Revista de Iniciação à Docência
URI Permanente para esta coleção
Revista de Iniciação à Docência (Rid-Uesb) tem periodicidade semestral, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, Pibid, Residência Pedagógica etc.
A RID divulga ensaios teóricos, relatos de experiência e resultados de pesquisas relacionados à formação docente, com especial atenção às questões envolvendo a iniciação à docência, de modo a refletir os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas que contribuam tanto para a melhoria da formação de professores quanto para a transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas ou nos cursos de formação docente. Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.
Descrição
Navegar
Navegando Revista de Iniciação à Docência por Classificação "Nível teórico"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA “pesquisa narrativa” em teses e dissertações: mirada panorâmica sobre as produções(2021) DEROSSI, Caio Corrêa; GOMES, Ana Paula Machado; FERREIRA, Karen Laíssa MarcílioO presente textoque conjuga as abordagensqualitativae quantitativa, por observar os significados e os indícios numéricos das produções,edenaturezas bibliográfica e documental,em razão do estudo da literatura especializada e do trabalho com as produções, apresentadados do levantamento do tipo estado do conhecimento, realizado no Banco de Teses e Dissertações da Capese na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações sobre o termo “pesquisa narrativa”. Nesse sentido, evidenciou-sea distribuição de trabalhos entre as instituições, regiões, tipos e áreas temáticas, com ênfase nas produções doscampos de letras, linguística e educação. Ao fim, identificou-se que embora a apropriação das narrativas nas produções dos programas de pós-graduação em educação,é superior o número de trabalhos na área de letras e linguística, marcando também a filiação das instituições públicas localizadas na região Centro-Sul do país.
- ItemContribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio(2021) URBAN, Juliane Retko; FRASSON, Antonio CarlosEste artigo, na forma de pesquisa de revisão bibliográfica sistemática, objetiva identificar a produção científica referente à contribuição de Paulo Freire para a formação de professores, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, EJA. A pesquisa foi realizada com a metodologia denominada Methodi Ordinatio. A questão norteadora foi: Quais as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores da modalidade de educação de jovens e adultos? Do ponto de vista da problemática, a pesquisa se caracteriza como de cunho qualitativo, pois visa conhecer o que a literatura apresenta sobre as questões centrais do tema. Como resultado do levantamento, obteve-se, inicialmente, 182 (cento e oitenta e dois) artigos. Após o processo de filtragem e eliminação de duplicatas e títulos não pertencentes à área de pesquisa, restaram 105 (cento e cinco) artigos; dos quais foram lidos o título e o resumo, e verificou-se que 10 (dez) artigos se referem aos temas, em conjunto: formação de professores, educação de jovens e adultos e Paulo Freire.Constatou-se as contribuições de Paulo Freire para a EJA e que existem possibilidades de pesquisa direcionando essas contribuições para a formação de professores nessa modalidade de ensino.
- ItemDireitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola(2021) LEPRE, Rita Melissa; CAMPOS, Isabel Cristina; BENETTI, Eduardo Silva; SILVA, Matheus Estevão FerreiraOpresenteartigotemcomoobjetivocompartilharumestudoteórico-metodológicorelacionado às possíveis aproximações entre o trabalho pedagógico voltado à Educaçãoem Direitos Humanos, à Educação em Valores na escola e à Educação Libertadora emPaulo Freire.A Educação em Direitos Humanos, a Educação em Valores e a EducaçãoLibertadora,aindaquepossuamespecificidadesepistemológicasemetodológicas,convergem para o objetivo comum de almejar a autonomia moral dos sujeitos, para que apartir de raciocínios e juízos morais mais elevados, baseados em princípios universais, sejapossívela construção deuma sociedademaisjustaedemocrática.
- ItemEducação física no ensino médio: um direito ameaçado(2021) MONTEIRO, LucasO presente trabalho apresenta uma reflexão teórica acerca da realidade escolar brasileira em relação à Educação Física. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Verifica-se a obrigatoriedade da disciplina na escola edirecionamento de uma educação crítica e contextualizada com a realidade por parte do Estado, que contraditoriamente não oferece condições adequadas para a prática. Verifica-se o descaso com a disciplina por parte das escolas, que não consideram sua amplitude e importância. Conclui-se que a Educação Física no ensino médio é um direito ameaçado, que a prática diária da disciplina pode contribuir de forma positiva para a saúde e apreensão crítica dos conhecimentos relativos à cultura de movimento para estudantes do ensino médio
- ItemEscola sem partido: representações da neutralidade política e ideológica no trabalho docente(2021) MIRANDA, Karina Mendonça; BARRETO, Andreia Cristina FreitasEsseartigopropõeinvestigaroentendimentodeneutralidadepolíticaeideológica,elaboradapelaorganizaçãoEscolaSemPartido,notrabalhodocente.Portanto,buscamos reunir dados com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa:Comoarepresentaçãodeneutralidadepolíticaeideológica,configuradapelaorganização Escola Sem Partido, afeta o trabalho docente? Desta forma, essa pesquisa decaráter bibliográficoe documental, sobenfoque qualitativo(GIL, 2008), nospermitiuobservar documentos de domínio público e estudos no âmbito nacional sobre o tema emquestão,tambémaquelesquematerializamoEscolaSemPartido.Apoiamo-nosnosconhecimentosadvindosdosseguintesautores:AzevedoeSantos(2019);Algebaile(2017); Freire (1996 e 2019); Frigotto (2017 e 2019); Miguel (2016); Penna (2016 e 2017);Silveira(2019)entreoutros,quenospossibilitouentendersobreaspretensõesdofenômenoEscolaSemPartido.Conformeosestudospropostos,aorganizaçãoEscolaSemPartidosepautounoultraconservadorismodaburguesiadeextremadireitaorganizadanahierarquiadopaternalismo.Buscoureprimirafunçãodoprofessoresuprimirodireitodoalunoemsetornarumcidadãocrítico,reflexivoeautônomo.Portanto,caracteriza-senaposiçãodeumprojetodoutrinadorcomapremissadedesmancheecriminalização do trabalho docente.
- ItemFormação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanos(2021) MENDES, Márcia de Cassia Santos; GUSMÃO, Maria Aparecida PachecoEste artigo é um recorte de dissertação de mestrado com ênfase na formação continuada de três professoras que atuaram nos programas Pacto-BA e PNAIC considerando o ensino da leitura e da escrita no processo da alfabetização. O objetivo é apresentar aspectos dos postulados freirianos enfatizados e observados nas práticas das respectivas professoras, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), 2020. Os instrumentos utilizados foram viabilizados por meio de aplicativos veiculados à cibercultura (SANTOS, 2019) com interfaces em Whatsapp, E-mail, Google Meet, canais de interlocução entre a pesquisadora e as professoras, para discussões sobre as cartas pedagógicas. Os diálogos propostos com as professoras contribuíram para e as ressignificações dos modos de ensinar e aprender. O resultado desta experiência, evidenciou que o movimento dialógico de formação continuada entre pesquisadora e professoras colaboradoras, ocorrida tanto presencialmente, quanto virtualmente, favoreceu o movimento reflexivo, a autoformação, a emancipação e o desenvolvimento profissional, possibilitando-lhes ressignificarem as ações didáticas em relação ao ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemFormação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo Freire(2021) NASCIMENTO, Thiago Jovane; FERNANDES, Sonia Regina de SouzaEste texto é resultante de uma pesquisa bibliográfica conforme Gil (1994), que objetiva apresentar discussões e reflexões acerca da formação docente, em diálogo com o pensamento freireano. Contemplamos as metodologias ativas da problematização (PBL e Problematização pelo arco de Mangarez) como um dos possíveis princípios da formação docente, o que perpassa também as discussões acerca do currículo. Apontamos o currículo globalizante/integrado como o mais adequado a essa proposta. Como abordagem temática freireana, para a construção de um currículo em blocos temáticos, sinalizamos a possibilidade do uso dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002), em articulação com as metodologias ativas da problematização. Prosseguimos com a caracterização da pedagogia tradicional, em relação à qual tanto o pensamento freireano quanto às metodologias ativas se constituem enquanto uma reação. Por fim, concluímos que repensar a formação docente, numa relação dialógica-problematizadora, tem como finalidade maior a transformação social, na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
- ItemO Intelectual Orgânico como Educador Popular: aproximações entre as ideias de Antonio Gramsci e Paulo Freire(2021) AMARO, Flávia RibeiroO presente artigo visa levantar e discutir aproximações entre as ideias de Antônio Gramsci sobre o papel do “intelectual orgânico” e de Paulo Freire sobre o papel do “educador popular”. Para tanto, foi realizada uma análise nas obras de ambos os autores, buscandopor pontos de convergência em suas formulações teóricas sobre a relação estabelecida entre educação, cultura e política na dinâmica de vida das sociedades. Para ilustrar a questão, comenta-se sobre a atuação de intelectuais brasileiros engajados nos movimentos sociais de esquerda cristã ecumênica, pautados pelos pressupostos da Teologia da Libertação e comprometidos com a implementação do método de alfabetização de adultos “Palavra-Geradora” junto às Comunidades Eclesiais de Base.
- ItemO referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais(2021) ROCHA, Pedro Neves; DINIZ, Renato Eugênio da SilvaEste trabalho consistiu na caracterização geral das inserções da perspectiva freireana empesquisas sobre formação inicial de professores das ciências da natureza (EC), focalizadaem 16 artigos publicados de 2010 a 2020, e 21 teses e dissertações publicadas entre 2015 e2020. A partir da Análise de Conteúdo, as unidades foram levantadas e analisadas por trêsprocessos: quantificação das menções nos artigos; levantamento das seções de teses edissertaçõescommençõesaFreire;ecategorizaçãodasmençõesnasdimensõesontológica, gnosiológica, metodológica, e transformação da realidade. Como resultados,evidenciamosquemetadedosartigostrouxeaté5mençõesaoreferencial.Paraastesesedissertações,observamosque21pesquisasmencionaramFreirenasseçõesintrodutórias,enquanto17tambémutilizaramseureferencialemdiscussõeseconclusões, e 9 também basearam suas metodologias na perspectiva freireana. Ademais,notamosqueadimensãoontológicaapareceuemtodosostrabalhos,seguidadadimensãodetransformaçãodarealidade(em30pesquisas),gnosiológica(24)emetodológica (19). Assim, concluímos ser urgente uma maior aproximação do referencialfreireanoàformaçãode professoresdoEC, principalmenteemâmbitometodológico.
- ItemPaulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria(2021) DEROSSI, Caio Corrêa; GEREMIAS, Bethânia MederirosNeste ensaio realizamos uma pesquisa de natureza bibliográfica com o intuito de analisar e compreender os contributos de Paulo Freire para o campo de pesquisas em formação de professores, refletindo sobre as interfaces de suas teorizações com o modelo formativo crítico para a docência, considerando a categoria de práxis para a aprendizagem e o desenvolvimento de educadores. Para tanto, discutimos os modelos de formação docente técnico, prático e crítico, nos atentando para o terceiro paradigma. Ao considerarmos este último modelo, articulamos seus princípios ao conceito de práxis de Paulo Freire e suas implicações na formação de educadores comprometidos com a transformação social. Ao final, avivamos as proposições de Freire e a sua urgente reflexão em um contexto de agravamento político e social, potencializado pela pandemia e pela necropolítica conservadora.