Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais

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Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais é uma revista científica de responsabilidade do ISE/UNIARAXÁ - Instituto Superior de Educação do Centro Universitário do Planalto de Araxá - que trata de temas teóricos e práticos da educação, escritos por pesquisadores, docentes e discentes de Cursos de Graduação e de Pós-graduação na área da Educação, ou afins, com natureza de artigos de cunho científico, de resenhas de obras na área da Educação, de resumos de dissertações e teses, de entrevistas e de traduções consideradas relevantes.

Descrição

  • Mantenedor: UNIARAXÁ
  • Tipo: IESPr
  • Região: Sudeste
  • Cidade: Araxá | MG
  • ISSN: 2966-1412
  • Qualis: B3
  • Periodicidade: Anual
  • E-mail: ivanalodi@uniaraxa.edu.br
  • Título abrev.: Evid.: Olhares e Pesq. em Sab. Educ.
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      A implementação de metodologias ativas de ensino como forma de alcançar melhorias no processo de retenção de aprendizagem
      (2023) DUARTE, Felipe Diogo; LODI, Ivana Guimarães
      A adoção de metodologias ativas na educação corrobora de maneira sistêmica com a formação de indivíduos e profissionais mais capacitados, cientes de seu papel social, munidos de maiores competências sustentáveis através da execução de práticas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Diante do exposto, deve-se salientar que o presente estudo tem como objetivo geral, verificar e demonstrar como o uso de metodologias ativas no curso Técnico de Administração, em um Polo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM no Município de Ibiá-MG, colabora para motivar os alunos em seus estudos, tornando-os sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, bem como na retenção de conteúdos. Para a realização deste trabalho foi sugerido que os alunos do Curso Técnico em questão produzissem um Podcast com objetivo de realizar uma pesquisa referente à influência de incubadoras de empresas na criação de novos negócios. Verificou-se que através da aplicação de metodologias ativas de ensino os alunos se tornam sujeitos ativos da aprendizagem, tendo o professor o papel de mediar e facilitar a transmissão dos conhecimentos, proporcionando ao discente uma maior retenção da aprendizagem e também a construção autônoma de seu próprio conhecimento.
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      Contribuições do psicopedagogo para alunos com TDAH no âmbito educacional
      (2023) PETRONILO, Keila Barbosa; RESENDE, Líbia Marivani Guimarães; MARINHO, Tânia Rosa Silva; FONSECA, Ricardo Moreira dos Santos
      O objetivo da pesquisa foi refletir sobre a contribuição do psicopedagogo no contexto educacional de alunos com TDAH. O TDAH é considerado como um transtorno mental, sendo um dos mais comuns na infância e na adolescência, caracterizado por desatenção, atividade motora excessiva e impulsividade. A metodologia utilizada nesse trabalho foi a pesquisa bibliográfica com auxílio de artigos e textos com fundamentação teórica, publicados virtualmente. A mesma, procurou compreender o seguinte problema: quais são as estratégias utilizadas pelos psicopedagogos para que as crianças com TDAH possam desenvolver em suas habilidades cognitivas no âmbito educacional? Portanto, justifica-se a importância da pesquisa pois, deve-se sempre ter um olhar psicopedagógico, seja através da presença do psicopedagogo ou pela formação dos educadores. A proposta não foi apresentar respostas prontas e muito menos mostrar os benefícios que essa área do conhecimento traz ao educador frente às necessidades pedagógicas das crianças, mas sim, qualificar seu trabalho através de intervenções ampliando as práticas frente ao “aprender” da visão escolar. Conclui-se através dessa pesquisa que é possível que as crianças com TDAH frequentem e aprendam em escolas de ensino regular, desde que tenham o acompanhamento com psicopedagogo. Mas para isso, é necessário que as escolas estejam preparadas com recursos materiais e humanos para manter a atenção desses alunos em sala de aula.
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      As principais características das pedagogias modernas na prática educativa
      (2023) ALMEIDA, Wellington Lellis de; LIMA, Geraldo Gonçalves de
      Na história da educação moderna, há um ecletismo pedagógico quanto à função social da escola, que, por razões de ordem sociopolítica, conceberam diferentes concepções de homem e de sociedade. Que tendências pedagógicas são essas? Quais características as diferenciam na prática educativa? O objetivo deste artigo é compreender, de forma simplificada, as características das tendências pedagógicas modernas na prática educativa. Conhecer as pedagogias modernas que caracterizam a prática educativa atual é um estudo importante, porque auxilia o professor na percepção, adequação e aprimoramento do seu trabalho e no reconhecimento da função social e política da educação. Este estudo evidencia que a prática educativa pode ser de transformação social dos sujeitos ou mecanismo de formação puramente moral e intelectual para o convívio social.
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      Educação Integral na contemporaneidade: possibilidades da construção de um currículo integrado já anunciado pelo Programa Mais Educação
      (2023) MEDALIA, Édina de Ftª Batista Leal
      O referido trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o conceito de educação integral na contemporaneidade e as possibilidades para a construção de um currículo integrado, partindo das experiências construídas por muitas mãos que se materializaram na produção dos materiais do Programa Mais Educação, que apontam importantes caminhos para a elaboração de propostas pedagógicas de Educação Integral e estratégias pedagógicas para o diálogo entre os saberes. São muitos os desafios para que a educação seja integral e integrada, para tanto, a escola precisa construir um projeto em que os saberes escolares se articulem com os demais saberes e que haja o diálogo e participação de todos(as) envolvidos nessa construção.
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      Formação inicial no curso de Pedagogia da FAE- UEMG para atuação em espaços não formais de educação
      (2023) LIMA, Paloma Oliveira de Jesus
      Considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia garantem a atuação de pedagogos em todos os espaços em que ocorram práticas educativas e formativas, este trabalho se propôs a analisar documentos oficiais e internos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, na modalidade Presencial e Ensino à Distância, objetivando compreender a formação inicial que a instituição tem ofertado aos seus discentes, e como os espaços não formais são abordados nas disciplinas. Os resultados evidenciaram que se por um lado as DCNs garantem a atuação desses profissionais para além da escola, por outro se concentra em uma formação generalista que pode ser percebida pela baixa oferta de disciplinas destinadas à temática espaços não formais. Tais apontamentos revelam algumas das vulnerabilidades da formação inicial e alertam para a necessidade de ampliar as discussões no que diz respeito à atuação profissional de pedagogos.
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