Navegando por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 10944
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item10 (anti-) teses sobre cultura popular(2010) BURNETT, Henry
- Item10 anos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios(2018) GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; VITTA, Fabiana Cristina FrigieriO dossiê “10 anos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em debate: trajetória, limites e desafios” objetiva apresentar e problematizar aspectos relacionados à trajetória, limites e desafios engendrados pela PNEEPEI, no que diz respeito aos referenciais históricos e políticos, à constituição de redes de apoio para a efetivação da educação inclusiva no Brasil, à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva, ao mapeamento e avaliação das formas de organização e operacionalização de sistemas educacionais inclusivos e às práticas pedagógicas inclusivas constituídas nos diferentes contextos educacionais.
- Item100 anos da revista Pedagogium e a pesquisa em História da Educação(2022) NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do; PADILHA, Maria Auxiliadora SoaresProduzido no contexto da celebração dos 100 anos da criação da revista Pedagogium da Associação de Professores do Rio Grande do Norte, este trabalho foi construído com o intuito de apresentar o impresso como fonte e objeto para a História da Educação. A Pedagogium foi publicada pela primeira vez em julho de 1921, com o objetivo de contribuir para a formação dos professores e fortalecimento do magistério. Para este estudo, adotamos como fontes os números do impresso disponíveis no Repositório de História e Memória da Educação (RHISME/UFRN) e os jornais natalenses disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira. Nosso aporte teórico é constituído, especialmente, das contribuições de Ribeiro (2003, 2020), Certeau (1982), Zicman (1985) e Bastos (2015). Construímos nosso trabalho a partir da análise do impresso em suas três fases, buscando compreender os elementos que a caracterizavam, sobretudo acerca da sua materialidade e das temáticas contempladas. Compreendemos a revista como um lugar de memória (NORA, 1993) e destacamos suas potencialidades para o campo da História da Educação, sobretudo pela circulação de ideias pedagógicas que ela possibilitava e pelos diversos intelectuais envolvidos no processo de sua construção.
- Item15 anos da educação especial no município de Caarapó: construindo práticas pedagógicas inclusivas(2019) GELLER, Léa; GONÇALVES, Marli da Costa; LIMA, Luciene Barbosa VitorO presente estudo busca retratar a história da construção da educação especial no município de Caarapó-MS, contemplando as mudanças ocorridas, contando um pouco da trajetória e as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEDE) de Caarapó-MS, enfatizando as vivências, as experiências e as práticas desenvolvidas por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que ocorreram na linha de tempo de 2003 a 2018, concentrando-se no processo de evolução por que passou o AEE para transcender as vivências segregacionistas, integracionistas, partindo para a concepção da educação especial na perspectiva inclusiva.
- Item15 anos de HISTEDBR(2001) ALVES, Gilberto Luiz
- Item15 anos do HISTEDBR: histórico e situação atual(2001) SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei
- Item15 anos pensando a Educação Escolar em Ibero-América(2020) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson SantosPassados 15 anos da assinatura do Convênio de Colaboração Acadêmica entre a UNESP – através da sua Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara – e Universidade de Alcalá de Henares – através do Departamento de Ciências da Educação –, celebra-se aqui a constituição de um grupo de investigadores que vêm se dedicando a pensar, escrever, analisar e propor iniciativas para a Educação Escolar no território ibero-americano.
- Item1850 e 2012, da exclusão ao direito: documentos antagônicos e a educação escolar quilombola no Brasil(2019) SILVA, Márcio AntônioNeste artigo descrevemos uma comparação antagônica de dois documentos do período imperial brasileiro (1850 e 1854) com um documento recente da república brasileira (2012). O documento de 1850 é a Lei de número 601, conhecida como Lei de Terras, enquanto o documento de 1854 é o Decreto 1331 que regulamenta a educação no município da Corte, também conhecido como Reforma Couto Ferraz. O documento de 2012 é a Resolução de número 08 do Conselho Nacional de Educação sobre as Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola. Por meio de análise documental, buscamos refletir sobre os contrapontos entre o período colonial e o período democrático. Tais documentos, quando assinados pelo Imperador mostram a exclusão desses povos, enquanto a inclusão é feita em outro documento assinado por um presidente da república. Concluímos que a exclusão dos integrantes dos quilombos, por via oficial no século XIX, sofreu profundas alterações quando se compara com os direitos conquistados no século XXI, mas que em muitos pontos ainda permanece uma realidade de dificuldades no campo da educação, da terra e do racismo.
- Item1968: revolução ainda que inacabada(2008) Comitê editorialMundo afora, na televisão, no cinema, na academia, celebra-se o quadragésimo aniversário da revolta internacional dos estudantes em 1968: imagens, debates, seções de jornais, livros trazem a memória do ano em que "a juventude agitada", nas palavras que ab
- Item1975: año de la orientalidad. El cuerpo /moral en el proceso de reorganizacion nacional(2007) GODAY, Martina BailonThis paper is situated in the historical context of the so-called National Reorganisation Process developed during the last civic-military dictatorship in Uruguay (1973-1985). Together with the ritualisation and celebration of the "Year of Orientality" in
- Item20 anos de produção científica sobre o SARESP (1996-2016): reflexões acerca dos desdobramentos na prática docente e da privatização(2018) TORREZAN, Hayla Emanuelle; BERTAGNA, Regiane Helena; NAKAMURA, Henrique KendiNeste trabalho, socializamos os resultados da produção científica brasileira (dissertações e teses) sobre o SARESP (1996-2016), além das possíveis relações entre esta avaliação e as formas de privatização que permeiam o cenário educacional.
- Item30 anos da gratuidade nas universidades públicas paranaenses: avanços e desafios(2022) SILVA, João Carlos da; SZEUCZUK, AndersonO presente artigo tem por intento abordar a história da gratuidade do ensino superior público, no Estado do Paraná, no período entre 1987-2017, em um contexto de redemocratização da sociedade brasileira. A universidade no Brasil, instituída tardiamente, foi consolidada a partir de inúmeros enfrentamentos entre a comunidade acadêmica e o Estado. A questão da gratuidade, nesse contexto, foi resultado da mobilização de estudantes, professores e funcionários, culminando no fim da cobrança de mensalidades nas IES do Paraná em 1987. Em nível nacional, o capítulo da educação, na Constituição Federal de 1988 e seus desdobramentos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, foram marcos basilares nesse processo. Compreender a importância dessas instituições e a luta pela gratuidade são aspectos significativos, momento em que a ofensiva conservadora e privatizante constitui ameaças permanentes que pairam sobre as Instituições de Ensino Superior (IES), a partir de cortes de recursos concomitantemente aos interesses do mercado. A universidade pública é uma instituição central na sociedade brasileira, como espaço de inclusão daqueles setores que necessitam da busca pelo conhecimento muitas vezes como única possibilidade de conquistar sua cidadania. Um dos principais desafios na atualidade é manter as conquistas alcançadas ao longo das últimas décadas, dentre elas, a gratuidade.
- Item30 anos de Educação & Sociedade(2008) Comitê editorialA pretensão da ciência de arrefecer o cansaço humano, tanto físico quanto mental, foi magistralmente exposta na famosa peça de Brecht intitulada A vida de Galileu. O inconformismo do cientista italiano diante da justificativa religiosa da inevitável repro
- Item50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio(2017) CUNHA, Carolina Rodrigues; FORTUNATO, IvanEste trabalho é o relato de uma conversa sobre Célestin Freinet que os autores tiveram com a professora Rosa Maria Whitaker Sampaio, uma das pioneiras a trabalhar com a Pedagogia Freinet no Brasil e uma de suas maiores defensoras. T
- ItemA "experiência de si" em um processo avaliativo de estágio docente no campo da educação matemática(2005) KNIJIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Cláudio José deThe purpose of this paper is to discuss a process in which the self's experience, produced by Teacher Training Course students at Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) is set up. The research data consist of the students' narratives when they evaluated their period as trainees, in which they had a pedagogical experience from an Ethnomathematics' perspective. The analytic tools that support the work come from the poststructuralist theorizations of Michel Foucault, especially those related to his studies on the technologies of self, and from Jorge Larrosa's contributions to this topic. The discussion of the data showed that, when the students were encouraged to tell about themselves, to evaluate themselves and reflect on their pedagogical practices, they produced their own ways of being a teacher, learning a new grammar for their self-interpretation and to interrogate the other. This grammar tells about the importance for the teachers to like mathematics and make her students like it too, about the relevance of making the mathematics lessons more pleasant and pleasurable, and that a good teacher is the one who reflects about her own practice.
- ItemA "História Oral" e a utilização do vídeo: o relato de experiência(2002) LIMA, SandraThis article reports a fieldwork experience in which a portable recorder and a video camera were used in the data collection of oral reports, aiming at reconstructing the history of a craftsmen community in the Pernambuco state. The rationale of this research is twofold: the construction of socio-historical documents and the making of a video to spread the results achieved. The objective of this article is to demonstrate the scientific viability for the use of a video camera in two different perspectives and the ways difficulties related to this specific type of research were solved.
- ItemA "leitura literária" e a outra nas vozes do currículo e dos programas(2005) BRAMCO, Antônio
- ItemA "perigosa" idéia de Darwin(2009) CURI, Luciano Marcos
- ItemA (auto)avaliação das escolas: “virtudes” e “efeitos colaterais”(2009) SA, VirgínioOver the last two decades, in very different socio-political contexts, first in central countries, then in semi-peripheral and peripheral countries, the evaluative agenda, in its different configurations and domains of influence, has come to assume an enormous centrality. In the case of Portugal, the recent changes in the legislative framework that frame our schools and their professionals, with emphasis on the new status of the teaching career in non-higher education and the "indexation" of the much talked about autonomy contracts prior to the existence of self-evaluation processes and external evaluation, catapulted this issue to the front pages of the public agenda. The reasons for this (sudden) interest in issues of educational assessment in general, and institutional assessment in particular, are organized around a plurality of structuring axes affiliated with tensioned logics and rationalities, some more linked to concerns with control, others more in tune with an emancipatory agenda. In this text, we intend to discuss some of those logics and rationalities in tension, articulating them with the diversity of agents and agendas that evaluation can serve. More specifically, it seeks to highlight some of the "side effects" resulting from conceptions and evaluative practices that ignore, or despise, the assumption of the school as a "complex educational organization".
- ItemA (des)consideração de funcionários/as da educação básica nas produções científicas: uma discussão a partir do conceito de divisão social do trabalho.(2023) ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira; CRUZ SOBRINHO, SidineiAo constatar o relativo silenciamento da academia em relação a funcionários/as da educação básica pública, este texto objetiva problematizar o conceito de divisão social do trabalho, a partir da obra de Karl Marx, para discutir sujeitos/as, papéis e lugares no cotidiano laboral da educação básica. Demonstra-se empiricamente a escassa produção científica com discussões sobre funcionários/as da educação básica, num corpus de pesquisa teórica combinado com revisão bibliográfica de levantamentos realizados na SciELO – Scientific Electronic Library Online e nos Anais dos Simpósios da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE. O caráter periférico ou alegórico que funcionários/as representam na maioria dos textos permite inferir que o tema não exerce centralidade em parte da produção científica. Concluímos com uma provocação: estaria o conceito de divisão social do trabalho reverberando na produção científica quando dedicada aos estudos sobre o trabalho na educação básica?