Revista Online de Política e Gestão Educacional
URI Permanente para esta coleção
A criação de uma Revista on line de Política e Gestão Educacional surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Ciências da Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do momento, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003).
Descrição
Navegar
Navegando Revista Online de Política e Gestão Educacional por Classificação "Nível técnico"
Agora exibindo 1 - 20 de 44
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item10 anos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios(2018) GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; VITTA, Fabiana Cristina FrigieriO dossiê “10 anos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios” objetiva apresentar e problematizar aspectos relacionados à trajetória, limites e desafios engendrados pela PNEEPEI, no que diz respeito aos referenciais históricos e políticos, à constituição de redes de apoio para a efetivação da educação inclusiva no Brasil, à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva, ao mapeamento e avaliação das formas de organização e operacionalização de sistemas educacionais inclusivos e às práticas pedagógicas inclusivas constituídas nos diferentes contextos educacionais.
- ItemA filosofia no currículo e na percepção de alunos e professores do ensino médio brasileiro e do bachillerato espanhol: estudo comparativo sobre o papel da filosofia e suas condições de ensino(2017) MONTERO, Maria Fernanda Alves GarciaO presente artigo tem como objetivo analisar comparativa e criticamente o ensino da Filosofia no Ensino Médio brasileiro e no Bachillerato espanhol, tanto no que tange ao seu lugar no currículo, quanto no que se refere às percepções de alunos e professores sobre seu ensino, tendo como pano de fundo as reformas educacionais implantadas nesses países após o processo de redemocratização. A coleta de dados, no âmbito do currículo prescrito, foi realizada por meio de análise de documentos pertinentes às reformas e ao ensino da Filosofia e de provas específicas que avaliam esse nível de ensino nos dois países. Os dados sobre o currículo em ação foram obtidos por meio de questionários aplicados a 31 alunos concluintes do Ensino Médio de uma escola pública da Cidade de São Paulo (Brasil), a 25 alunos concluintes do Bachillerato de uma escola pública da Cidade de Guadalajara (Espanha) e a 04 professores de Filosofia dessa etapa da escolaridade, dois brasileiros e dois espanhóis, todos profissionais de escolas públicas. Os dados referentes aos sujeitos espanhóis foram coletados com realização de Estágio de Doutorado no Exterior – PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) – CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior).
- ItemA questão do racismo/preconceito entre a subjetividade da percepção e a questão política na democracia(2020) LEMES, Sebastião de SouzaCaros leitores, quisera eu não queria retomar essa temática em meus editoriais, contudo, nesse momento foi, para mim, muito difícil ignorar o que se está vivendo e não me manifestar. Considerando inúmeros acontecimentos nesses tempos de pandemia a dimensão do respeito, da tolerância e das relações éticas parecem ter desaparecido do conjunto da sociedade.
- ItemAplicação e uso do software quimsimulator na disciplina de química(2017) STANGE, Simone MoraesDescreve as características e possibilidades de usos do aplicativo QuimSimulator, software idealizado como ferramenta de ensino-aprendizagem na disciplina de Química.
- ItemApresentação(2017) CRUZ, José Anderson Santos; BERMEJO, Lucas Justiniano
- ItemApresentação(2020) TAVARES, Ronielisson Loiola de Jesus; PIAGGE, Ana Cláudia Magnani DelleO dossiê Educação Sexual hoje: reflexões e perspectivas, pretende discutir a atualidade e urgência das questões ligadas à sexualidade, a intersecção entre raça/etnia, classe e gênero e as relações sociais estabelecidas a partir da sexualidade de forma a ampliar a compreensão do tema, tendo em vista que a sexualidade é permeada por questões sociais e históricas.
- ItemApresentação(2017) SILVA, Cícero Barbosa da
- ItemApresentação(2016) LEMES, Sebastião de Souza; RIBEIRO, RicardoCaros leitores, nesse número, a questão da Politica e Gestão da Educação se apresenta por uma ótica que foca peculiaridades de diferentes dimensões no contexto atual no Brasil. Em busca de questionamentos e discussões que envolvem a complexidade do debate teórico e epistemológico acerca concepções de estado, de política e de educação; otexto de Solange Toldo, CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA A PARTIR DAS PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS, orientado por uma cartografia social, compara as perspectivas analíticas explicitadas por alguns estudiosos com as diferentes concepções de Estado e de Política Educacional encontradas na literatura aual.
- ItemApresentação(2018) MOCARZEL, Marcelo Siqueira Maia Vinagre; NAJJAR, Jorge
- ItemApresentação(2018) GARCIA, TeiseO Dossiê reúne reflexões desenvolvidas a partir do V Seminário Internacional do Greppe: Dimensões da privatização na Educação Básica, realizado em agosto de 2017.[1]O objetivo é contribuir no debate sobre complexidade das dimensões da privatização e suas decorrências para consecução do direito à educação em diferentes contextos.
- ItemApresentação(2017) LEMES, Sebastião de Souza
- ItemApresentação(2019) SOARES, Stela Lopes; SCHWINGEL, Paulo Adriano; FERREIRA, Heraldo SimõesO Dossiê reúne reflexões desenvolvidas a partir dos objetos de estudos dos organizadores, a Saúde Escolar. O objetivo dessa série de documentos é contribuir no debate sobre a complexidade das dimensões da privatização e suas decorrências para consecução do direito à educação em diferentes contextos.
- ItemApresentação(2016) LEMES, Sebastião de Souza; CRUZ, José Anderson SantosIniciamos esse número da Revista Eletrônica de Política e Gestão, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar com o Departamento de Ciências da Educação, por tema crítico que provoca discussões permanentes nos meios acadêmicos. O texto apresentado pelas autorasAlexandra Vanessa de Moura Baczinski eSueli Ribeiro Comar,GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONTRADIÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES,problematiza essa questão ao colocar o problema teórico que busca compreender como é possível uma gestão democrática na escola, cuja função é formar para a sociedade capitalista e reforçar os ideais desse modelo de sociedade.
- ItemApresentação, v.21, n.2, maio-ago/2017(2017) LEMES, Sebastião de Souza; RIBEIRO, RicardoA Revista on line de Política e Gestão Educacional, por princípio, ser um periódico aberto o suficiente para difundir os mais diferentes pontos de vistas sobre os maisdiversos assuntos. A difusão do pensamento diversificado por meio da pluralidade de ideias e do debate livre faz do nosso princípio uma componente estruturante da nossa concepção de Universidade e de Ciência. Política e gestão são duas palavras que estão na mais absoluta evidência hoje em nosso país, infelizmente não por sua dimensão virtuosa, mas por se apresentar como instrumento de mobilização da sociedade. Esse número da RPGE, traz temas que se propõem discutir ou fomentar discussões desse âmbito para as questões educacionais, nem sempre virtuosas, mas sempre com a criticidade necessária para o debate produtivo e propositivo, sejam eles, teóricos, filosóficos, conceituais, históricos, técnicos ou de qualquer que seja sua matriz de argumentação.
- ItemApresentación(2017) CRUZ, José Anderson Santos; BERMEJO, Lucas Justiniano
- ItemApresentation(2017) CRUZ, José Anderson Santos; BERMEJO, Lucas Justiniano
- ItemAs políticas de acesso e permanência na educação superior: a busca da igualdade de resultados(2016) GISI, Maria Lourdes; PEGORINI, Diana GurgelEste texto tem como objeto de estudo as políticas de acesso e a evasão na educação superior. Busca analisar os avanços relacionados à ampliação do acesso a esse nível de ensino e a permanência dos estudantes. A evasão é uma problemática que tem se agravado por razões tanto de ordem econômica como aquelas decorrentes da própria instituição. Em relação à instituição, existem as expectativas não atendidas dos estudantes, o modo como se realiza a integração no mundo acadêmico e as condições relacionadas ao processo pedagógico. Discute-se o papel das instituições de ensino no que se refere à implementação de ações que possam contribuir para diminuir a evasão a partir da concepção da igualdade dos resultados, portanto do acesso, permanência e conclusão da educação superior. Trata-se de um estudo que contempla uma análise documental, com base em documentos oficiais, legislação vigente e dados de organismos nacionais e internacionais. Contempla o contexto da educação superior e a efetividade das políticas em relação às iniciativas governamentais que se relacionam com as possibilidades de ampliar o acesso e favorecer a permanência na educação superior. Na sequência, analisa-se a educação superior na perspectiva da justiça social, de modo a diminuir as disparidades existentes.
- ItemAs questões etnico-raciais em escolas estaduais na região do brejo paraibano(2017) DAXENBERGER, Ana Cristina SilvaEducar para as relações étnico-raciais é romper com o posicionamento tácito da escola sobre as questões de discriminação racial e valorização da diversidade presente no Brasil. Sendo assim, nossa pequisa objetivou avaliar como está se constituindo a educação para as relações étnico-raciais em escolas estaduais do ensino médio, em três munícipios: Areia, Alagoa Grande e Remígio/PB. Utilizamos um questionário semi-estruturado, respondido por 622 estudantes; 4 gestores e 12 professores. Podemos afirmar que ainda precisa de debates sobre as questões étnico-raciais dentro da escola, sobretudo, para a superação da discriminação e o preconceito racial; oferecer fomação docente e melhorar a qualificação os materiais a serem utilizados.
- ItemAtendimento psicológico e demandas discentes a partir de serviços em faculdades privadas do norte do país(2017) AYRES, Núbia Roberta; ASSIS, Cleber Lizardo deSe por um lado, os discentes que frequentam o ensino superior no país, apresentam diversas demandas, especialmente psicossociais, as faculdades procuram oferecer serviços de atendimento psicológico como parte do dispositivo institucional. Este artigo tem por objetivo discutir as possibilidades de atuação do psicólogo junto a estudantes da Educação Superior a partir de uma tipologia de casos nesses serviços. Metodologicamente, se utiliza de uma pesquisa bibliográfica dificuldade de aprendizagem dos acadêmicos do nível superior, as queixas do fracasso no âmbito do processo de escolarização e os fatores associados, além de conceitos de psicoterapia breve instrumentalizada a este tipo de atendimento. Adota-se ainda como vinhetas, elementos coletados de documentos de atendimentos psicológicos em 02 instituições de ensino superior. Pode-se perceber que se faz necessário na diminuição das tensões e problemas presentes na Educação Superior por meio dos acadêmicos à inserção de uma perspectiva psicológica, aliada a práticas pedagógicas, uma vez que foi observado que a dificuldade de aprendizagem dos acadêmicos estudados estava diretamente relacionadas a fatores intrínsecos, ou seja, emocionais.
- ItemCaminhos para TIC em sala de aula sob a perspectiva dos professores(2016) CUNHA, Maíra Darido da; BIZELLI, José LuísAs novas tecnologias da informação e da comunicação – TIC - ditam um novo cenário para sala de aula. Muitas são as expectativas de aprendizagem por meio desta nova ferramenta. Para tanto, é preciso pensar na mudança de paradigmas sob a ótica do professor, agente fundamental no processo de aprendizagem dentro da escola. A seguinte pesquisa buscou identificar os limites e as possibilidades do uso das TICs em sala de aula, elencando as principais mudanças necessárias para efetivação dentro deste processo. Foram ouvidos 150 professores e 7 diretores, distribuídos em 10 escolas estaduais do município de Piracicaba – SP. Diante dos resultados da pesquisa, tornou-se fundamental repensar práticas escolares, entender TIC como meio a mais de fomentar discussão crítica entre professores a fim de traçar caminhos que orientem prática docente criativa e reflexiva, em que TIC poderiam ser compreendidas como espaço de possibilidade de criação, individual ou colaborativa e não apenas utilizada como forma de chamar a atenção de alunos ou de sensibilizá-los aos conteúdos propostos na aula.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »