Trabalho Necessário
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Trabalho Necessário é uma publicação de periodicidade quadrimestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publica resultados de pesquisas e estudos sobre mundo do trabalho, formação humana e relações históricas entre trabalho e educação. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas.
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- ItemA distopia do mérito: desigualdades escolares no ensino médio brasileiro analisadas a partir do enem(2021) SILVA, CássioPelo menos desde o final do século XVIII, há uma grande expectativa projetada sobre o potencial da educação pública para fomentar a igualdade de oportunidades entre as diferentes classes sociais de sociedades capitalistas (LOPES, 2008). No entanto, essa tendência não é percebida em muitos países onde o capitalismo se desenvolveu de forma periférica e dependente. Um dos principais impedimentos para a consolidação desse ideal, oriundo da filosofia burguesa do liberalismo, é a influência das desigualdades de origem social sobre as desigualdades educacionais (FRIGOTTO, 2010).
- ItemA exposição de motivos da lei nº 4.244 de 9 de abril de 1942 Gustavo Capanema – Ministro da educação e saúde(2021) CIAVATTA, MariaAo manter na Revista Trabalho Necessário um espaço para Memória e Documentos, os editores assumem um fato primordial da vida humana, que é a memória que permite a projeção do futuro. São fundamentais os processos de preservação da memória e sua transmissão às novas gerações como legado de uma visão ampliada do presente sobre as experiências do passado. O antropólogo Gilberto Velho3 articula memória e projeto. A memória é fragmentada, e o sentido de identidade do indivíduo depende, em parte, da organização desses fragmentos. O projeto, expresso através de conceitos, palavras, categorias, seria um instrumento básico de organização desses fragmentos e de negociação da realidade com outros atores sociais, individuais ou coletivos
- ItemA pedagogia do capital no programa adolescente aprendiz da fundação bradesco (2013-2018)(2021) FERREIRA, Sânia Nayara da CostaA dissertação teve como objetivo evidenciar o sentido e a especificidade da educação profissional na Fundação Bradesco a partir da Lei da Aprendizagem, que se materializa na Fundação como Programa Adolescente Aprendiz, implementado no ano de 2004, em parceria com o Banco Bradesco, com o objetivo de oferecer formação profissional para jovens de 14 a 24 anos de idade e “fomentar oportunidades de ingresso no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento do país” (FUNDAÇÃO BRADESCO, 2014, p.28).
- ItemA política de educação em tempo integral no ensino médio do estado do Acre e a atuação de institutos ligados ao setor empresarial(2021) EVANGELISTA, AndersonO constructo dissertativo que aqui é apresentado teve como objetivo analisar em ambiência focalizada, a mais recente reforma do ensino médio e o avanço da relação público-privado na educação. O objeto central da pesquisa é o Programa de Educação Integral e as Escolas Jovens de Ensino Médio em Tempo Integral (Lei nº 3.366 de 27 de dezembro de 2017) que estão sendo implementados no estado do Acre. Assim, o estudo problematizou de que forma têm se dado a atuação de institutos ligados ao setor empresarial no processo de implementação da política de educação em tempo integral no ensino médio do estado do Acre.
- ItemA relação entre movimento feminista e partidos políticos no brasil no contexto de acirramento da crise capitalista, 2008-2017(2021) PEREIRA, Célia Barbosa da SilvaEste estudo analisa como tem se expressado a relação entre movimentos feministas e partidos políticos de esquerda no Brasil, no período entre 2008 a 2017, contexto de acirramento da crise capitalista mundial. A partir de um estudo de caso sobre a forma como essa relação tem sido construída por três movimentos feministas de expressão nacional, quais sejam: a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMM), apontamos tendências contemporâneas apresentadas pelos movimentos feministas sobre suas relações políticas com os partidos de esquerda.
- ItemAno passado eu morri, mas esse ano eu não morro!(2021) TIRIBA, Lia; RODRIGUES, Maria Cristina Paulo; ANTUNES, José Luiz CordeiroEsta frase é parte da música Sujeito de Sorte, composta por Belchior no ano de 1976, num álbum chamado Alucinação – o que expressa bem os sentimentos que tomavam grande parte da sociedade brasileira naquele duro contexto da nossa história. Reproduzida pelo rapper paulistano Emicida, em 2019, numa das faixas do seu disco AmarElo2, antecipava, sem saber, o ano que viveríamos a seguir.A partir dela, então, é que iniciamos nossas reflexões neste primeiro número da Revista Trabalho Necessário do ano de 2021. E o fazemos porque a música traz em si, dialeticamente, uma denúncia e um anúncio: morremos em 2020. Mas não morreremos agora.
- ItemEducação de jovens e adultos da classe trabalhadora: história de luta e resistência frente à negação do direito(2021) RUMMERT, Sonia Maria; VENTURA, JaquelineEm outubro de 2021, um vídeo com jovens e adultos (em sua maioria mulheres) procurando por comida em um caminhão de lixo em Fortaleza chamou a atenção, nas redes sociais, sobre a situação de aprofundamento da desigualdade social e da ampliação da fome no país. Estima-se que hoje, vinte e cinco milhões de brasileiros não saibam o que, nem se irão comer. País, em virtude das políticas atualmente implementadas, sobretudo, pelo governo federal e traz para jovens e adultos da classe trabalhadora imensos desafios para existir e resistir.
- ItemEducação na contramão da democracia - a reforma do ensino médio no Brasil(2021) SILVA, Monica Ribeiro da; ARAÚJO, Ronaldo Marcos Lima deNo dia 22 de setembro de 2016, o então presidente Michel Temer encaminhou ao Congresso Nacional uma Medida Provisória, a MP 746/16, que dá início ao que passamos a chamar de reforma do ensino médio. Dentre as proposições estavam a divisão dos currículos em dois momentos distintos, um destinado à formação básica comum e outro subdividido em cinco itinerários formativos, dos quais cada estudante cursaria apenas um. Estava também definida a ampliação da carga horária da etapa para 1.400 horas anuais, a vinculação dos currículos ao documento ainda não existente de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a possibilidade de realização de parcerias com o setor privado com vistas à oferta do itinerário da formação técnica e profissional, a obrigatoriedade de apenas duas disciplinas – Língua Portuguesa e Matemática, dentre outras.
- ItemEducar o povo para consolidar a revolução: a contribuição de Samora Moisés Machel(2021) RUMMERT, Sonia Maria; VENTURA, JaquelineApresentamos a reprodução do Caderno Fazer da escola uma base para o povo tomar o poder, escrito por Samora Machel, publicado, inicialmente, em 1974 pelo Departamento de Informação e Propaganda da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido político fundado 1962, com o objetivo libertar Moçambique do domínio colonial português. Em 1979, o mesmo texto foi reeditado pelo Departamento de Trabalho Ideológico do Partido da Luta Armada pela Libertação Nacional da FRELIMO, na versão que ora trazemos aos leitores.
- ItemEm um mundo em colapso, os desafios das lutas feministas(2021) PEREIRA, Tatiana Dahmer; RODRIGUES, Maria Cristina PauloO presente número da Revista Trabalho Necessário que chega às suas mãos apresenta artigos, registros históricos e artísticos, entrevista e resenha, os quais circulam em torno de tema delicado e fundamental para a formação humana em nossa sociedade periférica ocidental: articulam conteúdos relacionados ao trabalho, às lutas feministas e estudos de gênero, raça e classe social no Brasil e na América Latina.Organizada em pleno ano em que se instala a pandemia mundial da Covid-19, com rebatimentos graves sobre as condições concretas de vida em nosso país fomentados pelas diretrizes de ação do governo federal, têm sido mulheres (especialmente as negras e indígenas) e segmentos mais pauperizados da classe trabalhadora que vivenciam os impactos mais perversos gerados não apenas pela doença, mas em função do agravamento da crise capitalista e dos caminhos governamentais adotados para o trato dessas questões.
- ItemEmbriões do poder popular? Um estudo comparado das experiências agrárias de trabalho e educação no Brasil e Venezuela(2021) DIAS, Vanessa GonçalvesEsta pesquisa se insere no debate sobre o projeto destrutivo do capital e as alternativas de trabalho, educação, cooperação e auto-organização do campesinato latino-americano. A pesquisa se desenvolveu em dois países: Brasil e Venezuela, em territórios rurais, onde foram acompanhadas duas experiências agrícolas nos Assentamentos Rurais da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Brasil e duas experiências nas Comunas Socialistas (CS), ligadas ao Movimento Comunero na República Bolivariana na Venezuela.
- Item“Mulheres dos escombros”: a condição das mulheres periféricas em tempos de catástrofes(2021) GONÇALVES, Scheilla NunesA pesquisa procura estabelecer nexos entre o atual aumento da violência sexista e os fundamentos constitutivos do patriarcado capitalista. Parte da compreensão do fenômeno histórico da caça às bruxas como crime fundador das particularidades do patriarcado na modernidade e objetiva contribuir para uma crítica da lógica destrutiva da abstração real própria da sociedade produtora de mercadorias que subjuga o concreto-sensível e forja o “progresso” através das promessas de uma ciência universal dominadora e androcêntrica.
- ItemNa minha terra gira o sol, também gira a lua: ô, que tempo é esse, meu deus?(2021) TIRIBA, Lia; RODRIGUES, Maria Cristina Paulo; ANTUNES, José Luiz CordeiroNo momento que este editorial está sendo escrito, quase quinhentos mil brasileiros/as negros/as, indígenas, brancos, quase-brancos (como diria Caetano), quilombolas, ribeirinhos/as, mulheres, de mil e uma cores, com seus sonhos e desejos pulsantes, tiveram suas vidas ameaçada e ceifadas. Pela covid-19, mas também pela impossibilidade de atendimento para inúmeras outras doenças, consequência do descaso com a saúde pública e com o SUS.
- ItemOpressores, oprimidos e contradições entre trabalho e capital(2021) TIRIBA, Lia; RODRIGUES, Maria Cristina Paulo; ANTUNES, José Luiz CordeiroPublicado pela primeira vez no ano de 1970, o livro Pedagogia do Oprimido[1] é um convite para que as pessoas do povo, ou seja, para que mulheres e homens trabalhadores e seus filhos rompam com a cultura do silêncio. Freire indica a educação bancária como elemento de manipulação, de invasão cultural e, portanto, instrumento da opressão de uma classe sobre outra. Considerando a existência de relação dialógica entre opressor e oprimido, para os primeiros, o “que vale é ter mais e cada vez mais”; assim “ser, para eles, é ter, ter como classe que tem” - questão esta que implica para os oprimidos ter menos ou nada ter. (FREIRE, 1974, p. 49). Em Educação como prática da liberdade[2], publicado em 1967, advertia que “não há educação fora da sociedade humana e não há homem no vazio” (FREIRE, 1970, p. 45); daí, ser a busca de um homem-sujeito que é parte integrante de uma sociedade igualitária, que também é sujeito. É essa sociedade que queremos construir! [1] FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974. [2] FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.
- Item"Quem manda na escola pública?” os projetos educacionais em disputa no município de Nova Iguaçu – RJ entre 1964 e 1988(2021) LOBO, Lidiane BarrosO presente trabalho tem por objetivo apresentar os impactos das políticas educacionais do regime empresarial militar brasileiro, entre os anos de 1964 e 1988, no cenário educacional do município de Nova Iguaçu - RJ. Utilizando o referencial materialista histórico dialético, pretendemos mostrar a materialidade das ações implementadas no território no período abordado, tendo como foco as políticas governamentais e os projetos desenvolvidos a partir da organização dos movimentos populares.
- ItemTrabalhadoras do Brasil, uni-vos: a central única dos trabalhadores (CUT) - Uma história escrita sob uma perspectiva de gênero(2021) BORGES, Priscila MoreiraEsta dissertação foi defendida em 2018 e analisou as relações de gênero na trajetória da Central Única dos Trabalhadores (CUT) entre os anos de 1983 e 2010. A preocupação desta pesquisa foi avaliar no mundo sindical de que forma a desigualdade também estava nos organismos de poder da instituição. A partir desse contexto analisou-se sobretudo a implantação de uma política de gênero em seu interior (inserção nas diretorias; instâncias internas de organização das mulheres; políticas de promoção de participação feminina). Apesar de inúmeros esforços como políticas de cotas para as diretorias, o poder sindical ainda se mantem extremamente masculino. A escolha da CUT foi por esta ser a maior central sindical do país e a pioneira nas discussões de gênero. Utilizou-se como metodologia a análise documental das resoluções do Congressos Nacionais da CUT (CONCUT) e a revisão bibliográfica de marcos teóricos como a divisão sexual do trabalho, representação política e organização sindical.