Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais
URI Permanente para esta coleção
Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais é uma revista científica de responsabilidade do ISE/UNIARAXÁ - Instituto Superior de Educação do Centro Universitário do Planalto de Araxá - que trata de temas teóricos e práticos da educação, escritos por pesquisadores, docentes e discentes de Cursos de Graduação e de Pós-graduação na área da Educação, ou afins, com natureza de artigos de cunho científico, de resenhas de obras na área da Educação, de resumos de dissertações e teses, de entrevistas e de traduções consideradas relevantes.
Descrição
Navegar
Navegando Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 137
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA "perigosa" idéia de Darwin(2009) CURI, Luciano Marcos
- ItemA aula - algumas considerações(2008) LODI, Ivana GuimarãesThis paper takes some reflections about lesson and the processes of construction and the experience of knowledge that have been lived and researched by m authors. To think on the lesson is to think about everything that enables it to happen, its limits and its potentialities. The moment of the lesson is not only of cumulating knowledge, acquaintances, but to search of constructing the cognitive, epistemology and human autonomy regarded to the involved ones. Eve with as many changes and transformations intra and extra classroom, the the citizenship in its various dimensions.
- ItemA bildung do professor(2006) ANDRADE, Maria Celeste de Moura
- ItemA contação de histórias e o fazer literário africano em Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra de Mia Couto(2008) COIMBRA, Adriene Costa de OliveiraThe course of African Literatures, mainly the Mozambican Literature, is founded in tradition, preserved by telling stories. The orality becomes one of the imperative for these citizens, so that the word is considered the vital force of universe, and, as that, represents a synthesis of his constant integration with nature. The African man has this word as a fundamental instrument of knowledge. This piece of work proposes to think and to analyse the function of this telling stories and how it accomplishes in composing African Literature, as the source of conservation of customs in that culture. This study took as the basis of analysis the book Um rio chamado tempo, uma casachamada terra, written by Mia Couto, a Mozambican author, as a mean of representing the importance of orality in this culture as well as the formation of this African literature.
- ItemA dimensão socioafetiva em ambiente virtual de aprendizagem nos tempos de Covid-19(2020) CASTANHO, Maria Eugênia; SOARES, Warlen FernandesThe profound changes in the socio-political-economic field have been placing great demands on education. Digital platforms occupy the place of the classroom (or the non-place) and raise the collective debate about the basic principles of guaranteeing access for all. New ways of teaching and learning are being presented and this achievement requires new ways to reflect the curriculum, interpersonal relationships and the posture of non-neutral teaching. The advent of technology, although it presents mitigating proposals for teaching, may not represent an improvement in the quality of pedagogical work. The search for quality in remote education is a strong concern present at all levels of education and involves the issue of maintaining social-affective bonds with students. The current proposal of a pedagogical practice linking the formation of children, young people and adults with themes encompassing knowledge that link theory and practice demonstrates that the path is still long in virtual learning environments, as it is not yet defined how to include social groups in this context excluded from digital media.
- ItemA dor no corpo do ser mulher(2009) VASCONCELOS, Fábio
- ItemA escrita e a leitura: uma abordagem histórica(2007) GUIDO, Humberto Aparecido de OIiveira
- ItemA etnometodologia como programa de investigação educacional(2007) RIBEIRO, Elisa Antônia
- ItemA evolução do conceito de trabalho e sua relação com a formação profissional(2006) RIBEIRO, Elisa Antônia
- ItemA formação do professor universitário: do isolamento à intereção(2005) NUNES, Sérgio Inácio
- ItemA formação do profissional de Educação Física: história, desafios e perspectivas(2007) NUNES, Sérgio Inácio
- ItemA hospitalidade: uma possível ferramenta de formação de profissionais mais qualificados(2006) SILVA, Juliana Prado
- ItemA implementação de metodologias ativas de ensino como forma de alcançar melhorias no processo de retenção de aprendizagem(2023) DUARTE, Felipe Diogo; LODI, Ivana GuimarãesA adoção de metodologias ativas na educação corrobora de maneira sistêmica com a formação de indivíduos e profissionais mais capacitados, cientes de seu papel social, munidos de maiores competências sustentáveis através da execução de práticas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Diante do exposto, deve-se salientar que o presente estudo tem como objetivo geral, verificar e demonstrar como o uso de metodologias ativas no curso Técnico de Administração, em um Polo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM no Município de Ibiá-MG, colabora para motivar os alunos em seus estudos, tornando-os sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, bem como na retenção de conteúdos. Para a realização deste trabalho foi sugerido que os alunos do Curso Técnico em questão produzissem um Podcast com objetivo de realizar uma pesquisa referente à influência de incubadoras de empresas na criação de novos negócios. Verificou-se que através da aplicação de metodologias ativas de ensino os alunos se tornam sujeitos ativos da aprendizagem, tendo o professor o papel de mediar e facilitar a transmissão dos conhecimentos, proporcionando ao discente uma maior retenção da aprendizagem e também a construção autônoma de seu próprio conhecimento.
- ItemA importância da brinquedoteca na educação infantil: um estudo de caso(2022) MARTINS, Denise Ferreira CamargosA brinquedoteca é um espaço que vem se desenvolvendo e tem se tornado popular nas escolas, embora ainda não exista em grande parcela delas. As atividades lúdicas criam laços da criança com a realidade, proporcionando-lhe, assim, a oportunidade de simular situações e conflitos de sua vida social, dentro e fora da família, daí a relevância somada à Brinquedoteca nas escolas. Este artigo irá identificar a importância do uso da BiblioBrinquedoteca/Brinquedoteca na educação, como forma de promover o desenvolvimento infantil, o conhecimento e o aprendizado para as crianças. Será relatada, de forma sucinta, a história da Brinquedoteca, mostrar-se-á também a função da Brinquedoteca em creches e escolas infantis e, por fim, se demonstrará a função pedagógica da BiblioBrinquedoteca, a partir de um estudo de caso. Por meio da análise teórica e do relato de experiência, pode-se concluir que a brinquedoteca é um espaço que valoriza um aspecto fundamental do cotidiano infantil e constitui-se como um espaço privilegiado para a produção de conhecimento sobre a infância e o desenvolvimento infantil.
- ItemA importância da música e das atividades lúdicas visuoespaciais no processo ensino-aprendizagem da educação infantil em tempos de pandemia(2022) VIEIRA, Rafaella Arianne; ANDRADE, Maria Celeste de MouraO período pandêmico trouxe para a escola diversas modificações urgentes a fim de que a aprendizagem das crianças continuasse sendo desenvolvida no dia a dia. Para a Educação Infantil houve grandes dificuldades a fim de que o processo de ensino e aprendizagem pudesse atingir os objetivos a que se propõe a esta fase escolar. Assim, percebe-se que a falta de interação entre professor e alunos e entre as próprias crianças gerou diversas consequências negativas para o seu desenvolvimento entre 0 e 5 anos. Todavia, observou-se que, por meio do lúdico, da brincadeira e da música, é possível diminuir as deficiências no processo educativo durante as aulas remotas. Diante desta realidade, o artigo que ora se propõe, buscou, por meio da revisão bibliográfica e ainda, por meio de pesquisa de campo, compreender o papel das atividades lúdicas para a construção de competências e habilidades necessárias às crianças da Educação Infantil. Para tanto, foram requisitadas as teorias clássicas do desenvolvimento Infantil de Vygotsky e outros estudos mais recentes publicados, sobretudo, após os anos 2010, com o objetivo de compreender como tais pensadores valorizam as atividades lúdicas, musicais e visuoespaciais para o desenvolvimento das crianças. Ademais, ainda se analisou a legislação atual, dando ênfase à BNCC, para observar como ela prescreve o uso dessas atividades para as aulas com crianças de creches e pré-escolas. Por fim, pôde-se, por meio de pesquisa de campo, avaliar, no processo pandêmico, a educação infantil desenvolvida em escolas da rede municipal da cidade de Araxá - Minas Gerais.
- ItemA importância do desenvolvimento da pesquisa científica no Ensino Superior(2021) SILVA JÚNIOR, Ernandes Resende da; LODI, Ivana GuimarãesO professor é responsável por tornar aplicável todos os objetivos e metas propostas no planejamento pedagógico de determinado curso ou aula. Cabe a ele pensar em métodos que convidem ao aluno o desenvolvimento e busca pelo conhecimento e para isso ele dispõe de inúmeras ferramentas. No ensino superior, o docente deve ter como base todas as premissas históricas, metodológicas e culturais que permeiam o processo de aprendizagem. Pautado nisso, o desenvolvimento da pesquisa dentro de sala de aula, além de ser um requisito base para a atuação universitária no país, se alinha como uma tática pedagógica valiosa nessa situação. Diante do exposto, esse trabalho buscou analisar o que traz a bibliografia sobre essa temática, apresentando o histórico dessa metodologia e quais os pontos mais importantes ligados a ela.
- ItemA importância dos valores na prática educativa(2020) SOUZA, Lilia Martins; LODI, Ivana GuimarãesThis paper presents a theoretical-practical study on the most recurrent concepts in literature on the theme “Ethics and Morality” and its application in schools. Its main objective was to understand the relevance and urgency of inserting an Ethical and Moral training into the daily activities of Basic Education, and researching the most used methodologies in pedagogical practices, in order to discuss the impacts that these teaching practices provide for the education. As a theoretical basis, several sources of bibliographic research were used, historically contextualizing ethics and morals, combining them with the educational field. A field research was carried out that sought to know, analyze and compare public and private education, as well as the coherence of the responses of students and teachers regarding ethical and moral education in schools. Considering the results, it was possible to notice that most of the interviewees already have a structured moral conscience and are able to distinguish between right and wrong. The results of this study reinforce 68 Evidência, Araxá, v. 16, n. 17, p. 67-81, 2020 the importance of working on this theme in school environments, as well as pointing out the importance of using innovative methodologies and practices that promote reflections about reality, combined with curricular disciplines, as a way to raise awareness and actions that improve the society in which we live daily, in addition to reinforce the important role of education in this construction.
- ItemA inclusão através dos jogos cooperativos e competitivos nas APAEs(2021) ALMEIDA, Bruno Leandro de; ANDRINO, Samir; CURY JÚNIOR, Célio; NEVES JÚNIOR, Cláudio LuizDurante séculos, pessoas com deficiência foram alvo de muitos preconceitos e discriminações. Atualmente, a educação especial vem ganhando batalhas contra este senso errôneo. No espaço escolar, a inclusão é a peça chave para o sucesso do aluno. Diante disso, apresentou-se à problemática: qual é a importância da inclusão através dos jogos cooperativos e competitivos para o aluno deficiente? Objetivamos analisar a importância da inclusão através dos jogos cooperativos e competitivos nas APAES; a relação e as diferenças existentes entre eles; a importância da formação e das metodologias usadas pelos docentes para o sucesso do ensino/aprendizagem do aluno apontando os benefícios que os jogos proporcionam à qualidade de vida dos alunos. Este artigo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Acreditamos que as inclusões através dos jogos e das metodologias empregadas pelo docente, refletem no pleno desenvolvimento psicossocial do aluno.
- ItemA inclusão da criança com autismo nas séries iniciais do Ensino Fundamental(2021) MOREIRA, Andreia BeatrizEste estudo tem o intuito de analisar como a criança com diagnóstico ou hipótese diagnóstica do Transtorno do Espectro Autista está sendo inserida no contexto educacional, com foco nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Por se tratar de um tema relativamente novo e com muitas nuances a serem desvendadas, muitos são os desafios e barreiras a serem vencidas dentro da sociedade contemporânea. Família, profissionais da saúde, equipe pedagógica e sociedade como um todo devem ser elos para que a inclusão seja um processo de fato significativo. A criança diagnosticada com TEA não se diferencia dos demais alunos das escolas regulares, são capazes de aprender e ganhar autonomia social, basta ganhar credibilidade e confiança para tal. O processo inclusivo vem quebrando paradigmas, pautado em um arcabouço legal e diante de uma demanda crescente em nossa sociedade. Os profissionais da área da educação encontram muitas dificuldades em lidar com uma criança com transtorno do espectro autista bem como com o relacionamento com suas famílias. A capacitação profissional é uma vertente importante para que as dificuldades sejam amenizadas, pois o conhecimento é fundamental para práticas significativas.
- ItemA mulher machadiana - uma perspectiva contemporânea(2007) COIMBRA, Adriene Costa de Oliveira