Estado de São Paulo.O estudo éde abordagem qualitativa com a realização de pesquisa bibliográfica e empírica através de aplicação de 20 (vinte) questionários e, posteriormente, a realização de 4 (quatro) entrevistas reflexivas junto aos docentes participantes da investigação. O referencial teórico abrange autores com viés da Pedagogia Crítica e Histórico-Crítica. Os resultados revelaram que o trabalho educativo dos professores está imbuído da dimensão técnica do fazer docente e que, nos momentos de reflexão e narrativas acerca de sua própria prática, os elementos para se considerarem bons professores são predominantemente técnicos, pautados pelo domínio dos conteúdos a serem trabalhados.
- ItemComo observar a função teórica da escola com a demanda pragmática da sociedade na atualidade? Notas da teoria da atividade(2023) SANTOS, Douglas Manoel Antonio Abreu PestanaCom o intuito de compreender qual seriam as relações da teoria da atividade na/e para a escola, intenta-se observar como a construção de saberes no campo de busca pelo saber ocorre, enfoca-se neste estudo como tema principal, a demanda social que se enlaça com os alunos daescola contemporânea, dentro de uma perspectiva de práxis que possa em alguma medida ser transformadora.
- ItemDices ser Freiriano por ello te interpelamos: ¿cuáles son tus frutos?(2023) RODRIGUEZ, Milagros ElenaBeing Freirian is an exercise of respect and love for the liberation of human beings in praxis, getting bogged down in it, and not a mere repetition of Paulo Freire in educational policies and inquiries. That is why we ask ourselves the question: What does it mean to be Freirians? It can lead us to commitments for our actions that perhaps we have not assumed. In these lived realities in our countries, we assume as a complex objective to analyze responses to the exercise of being Freirian, with questions and answers to the questions: What are your fruits? What does it mean to be Freirian in light of oppression today? How do you apply education for freedom amid the opprobrium of false decolonialities? What are some conceptions of the exercise of being Freirian? To do this, we carry out a rhizomatic, transmethodical, planetary-complex decolonial research with comprehensive ecosophical and diatopic hermeneutics.
- ItemEducação, terrritório e sustentabilidade: uma crítica ao desenvolvimento a partir do pensamento decolonia(2023) ORNELAS, Gabriel Mattos; CARVALHO, Isabel Cristina de MouraO objetivo deste artigo é apresentar uma crítica à noção de desenvolvimento sustentável a partir da conexão entre a educação, a questão ambiental e a perspectiva territorial nos estudos decoloniais, principalmente com a revisão de literatura sobre ecologia política e educação ambiental crítica e as reflexões de Arturo Escobar. Essas abordagens, aliadas a pesquisa etnográfica, possibilitam evidenciar o protagonismo das comunidades e das redes de atores locais na defesa dos seus territórios, bem como na construção de uma “ecologia de práticas". Ou seja, a valorização, a criação e a coexistência de práticas científicas com a promoção dos conhecimentos locais para articulação de diferentes mundos, humanos e não-humanos. Além disso, os processos educativos empreendidos pelas comunidades que defendem o local enfatizam direitos fundamentais, como a identidade, o território, e as suas próprias visões de (des)envolvimentos e de autonomia política.
- ItemMétodo humano-processual: contribuições à pesquisa em educação(2023) ROSSI, RafaelNo presente artigo explicitamos, introdutoriamente, o método humano-processual em suas potencialidades analíticas e investigativas para a pesquisa em educação. A abordagem teórica e metodológica humano-processualista remonta à tradição filosófica que possui a preocupação em desvendar o movimento essencial do objeto como ele é em si mesmo. Além disso, em igual importância, há a preocupação com o processo catártico na dimensão ética no processo de produção doconhecimento. Desvendar o objeto em sua lógica imanente, nesse sentido, é tão relevante quanto à preocupação com o aprimoramento das individualidades envolvidas. Nesse sentido, o método humano-processual apresenta possibilidades tanto para a produção científica, quanto com relação à dimensão filosófica e ética do processo de formação humana que os indivíduos desenvolvem.
- ItemO trabalho e a constante produção do novo a partir da relação homem-natureza(2023) BEDIM, Milena PelissariEntendemos o trabalho como uma ação de transformação da natureza para o atendimento de necessidades reais, um processo entre o homem e natureza, que por sua própria ação media,controla,regula seu organismo com a natureza. Portanto, é uma forma de humanização do homemetoda atividade que pertence exclusivamente ao homem se objetiva como práxis sociale espacial. Por este motivo afirmamos que tanto o ser social quanto a Geografia se iniciam e evoluem nas práticas espaciais. Assim, este artigo tem como objetivo estabelecer um diálogo no âmbito educacional entre a categoria trabalho –a partir da Ontologia do Ser Social de Lukács –e a Ciência Geográfica enquanto um processo de autoconstrução humana. Acreditamos que, o trabalho é o intercâmbio orgânico entre sociedade e natureza para a produção dos meios de subsistência.Esses atos de trabalho são a principal mediação para que essas relações se desenvolvam no chamado espaço geográfico, fazendo com que até hoje surjam novas dimensões da vida social que se inter-relacionam entre si.
- ItemO tripé da sustentabilidade brasileira(2023) DOURADO, Ivan Penteado; MARQUES, Ademar OliveiraAs transformações históricas do pós-guerra possibilitaram o desenvolvimento dos meios de produção mas, trouxe em seu cerne, graves consequências para o biodiversidade, impactos profundos no ser humano e no meio ambiente. O Brasil influenciou e foi influenciado por novas discussões relativas ao paradigma do Desenvolvimento Sustentável. Ao longo das últimas décadas, eventos internacionais, pesquisas científicas e movimentos sociais de preservação travaram lutas políticas, coletivas, que culminaram em avanços nas legislações ambientais. Porém, essa compreensão crítica e interdisciplinar não se fizeram presentes no campo da educação ambiental brasileira. A presente pesquisa objetivou a recuperação dessas relações, numa perspectiva interdisciplinar, trazendo para o centro da educação escolar a superação necessária de uma perspectiva individualista que não alcança a complexidade da luta brasileira na preservação ambiental, incluindo as novas gerações nos desafios coletivos/políticos frente a preservação ambiental brasileira.
- ItemUm olhar para a formação de professoras e professores da EJA e a identidade docente: mapeamento em artigos científicos(2023) FERREIRA, DaianeO presente trabalho busca refletir a formação continuada de professores na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o que se apresenta sobre a constituição de uma identidade docente. Para o levantamento da pesquisa, como subsídios na discussão, consideramos as produções em formato de artigos científicos em dois eventos que abarcam a área da formação de professores e a EJA. Além disso, buscamos no portal de periódicos da Capes seguindo os seguintes critérios: “Formação de professores”, “Educação de Jovens e Adultos” e “Identidade docente”. A partir das leituras estabelecemos 4 eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento das discussões. Concluímos que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção emergindo a necessidade de propor alternativas não só para a formação continuada como também na formação inicial, sendo estes dois campos essenciais para a constituição da identidade docente.