Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais
URI Permanente para esta coleção
Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais é uma revista científica de responsabilidade do ISE/UNIARAXÁ - Instituto Superior de Educação do Centro Universitário do Planalto de Araxá - que trata de temas teóricos e práticos da educação, escritos por pesquisadores, docentes e discentes de Cursos de Graduação e de Pós-graduação na área da Educação, ou afins, com natureza de artigos de cunho científico, de resenhas de obras na área da Educação, de resumos de dissertações e teses, de entrevistas e de traduções consideradas relevantes.
Descrição
Navegar
Navegando Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais por Classificação "Nível técnico"
Agora exibindo 1 - 16 de 16
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA perspectiva da entrevista a investigação qualitativa(2008) RIBEIRO, Elisa AntoniaThis piece of writing intends to think about some of the more common difficulties which students of Pedagogy find when they have the challenge of writing their search project to accomplish their final work of conclusion course. We tried to treat the questions showed in this text, using a clear and an objective form, an exhausted treatment, in order to the intention of the writing was that as it is a text to think about the general notions about search. So, we tried to clear the sense of researching
- ItemAnálise da plataforma projeto material didático virtual(2020) CAMPOS, Marcos Oliveira; ROBERTO, Renata MarquesThis work brings a critical-constructive analysis to the Material Didático Virtual platform, developed by Professor Carlos Alberto de Oliveira, from the University of Taubaté - UNITAU. The observations were made from the concepts of interactivity, hypertextuality, multimodality and usability criteria, discussed in the readings and studies of the disciplines offered up to then in the academic masters course in Applied Linguistics, University of Taubaté. The present is an impartial critic-analysis, with no intention of complacency with the doctor involved in the project itself and with the other doctors of the Postgraduate Program in Applied Linguistics of the University of Taubaté, aiming to add values to the work developed in scientific and academic research.
- ItemApresentação(2022) LODI, Ivana Guimarães; MELO, José Oscar deA Revista Evidência – olhares e pesquisa em saberes educacionais, é uma publicação criada pelo curso de Pedagogia do UNIARAXÁ – Centro Universitário do Planalto de Araxá. Em sua trajetória de 18 anos ininterruptos, apresentamos agora o volume 18, número 19, reforçando que esta publicação busca socializar o pensamento de educadores engajados que, com o registro de suas reflexões e experiências, enriquecem suas páginas, multiplicam e compartilham seus saberes.
- ItemApresentação(2021) LODI, Ivana Guimarães; MELO, José Oscar deA Revista Evidência – olhares e pesquisa em saberes educacionais, é uma publicação do curso de Pedagogia do UNIARAXÁ – Centro Universitário do Planalto de Araxá. Em sua trajetória de 17 anos ininterruptos, apresentamos agora o volume 17, número 18, reforçando que esta publicação busca socializar o pensamento de educadores engajados que, com o registro de suas reflexões e experiências, enriquecem suas páginas e multiplicam seu saber.
- ItemApresentação(2023) LODI, Ivana Guimarães; MELO, José Oscar deÉ com grande alegria que disponibilizamos para todos os interessados, mais uma edição da Revista Evidência – olhares e pesquisa em saberes educacionais, uma publicação da área da Educação do UNIARAXÁ – Centro Universitário do Planalto de Araxá, que está completando 50 anos de sua fundação. Em sua trajetória de 19 anos ininterruptos, apresentamos agora o volume 19, número 20, que traz os artigos de trabalhos apresentados no “V Seminário Mineiro de Educação Integral – Caminhos e perspectivas da Educação Integral: os múltiplos contextos e os diferentes fazeres”, organizado e realizado pelo UNIARAXÁ de 25 a 27 de outubro de 2022.
- ItemCapacitação técnica na construção civil: diagnóstico e perspectivas para o desenvolvimento desse segmento(2020) SILVA JÚNIOR, Ernandes Resende da; BATISTA, Ricardo Augusto OliveiraThe quality of a company’s human resources is one of the main factors of its success or failure. Not unlike that, civil construction lacks properly trained professionals. Therefore, this work aimed to analyze the level of qualification of the civil construction workforce in the city of Araxá-MG. Based on a field research combined with bibliographic discussions, a low technical level of professionals working in the selected companies was identified and, considerably, the interest of these same professionals in training. Another point that can be observed is the need to implement internal training programs within these institutions, promoting the access of these professionals to corporate education. With that, it was proposed to develop the Corporate Universities for success and work on these points for improvement.
- ItemCríticas e sugestões sobre o Plano de Intervenção Pedagógica das Escolas da SEE-MG(2008) GRIZZUTI, Gustavo F.The aim of this study is the proposal of a new direction in teaching languages which centers in the student as a speaker and as a writer according to the pedagogic intervention plan of the Secretaria do Estado da Educação - MG. For a better comprehension, it is presented the application with function exercises, besides how to show the theme of communicative genders in teaching languages, in its oral and written forms, in our motherly idiom as well as in foreign languages (Spanish and English) and about the classification of these genders according to M. Bakhtin and L. A. Marcuschi.
- ItemEditorial(2023) LODI, Ivana GuimarãesRubem Alves (2016), já disse que para se entrar numa escola, alunos e professores deveriam passar por uma cozinha. Os cozinheiros bem que podem dar lições aos professores. Foi na cozinha que a Babette e a Tita realizaram suas feitiçarias. Se por acaso, ainda não as conhecem, tratem de conhecê-las: a Babette, no filme “A Festa de Babette”, e a Tita, em “Como Água para Chocolate”. Babette e Tita, feiticeiras, sabiam que os banquetes não começam com a comida que se serve. Eles se iniciam com a fome. A verdadeira cozinheira é aquela que sabe a arte de produzir fome. Ou seja, as experiências exitosas de aprendizagem deveriam sempre se iniciar com uma experiência afetiva, de prazer, de desejo.
- ItemEditorial(2022) LODI, Ivana GuimarãesNinguém nega a importância da Educação e que um bom professor é imprescindível! O fazer educativo vai muito além daquilo que é vivido e aprendido na escola, em que o indivíduo adquire conhecimentos sobre diversas áreas do conhecimento. Utilizando das palavras de Miguel Arroyo em epígrafe, lembramos que os professores deixam marcas em seus alunos, marcas que serão levadas para o viver, marcas que podem ser boas ou ruins e que direta ou indiretamente, interferirão nos processos de construção das histórias de cada um daqueles com os quais convivemos neste fazer educação.
- ItemEditorial(2021) LODI, Ivana GuimarãesPaulo Freire nos convida à reflexão! Em tempos de tantas incertezas e desafios, tempos em que vivenciamos a necessidade e a angústia do viver em meio ao caos que a pandemia do Coronovírus nos impôs, em um mundo já tão cheio de incertezas e injustiças, percebemos de maneira inquestionável o papel e a força da educação para a transformação das pessoas e do que nos rodeia. Através do falar, do discutir do sonhar e do fazer, a educação, mais uma vez, se evidenciou como o melhor e maior mecanismo de transformação para as pessoas e a sociedade.
- ItemFormação continuada de professores e educação a distância: significados e perspectivas(2005) GUIMARÃES, Lidônia Maria
- ItemO impacto da tecnologia no mercadoo impacto da tecnologia no mercado de trabalho e as mudanças no ambiente de produção.(2010) CARVALHO, Agenor Manoel deEn el mundo contemporáneo, las relaciones humanas en el trabajo adquieren nuevas formas y nuevos caminos para optimizar al ser humano como partícipe del proceso productivo. En caso negativo, veamos nuevos enfoques de las relaciones humanas cuando, en las organizaciones actuales, cobra importancia la captación de personas con habilidades y liderazgo, capaces de comprender el contexto actual y futuro de sus respectivos mercados. La sociedad en general ha experimentado, en las últimas décadas, transformaciones gigantescas. Como resultado, las organizaciones se ven obligadas a realizar acciones permanentes de adaptación y pro-acción, con el fin de transformar dichos cambios en oportunidades de crecimiento y brindar a sus clientes y usuarios un mejor servicio, a un costo compatible, y una mejor calidad de sus productos y servicios. . En cuanto a la tecnología, vale la pena recordar que la fabricación automatizada ya se ha desarrollado durante más de 45 años, pero apenas está comenzando a florecer. Es posible imaginar, a largo plazo, la transformación de la tecnología de fabricación mediante la nanotecnología en una máquina que pueda fabricar objetos utilizando un átomo o una molécula a la vez, haciendo que las materias primas utilizadas sean irrelevantes. Lógicamente, esto tendrá consecuencias para los procesos de trabajo y los trabajadores. Este artículo analiza los cambios en el mercado laboral, el aumento del desempleo causado por la tecnología automatizada y el consiguiente aumento del trabajo informal. Nos hace reflexionar sobre la exclusión del desempleo tecnológico como caos social en el capitalismo contemporáneo.
- ItemO perfil das mulheres contabilistas proprietárias de escritórios de contabilidade na cidade de Araxá(2020) LODI, Mariana Guimarães; LODI, Ivana GuimarãesThe growing female presence in the labor market, including in genuinely male areas, is a fact. However, there are still many studies whose focus is exclusively on female professionals, who chose some profession that, at first, was exercised only by men. Therefore, a whole work was done aimed only at professionals in the accounting área and/or related, and specifically for those who own accounting offices in the city of Araxá, with the aim of allowing a greater knowledge about the current situation experienced by women who work in such a noble profession, and also in order to analyze whether there are still challenges to be overcome in the professional environment resulting from the gender to which they belong. Thus, this article is the result of a whole study done only with owners of accounting offices in the city of Araxá, in which the objective was to raise the socioprofessional profile of women accountants who accounting offices in the city of Araxá, focusing on both the internal challenges of the work environment and on the externals arising from domestic and family obligations. There was the application of a semi-structured questionnaire with 20 (twenty) questions, which was sent to the research subjects and returned by them, with their answers, through electronic message (e-mail), having 17 (seventeen) professionals accepted to contribute to the study. After collecting the data, they were fully analyzed in different ways, reaching a large amount of results, which can be observed below, with the reading of this article.
- ItemOs impactos do FUNDEB na educação infantil brasileira: oferta, qualidade e financiamento.(2010) GASPAR, Maria de Lourdes RibeiroIn this article, we seek to analyze the creation of the Basic Education Maintenance and Development Fund (FUNDEB) and the issue of financing quality early childhood education. The bibliographical contribution that served as a reference for this text points out that, without a considerable contribution of resources by the federal government, there is no way to enable a financing system that reduces regional disparities and ensures a value of resources per student that guarantees a standard minimum quality of education as established by the Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of National Education.
- ItemPrograma de formação continuada do Governo Federal e suas implicações na prática docente: indagações e reflexões possíveis(2010) MELO, Fabíola CristinaThis article is intended to explain some questions and questions made along a professional trajectory. It starts from a reflection on the discourse of the Continuing Education Programs and its implications for teaching practice. It raises questions about possible meanings and invites reflection, even though it does not reach any conclusive answer. These are materialized questions that point out some paths and cast doubts on discursive (un)certainties.
- ItemProjeto: Parada da Leitura - Uniaraxá(2021) TRANSFERETTI, Cristiane Marques Carvalho; SANTOS, Maria Beatriz Machado dos; ANDRADE JÚNIOR, Veber Renato deO UNIARAXÁ desenvolve desde 2017/2, em todos os semestres, a “Parada da Leitura”, um Projeto que busca despertar e incentivar o gosto pela leitura cotidiana, como um importante instrumento na formação acadêmica e humana dos alunos. Na sua culminância, entre outras atividades, é realizada a “Olimpíada de Redação”, referente ao livro ou autor que serviu de tema para a mesma. O Eixo Temático da edição VIII da Parada da Leitura foi o livro “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago.