Travessias
URI Permanente para esta coleção
Travessias é uma publicação do Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto tem como objetivo divulgar pesquisas e estudos de professores e alunos pesquisadores ligados à educação, cultura, linguagem e arte, aos pesquisadores que pesquisam sobre essas temáticas sob as formas de artigos, ensaios, imagens e sons, documentos e fontes, resenhas, traduções e criação literária.
Descrição
Navegar
Navegando Travessias por Classificação "Nível metodológico"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da escola como local ideal para a formação e ascensão social dos sujeitos na Amazônia Sul Ocidental(2019) PIRES, Pierre André GarciaO presente trabalho tem como objetivo descrever um estudo sobre a trajetória da história de vida dos acadêmicos do curso Pedagogia da Universidade Federal do Acre/UFAC, polo município de Feijó, no estado do Acre. A proposta parte da necessidade dos acadêmicos do curso de Pedagogia do Programa de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR concluírem seu curso com a apresentação do trabalho de conclusão de curso-TCC. Diante disso, foram traçados, também, os seguintes objetivos específicos: (I) identificar as formas de contribuição da escola para a formação do sujeito e (II) analisar o processo de ascensão social por meio da escola. Este trabalho traz uma reflexão acerca da prática docente, dessa forma, abrindo caminho para que outros profissionais vejam a importância dessa metodologia. Assim, tal análise reflexiva discute: (i) trajetória de formação escolar, (ii) inserção na docência, (iii) experiências e prática na docência e (iv) processo de desenvolvimento profissional, possibilitando a construção de um profissional capaz de lidar com as dificuldades existentes na área educacional. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho consiste na pesquisa qualitativa construída a partir dos relatos autobiográficos dos sujeitos. Diante disso, neste estudo são apresentados reflexões, discussões e “desabafos” sobre as histórias de vidas dos autores, confirmando a importância da escola como fator decisivo e emancipatório para a formação e ascensão social dos sujeitos. Para empreender tal reflexão, temos como aporte teórico: Chizzotti (2005); Josso (2004); Rodrigues e Gabriel (2003); Vasconcelos (2003); Pimenta (2007); Ludke e Boing (2004); Veiga (2010); Imbernón (2016).
- ItemA queda de Númenor: o Dilúvio na mitologia tolkieniana(2019) OLIVEIRA, Isabela Brito; MARQUES, Eduardo Marks deO presente artigo tem como objetivo analisar a ocorrência do mitema do Dilúvio Universal na narrativa mitológica de J. R. R. Tolkien. A análise tem por base a utilização da definição de mitema a partir da perspectiva estruturalista de Claude Lévi-Strauss, assim como dos aspectos que compõem o mitema do Dilúvio Universal. Também são utilizadas as narrativas sobre dilúvios presentes na Epopeia de Atrahasis, na Epopeia de Gilgamesh e no primeiro livro da Bíblia, Gênesis, como exemplo de como este mitema se apresenta na literatura. Nosso objeto de estudo é a quarta seção do livro O Silmarillion ([1977] 2011), Akallabêth, que narra os acontecimentos que levaram o Ser Superior da mitologia tolkieniana, Eru Ilúvatar, a invocar as forças das águas para causar a destruição da ilha de Númenor e de seus habitantes. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica de trabalhos sobre mitos, mitemas, narrativas de dilúvios, mitologia tolkieniana e biografias sobre J. R. R. Tolkien. Após a análise realizada, concluímos que a maneira com que o autor faz uso do mitema do Dilúvio Universal em sua mitologia difere do que fazem os autores dos textos que utilizamos como exemplo tanto em estrutura como em conteúdo.
- ItemAnálise de propostas do ensino de poesia no livro didático Português Linguagens(2019) SILVA, Rubens Martins da; TESTA, Eliane CristinaO Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) estabelece que o livro didático deve apresentar conteúdos para o ensino de poesia. Nesse sentido, este artigo analisa o modo como o livro Português linguagens, 6º ano, de Cereja e Magalhães (2015), apresenta propostas de atividades destinadas ao ensino de poesia na escola. A reflexão a respeito dessa temática se ancora na seguinte problematização: será que este livro, adotado por uma escola pública estadual da cidade de Araguaína-TO, de fato, apresenta sugestões de atividades por meio de textos que efetivem o letramento literário? Será que os textos poéticos contidos neste livro são, de fato, utilizados exclusivamente para o estudo das normas gramaticais, inclusive com ênfase na gramática contextualizada? A base teórica utilizada nesta análise foi composta por reflexões acerca do ensino literário de Antunes (2003), Jouve (2012), Kleiman (2012), Lajolo (2001) e Trevisan (1993). Além destes autores, seguiu os pressupostos estabelecidos pelo PNLD (BRASIL, 2016). Sob o critério da metodologia qualitativa, o livro em questão foi percebido como um material indispensável para a formação do aluno, além de ser um instrumento de orientação e de planejamento do professor. Ao analisar esse manual, verificamos que o ensino de poesia ainda se dá de maneira tradicional, considerando, em maior amplitude, os aspectos formais que os das vivências com o texto poético.
- ItemIdentidade sociais de gênero: mulheres nativas e não nativas em livros didáticos de inglês na visão de professores e professoras(2018) ARAÚJO, Jessica Martins de; FERREIRA, Aparecida de JesusEste trabalho traz resultados sobre a visão de docentes com relação à representação de mulheres nativas e não-nativas no material didático utilizado por eles/as no curso que ministram aulas de Inglês. A pergunta respondida nesse artigo foi: como os/as professores/as entendem as intersecções entre identidade de gênero e falantes de Inglês no livro didático? Para isso, trazemos referenciais sobre Inglês como língua franca (JENKINS, 2014; GIMENEZ, 2015) e sobre identidade social de gênero interseccionada (SHIELDS, 2008; CRENSHAW, 1989) e identidade de gênero interseccionada com língua franca (ARAUJO, FERREIRA, 2018; CRENSHAW, 1994). A metodologia utilizada foi entrevista de grupo focal (GATTI, 2005; GONDIM, 2003) e análise de livro didático (FERREIRA, 2014; TÍLIO, 2010). Os resultados mostraram que as mulheres nativas aparecem mais vezes que as mulheres não nativas, as quais, por sua vez, aparecem menos vezes que os homens não nativos, indicando uma dupla falta de representação dessas mulheres, ou seja, no momento de intersecção da identidade não nativa dessa mulher, ela é mais uma vez, inferiorizada. Ainda foi possível constatar algumas pequenas diferenças entre as respostas dadas pelos professores e pela professora. Considerando as limitações dessa pesquisa, sugerimos outros trabalhos nesse sentido, a fim de contribuir com a área, pois pode-se considerar que ainda há lacunas de pesquisa dentro dessa temática, embora seja uma área de estudo em expansão.
- ItemInfância e história: a criança na modernidade e na contemporaneidade(2019) SANTOS, Juliara Dias dos; MOLINA, Adão AparecidoEste texto realiza uma discussão sobre a infância explicando como a criança foi percebida na história caracterizando o aparecimento da infância, por intermédio dos postulados de estudiosos como Philippe Ariès (1914-1984) e Neil Postman (1931-2003), ao seu atual desaparecimento, segundo esse último autor. O objetivo do estudo é mostrar que a infância é uma construção histórica que surgiu no século XVII, consolidando-se a partir Idade Moderna até o século XIX e está desaparecendo da contemporaneidade. Assim, o estudo retoma o contexto histórico para uma melhor compreensão da infância em cada período, nas visões dos autores supracitados, passando pelo criador dos Jardins de infância Friedrich Froebel (1782-1852), quando a concepção de infância está consolidada no século XIX. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, com enfoque crítico. Postman (1999) não fornece soluções para o problema do desaparecimento da infância na contemporaneidade, no entanto, realiza um interessante estudo dos motivos pelos quais a infância está sendo reprimida; motivos estes que são apresentados e discutidos no decorrer deste estudo.
- ItemLíngua, discurso e gênero: uma análise em contraponto(2018) CASSANA, Mônica FerreiraNeste artigo, procuramos compreender como o discurso dos sujeitos transexuais está sendo significado, atravessado por saberes que rompem com a lógica disjuntiva da língua, isto é, relaciono à impossibilidade de a língua tudo nomear. Nossa hipótese é de que esses sujeitos – seu corpo e seu discurso – estão submetidos a uma coerção de ordem ideológica, uma vez que estão submetidos às injunções de um discurso dominante, que conduz, historicamente, tais sujeitos à margem. Em uma tentativa de aproximação entre as teorias de gênero (BUTLER, 2015) e Análise de Discurso de linha francesa, fundamentada por Michel Pêcheux, sobretudo a partir de 1975, procuramos entender como o processo de identidade de gênero é discursivizado por esses sujeitos, através da análise de seu discurso. Como metodologia de análise, apresentaremos duas sequências discursivas que são formadas por discursos de sujeitos transexuais e que revelam a constituição da identidade de gênero, formando um gesto de resistência em relação ao discurso dominante que teima colocar esses sujeitos em um outro lugar. Como um efeito de conclusão, entendemos que, ainda que esse discurso esteja submetido à ideologia e mantenha o corpo do sujeito transexual relegado à margem da significação, tais sujeitos encontram meios – discursivos – de (res)significar seus corpos e sua condição identitária.
- ItemLiteratura, insularidades e sexílio no Caribe(2019) STOLL, Daniela SchrickteEste artigo apresentará uma relação entre a noção de sexílio (Manolo Guzmán) e os conceitos de arquipélago e rizoma (Glissant) e de literaturas menores (Deleuze e Guattari), tendo como enfoque o caso de Porto Rico. Serão abordados os sistemas linguísticos e literários em que se inserem (ou não) dois poemas do livro Invitación al Polvo (1991), obra póstuma do porto-riquenho Manuel Ramos Otero (1946-1990). O objetivo do artigo é perceber qual o papel da geografia insular caribenha e de sua história marcada pela colonização, pela crioulização e pela diáspora queer, na literatura de Ramos Otero, que enfoca questões de gênero e sexualidade. O autor precisou se exilar nos Estados Unidos, em 1968, em função de sua orientação sexual, o que caracteriza o conceito de sexílio. Tendo como metodologia a análise dos dois poemas, percebe-se que esse deslocamento entre culturas e identidades não se dá de maneira neutra: Ramos Otero, assim como tantos imigrantes, além dos sentimentos próprios da diáspora (nostalgia, perda, rompimento, desterritorialização, falta de pertencimento), sofre com a opressão, a segregação étnico-racial e o preconceito. Conclui-se que, associado ao preconceito de raça, etnia e língua, os exilados por motivos de identidade de gênero ou orientação sexual sofrem ainda preconceito de gênero e sexualidade. Além disso, a conclusão deste artigo é também uma proposta de que o duplo deslocamento (geográfico e queer) seja ressignificado através do conceito de pensamento de arquipélago, trabalhado por Glissant (2005), em oposição à universalidade do sujeito único (ilha).
- ItemO professor de matemática e a artista de circo(2022) TELES, Adriana da Costa
- ItemO Queer veste a sua obra: a mediação social do corpo destoante e a dimensão de artisticidade de suas extensões na contemporaneidade(2019) CAMPOS, Baga de Bagaceira Souza; CIDREIRA, Renata PitomboCom este ensaio, pretendemos descrever os argumentos que contornam a relação das vestimentas com a arte no objetivo de sensibilizar a relação estabelecida com a obra criada e produzida pelo indivíduo, então denominado, queer. Utilizamos o conceito queer aquém do que é entendido, no uso das roupas, como peças ditas masculinas ou femininas, e projetamo-nos numa configuração que tenta pensar o estranhamento sobre o ato de vestir de forma desobediente e que dá sustentação teórica à proposta aqui trabalhada na interação entre o fazer artístico das vestes e o social. A metodologia aplicada neste trabalho é orientada sobre os estudos que envolvem a dimensão sensível que as extensões de pele provocam e fazem sentir e as intersecções com as suas execuções mediatizadas, de recepção e artísticas. Os resultados, ainda que preliminares, são potentes ao nos permitirem refletir sobre o papel da composição da aparência no campo da artisticidade e enquanto afirmação da roupa como obra que reveste o corpo.