Educação: Teoria e Prática
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A revista Educação: Teoria e Prática é uma publicação do Departamento de Educação - IB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Câmpus de Rio Claro e tem como missão constituir-se em um importante instrumento para o diálogo crítico e discussão entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos. Ao longo de sua existência foi fortalecendo seu propósito acadêmico no que concerne à produção de conhecimentos de cunho interdisciplinar deslocando-se da inserção local, para regional, para nacional, com vistas à inserção internacional.
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- ItemA formação de professores primários nas dissidências entre o velho e o novo (São Paulo, 1936-1941)(2023) BUENO, Manuela; VALDEMARIN, Vera TeresaO artigo objetiva evidenciar a oposição às iniciativas da Escola Nova no âmbito da formação de professores primários por meio dos escritos de Ataliba de Oliveira (1884-1967) publicados no jornal Correio Paulistano entre 1936 e 1941, Esse professor, que exerceu diferentes funções docentes e administrativas no sistema educacional do estado de São Paulo, tornou-se articulista e demarcou seu entendimento sobre o ensino normal, criticou as medidas instituídas pelas novas diretrizes e descreveu, sob sua perspectiva, como foi a recepção delas pelo magistério, indicando possíveis consequências das reformas, A análise de 196 artigos (e de outras fontes documentais correlatas ao tema) possibilitou identificar resistências à reforma liderada pelos escolanovistas manifestas no próprio aparato educacional, fortes divergências sobre o processo formativo dos professores e uso de diferentes dispositivos para mobilizar a opinião pública, em geral, e a dos educadores, em particular, próprias de períodos de efervescência cultural e política, O estudo dialogou com referências historiográficas da educação brasileira e apoiou-se nas análises de Eric Hobsbawn sobre tradições inventadas e de Roger Chartier sobre circulação de impressos, principalmente para considerar a dicotomia entre o velho e novo e entre reformas e práticas pedagógicas consolidadas,
- ItemA formação inicial de professores de Ciências Naturais e educação inclusiva: caminhos já percorridos nas pesquisas(2024) REIS, Matheus dos Santos; ALMEIDA, Alex Souza; SOUZA, Francisnaide dos Santos; DIAS, Viviane BorgesA formação de professores apresenta-se como importante aspecto para a efetivação da educação inclusiva, pois são os docentes que trabalham a maior parte do tempo com os alunos em situação de inclusão, Destarte, a pesquisa objetivou investigar os trabalhos indexados no Portal de Periódicos da Capes e na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO), que abordam a formação inicial de professores de Ciências Naturais e educação inclusiva, no período de 2008 a 2022, com o intuito de evidenciar as principais tendências relacionadas com esse campo de pesquisa, O estudo apresenta caráter qualitativo, Para o mapeamento dos trabalhos foi utilizada a ferramenta de busca das bases de dados selecionadas, A busca dos trabalhos se deu a partir da seguinte equação: (“Educação Inclusiva”) AND (“Formação de Professores”) AND (“Biologia” OR “Física” OR “Química”), Obtivemos como resultado um universo de 283 artigos, dos quais 11 atendiam aos critérios da pesquisa, Os dados foram organizados em três eixos temáticos: a) mapeamento da produção científica; b) o currículo da formação inicial de professores de Ciências Naturais e a educação inclusiva; c) concepções dos futuros professores sobre a educação inclusiva, Reconhecemos que os resultados e reflexões proporcionados limitam-se ao contexto desta investigação e às bases de dados onde foram realizadas as pesquisas, Acredita-se, No entanto, que a investigação busca contribuir para o melhor entendimento de como a área de formação de professores de Ciências Naturais se articula com a educação inclusiva,
- ItemA permanência e a desistência dos alunos no Curso de Formação de Docentes em nível médio(2025) PASSOS, Marinez Meneghello; ALBANO, Mara Sílvia Henares; ARRUDA, Sérgio de MelloO objetivo desta pesquisa foi identificar e compreender os motivos que levaram os alunos a permanecerem ou desistirem do Curso de Formação de Docentes em nível médio em um município do Norte do Paraná, Para tanto, utilizaram-se como fundamentação teórica elementos que nos esclarecem a respeito da formação docente geral e em nível médio, da evasão escolar e das relações que perpassam os processos de ensino e de aprendizagem, A pesquisa, de caráter qualitativo, realizou a coleta de dados por meio de entrevistas com alunos em formação, alunos desistentes e alunos egressos do curso, As entrevistas foram transcritas e, posteriormente, organizadas e interpretadas segundo os procedimentos da análise de conteúdo, Entre as conclusões a que se chegou com esse processo analítico destacamos: a falta de informações sobre o Curso de Formação de Docentes em nível médio, a relação entre professores formadores e alunos, os alunos e seus colegas de curso e a relação que os alunos elaboraram com a própria profissão docente,
- ItemAprendizagem criativa: uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito na produção científica brasileira(2025) ARAUJO, Willian Fernandes; SCHUSTER, Patrícia Regina; SOUZA, Camilo Darsie deO artigo apresenta uma síntese integrativa da produção científica que incorpora conceitualmente a aprendizagem criativa, Do ponto de vista metodológico, ampara-se em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida durante o mês de março de 2022 a partir do principal repositório acadêmico do país, o Catálogo de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Foram encontrados 57 resultados, Com base nos documentos, estruturou-se a discussão, especificamente, sob cinco eixos: 1) características das formulações conceituais relacionadas com a aprendizagem criativa; 2) áreas do conhecimento que mais têm se debruçado sobre o tema; 3) autoras e os autores mais mencionados; 4) aspectos geográficos e institucionais da produção sobre aprendizagem criativa; 5) tipo e o volume da produção relativa às tecnologias digitais no contexto da aprendizagem, Observou-se, ao fim, que, embora o assunto esteja na agenda dos pesquisadores brasileiros e em ascensão, a intrínseca complexidade epistêmica do objeto espelha limitações e abre novas possibilidades teóricas,
- ItemArte e Ciência na formação de professores: um levantamento em revistas e eventos da área de ensino de Ciências (2001-2021)(2023) LEITE, Mônica Regina Vieira; GATTI, Sandra Regina TeodoroA partir de um estudo de estado da arte, o artigo buscou analisar de que forma a temática “Arte e Ciência na formação de professores” tem sido abordada em importantes eventos e periódicos da área de Ensino de Ciências ao longo dos últimos 20 anos (2001-2021) a fim de melhor compreender os focos das pesquisas que vêm sendo realizadas e a abrangência de possibilidades relacionadas com essa temática, Foram encontrados 77 trabalhos, distribuídos majoritariamente na última década que discutiam a relação entre Arte e Ciência, sendo apenas 19 voltados para a formação de professores, Embora poucos, esses trabalhos demonstram diversas possibilidades a serem exploradas a partir da interdisciplinaridade proposta (áreas que podem ser relacionadas, público-alvo, estratégias e tipos de arte) e contribuições à formação de professores que abrangem desde aprimoramentos do conhecimento até uma reflexão mais crítica, o repensar da prática docente, reflexões sobre si e o próprio corpo e o desenvolvimento da criatividade,
- ItemAutorregulação da aprendizagem: pesquisas com intervenção nas séries iniciais do ensino fundamental(2025) TORTELLA, Jussara Cristina Barboza; CUNHA, Neide de BritoTrata-se de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de mapear os resultados de estudos de intervenção com o uso do livro paradidático “As Travessuras do Amarelo” e fundamentados na Teoria Social Cognitiva, O levantamento foi realizado nas bases de dados Portal de Periódicos da Capes, Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Google Acadêmico, com foco nas séries iniciais do ensino fundamental, A partir da leitura dos materiais selecionados, buscou-se identificar padrões dentre os resultados, seguindo fases apontadas por Braun e Clark (2006) no processo de análise temática, Foram encontradas 7 dissertações e teses e 7 artigos que utilizaram efetivamente o material como recurso para intervenção, nos quais o público-alvo foi majoritariamente de alunos do 5º ano, Pela descrição dos trabalhos foi possível verificar as contribuições que esse livro proporcionou para a promoção da autorregulação da aprendizagem em diferentes contextos, como ferramenta didática, As intervenções possibilitaram, por meio da reflexão dos trechos da narrativa, que os alunos construíssem suas próprias interpretações e utilizassem as estratégias aprendidas nas diferentes situações de sala de aula e na vida,
- ItemConcepções, ações e formação em autorregulação para a saúde na Educação Básica: a visão de professores e profissionais da saúde(2025) SCHNEIDER, Stéfani Almeida; BAUER, Mariana da Silva; MATTOS, Luciana Bisio; ROSÁRIO, Pedro; MAGALHÃES, Cleidilene RamosO estudo parte do construto da autorregulação da aprendizagem e contribuições da Teoria Social Cognitiva para realização de pesquisa no campo do autocuidado em saúde na escola, O objetivo da pesquisa foi analisar as concepções dos profissionais da saúde e da educação sobre ações de promoção da saúde na escola antes e depois de uma formação focada na autorregulação para o autocuidado e promoção da saúde, Foi realizado um estudo qualitativo do qual participaram 26 profissionais, da saúde e da educação, distribuídos em dois grupos focais antes e dois depois da formação, Os dados foram analisados a partir da análise temática reflexiva de Braun e Clarke (2006, 2019), A partir da temática ações em saúde e avaliação da formação, os participantes consideraram importante realizar as ações de promoção da saúde nas escolas, e esse entendimento se fortaleceu após a formação, Também destacaram que a formação aprimorou o trabalho já realizado nas escolas, além de promover a interdisciplinaridade entre a unidade de saúde e a escola, Por fim, destacaram a motivação extra para a realização das futuras ações em saúde com os estudantes, inspirados nas propostas vivenciadas na formação, Os resultados demonstram a importância da realização de formações focadas na autorregulação para a saúde para profissionais da saúde e da educação, com vistas à realização de ações em saúde nas escolas, bem como o seu potencial para a construção de ações de promoção da saúde mais efetivas nesse contexto,
- ItemExpectativa docente e proficiência de escolares do ensino fundamental no Brasil: uma análise espacial(2024) RIBEIRO, Paulo Marcos; ROGERS, Pablo; RAMOS, Maria do Rosário Olaia DuarteEste trabalho teve como objetivo avaliar, por meio de uma análise espacial, a influência da expectativa docente sobre o desempenho discente no Ensino Fundamental no Brasil, Para isso, utilizaram-se dados secundários do questionário docente, bem como os resultados da proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, extraídos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 2013 e 2017, e agregados por municípios, A partir da construção de três variáveis de expectativa docente, por meio de uma análise de componentes principais e do emprego da variação das variáveis, com o objetivo de controlar os efeitos fixos, que não mudam com o tempo, aplicaram-se técnicas da econometria espacial para avaliar as relações de interesse, A análise exploratória de dados espacial indicou forte dependência espacial nas variáveis de desempenho discente, assim como os modelos espaciais estimados – spatial autoregressive, spatial error model e spatial autoregressive combined – captaram o contundente papel da proximidade para a composição da interação espacial entre os fenômenos em avaliação, Os resultados, condizentes com evidências empíricas anteriores, indicaram que municípios com maior proporção de docentes com formação superior na mesma disciplina que lecionam têm escores médios maiores na proficiência em Matemática e Português e que, em municípios nos quais a percepção docente sobre a indisciplina dos alunos e o alto nível de faltas é maior, o desempenho discente é menor,
- ItemFalando sobre o uso racional de medicamentos nas escolas: uma revisão da literatura(2024) BRANDI, Thales; PINHEIRO, Taynah da Silva; CASTILHO, Selma Rodrigues deAs intoxicações por medicamentos ocorrem em cerca de 17% dos indivíduos entre 10 e 19 anos, o que torna imprescindível conversar com essa população sobre o uso racional de medicamentos dentro do ambiente escolar, Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre experiências nacionais em sala de aula relacionadas com o uso de medicamentos, Realizou-se uma busca nas bases de dados PubMed, BVS, SciELO e Google Acadêmico, sendo selecionados 22 artigos para leitura e análise dos dados, A maior parte dos estudos focava em atividades realizadas com alunos, principalmente em escolas públicas e no Ensino Médio, Os principais temas abordados foram: conceitos, automedicação, descarte e uso de antibióticos, geralmente associados às disciplinas de Biologia, Química e Ciências da Natureza, Há necessidade de mais iniciativas públicas que visem à educação em saúde em relação ao uso dos medicamentos,
- ItemFormação SAMR mentoreada para adoção e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na escola: identificando o maior desafio(2024) KUCHARSKI, Marcus Vinicius Santos; CORTELAZZO, Iolanda Bueno de CamargoAdotar e aplicar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em favor da melhora qualitativa dos processos de ensino e aprendizagem transcende a discussão simplista de resolução de questões de infraestrutura e acesso às tecnologias – ainda que sejam assuntos importantes, As implicações são mais profundas, de nível simbólico, envolvendo representações sociais do docente e das tecnologias (Silva, 2013), Resultado de pesquisa bibliográfica, este texto propõe que o trabalho de sensibilização e formação continuada docente para melhor aproveitamento dessas TDICs seja realizado a partir de uma combinação que valorize as competências técnicas previstas por um modelo de Domínio de Conhecimento de Conteúdo Pedagógico e Tecnológico (CPT) (Mishra; Koehler, 2006), mas que ocorra de forma orgânica a partir do modelo de Substituição, Aumento, Modificação e Redefinição (SAMR) (Caukin; Trail, 2019; Puentedura, 2014), permitindo escalonar a apresentação das potencialidades dessas tecnologias e, ao mesmo tempo, modular os níveis de conforto para sua adoção e utilização pelos professores, Um profissional reconhecido e respeitado por seus pares deveria ser mentor desse processo, facilitando, assim, que se discutissem e promovessem transformações metodológicas que seriam muito dificultadas em modelos formativos mais tradicionais,
- ItemO Poder Judiciário e o financiamento da educação básica: mapeamento das decisões das Cortes de Justiça do Brasil(2024) SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone; TAPOROSKY, Barbara Cristina HanauerNas últimas décadas, o Poder Judiciário vem sendo utilizado para discutir a garantia e a expansão do direito à educação, O envolvimento da atuação do Judiciário em políticas públicas, todavia, ainda encontra resistência, principalmente quando a intervenção discute o financiamento desse direito, O objetivo deste artigo, portanto, é mapear e analisar as decisões envolvendo o financiamento da educação básica proferidas pelas Cortes de Justiça do Brasil, Para tanto, realizou-se um levantamento da jurisprudência nos cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) e em 10 Tribunais de Justiça Estaduais (TJEs) (Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Sergipe), sendo analisado um conjunto de 1,021 ementas de decisões dos TRFs e 393 dos TJEs, A análise dos dados demonstra que, nos TRFs, as temáticas discutidas dizem respeito às questões que envolvem relações interfederativas, principalmente sobre os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), enquanto, nos TJEs, envolvem a operacionalização dos mecanismos de financiamento e seus reflexos entre a administração pública e os profissionais da educação,
- ItemPráticas e eventos de leitura como promotores do letramento pela literatura(2024) GERENT, Marilene de Fátima Pereira; GARCIA, Berenice Rocha ZabbotEste artigo apresenta os resultados de uma investigação cujo objetivo foi identificar quais práticas de letramento literário marcaram significativamente a memória de acadêmicos dos primeiros semestres do curso de Letras, Sendo de cunho qualitativo, a concepção metodológica desta pesquisa está respaldada principalmente em Bogdan e Biklen (1997), tomando como referencial a análise de conteúdo conforme Bardin (2011), Sobre letramento, buscamos embasamento nas obras de Soares (1998, 1999, 2005, 2020), Kleimann (2006), Paulino e Cosson (2009) e Zappone (2008), que corroboram as reflexões acerca de letramento literário, A coleta dos dados foi feita por meio de questionário com 14 perguntas fechadas e abertas, As respostas dos acadêmicos indicaram a presença da família como primeira promotora do letramento literário, No Ensino Fundamental, destacaram-se atividades envolvendo a literatura na escola, a rotina de visita à biblioteca e a produção textual a partir de textos literários,
- ItemSuporte e barreiras percebidos para o desenvolvimento de interesses em carreiras STEM: uma revisão integrativa da literatura(2024) MATOS, Mayara da Mota; COSTA FILHO, Roraima Alves daOs fatores que influenciam o interesse e a escolha de carreiras em STEM são múltiplos, Embora esses fatores sejam estudados sob diferentes perspectivas, a Teoria Social Cognitiva de Carreira (TSCC) ajuda a compreender as condições que facilitam ou limitam o exercício da agência na escolha de carreiras nessa área, Este estudo objetivou realizar uma revisão da literatura para identificar suportes e barreiras relativos ao interesse e à escolha de carreiras STEM entre estudantes do ensino médio sob a perspectiva da TSCC, Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Web of Science, considerando artigos publicados nos últimos cinco anos (2020-2024), Os resultados revelam que a autoeficácia é um fator pessoal crítico, influenciando de maneira distinta mulheres e homens, Entre os fatores de suporte, destacam-se o apoio familiar e educacional, o acesso a informações sobre as carreiras e as experiências diretas na área, que promovem o engajamento e o interesse por STEM, Por outro lado, barreiras como falta de modelos femininos, estereótipos de gênero e limitações no ambiente escolar podem desestimular esse interesse, A discussão aborda a importância de intervenções que promovam a autoeficácia, especialmente para as estudantes do sexo feminino, ampliando suas oportunidades em STEM,
- ItemSupporting the self-efficacy of novice teachers(2025) MORRIS, David BQuando os administradores lutam para reter novos professores, a qualidade da aprendizagem e do ensino numa escola pode ser prejudicada. Este problema pode ser atenuado fornecendo-se o apoio de que os professores novatos necessitam para desenvolver um sentido resiliente de eficácia. Com base na investigação baseada na teoria social cognitiva de Bandura (1997), forneço recomendações práticas para aqueles que trabalham com professores nas fases iniciais das suas carreiras. Estas incluem (a) proporcionar desenvolvimento profissional que melhore os conhecimentos e competências dos professores principiantes, (b) tornar as exigências instrucionais geríveis, (c) oferecer feedback significativo e individualizado, e (d) criar sistemas formais de orientação e colaboração. Estas recomendações servem como um guia geral a ser adaptado de acordo com as necessidades das escolas e dos seus professores.