Edubase
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Edubase por Classificação "Nível técnico"
Agora exibindo 1 - 20 de 1769
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item10 anos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios(2018) GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; VITTA, Fabiana Cristina FrigieriO dossiê “10 anos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios” objetiva apresentar e problematizar aspectos relacionados à trajetória, limites e desafios engendrados pela PNEEPEI, no que diz respeito aos referenciais históricos e políticos, à constituição de redes de apoio para a efetivação da educação inclusiva no Brasil, à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva, ao mapeamento e avaliação das formas de organização e operacionalização de sistemas educacionais inclusivos e às práticas pedagógicas inclusivas constituídas nos diferentes contextos educacionais.
- Item15 anos de HISTEDBR(2001) ALVES, Gilberto Luiz
- Item15 anos do HISTEDBR: histórico e situação atual(2001) SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei
- Item15 anos pensando a Educação Escolar em Ibero-América(2020) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson SantosPassados 15 anos da assinatura do Convênio de Colaboração Acadêmica entre a UNESP – através da sua Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara – e Universidade de Alcalá de Henares – através do Departamento de Ciências da Educação –, celebra-se aqui a constituição de um grupo de investigadores que vêm se dedicando a pensar, escrever, analisar e propor iniciativas para a Educação Escolar no território ibero-americano.
- Item1968: revolução ainda que inacabada(2008) Comitê editorialMundo afora, na televisão, no cinema, na academia, celebra-se o quadragésimo aniversário da revolta internacional dos estudantes em 1968: imagens, debates, seções de jornais, livros trazem a memória do ano em que "a juventude agitada", nas palavras que ab
- Item30 anos de Educação & Sociedade(2008) Comitê editorialA pretensão da ciência de arrefecer o cansaço humano, tanto físico quanto mental, foi magistralmente exposta na famosa peça de Brecht intitulada A vida de Galileu. O inconformismo do cientista italiano diante da justificativa religiosa da inevitável repro
- ItemA "História Oral" e a utilização do vídeo: o relato de experiência(2002) LIMA, SandraThis article reports a fieldwork experience in which a portable recorder and a video camera were used in the data collection of oral reports, aiming at reconstructing the history of a craftsmen community in the Pernambuco state. The rationale of this research is twofold: the construction of socio-historical documents and the making of a video to spread the results achieved. The objective of this article is to demonstrate the scientific viability for the use of a video camera in two different perspectives and the ways difficulties related to this specific type of research were solved.
- ItemA (re)invenção da boa mãe em um manual de puericultura no Brasil dos anos de 1930(2019) MORANDO, André; SOUZA, Nadia Geisa Silveira deInspirados nos estudos foucaultianos, analisamos a noção de boa mãe em um manual de puericultura, da década de 30 do século XX, intitulado “O Livro das Mamães: noções de puericultura”. Buscamos conhecer os discursos da medicina, que operam como pedagogias da vida ou biopedagogias. Assim, selecionamos trechos do livro que funcionam como discursos verdadeiros. A análise nos revelou que tais biopedagogias articulam a educação em saúde aos supostos papéis do gênero da mulher, sobretudo a noção de boa mãe. Assim, as prescrições para a boa mãe mantêm, no supostamente natural, um modelo de organização do social, onde o gênero atua como marcador dos lugares que as mulheres deveriam ocupar naquela sociedade.
- ItemA abordagem clínica e o conceito de atividade(2021) FONTES, Flávio FernandesAs clínicas do trabalho constituem um conjunto de correntes teóricas e metodológicas que possuem afinidades e diferenças, mas que dialogam entre si. Neste ensaio teórico apresentamos uma descrição ampla da abordagem clínica em ciências humanas a partir da psicanálise e das clínicas do trabalho e explicitamos suas diferenças em relação à pesquisa positivista. Em seguida investigamos como o conceito de atividade se relaciona com a perspectiva clínica ao enfatizar o desconhecimento inerente ao fazer humano. Concluímos que existe uma homologia de características entre a metodologia clínica e o objeto atividade, na medida em que partilham interesse pela singularidade, prioridade da ação, imprevisibilidade, conhecimento a posteriori e estudo de caso.
- ItemA aids como dispositivo: linhas, te(n)sões e educações entre vida, morte, saúde e doença(2022) SALES, Tiago Amaral SALESEste ensaio pensa nas tramas e nas educações que permeiam o corpo através das linhas entre vida, morte, saúde e doença, focando na aids como um dispositivo que entremeia e é entremeada por estas múltiplas facetas de uma existência. Utiliza-se a cartografia como caminho de pesquisa e dialoga-se com autores como Gilles Deleuze, Michel Foucault, Félix Guattari, Suely Rolnik e Néstor Perlongher. Inicialmente, reflete-se nas conexões e nos atritos entre vida, morte, saúde e doença. Secundariamente, foca-se no conceito de dispositivo e na aids como um dispositivo. Por fim, mobilizam-se as linhas, os desejos, os tesões e as tensões que permeiam vidas afetadas pela epidemia de HIV/aids, como também em fugas, resistências e educações menores.
- ItemA alfabetização de crianças com seis anos: uma contribuição para o debate sobre aquisição de habilidades de leitura escrita e matemática no primeiro ano do ensino fundamental(2008) FONTANIVE, Nilma; KLEIN, Ruben; BIER, Sônia ElizabethThis literacy project deals with 6-year-old students that have engaged in the first year of Public Elementary Schools in the state of Rio Grande do Sul in the south of Brazil. Aiming to evaluate the reading, writing and math skills achieved by the students, an experimental model was designed. This model divided the students into four groups, where three of them took part in learning activities conducted by three different institutions, and the fourth, called group of control, took part in activities conducted by the schools themselves. The results of the activities were presented on a reading, writing and math proficiency scale and it showed the development of the students' performance at the end of their first year of school. The main outcome showed that the results of the three groups of intervention were better than the results of the control group in reading and writing and there was no difference in mathematics. A measure of the socioeconomic level of the schools was built and no difference in distribution was found.
- ItemA alternância como modelo educacional internacionalizado(2021) MACHADO, Lucília Regina de SouzaThis article is part of the debate on educational internationalization through the transfer of pedagogical models, a recurring phenomenon in the history of Brazilian education. Currently, the Pedagogy of Alternation model, originated in France, is present on the five continents of the world, including Brazil. It proposes the successive relay of activities at school and in real work contexts to organize teaching and learning. Of great interest, especially for the field of professional education, the international dissemination of this pedagogy presents relevant aspects for comparisons and reflections on the internationalization of educational models.
- ItemA autoridade docente e a complexa fabricação do comum: tensões e críticas na intervenção das famílias no trabalho dos professores(2018) GOUVEIA, LuísWith the massificationof schooling, students from socially and culturally more diversified backgrounds carry out longer school trajectories. Sustained in transnational political orientations, these changes also occur in the context of a school institution shaped by the paradigm of school effectiveness. In this new conjuncture, the traditional models in which teachers' authority is exercised are put to the test. In the context of a set of profound political, social and organizational changes that mark the educational system in the last decades, this article intends to explore different critical senses mobilized by teachers regarding the relationship with parents –in which dimensions of the teaching activity this intervention is more likely to happen and the critical judgments are produced by these professionals regarding them.
- ItemA avaliação da educação superior: um estudo sobre os determinantes de desempenho(2016) LEPCHAK, Alessandro; OLIVEIRA, André Júnior de; FRAGALLI, Adriana; SCARPIN, Jorge EduardoDiante das exigências da sociedade, nota-se a evolução dos investimentos em educação superior nos últimos anos no Brasil. O objetivo do estudo foi identificar fatores que influenciam nos indicadores de desempenho da educação superior.
- ItemA avaliação das aprendizagens sob a ótica de docentes e discentes de uma instituição de ensino do interior de Minas Gerais(2017) BITTENCOURT, Guilherme; ASSIS, Douglas; RIBEIRO, GiséliaThe assessment of learning is an essential process of teaching practice, as it should provide a diagnosis of the quality of work undertaken by the teacher and the student. However, evaluation is often reduced to a merely punitive and classifying tool. Therefore, students of the Licentiate Degree in Physics at IFMG-Congonhas undertook a research that aimed to investigate the conceptions of teachers and students on an IFMG campus regarding the role of learning assessment. The research was carried out through interviews with professors and students. For this, questionnaires were developed. It was found that some professors demonstrated that they conceive the assessment as an essentially punitive and classifying act. However, other professors have demonstrated that they conceive the act of evaluating as a continuous and procedural task that provides a diagnosis of the work undertaken by the teacher and the student. All students, however, demonstrated that they attribute a strictly classifying meaning to the purposes of the assessment.
- ItemA avaliação de desempenho docente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT): uma perspectiva dos envolvidos neste processo(2022) SILVA, Terezinha Hota da; CINTRA, Ema Marta DunckPaira no imaginário de muitos profissionais ligados à educação que a Avaliação de Desempenho Docente (ADD) serve apenas para o controle da progressão na carreira, mas esse processo é bem mais amplo. Este artigo tem por objetivo discutir os resultados de uma pesquisa em nível de mestrado que se propôs a verificar a percepção dos envolvidos na execução da ADD no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). De natureza aplicada, com abordagem qualitativa e tendo como procedimento principal o estudo de caso, os participantes expuseram suas percepções por meio de entrevista e questionários, com base nos quais se realizou a análise de conteúdo. Os dados apontaram que a avaliação enfatiza a progressão funcional do professor, mas relega outros objetivos desse instrumento, previstos na legislação e evidenciados por estudiosos, por isso, sugeriu-se a implantação do feedback no decorrer do processo; além disso, foi elaborado um manual de orientação (produto educacional), de modo a contribuir com o processo avaliativo.
- ItemA avaliação vista sob o aspecto da educação a distância(2006) MALTEMPI, Marcus Vinicius; ROSA, MaurícioThis paper presents the assessment as an aspect, sufficiently important for the education in general, that also it must be thought and be discuss in front of the Distance Education. Thus, from our experience as professors and having for context a course fulfilled totally at distance, we analyzed some interactions that occurred during the course, which was developed having as north the constructionist educational theory. We also used this theory to elaborate our ideas regarding the character of the evaluation front of a formative conception, in an environment of Distance Education, which valued all the types of interaction. Then, we united the Constructionism with the Formative Evaluation, which aims to perfect the learning process of the pupil instead of measure what this learned.
- ItemA biblioteca escolar no contexto da educação em tempo integral(2019) PEREIRA, Raimundo Solano Lira; COLARES, Anselmo AlencarEste artigo apresenta dados de uma pesquisa sobre biblioteca escolar no município de Santarém/PA, especificamente sobre os estudos recentes acerca da biblioteca escolar e o lugar que ocupa no Projeto Político-Pedagógico de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral, considerando que este documento exemplifica e materializa a expressão de valores transmitidos para as comunidades interna e externa, a formação humana pretendida pela escola e os objetivos e metas que se almejam atingir quando da utilização de recursos e métodos adotados para a mobilização de esforços da escola. Os dados decorrem de pesquisa documental e bibliográfica e de consulta ao banco de dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/Ufopa). Serão apresentados, num primeiro momento, aspectos conceituais da educação integral e da escola de tempo integral, destacando pressupostos teóricos e referências sobre o assunto no Brasil; e citados alguns estudos locais acerca da experiência no município de Santarém/PA, bem como destacada a configuração da jornada escolar em quatro países europeus: Alemanha, Dinamarca, Itália e Grécia, com base em artigos de Miguel Pereyra, publicados em 1992 e 2005 (apud MAURÍCIO, 2014); num segundo momento, com base em dados do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) colhidos em Santarém/PA e em estudos locais acerca da educação integral, será feita a contextualização da escola pesquisada e descrito como a biblioteca foi prevista no Projeto (2014 a 2017).
- ItemA brincadeira de papéis na educação infantil: atividade objetivada a partir da organização de espaços e da inserção de novos temas(2018) GOBBO, Gislaine Rossler Rodrigues; FERREIRA, Lucinéia Aparecida AlvesThe role play in the Cultural Historical perspective is a highly evolved form of play. In it the child reconstitutes social activity and tries to represent it, reproducing the concrete activity of people in their relationships and diversity. Therefore, the themes of the games can be varied and changeable depending on the objective situations in which the child participates. As a dominant activity of the preschool age, role play can foster children's psychic development. Thus, the objective of this study is to investigate the influence of organized spaces and the insertion of new themes in social role play. Method: 25 children from four to five years of age participated in the Municipal Infantile Education of the city of Bauru- SP. The observational and descriptive analysis was adopted. Results: The data generated by graphs 1 and 2 and tables 1, 2, 3 demonstrate, above all, that the theme and the argument of the play enabled an advance in the levels of development of role play after the study of the theme and performance of roles in spaces.
- ItemA brincadeira de papéis na educação infantil: atividade objetivada a partir da organização de espaços e da inserção de novos temas(2018) GOBBO, Gislaine Rossler Rodrigues; FERREIRA, Lucinéia Aparecida AlvesComo atividade dominante da Idade pré-escolar, a brincadeira de papéis pode propiciar o desenvolvimento psíquico infantil. Assim, o objetivo deste estudo é investigar a influência dos espaços organizados e inserção de novos temas nas brincadeiras de papéis sociais