Navegando por Autor "BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA cultura do aprender e seus artefatos na contemporaneidade(2019) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEsta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui seis artigos científicos que refletem preocupações e caminhos percorridos por praticantes da comunidade brasileira de informática na educação. As contribuições deste volume foram escritas por autores originários de quatro regiões do Brasil (CO, N, NE, S), Distrito Federal e quatro estados da federação (Pará, Bahia, Goiás e Paraná)
- ItemA tecnologia nos bastidores e a educação como protagonista(2015) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEm seu volume 3, número 1, de 2015, a revista inclui cinco artigos científicos, dois resumos estendidos de teses de doutorado e um resumo de livro. Entre os artigos, três são versões estendidas de artigos das edições de 2015 do CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação), provenientes dos melhores trabalhos do WIE (Workshop de Informática na Escola), submetidos, revisados e avaliados pelo Comitê Científico da revista. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de cinco estados diferentes da federação (AL, PB, PR, RS, SP) e da Colômbia.
- ItemAlan Turing tinha pensamento computacional? Reflexões sobre um campo em construção(2017) VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flavia Linhalis, D´ABREU, João Vilhete Viegas; AMIEL, Tel; BARANAUSKAS, Maria Cecília CalaniA expressão pensamento computacional, amplamente usada nos últimos anos, reaviva um antigo debate em torno da importância de trazer práticas da ciência da computação para a educação. A partir da análise de um conjunto de estudos e de currículos procuramos: (i) mostrar algumas relações entre “pensamento computacional” e “pensamento algébrico” e (ii) refletir sobre possíveis impactos educacionais, sociais e econômicos desse crescente movimento. Nosso objetivo é contribuir para uma discussão fundamentada sobre o tema, considerando que, no contexto atual, existem questões econômicas e geopolíticas que resultam em diferentes metas para a educação.
- ItemDesafios e possibilidades da interação tangível móvel no contexto da educação de crianças autistas(2015) BRAGA, Kim Pontes; BARANAUSKAS, Maria Cecília CalaniPesquisas recentes têm explorado o uso de tecnologias computacionais de interação tangível no tratamento de crianças com autismo. Ao mesmo tempo, as tecnologias que promovem este tipo de interação são geralmente configurações complexas de dispositivos físicos, o que representa uma barreira para sua ampla utilização. Esta pesquisa investiga o uso de Tablets para se criar um sistema com interface tangível móvel que supere esta barreira.
- ItemEdição temática celebrando o centenário de nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021)(2021) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEsta edição resulta do fluxo de submissões ao número especial Celebrando o Centenário de Nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021), o Patrono da Educação Brasileira. Nesta edição especial, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, divulga trabalhos de pesquisa e experiências práticas usando tecnologias digitais que foram inspiradas na filosofia e nas ideias de Paulo Freire.
- ItemEdição temática sobre aprendizagem criativa(2019) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoA revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento é uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 6 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência. Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate – a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares - sobre o estado atual, os avanços e as tendências em tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e não formais em nossa sociedade.
- ItemEdição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica(2020) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoA revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimentoé uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 7 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência. Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate –a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares -sobre o estado atual, os avanços e as tendências futuras de tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e nãoformais em nossa sociedade.A revista é voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos por meio da promoção do acesso livre à informação. Alinhada aos meios contemporâneos de construção, difusão e compartilhamento de conhecimento, a revista é veiculadae gerenciada pelo sistema SEER/OJS1instalado nos servidores do NIED. A propriedade Intelectual do conteúdo nela veiculado está oferecido sob Licença Creative Commons (CC-BY)2.Esta edição resulta do fluxo de submissões ao número especial na temática Educação Makere Robótica Pedagógicae inclui artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui 12 trabalhos assim distribuídos: cinco artigos científicos, quatro relatos de experiência, e três resumos estendidos de teses de doutorado e dissertação de mestrado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de seis diferentes estados da federação (AL, GO, PR, RJ, RS, SP). Os trabalhos envolvem a temática especial, situada em vários níveis de educação (fundamental I e II, ensino médio, ensino técnico e formação de professores) todos em espaços educativos formais.
- ItemEdição temática sobre pensamento computacional(2017) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEsta edição inaugura o volume temático “Pensamento Computacional” aberto ao fluxo regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos e resumos estendidos de teses e dissertações. A seção “relato de experiências” foi criada para acomodar naturalmente trabalhos sobre um tema ainda muito novo, tanto do ponto de vista teórico, quanto das pesquisas empíricas; muitos dos artigos recebidos para este número tinham uma estrutura narrativa desse gênero que achamos importante considerar e divulgar. Em seu volume temático, a revista inclui quatro artigos científicos, além de dois artigos científicos convidados, três relatos de experiência no tema e um resumo estendido de dissertação de mestrado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de Informática na Educação, originários de cinco estados diferentes da federação (MG, RJ, RS, SC, SP), e por um autor convidado da Universidade de Oxford.
- ItemInformática na educação, valores e o educacionalmente desejável(2020) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEsta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, arevista inclui 11 trabalhos assim distribuídos: seis artigos científicos, quatro relatos de experiência, e um resumo estendido de tese de doutorado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de seis diferentes estados da federação (MS, PR, RJ, RS, SE, SP), além de um de Portugal. Os trabalhos envolvem questões da informática na educação em seus vários níveis (Fundamental I e Fundamental II, ensino médio e ensino superior, extensão universitária) e espaços educativosformais e não formais.
- ItemLetramentos e mediação da tecnologia digital(2021) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEsta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui 05 trabalhos assim distribuídos: três artigos científicos e dois relatos de experiência. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de cinco diferentes estados da federação (PR, RN, RO, RS, SP). Os trabalhos envolvem questões da informática na educação nos três níveis (Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio) e nos espaços educativos formais e não formais.
- ItemNIED 30 anos(2013) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEm sua primeira edição, a revista tem um caráter especial, uma vez que surge no ano em que o NIED completa 30 anos de atuação intensa na área de Informática na Educação. Este lançamento, portanto, consolida as contribuições do NIED no âmbito da difusão de conhecimento sobre as relações entre a educação, a sociedade e a tecnologia, por meio de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e metodologias de forma integrada às demandas da sociedade.
- ItemO informal, o formal e o técnico na cultura da informática na educação(2018) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEsta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, e resumos estendidos de teses e dissertações. A seção “relato de experiências”, inaugurada no último número da revista para acomodar naturalmente trabalhos que têm uma estrutura narrativa desse gênero, foi mantida também neste número. Neste volume, a revista inclui três artigos científicos, três relatos de experiência, e um resumo estendido de tese de doutorado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de cinco diferentes estados da federação (CE, DF, MG, SE, SP).
- ItemTecnologia ubíqua e a escola à altura de seu tempo(2014) BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José ArmandoEsta edição efetivamente inaugura o fluxo regular de submissões, avaliações e revisões de trabalhos, uma vez que a publicação anterior da revista contou apenas com artigos científicos escritos por autores de prestígio nas comunidades brasileira e internacional, convidados para aquele número inaugural. Em seu volume 2, número 1, de 2014, a revista reúne, entre suas contribuições, versões estendidas de artigos do CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação) das edições de 2013 e 2014, submetidos, revisados e avaliados pelo Comitê Científico da revista.