GESTO-Debate
URI Permanente para esta coleção
A "GESTO-Debate" é uma revista educacional online, de fluxo contínuo e com acesso aberto e totalmente gratuito, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores para o Desenvolvimento Sustentável – NEPFORDS , da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (publisher).
Descrição
Navegar
Navegando GESTO-Debate por Classificação "Nível técnico"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA comunicação alternativa enquanto instrumento de garantia de processos dialógicos e acesso curricular para as crianças que "não falam"(2023) OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; OLIVEIRA, Emely Kelly Silva SantosEste artigo tem como principal objetivo problematizar concepções de linguagem e de sujeito que possam garantir os processos dialógicos em ambiente escolar para crianças que “não falam”. De maneira específica, pretende-se discutir compreensões de deficiência que circulam nas formações e em produções científicas, argumentando em favor daquelas que mais se aproximam de uma perspectiva inclusiva. Pretendemos, também, discutir sobre os percursos iniciais e fundamentais de uso desses recursos para que as crianças que se comunicam por meio da fala possam participar das atividades e, consequentemente, acessar o currículo escolar. A apresentação do texto terá três focos: no primeiro, faremos uma discussão sobre os avanços do campo da Educação Especial, as concepções de deficiência e o processo de inclusão escolar; no segundo, comentaremos sobre os sujeitos com necessidades complexas de comunicação e seu lugar na escola. E, na terceira parte, comentaremos sobre o acesso curricular desses sujeitos a partir do uso de recursos de Comunicação Alternativa. Os argumentos expostos esclarecem a necessidade de se investir em acessibilidade atitudinal e deixam claro que esses recursos são os principais instrumentos capazes de garantir o direito à comunicação e promover a aquisição de linguagem no ambiente escolar e por se tratar de um conhecimento especializado exige um trabalho colaborativo.
- ItemA concepção de jogos para a Base Nacional Comum Curricular: considerações a partir da teoria histórico-cultural(2023) MONTEIRO, Jorge Henrique de Lima; MAGALHÃES, Carlos Henrique FerreiraA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) foi elaborada em 2017 como documento norteador para o ensino da Educação Básica em todo o Brasil. Diante disso, neste estudo, investigou-se a concepção de jogos na unidade temática brincadeiras e jogos no componente curricular da Educação Física na BNCC (BRASIL, 2018). Fundamentados pelo referencial teórico-metodológico da teoria histórico-cultural, identificamos uma descontextualização histórica e epistemológica do jogo quando objetivado no documento da BNCC (BRASIL, 2018), elegendo escassas referências para sua prática escolar e colaborando para o desconhecimento do trabalho educativo dos professores.
- ItemA inclusão da criança com Síndrome de Down na educação infantil: desafios e possibilidades(2023) REIS, Elisalma de Matos; SILVEIRA, Marielza da Silva; LORENSET, OdimarNo presente artigo objetiva-se analisaros desafios e as possibilidades da inclusão da criança com Síndrome de Down(SD)no espaço da Educação Infantil na perspectiva da educação inclusiva e como garantia dos direitos das crianças.Como técnica de levantamento de dados, optou-sepela aplicação de questionários aos professores que cuidam e educamcriançascom SDem classes regulares, particularizando os aspectos físico, social, cognitivo e psicológicodefinidos na legislação brasileira comodimensões fundamentais do desenvolvimentointegral humano.Em síntese, com o estudo constata-seque os desafios de incluir uma criança com SD na Educação Infantil se devem às especificidades da síndrome e principalmenteàs escassas condições materiais e à falta de uma melhor organização pedagógica para atender adequadamente as crianças com SD junto às demais crianças. Ainda assim, os professores têm claro que é possível incluir as crianças com SDnas instituições de Educação Infantil e, nesse espaço, garantir-lhes uma educação fundada nos direitos fundamentais e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
- ItemA mediação pedagógica durante o ensino remoto emergencial e o ensino de matemática no ensino médio: desafios e possibilidades(2023) MONTEIRO, Fausto de Oliveira; BRAGA, Denise da SilvaEste artigo tem como objetivo analisar a mediação pedagógica realizada por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino remoto, na percepção dos professores da disciplina matemática e suas tecnologias, do ensino médio da rede estadual de Diamantina/MG. Este estudo é classificado como descritivo, de abordagem qualitativa, com realização de entrevista semiestruturada, que foi analisada por meio da técnica análise de conteúdo. Constatou-se que os professores tiveram dificuldades em se adaptar ao ensino remoto, pois não possuíam habilidades para o uso didático das tecnologias, além de outros obstáculos do momento vivido. Contudo, esses profissionais se capacitaram ao longo desse período e conseguiram, no pós-pandemia, continuar utilizando as ferramentas tecnológicas para ministrar suas aulas, compreendendo a contribuição delas para a dinamização do ensino e, consequentemente, para o favorecimento da aprendizagem.
- ItemApontamentos para a educação Karl Marx e a educação para além da escola(2023) MENEZES, Jean Paulo Pereira deO artigo apresenta alguns apontamentos sobre aspectos pouco explorados sobre o tema. Trata, a partir de documentos bibliográficos, de aspectos do pensamento marxiano sobre a educação da classe trabalhadora, a partir das experiências políticas nos anos de 1848 e 1849. Esse breve debate introdutório e parte das pesquisas do autor sobre os conceitos de história e método em Marx.
- ItemConcepções sobre o “Bom Professor” e sua prática: o que dizem os discentes de um curso técnico do IFNMG?(2023) COSTA, Lidinei Santos; ROCHA, Ana Paula Quintino; LIMA, Inácio de Loyola Ruas; NASCIMENTO, Jussara CruzA sociedade está em constante transformação e a educaçãoé, por consequência,influenciada por tais mudanças,que se refletemna formação docente, nos discentese nasformasde aprender e de ensinar. Nesse sentido, o presente estudo buscouidentificar as características de um bom professor na concepção dosestudantesde um curso técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).Elegeu-se a pesquisa qualitativa, exploratória, utilizando-se o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo como procedimentos técnicos. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionárioe a análise qualitativa das respostas foi feita por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo. O resultado revelou que as relações afetivas eo domínio científico são os aspectos mais valorizados pelos estudantes.
- ItemGênero e sexualidade no cotidiano escolar: um estudo de caso sobre a visão de uma gestora escolar(2023) FRANZO, Giovanna Gallinare; MIRANDA, Nayara Carolino; CHOTOLLI, Wesley PianteNo ambiente escolar, observa-se constantemente eventos que possibilitam debates sobre como as questões de gênero e sexualidade são vivenciadas nas instituições escolares. Assim, verificou-se a necessidade de compreender a maneira tal qual uma gestora escolar vivência e atua nestes espaços. Por meio de pesquisa com abordagem qualitativa com o uso de entrevista semiestruturada e análise de discurso, pretendeu-se analisar como uma gestora de escola pública de um município do interior paulista interpreta as questões de gênero e sexualidade em sua trajetória profissional. É possível concluir que o espaço escolar é marcado por ações hostis tensionadas por questões sociais, mesmo que se tenha uma aparente preocupação com os cenários de integração para os sujeitos frequentadores da educação. Em consonância, a demanda por cursos de formação é identificada, principalmente a partir da preocupação com as terminologias sobre as áreas aqui referenciadas.
- ItemLiberdade de ensinar: condição indispensável à construção de uma nova hegemonia(2023) FORTI, LorenaEste ensaio vale-se de reflexões gramscianas como fundamento na defesa da imprescindibilidade da liberdade de ensinar dos/as professores/as da Educação Básica no bojo do projeto de construção de uma nova hegemonia —alicerçada nos interesses do povo. Para isso, percorre o caminho argumentativo de mostrar: em primeiro lugar, a relevância da profissão docente na conformação das sociedades modernas; e, a partir daí, a visão de Gramsci tanto no que tange à importância estratégica da instituição escolar para a autodeterminação das classes subalternas quanto no que se refere ao “tipo” de intelectual que ela deve formar para que uma vontade coletiva de base popular se constitua.
- ItemMétodo ontológico marxista e suas contribuições para a formação de professores(2023) ROSSI, Aline Cristina SantanaO presente artigo é instrumento por meio do qual apresentamos as linhas gerais do método marxista a partir das contribuições elaboradas por G. Lukács. Além disso, demonstramos a potencialidade analítica e investigativa deste método para a pesquisa em educação, com foco na formação de professores. Concluímos que a perspectiva ontológica, cuja centralidade está no objeto, é importantíssima para não incorrermos em posturas idealistas ou imobilistas e que a formação de professores deve prezar pela defesa do conhecimento científico teórico que seja capaz de se aproximar do movimento essencial do objeto em suas múltiplas determinações.
- ItemPedagogia Histórico-Crítica: uma introdução(2023) OSORIO, Paulino JoséA pedagogia histórico-crítica se constitui numa teoria pedagógica transformadora, cujo objetivo é a construção de uma sociedade efetivamente humana. Contudo, apesar de ter mais de quatro décadas de história e uma vasta produção, muitos ainda não a conhecem. Desse modo, esse artigo se propõe a apresentá-la aos que ainda não a conhecem e aos que estão se iniciando na vida acadêmica e científica. Para isso, procuramos situá-la no seio das teorias pedagógicas, tratamos da vida e da obra de seu idealizador, passamos pelo contexto em que ela surgiu einformamos sua teleologia e seus desafios.
- ItemProcedimento de avaliação de instrumentos por comitê de juízes especialistas para aprimoramento de coleta de dados(2023) VAZZOLER-MENDONÇA, Adriana; RONDINI, Carina Alexandra; COSTA-LOBO, CristinaA avaliação por comitê de juízes especialistas é um recurso metodológico empregado para o aprimoramento de instrumentos construídos para determinada pesquisa. O objetivo deste artigo é relatar o processo de análise por juízes dos instrumentos desenvolvidos pelas autoras para uma pesquisa de mestrado sobre o perfil de medalhistas de Olimpíadas científicas. O comitê de juízes avaliou um questionário socioeconômico-demográfico e quatro roteiros semiestruturados de entrevistas. A metodologia de avaliação considerou aspectos semânticos e técnicos, sob os critérios de simplicidade, clareza e relevância de cada item. Os resultados da avaliação por juízes levaram ao aperfeiçoamento dos instrumentos e de suas instruções de aplicação junto à amostra.
- ItemQuinto Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBAlf: uma análise a partir dos comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf(2023) MAFRA, Priscilla de Freitas; MARTINS FILHO, Lourival JoséConsiderando que não há muitas publicações sobre o assunto e com o intuito de contribuir para o destaque da importância de um congresso brasileiro de alfabetização para a formação de professores e pesquisadores da temática no país, este artigo objetiva apresentar uma análise do V CONBAlf, demonstrando a importância da discussão e reflexão dos temas relacionados a alfabetização. O V CONBAlf, realizado de forma online, em um cenário pandêmico, teve como objetivo congregar professores, pesquisadores e interessados na temática. Para a pesquisa foram analisados os comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf, deixados nos vídeos dos encontros realizados em agosto de 2021, na plataforma do Youtube. Dentre os principais resultados destacam-se: a participação expressiva dos interessados; o entusiasmo dos congressistas; e a importância do congresso como momento de reflexão e aprendizado sobre a alfabetização.