Edubase
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Edubase por ODS "ODS 4. Educação de qualidade"
Agora exibindo 1 - 20 de 115
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA atuação e a formação de professores em sociedades conectadas: profissionais da rede municipal de ensino em Passo Fundo – RS(2023) RIZZARDA, Angélica Dalla; BATTISTI, SabrinaO viés deste estudo volta-se para a atuação de professores e a sua prática pedagógica. Considerando este contexto, tem-se em pauta como objetivo principal: analisar, através de uma pesquisa quantitativa, em que medida os professores se sentem preparados para atuar em sala de aula, uma vez que tal preparo deve se iniciar na graduação e ser contínuo ao longo de suas carreiras, inclusive nas instituições onde atuam. Desta forma, segue-se uma pesquisa aplicada quanto à natureza da prática pedagógica. No que se refere ao objetivo explorado, é uma pesquisa exploratória, com características quali-quantitativas. Para além desta pesquisa de campo, foram utilizados os seguintes autores para a fundamentação teórica: Dewey (1952 e 1959), Demo (1996), Gatti (2011), Giddens (2002) e Lévy (1992 e 1999). A pesquisa foi realizada no município de Passo Fundo–RS, com professores das séries finais do Ensino Fundamental I – quarto e quinto ano, respectivamente. Os resultados obtidos trazem um alerta em relação a essa preparação, haja vista indicarem a necessidade de mais formações voltadas às metodologias ativas e envoltas de tecnologia, para que o aprendizado seja significativo e condizente com a realidade da sociedade do século XXI.
- ItemA Banda União: uma construção musical comunitária(2021) CRUZ, Fernando Vieira daO presente artigo discute a construção histórica identitária das bandas de música brasileiras. Como recorte de corrente pesquisa de doutorado, o caso específico aqui apresentado é o da Corporação Musical União dos Artistas, fundada em 1912 na cidade de Itu no interior Paulista. O trabalho de campo foi realizado a partir de observações de ensaios e apresentações, revisão bibliográfica de publicações sobre a banda, notícias de sites e da imprensa local da região da cidade de Itu/SP. Para contextualizar o caso estudado, também foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as bandas de música brasileiras. Processos similares foram observados e colocados em diálogos entre o estudo de caso e a bibliografia. Assim, observamos a construção identitária das bandas dadas em múltiplos processos de interações com diferentes segmentos da sociedade, destacando: o senso de pertencimento com as comunidades e com os espaços públicos/coletivos; a diversidade de situações de performance; a interação com os costumes dos campos religioso, político, militar e do entretenimento; as relações de aceitação e resistência às novas tecnologias de comunicação; e também o diálogo com o campo educacional. Em todos esses processos, pudemos verificar que o repertório musical cumpre diferentes e fundamentais papeis motivadores, condutores ou resultantes dos mesmos. Logo, entendemos que o desenvolvimento identitário histórico das bandas ocorre atrelado ao desenvolvimento do seu repertório musical, sobretudo por sua diversidade.
- ItemA climatologia escolar pela óptica de Aroldo de Azevedo nos livros didáticos O Mundo em que vivemos (1967) e Terra brasileira (1968)(2023) MELLO, Bruno Falararo de; PEZZATO, João PedroAroldo de Azevedo foi um importante autor brasileiro de livros didáticos de Geografia. Sua produção bibliográfica se deu entre as décadas de 1930 e 1970 e suas obras didáticas influenciaram gerações de alunos e professores. Neste artigo, apresenta-se uma leitura da climatologia escolar veiculada pelo professor Azevedo em dois livros didáticos de Geografia de sua autoria, os quais, embora distintos, são partes da mesma coleção. O autor apresenta uma climatologia bastante conceitual, com muitas imagens para ilustrar as informações contidas no texto. A despeito de alguns equívocos conceituais, nota-se esmero no tratamento das questões do clima. Duas tendências da climatologia enquanto ciência de referência se mesclam na explanação dos registros da Geografia escolar: de um lado, a climatologia estática, mais tradicional e de cunho separatista, e, de outro, a climatologia dinâmica, com algumas inovações no tratamento do clima, em que se busca compreender a gênese dos fenômenos atmosféricos. Entre essas duas diferentes epistemes, sobressai uma visão bastante sui generis do autor a respeito da climatologia escolar, em especial da tropicalidade brasileira.
- ItemA decoração do espaço escolar sob a perspectiva dos professores e especialistas: a identidade as mãos e o “coração” das crianças(2023) COSTA, Sthefany Beatriz; MARIN, Fátima Aparecida Dias GomesEste artigo é o recorte de uma dissertação sobre o espaço escolar, especialmente a decoração nas instituições de Educação Infantil. A investigação teve por objetivo identificar as compreensões dos especialistas e professores sobre a decoração do espaço, com a finalidade de propor práticas que favoreçam o vínculo da criança com a instituição, além da ampliação dos seus saberes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de campo, que contou com as etapas de revisão bibliográfica e documental. Foram realizadas oito entrevistas com professores da Educação Infantil e especialistas das áreas da Educação Infantil, Educação Especial e Arte de diferentes instituições. A partir de um diálogo entre as publicações científicas, os documentos oficiais que orientam a prática pedagógica na Educação Infantil e as concepções dos sujeitos, foram problematizadas as reflexões sobre a decoração que versam sobre o papel do professor no sentido de valorizar a cultura e a documentação pedagógica. A intenção é sensibilizar, inspirar e ampliar os saberes dos profissionais para que as decorações dos espaços contemplem a participação das crianças, sejam desafiadoras, interativas, inclusivas e humanizadoras. Como resultados, argumenta-se que a decoração pode envolver a identidade, as mãos e o “coração” das crianças. Os espaços das instituições de Educação Infantil merecem planejamento para que sejam acolhedores, fomentem as vivências estéticas, a autoria das crianças, o sentimento de pertença, a construção da identidade e a aproximação da criança com a cultura.
- ItemA dobra do espaço em Medo da eternidade (1970) de Clarice Lispector: do banal ao sagrado(2023) GRACIOLI, Filipe RafaelNesta escrita, buscamos compreender, em Medo da eternidade, crônica de Clarice Lispector publicada em 1970, a geografia estabelecida pela personagem central na relação consigo própria a partir de uma divagação no percurso até a escola, quando algo lhe atravessa: o medo da eternidade. Nesse itinerário, sob uma leitura do espaço percorrido pela personagem em uma cena aparentemente pouco geográfica, uma relação possível com o espaço geográfico se estabelece ao reorganizar o conceito para além da materialidade, tocado pelas linhas de fuga do pensamento da personagem. Com base em nossa experiência de leitura de fruição, pela leitura de mundo de Carlo Ginzburg com seu paradigma indiciário, que nos orienta para a busca pelos indícios na cena narrada, e também pela perspectiva de experiência em Walter Benjamin, que nos convida à atenção ao que nos toca, passa-nos e nos modifica, entendemos a crônica como uma dobra do espaço para além do material que se transforma em criação, reorganiza o banal e escapa para a vida infinita. Clarice nos oferece uma possibilidade de leitura de mundo a partir de uma noção geográfica abundante, na qual a experiência daquilo que nos transforma importa mais que a dureza da eternidade do conhecido e que indaga: que espaço é este que vivemos?
- ItemA educação ambiental desenvolvida nas escolas de educação infantil do município de Rio Claro-SP(2023) SANTOS, Elisangela Soares Siqueira dos; CARVALHO, Maria Bernadete Sarti da SilvaA Educação Ambiental (EA) na Educação Infantil (EI) constitui o cerne deste artigo, qual resultou de uma pesquisa de mestrado realizada no município de Rio Claro-SP, buscando contribuir para a produção de pesquisas nessa temática E centrando-se em um estudo diagnóstico da inserção da EA na EI no município de Rio Claro. Trata-se de uma pesquisa de metodologia qualitativa e, neste artigo, é apresentado um recorte expondo a análise de dados obtidos por entrevistas semiestruturadas com professores que atendem alunos na faixa etária de 4 a 5 anos. Como fundamentos teóricos trazemos os estudos da Teoria Histórico-Cultural e da EA Crítica. Nas entrevistas, constatamos práticas que caminham na direção de uma educação ambiental crítica, o que nos permite ponderar haver aproximações e interseções entre a EA e a EI, apresentando sinais de entrelaçamento com a perspectiva crítica em suas dimensões éticas, políticas e estéticas.
- ItemA emergência do pensamento complexo e sua influência na pesquisa educacional(2025) NOGUEIRA, BrunaO mundo moderno, acelerado e em constante mudança, está testemunhando o surgimento de uma nova era de métodos de ensino, que frequentemente combinam elementos de abordagens tradicionais, como as reducionistas e as holísticas, ao mesmo tempo em que oferecem oportunidades para novos discursos, ideias e perspectivas, Este artigo tem como objetivo explicar como as perspectivas sobre como a educação é compreendida mudaram ao longo do tempo até que o pensamento complexo emergisse nas últimas décadas (Jacobson; Wilensky, 2022; Morin, 1992, 2011), Na busca por esse objetivo, são discutidas as principais características do reducionismo, holismo e do pensamento sistêmico, além de como essas transformações de perspectivas influenciaram o surgimento do pensamento complexo, Conforme explicado por Davis et al, (2015), o pensamento complexo começou a se disseminar entre pesquisadores educacionais não como uma forma de sobrepor teorias anteriores, mas sim para apresentar novos pontos de vista e possibilidades, O pensamento complexo na educação é inovador, pois se opõe às crenças anteriores de que a aprendizagem ocorre de maneira linear, ou seja, ele reconhece e lida com conflitos, incertezas e desarmonias nos processos de aprendizagem, De acordo com Jacobson e Wilensky (2022), os pesquisadores educacionais devem continuar a explorar pedagogias e tecnologias inovadoras que abracem a complexidade, trazendo contribuições cruciais para as teorias de ensino e aprendizagem,
- ItemA escola como espaço de emancipação dos indivíduos e suas coletividades: conversações em Marx e Gramsci(2023) ALMEIDA, Francis Silva de; NASCIMENTO, Joaquim Péricles Mazzon do; JESUS, Jozelito Manoel deTrata-se de um trabalho de cunho teórico que coloca a questão da escola como espaço de emancipação dos indivíduos e suas coletividades. O texto encontra-se estruturado em dois momentos: no primeiro, explora o conceito de trabalho estranhado (Marx, 2008) e, a partir dele, a noção de estranhamento político; em seguida, destaca os conceitos de educação omnilateral (Marx, 2008) e de escola unitária (Gramsci, 1999, 2000) a propósito do papel da escola na superação do estranhamento político e na promoção da emancipação individual e coletiva. As conversações teóricas realizadas no texto consideram que o indivíduo formado pelo trabalho estranhado se encontra reduzido ao âmbito das relações de produção capitalistas e, por consequência, cada vez menos comunitário; que os processos políticos e educativos não se constituem autônomos em relação à dinâmica que se manifesta na base material de produção social da vida, motivo pelo qual as condições de superação do estranhamento político não passam por outro caminho senão aquele que se torna possível no chão da escola.
- ItemA formação de professores primários nas dissidências entre o velho e o novo (São Paulo, 1936-1941)(2023) BUENO, Manuela; VALDEMARIN, Vera TeresaO artigo objetiva evidenciar a oposição às iniciativas da Escola Nova no âmbito da formação de professores primários por meio dos escritos de Ataliba de Oliveira (1884-1967) publicados no jornal Correio Paulistano entre 1936 e 1941, Esse professor, que exerceu diferentes funções docentes e administrativas no sistema educacional do estado de São Paulo, tornou-se articulista e demarcou seu entendimento sobre o ensino normal, criticou as medidas instituídas pelas novas diretrizes e descreveu, sob sua perspectiva, como foi a recepção delas pelo magistério, indicando possíveis consequências das reformas, A análise de 196 artigos (e de outras fontes documentais correlatas ao tema) possibilitou identificar resistências à reforma liderada pelos escolanovistas manifestas no próprio aparato educacional, fortes divergências sobre o processo formativo dos professores e uso de diferentes dispositivos para mobilizar a opinião pública, em geral, e a dos educadores, em particular, próprias de períodos de efervescência cultural e política, O estudo dialogou com referências historiográficas da educação brasileira e apoiou-se nas análises de Eric Hobsbawn sobre tradições inventadas e de Roger Chartier sobre circulação de impressos, principalmente para considerar a dicotomia entre o velho e novo e entre reformas e práticas pedagógicas consolidadas,
- ItemA formação inicial de professores de Ciências Naturais e educação inclusiva: caminhos já percorridos nas pesquisas(2024) REIS, Matheus dos Santos; ALMEIDA, Alex Souza; SOUZA, Francisnaide dos Santos; DIAS, Viviane BorgesA formação de professores apresenta-se como importante aspecto para a efetivação da educação inclusiva, pois são os docentes que trabalham a maior parte do tempo com os alunos em situação de inclusão, Destarte, a pesquisa objetivou investigar os trabalhos indexados no Portal de Periódicos da Capes e na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO), que abordam a formação inicial de professores de Ciências Naturais e educação inclusiva, no período de 2008 a 2022, com o intuito de evidenciar as principais tendências relacionadas com esse campo de pesquisa, O estudo apresenta caráter qualitativo, Para o mapeamento dos trabalhos foi utilizada a ferramenta de busca das bases de dados selecionadas, A busca dos trabalhos se deu a partir da seguinte equação: (“Educação Inclusiva”) AND (“Formação de Professores”) AND (“Biologia” OR “Física” OR “Química”), Obtivemos como resultado um universo de 283 artigos, dos quais 11 atendiam aos critérios da pesquisa, Os dados foram organizados em três eixos temáticos: a) mapeamento da produção científica; b) o currículo da formação inicial de professores de Ciências Naturais e a educação inclusiva; c) concepções dos futuros professores sobre a educação inclusiva, Reconhecemos que os resultados e reflexões proporcionados limitam-se ao contexto desta investigação e às bases de dados onde foram realizadas as pesquisas, Acredita-se, No entanto, que a investigação busca contribuir para o melhor entendimento de como a área de formação de professores de Ciências Naturais se articula com a educação inclusiva,
- ItemA permanência e a desistência dos alunos no Curso de Formação de Docentes em nível médio(2025) PASSOS, Marinez Meneghello; ALBANO, Mara Sílvia Henares; ARRUDA, Sérgio de MelloO objetivo desta pesquisa foi identificar e compreender os motivos que levaram os alunos a permanecerem ou desistirem do Curso de Formação de Docentes em nível médio em um município do Norte do Paraná, Para tanto, utilizaram-se como fundamentação teórica elementos que nos esclarecem a respeito da formação docente geral e em nível médio, da evasão escolar e das relações que perpassam os processos de ensino e de aprendizagem, A pesquisa, de caráter qualitativo, realizou a coleta de dados por meio de entrevistas com alunos em formação, alunos desistentes e alunos egressos do curso, As entrevistas foram transcritas e, posteriormente, organizadas e interpretadas segundo os procedimentos da análise de conteúdo, Entre as conclusões a que se chegou com esse processo analítico destacamos: a falta de informações sobre o Curso de Formação de Docentes em nível médio, a relação entre professores formadores e alunos, os alunos e seus colegas de curso e a relação que os alunos elaboraram com a própria profissão docente,
- ItemA Social Cognitive Theory approach to cyber bystanders: the good, bad, and Indifferent(2025) BUSSEY, Kay; LUO, Aileen; JACKSON, Emma FO cyberbullying tornou-se um foco de pesquisa recente, à medida que o risco de vivenciar cyberbullying aumentou exponencialmente na última década. Isso se deve ao aumento do uso da internet pela comunidade em geral, especialmente por adolescentes, nas plataformas de redes sociais onde a maior parte do cyberbullying ocorre. Para combater o problema do bullying entre adolescentes, muitas intervenções escolares foram desenvolvidas. Embora esses programas tenham obtido um grau moderado de sucesso, o cyberbullying persiste. O foco da maioria dos programas antibullying tem sido o agressor e a vítima. No entanto, há um apelo crescente para aumentar a eficácia desses programas ao aproveitar a assistência de muitos estudantes que testemunham o cyberbullying. A maioria dos adolescentes que presencia o cyberbullying não faz nada e permanece passiva. Quando intervêm, geralmente têm sucesso em reduzir o bullying ao responder de maneira construtiva. Este artigo busca explicitar um modelo da teoria social cognitiva sobre espectadores virtuais que pode ser usado como base para o desenvolvimento de um programa de intervenção para aumentar respostas construtivas de espectadores. A teoria social cognitiva de Bandura fornece uma estrutura abrangente para compreender a complexidade das dinâmicas de bullying no ciberespaço. A teoria considera o contexto social em que o cyberbullying ocorre e os principais processos sociocognitivos de autorregulação (desengajamento moral, autoeficácia, expectativas sociais) envolvidos na compreensão das ações dos espectadores virtuais.
- ItemA sociedade do cansaço e as contribuições de Byung-Chul Han para o campo da Educação: uma leitura contemporânea fundamental(2025) MELLO, Bruno Falararo de; MOURA, Cristiane Ribeiro Justino; GRACIOLI, Filipe Rafael; PEZZATO, João Pedro; PEREIRA, Rafaela Domingues; CALANDRO, Thiago LuizPara além da sociedade disciplinar do século XXI, segundo Han, vivemos uma sociedade de desempenho e do cansaço, que reivindica a autonomização da própria vida por meio da técnica, cujos habitantes são agora sujeitos de produção e empresários de si mesmos, Han introduz o cansaço como característico dessa sociedade, tomada pelas doenças neuronais, em um mundo que perdeu sua alma e tornou-se desprovido de sua relação com o divino, O autor convida-nos a repensar os termos dessa contemporaneidade,
- ItemA Teoria Geral dos Campos de Pierre Bourdieu aliada ao Método Histórico-Comparativo (MHC) e ao Process Tracing(2024) MUELLER, Airton Adelar; MENDES, Larissa ZanelaAs pesquisas sociais buscam investigar fenômenos e, a partir disso, produzir informações que visem a um melhor entendimento dos processos em diferentes circunstâncias, Por meio das suas pesquisas, Pierre Boudieu apresentou a sua visão relacional de mundo e instigou diversos pesquisadores com reflexões sociológicas no que tange às relações de poder, aos atores sociais e ao seu grande legado, que é a Teoria Geral dos Campos, Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apresentar um caminho alternativo para aqueles que almejam utilizar os conceitos teóricos do autor em suas pesquisas, de modo a simplificar o percurso metodológico sem prejudicar a qualidade científica da teoria e do trabalho, Pautando-se pela metodologia qualitativa e pelo método bibliográfico, no decorrer deste trabalho são demonstradas as fases da pesquisa científica sobre o campo realizada por Bourdieu, além de duas opções de método que podem instrumentalizar a teoria: o Método Histórico-Comparativo (MHC) e o Rastreamento de Processos (Process Tracing), O MHC tem boa aplicabilidade aos estudos de caso em que o pesquisador trabalhará na comparação de cenários em que os agentes são históricos, enquanto o process tracing é útil na investigação e operacionalização dos mecanismos causais dos fenômenos em determinado contexto,
- ItemA Teoria Social Cognitiva e a escola democrática: diálogos com a realidade educacional(2025) POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; FIOR, Camila AlvesO sistema educacional brasileiro vivencia desafios para a construção da escola democrática, Além da ampliação do acesso, é urgente que a permanência e a educação de qualidade para todas as pessoas que hoje ingressam na rede pública de ensino sejam impulsionadas, Dada a importância da Psicologia na interlocução com a realidade educacional, o objetivo do presente artigo é apresentar diálogos entre a teoria social cognitiva (TSC) e a construção da escola democrática, considerando o contexto brasileiro, Para tanto, por meio do resgate de bases teóricas da TSC, destacam-se: a) o princípio da reciprocidade triádica e das mútuas influências entre os aspectos ambientais, os quais também incluem as questões históricas, culturais e políticas, os aspectos pessoais e os comportamentais; e b) os conceitos de agência individual e coletiva que são as bases para o estabelecimento de uma educação emancipadora e para o desenvolvimento profissional de todos os agentes educativos, O artigo é finalizado com reflexões sobre as pontes a serem edificadas entre os fundamentos teóricos da teoria social cognitiva e a construção da escola inclusiva e de qualidade, com destaque para a formação de professores,
- ItemAções da UFMS para a promoção da educação de qualidade, inclusiva e equitativa(2023) COSTA, João Vitor; CARVALHO, Leonardo Chaves de; DELGADO, Anahi NogueiraA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS, a maior universidade do estado de Mato Grosso do Sul –MS, tem suaexcelência reconhecida nacionalmente pelo Ministério da Educação –MEC, conceito máximo tanto noensino regular quanto naeducação a distância, e internacionalmente por diversos rankings. Dentre os17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas –ONU, o ODS 4 visa assegurar o acesso à educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O objetivo desse trabalho é expor as ações da UFMS que comprovam o seu compromisso com o ODS 4, oferecendoeducação de qualidade, inclusiva, equitativa,e com atençãoespecial aquelesmais vulneráveis.
- ItemAlfaletrar histogeográfico: narrativas e mapas mentais de La Serena – Chile(2023) COSTA, Christiane Fernanda da; MAIA, Diego Correa; ÓRDENES REYES, SebastiánHá diferenças culturais, históricas e evolutivas nas formas como as pessoas pensam sobre si mesmas e sobre o mundo. Não só existem diferenças no que as pessoas sabem, mas também, o que é mais importante, elas pensam de modos muito diferentes sobre o que sabem e sobre o modo como vieram a saber. O presente trabalho buscou fomentar o debate a respeito do ensino da cartografia sistematizada e não sistematizada na disciplina de “Historia, Geografía y Ciencias Sociales”. Nesse sentido, o propósito deste estudo concentrou-se em investigar as representações da localidade produzidas por alunos do 5º ano da Educação Básica em uma escola localizada no munícipio de La Serena, Região de Coquimbo, Chile. A pesquisa foi realizada em 2022 em duas salas de aula com alunos na faixa etária entre 10 e 11 anos. Por meio do método do paradigma indiciário, foi possível observar a subjetividade da representação da localidade, já que cada registro gráfico ou escrito trouxe a história e a leitura de mundo por crianças. Observou-se que, ao explorar a cartografia plural, os alunos trazem memórias, paisagens e vivências do espaço onde vivem, o que não acontece quando se trabalha somente a cartografia sistematizada. Isso se dá pela como essas sensações são construídas: de forma espontânea e natural, tal qual eles compreendem o seu espaço, numa articulação de cotidiano e percepções. Esperamos contribuir para a discussão de novas metodologias de ensino para que se explorem, de maneira interdisciplinar, os conteúdos obrigatórios da matriz curricular, principalmente aqueles relacionados com o ensino de História, Geografia e Cartografia escolar.
- ItemAprendizagem criativa: uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito na produção científica brasileira(2025) ARAUJO, Willian Fernandes; SCHUSTER, Patrícia Regina; SOUZA, Camilo Darsie deO artigo apresenta uma síntese integrativa da produção científica que incorpora conceitualmente a aprendizagem criativa, Do ponto de vista metodológico, ampara-se em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida durante o mês de março de 2022 a partir do principal repositório acadêmico do país, o Catálogo de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Foram encontrados 57 resultados, Com base nos documentos, estruturou-se a discussão, especificamente, sob cinco eixos: 1) características das formulações conceituais relacionadas com a aprendizagem criativa; 2) áreas do conhecimento que mais têm se debruçado sobre o tema; 3) autoras e os autores mais mencionados; 4) aspectos geográficos e institucionais da produção sobre aprendizagem criativa; 5) tipo e o volume da produção relativa às tecnologias digitais no contexto da aprendizagem, Observou-se, ao fim, que, embora o assunto esteja na agenda dos pesquisadores brasileiros e em ascensão, a intrínseca complexidade epistêmica do objeto espelha limitações e abre novas possibilidades teóricas,
- ItemApresentação da edição especial "Ampliando horizontes curriculares: reconstruindo a educação a partir da diferença"(2024) RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; COSTA, Hugo Heleno Camilo; HONORATO, Rafael Ferreira de SouzaApresentação da edição especial: Ampliando horizontes curriculares: reconstruindo a educação a partir da diferença
- ItemApresentação do Número Especial “Teoria social cognitiva em perspectiva: centenário do Nascimento de Albert Bandura”(2025) IAOCHITE, Roberto Tadeu; AZZI, Roberta Gurgel; COSTA FILHO, Roraima Alves daApresentação do Número Especial “Teoria social cognitiva em perspectiva: Centenário do Nascimento de Albert Bandura”