Revista Diálogo Educacional
URI Permanente para esta coleção
Revista Diálogo Educacional é uma publicação trimestral, com artigos científicos originais e de revisão, destinados à área da Educação, focalizando formação de professores e pensamento educacional brasileiro, direcionados aos profissionais de áreas afins. A responsabilidade é do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil, que se destina a divulgar a produção acadêmica e científica de pesquisadores(as) e grupos de pesquisa nacionais e internacionais para promover o debate na área.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Diálogo Educacional por Classificação "Nível teórico"
Agora exibindo 1 - 20 de 135
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item100 anos da revista Pedagogium e a pesquisa em História da Educação(2022) NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do; PADILHA, Maria Auxiliadora SoaresProduzido no contexto da celebração dos 100 anos da criação da revista Pedagogium da Associação de Professores do Rio Grande do Norte, este trabalho foi construído com o intuito de apresentar o impresso como fonte e objeto para a História da Educação. A Pedagogium foi publicada pela primeira vez em julho de 1921, com o objetivo de contribuir para a formação dos professores e fortalecimento do magistério. Para este estudo, adotamos como fontes os números do impresso disponíveis no Repositório de História e Memória da Educação (RHISME/UFRN) e os jornais natalenses disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira. Nosso aporte teórico é constituído, especialmente, das contribuições de Ribeiro (2003, 2020), Certeau (1982), Zicman (1985) e Bastos (2015). Construímos nosso trabalho a partir da análise do impresso em suas três fases, buscando compreender os elementos que a caracterizavam, sobretudo acerca da sua materialidade e das temáticas contempladas. Compreendemos a revista como um lugar de memória (NORA, 1993) e destacamos suas potencialidades para o campo da História da Educação, sobretudo pela circulação de ideias pedagógicas que ela possibilitava e pelos diversos intelectuais envolvidos no processo de sua construção.
- Item30 anos da gratuidade nas universidades públicas paranaenses: avanços e desafios(2022) SILVA, João Carlos da; SZEUCZUK, AndersonO presente artigo tem por intento abordar a história da gratuidade do ensino superior público, no Estado do Paraná, no período entre 1987-2017, em um contexto de redemocratização da sociedade brasileira. A universidade no Brasil, instituída tardiamente, foi consolidada a partir de inúmeros enfrentamentos entre a comunidade acadêmica e o Estado. A questão da gratuidade, nesse contexto, foi resultado da mobilização de estudantes, professores e funcionários, culminando no fim da cobrança de mensalidades nas IES do Paraná em 1987. Em nível nacional, o capítulo da educação, na Constituição Federal de 1988 e seus desdobramentos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, foram marcos basilares nesse processo. Compreender a importância dessas instituições e a luta pela gratuidade são aspectos significativos, momento em que a ofensiva conservadora e privatizante constitui ameaças permanentes que pairam sobre as Instituições de Ensino Superior (IES), a partir de cortes de recursos concomitantemente aos interesses do mercado. A universidade pública é uma instituição central na sociedade brasileira, como espaço de inclusão daqueles setores que necessitam da busca pelo conhecimento muitas vezes como única possibilidade de conquistar sua cidadania. Um dos principais desafios na atualidade é manter as conquistas alcançadas ao longo das últimas décadas, dentre elas, a gratuidade.
- ItemA cilada dos projetos de parcerias estratégicas e inovação: a consolidação de emboscadas para a educação ambiental(2022) RUSCHEINSKY, Aloisio; REMPEL, Enaide TerezaEste artigo é resultado de pesquisa empírica com análise da relação entre projetos amparados por parcerias e práticas de educação ambiental. Ao constituir-se de um pequeno recorte de uma investigação de doutoramento, o objetivo consiste em abordar parcerias estratégicas e a formatação de ações de educação ambiental, na qualidade de programas de responsabilidade ambiental de empresa do agronegócio. Temos o entendimento de que a articulação das temáticas se dá num conjunto de práticas envolvendo atores sociais, Estado num determinado território. O problema de pesquisa articula as interfaces em ações estratégicas entre atores, órgãos de controle estatal e docentes e discentes. A metodologia consistiu em apreender as estratégias de obtenção de hegemonia a partir das ideias de responsabilidade social e sustentabilidade socioambiental, presentes nos projetos educativos, propostos por uma empresa, em região que engloba municípios considerados polos do agronegócio. Utilizamos como procedimentos de coleta o levantamento de documentação e entrevistas com docentes e gestores educacionais. A pesquisa concluiu que o projeto político-pedagógico da empresa viabilizou as práticas em análise, associadas à homogeneização de condições diferenciadas de vida e a formas de invisibilizar tensões e conflitos, que tendem a produzir conformismo frente aos problemas ambientais, atribuindo-lhe o papel estratégico de reprodução dos interesses do capital e da lógica do mercado num determinado território.
- ItemA combinação entre Mindfulness e método ArtSci estimula a criatividade de forma transdisciplinar(2022) MENESES, Danilo Andrade de; LOPEZ, Luiz Carlos Serramo; FRÓES, Maira MonteiroSistemas complexos podem se organizar de forma direcionada para a criatividade e autenticidade, uma característica chamada de autotranscendência. Neste artigo, a sala de aula criativa é vista como um sistema complexo que busca a autotranscendência, uma característica de cunho transdisciplinar. Nosso objetivo foi saber se o nosso grupo de pesquisa sobre criatividade desenvolvia essas competências — criatividade e autotranscendência — nos alunos através de práticas que envolviam Mindfulness e o método Artsci. Nossa metodologia foi dividida em duas análises qualitativas. A primeira foi o processo simbólico-arquetípico sobre a última prática do semestre. A segunda análise foi a de conteúdo de Bardin, sobre a melhora da criatividade e outros benefícios das práticas do grupo de pesquisa. Nos resultados da primeira análise encontramos símbolos e arquétipos que remetiam ao aspecto de segurança necessário para o alcance da autonomia e realização pessoal dos estudantes. Na segunda análise encontramos que as práticas criativas foram importantes para o desenvolvimento da criatividade, autoconhecimento, autoestima, autorreflexão e bem-estar. Esses resultados indicam que as competências de criatividade e autotranscendência foram desenvolvidas. Acreditamos que esse modelo contribui para o desenvolvimento de escolas criativas que promovam não só a criatividade, mas a consciência integral do ser humano.
- ItemA concepção de linguagem defendida na revista “O Ensino” da inspetoria do Paraná (1922-1924)(2022) ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; LEAL, Sandra do Rocio Ferreira; NASCIMENTO, Maria Isabel MouraO presente artigo tem por finalidade analisar a história da educação pela imprensa escrita, na década de 1920, com o objetivo investigar na revista “O Ensino” a concepção de linguagem veiculada aos professores da rede pública do estado do Paraná, uma vez que a referida revista era publicada pela Inspetoria de Ensino do Estado. Para tanto, foi utilizada especificamente a matéria que trata da concepção que permeava o ensino da língua portuguesa no estado do Paraná sob o título “O Ensino da Linguagem”, tendo como embasamento autores que tratam das concepções da linguagem, realizando o cotejamento entre os excertos da matéria. As reflexões sobre a revista “O Ensino” nos ajudam a compreender as iniciativas governamentais e as intencionalidades do Estado no que se refere à educação pública paranaense, apontando não apenas a base política do estado. Essa fonte de pesquisa demonstra também que esse material é rico em possibilidades de pesquisa, uma vez que registra o imediato e o contemporâneo do contexto veiculado, cabendo ao pesquisador o desafio de fazer a releitura, pois a imprensa não é neutra, e este desafio cabe ao pesquisador analisar, olhando o fenômeno em suas várias determinações, bem como seus reflexos na contemporaneidade.
- ItemA constituição de um arquivo pessoal na negação da história coletiva(2022) ESQUINSANI, Rosimar Serena SiqueiraO texto narra um possível descuido de agente público sobre documentos de registro da história de uma rede municipal de ensino e a consequente constituição de um arquivo pessoal, a partir desse descaso para com a história coletiva. Baseando-se em tal narrativa, partilha reflexões sobre a potência de um arquivo pessoal, apontando possibilidades de uso e ponderações advindas da guarda desse material, considerando a relevância para a história da educação de redes e sistemas públicos de ensino. Metodologicamente, o texto está assentado em uma pesquisa descritiva, em recorte longitudinal retrospectivo, construída a partir de uma abordagem dialética, com procedimento analítico reconstrutivo e amparada por uma revisão bibliográfica. O corpus empírico de reflexão está calcado em documentos de guarda pessoal, afetos a uma rede municipal de ensino no interior sul-rio-grandense, resgatados de processos de exclusão física e mantidos sob custódia particular ao longo de 20 anos. Além de apresentar os documentos que constituem o arquivo, o desenvolvimento do texto expõe reflexões acerca dos usos de um arquivo pessoal e sua relevância para a história da educação, além de trabalhar com os conceitos de memória coletiva, de Maurice Halbwachs e lugar de memória, de Pierre Nora. Em síntese, as reflexões tecidas apontam, conclusivamente, que os documentos arrolados no arquivo pessoal são compatíveis com a relevância da história da educação, sendo que a força empírica dos dados contidos nos documentos do arquivo indica que o arquivo pode se constituir em um lugar de memória, guardando possibilidades de uma memória coletiva.
- ItemA convergência entre complexidade e diálogo: fundamentos da educação para o século XXI(2022) LUNA, José Marcelo Freitas de; SANTOS, Jonatas Marcos da SilvaAs reflexões apresentadas neste artigo referenciam-se em pesquisa sobre a convergência da complexidade de Morin e a práxis crítico-dialógica conscientizadora de Paulo Freire. Para demonstrar tal convergência, a partir do Humanismo europeu, consideramos o processo de formação da época Moderna e suas influências sobre a formação do mundo e do sujeito contemporâneos, traçando a contribuição do pensamento de Morin e Freire como proposta crítica frente aos princípios da Modernidade. Ao sujeito biopsíquico, social e envolvido pelas teias de significados culturais, ser complexo e dialógico situado no tempo e no espaço históricos, apontamos a educação dialógica conscientizadora da complexidade como possibilidade de promoção da vida em abundância e da ética, tendo em vista a criação de uma nova consciência planetária no século XXI. Com a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, buscamos responder como o pensamento de Morin e Paulo Freire convergem ao fundamentar uma nova perspectiva para educação no mundo contemporâneo. A educação sob o viés do diálogo acerca da complexidade contribui para emersão de uma consciência comprometida com o respeito ao Planeta, com a vida humana e com a valorização das diversidades, assumindo novas perspectivas ante ao compromisso de construção da cidadania global solidária. Os resultados mostram que a convergência entre a complexidade e a educação dialógico-conscientizadora acontece pelas possibilidades de abordar a realidade como sendo irredutível a qualquer pretensão de certeza absoluta e definitiva por parte do conhecimento humano e pela alternativa convergente de complexidade e diálogo para educação do século XXI, em face aos princípios da Modernidade.
- ItemA cultura escrita na educação infantil: uma revisão sistemática(2023) REIS, Danielle; AMIEL, TelEste artigo aborda as relações entre crianças e cultura escrita e suas implicações para a prática pedagógica na Educação Infantil. Tem por objetivo compreender os modos de aproximação e participação das crianças na cultura escrita com enfoque em duas questões principais. Primeiro: quais são as perspectivas abordadas na literatura acerca da cultura escrita na Educação Infantil? Segundo: dentre as investigações, quais as intervenções utilizadas para abordar a cultura escrita na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental? A partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), realizada com base na literatura científica publicada nos idiomas português e espanhol, entre os anos de 2010 e 2020, apresentamos o panorama da produção acadêmica desse universo temático. Os resultados apontam que o incentivo à participação na cultura escrita é desejável e viável para essa faixa etária, sendo importante intencionalmente fomentar espaços e momentos para essas ações. Apontam ainda para uma diversidade de possíveis intervenções e estratégias – que precisam ser coerentes com o universo infantil – favorecendo a construção de significados pela criança de forma lúdica. Embasados nos resultados da RSL, um guia docente com sugestões para o trabalho pedagógico foi criado e disponibilizado na forma de um Recurso Educacional Aberto (REA).
- ItemA educação escolar secundária no Norte Pioneiro do Paraná: a criação de Ginásios entre os anos de 1938 e 1961(2022) RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins; RUCKSTADTER, Vanessa Campos MarianoEste texto é resultado de uma pesquisa que objetivou levantar fontes e produzir um mapeamento cronológico e geográfico da institucionalização da educação escolar na mesorregião Norte Pioneiro do Paraná. De modo particular, procurou-se identificar em quais localidades e quando foram criados ginásios no período compreendido entre 1938 e 1961. Os marcos se referem ao ano de fundação, pelo Estado, da primeira escola deste nível na região e ao ano da promulgação da Lei Federal n. 4024/61, a primeira LDBEN. As fontes históricas consultadas estão disponíveis no Arquivo Público do Estado do Paraná, em documentos oficiais de escolas da região (Projetos Políticos-Pedagógicos), e em outras obras que registram as histórias e memórias dos municípios da região. Do ponto de vista da produção historiográfica sobre a escolarização nesta região, há poucos estudos que tenham mapeado fontes que permitam reconstruir historicamente o processo de institucionalização da educação. Como um estudo regional, o trabalho parte do pressuposto que local e nacional devem se articular de modo dialético para que seja possível um conhecimento mais próximo do concreto no processo investigativo. A pesquisa identificou, em sintonia com a política educacional da época, um movimento maior de criação dessas escolas entre as décadas de 1940 e 1950, período marcado pela expansão do ideário escolanovista e em que a região se constituía como um centro econômico importante no Norte do Estado do Paraná.
- ItemA escuta de docentes em pesquisas de Educação Infantil(2023) SANTOS, Marlene Oliveira dosEste artigo tematiza a escuta de docentes em pesquisas no campo da Educação Infantil. O que significa escutar docentes em pesquisas? Além de buscar refletir sobre essa questão, o texto também pretende fazer discussões sobre os desafios éticos, teóricos e metodológicos em relação à escuta do professor da Educação Infantil, dialogando sobre o ato de escuta à luz dos estudos de Paulo Freire (1996) e Levinas (1980). Trata-se de um texto de natureza teórica que tece diálogos com o pensamento desses dois autores. Freire (1996) aponta a escuta como ato político que abre caminho para falar com o outro; e Levinas (1980), ao discutir sobre a ética da alteridade, apresenta aportes teóricos relevantes para a compreensão do que é escutar outrem. Escutar é uma ação humana complexa e, no contexto da pesquisa em Educação Infantil, exige do pesquisador, cada vez mais, uma escuta paciente e crítica. O estudo conclui que o ato da escuta, na pesquisa, extrapola a ritualidade burocrática da produção de material no campo empírico, e pede ética na produção das relações a partir das diferenças.
- ItemA escuta na pesquisa-ação: entrelaçando brincar e educação para as relações étnico-raciais(2023) ALVES, Luciana Pires; NOGUERA, RenatoEste artigo propõe a reflexão sobre a esfera do brincar como lugar de estar e de afecção pelas diferentes infâncias presentes nos espaços de pesquisa com crianças. Aqui, relataremos os “achados/inventados” em nossos trabalhos de escuta como exercício ético e estético de alteridade numa constante produção de sentidos, na qual inventamos o que encontramos. Escutar as crianças como metodologia de pesquisa requer, entre outras atitudes, um duplo exercício de esvaziamento de si para voltar a atenção ao outro e a retomada da própria infância do adulto que pesquisa, uma vez que a criança que fomos é acionada pelos encontros com as infâncias com as quais pesquisamos. Há, ainda, a tensão entre o maravilhamento produzido pela singularidade do olhar infantil e a necessária intervenção quando são reproduzidos os preconceitos e as demais formas de violência. Tomamos a brincadeira não como uma matéria-prima para uma produção futura, mas como meio de acesso e permanência no estado larvar do vivente. O percurso narrativo e reflexivo do texto se faz pela diferenciação da esfera brincante dos exercícios de violência que procuram instrumentalizar a ludicidade, o fazemos a partir da análise de alguns dos aspectos biológicos, filosóficos e subjetivos do brincar. Defendemos uma educação antirracista em ato desde a infância, como as situações de intervenção na pesquisa com crianças de 4 e 5 anos no espaço escolar. Por fim, buscamos ancorar nosso esperançar no projeto benjaminiano de uma filosofia por vir que se nutre do investimento potente no gesto infantil de fazer o novo mais uma vez.
- ItemA estruturação da profissão docente na Província do Paraná (1854-1870)(2022) HONORATO, Tony; PEDRÃO, Fernanda Cristina de Souza; IVASHITA, Simone BurioliO objetivo consiste em caracterizar elementos da estruturação da profissão docente na província do Paraná, segundo as publicações no jornal Dezenove de Dezembro (1854-1870). O território paranaense, como a Quinta Comarca Curitiba, pertencia à província de São Paulo, e no dia Dezenove de Dezembro de 1853 teve seu desmembramento oficializado, emancipando-se como a província do Paraná. Em busca do utópico progresso e desenvolvimento da sociedade, o governo provincial do Paraná vislumbrava na instrução pública uma forma de instruir e civilizar a população. Naquele momento, a profissão docente foi elevada como agência fundamental para tal missão. Frente a este cenário, passou a ser essencial a estudar a estruturação da profissão docente na recém província do Paraná. Para tanto, elegemos como fonte de pesquisa histórica o jornal Dezenove de Dezembro, que foi um veículo da imprensa publicado durante todo o período provincial paranaense. Como fundamento metodológico, consideramos as orientações sobre as possibilidades e os limites da imprensa como fonte para a escrita da história (LUCA, 2005; CRUZ & PEIXOTO, 2007) e da história da educação (CARVALHO, 2007; PINTO, 2017). Como resultado, o jornal permitiu compreender a estruturação da profissão docente no Paraná por meio dos concursos, aposentadorias, contratos, salários, instituições de ensino e valores sociais ligados à condição de ser professor(a) no período oitocentista.
- ItemA expansão do ensino público a partir da reivindicação da população paranaense(2022) ALVES, Luciana Kubaski; MARTINIAK, Vera LuciaO texto apresenta os resultados de estudo de doutoramento cujo fio condutor foi a expansão do ensino público a partir da reivindicação da população paranaense pela construção de escolas, tanto nas colônias quanto nos centros urbanos no início do século XX. A pesquisa tem como questão norteadora compreender como seu deu a expansão do ensino público no Paraná a partir da demanda pela criação de escolas expressa nos requerimentos dirigidos aos governantes. Após a emancipação da província e com a vinda de famílias imigrantes houve incentivo ao desenvolvimento das cidades, que estimulou o comércio e fomentou a criação de serviços de infraestrutura e, consequentemente, a necessidade de alfabetizar a população. A pesquisa se deu pela abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico o método histórico, com a utilização de pesquisa documental e, concomitantemente, o uso combinado de fontes primárias. As fontes primárias utilizadas foram os livros de requerimentos, nos quais foi possível perceber a “voz da população” por meio de abaixo-assinados registrando as reivindicações. A análise se fundamentou em autores como Saviani (2007), Araújo (2007), Oliveira (1989) e Miguel (2017). O estudo permitiu inferir que a oferta de ensino público se deu de forma lenta e gradual, e neste processo as escolas particulares, étnicas e confessionais tiveram uma presença expressiva no estado do Paraná no início do século XX. Contudo, a reivindicação da população paranaense pela criação de escolas pressionou o governo e influenciou a expansão do ensino público no estado.
- ItemA formação continuada de professores em Curitiba, no período 1996-2016, no contexto da globalização(2022) , Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira; PASSOS, Edson RodriguesO artigo visa discutir o processo de formação continuada de professores no município de Curitiba no período entre 1996 e 2016, a partir de um suporte conceitual misto, qualitativo e quantitativo, por entender que, face a especificidade do objeto em análise, as abordagens se complementam, com ganho epistemológico para a pesquisa. O objetivo geral da pesquisa é investigar as relações entre políticas públicas adotadas pela Rede Municipal de Ensino de Curitiba no período 1996-2016 e a formação continuada de professores no contexto da globalização. Como objetivos específicos, tem-se: apresentar os dados acerca da totalidade dos cursos ofertados na formação continuada de professores pelo município de Curitiba no período citado, no contexto da cultura globalizada, tecer a crítica e apresentar as diferenças de ofertas entre as demandas de cursos de formação no decorrer de cada gestão. O apoio teórico está referenciado em autores contemporâneos do pensamento dialético, entre eles Severino (2007), Ferreira (2003), Schelling (1984) e Teodoro (2003). Como resultado, verificou-se que foram intensificadas as discussões sobre o tema formação continuada de professores face o mundo globalizado e tecnológico. Além disso, a pesquisa revelou o quantitativo dos cursos ofertados no período de cada prefeito, o que mostrou o compromisso e o investimento na formação continuada em cada mandato.
- ItemA formação continuada de professores nas premissas da Ecoformação e suas implicações em uma escola: desafios em tempos pandêmicos(2022) REIKAWIESKI, Sandra Bernadete Pinto; SIMÃO, Vera Lúcia; TOMIO, DanielaDiante de questões sociais, ambientais, tecnológicas e econômicas provenientes de um mundo em constante transformação, como nesses tempos, faz-se necessário pensar uma escola que considere a humanização elemento indissociável da educação. Neste sentido, objetiva-se neste artigo compreender implicações de um percurso de formação continuada docente em uma escola no enfrentamento da pandemia, alinhado aos pressupostos teórico-metodológicos da “Ecoformação” e com premissas de uma Educação para o século XXI. Para isso socializa-se um percurso de pesquisa/formação continuada que aconteceu em uma escola do campo multisseriada, da rede pública municipal de ensino de Massaranduba- SC, envolvendo seu coletivo de cinco professores. Os instrumentos utilizados para geração de dados foram questionário, entrevista e depoimento e para análise empregou-se o software MAXQDA com o recurso de nuvem de palavras, valendo-se do método de análise de conteúdo. O referencial teórico pauta-se em Moraes (2010; 2015; 2018), Morin (2000; 2004), Nicolescu (1999), Torre (1997; 2005; 2009; 2019), entre outros. Com as interpretações pode-se concluir que as principais implicações da formação de professores em serviço, alinhada aos fundamentos da Ecoformação e às premissas da Educação para o século XXI, no enfrentamento da pandemia, consistiram nas dimensões do olhar acolhedor, criatividade, resiliência, formação crítica, motivação, cooperação e quebra de paradigma, além de possibilidade de transformação, sensibilidade e conexão, essenciais para os desafios apresentados.
- ItemA Framework of Students’ Regulation Processes for Flipped Learning(2023) GONÇALVES, Anderson Cavalcante; FERREIRA, Deller JamesIn order to achieve success in flipped learning individual and collaborative tasks, students can engage in productive regulatory processes to manage cognitions, behaviours, emotions and context. Self-regulated learning frameworks has come to be cornerstone for examining social forms of regulation. Despite recent advances in the area of co-regulation, more research is still needed on how groups of students regulate their learning in collaborative environments. In this work we apply an exploratory and integrative method to elaborate a framework of regulatory processes and an evaluation by experts to validate it. We re-designed Pintrich’s self-regulation framework, placing a special emphasis on the crucial role of group work in flipped learning, providing a more holistic view of regulatory processes. Seven experts in collaborative learning answered positively to a questionnaire to evaluate the framework quality regarding clarity, compatibility, productivity, technological role, scope and focus on the student. The extended framework presented here has implications for practice, being especially beneficial in creation of strategies for facilitating students’ self-regulation and co-regulation. This study provides valuable information for educators regarding instructional design and selection of an appropriate regulatory processes to shape learning activities to facilitate students’ engagement in the flipped learning approach.
- ItemA implantação da Escola Luterana Concórdia (1955-1969) no contexto da colonização do oeste paranaense(2022) ANDRADE, Rodrigo Pinto de; TOLEDO, Cézar Alencar Arnaut deEste texto tem como objetivo analisar o processo de escolarização no contexto da colonização planejada do oeste paranaense, que resultou na criação da Escola Luterana Concórdia, na cidade de Marechal Cândido Rondon, no ano de 1955. Trata-se de um estudo histórico e documental, que se integra na história das instituições educativas e tem como proposta investigar a história da implantação, desenvolvimento e consolidação de uma das primeiras instituições escolares confessionais da região Oeste do Paraná. Os dados foram analisados seguindo os procedimentos propostos por Paolo Nosella e Ester Buffa (2009) cuja metodologia relaciona as especificidades das instituições educativas com o movimento mais geral da sociedade. Para efetivação da pesquisa foram utilizadas as seguintes fontes: livros-ata da Escola Luterana Concórdia e do Colégio Rui Barbosa; livros-ata da Igreja Luterana de Marechal Cândido Rondon; atas da Câmara Municipal de Toledo (1959-1960); atas da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon (1961-1969); Leis municipais e livro-atas de exames finais. A escola refletiu, nos primeiros anos de funcionamento, as distinções sociais estabelecidas no contexto geral, do qual passou a fazer parte e projetou essas mesmas distinções. Seus pressupostos de uma educação moral não destoavam das políticas educacionais vigentes no país e das demandas educativas dos grupos dirigentes da sociedade de Marechal Cândido Rondon.
- ItemA incorporação da cultura física na instrução pública paranaense: em busca de uma Gymnastica racional (1882-1917)(2022) SILVA, Marcelo Moraes e; MORO, Vera Luiza; SOUZA, Gizele deO presente artigo investigou o processo de incorporação da cultura física pela instrução pública do Paraná, principalmente a inserção dos saberes relativos à Gymnastica, no período compreendido entre os anos de 1882 e 1917. Os documentos utilizados foram os relatórios de Governo, Coleção de Leis, Decretos, Actos e Regulamentos, com especial atenção aos manuscritos que tratam da situação da instrução pública paranaense. Também foram utilizadas as fontes jornalísticas, encontradas nos seguintes periódicos paranaenses: Dezenove de Dezembro, A República, Diário da Tarde, A Notícia e A Tribuna. A análise dos documentos indicou um lento processo de especialização da Gymnastica, marcado por uma série de avanços e recuos em busca de uma ginástica que contribuísse para a educação physica dos jovens paranaenses. A título de conclusão o artigo aponta que, nesse processo de incorporação dos elementos da cultura física, a instrução pública paranaense caminhou em direção a uma ginástica com um forte apelo racional, higiênico e educativo.
- ItemA inovação no contexto educativo: perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade(2023) SILVA, Karla Fernanda Wunder da; SANTOS, Bettina Steren dos; POZZA, MariangelaA produção teórica acerca da inovação no contexto educativo pensando nas perspectivas transformadoras para formação dos professores a partir do paradigma da complexidade remete ao envolvimento dialógico que relaciona a prática docente nos dias atuais. Pretende-se com este artigo tecer algumas considerações a respeito do paradigma da complexidade, a partir de ações criativas e inovadoras em nosso meio. Por essa razão, acredita-se que ao discutir as ações dos professores, é fundamental referir-se à formação docente, já que os mesmos vivenciam as transformações em sala de aula, essas, impulsionadas por diferentes teorias ou metodologias. Por conseguinte, toda mudança educacional afeta o trabalho nas escolas, em suas redes de relacionamentos, pois ela requer mais que esforço e domínio técnico, ela necessita de uma atenção às dimensões emocionais. Temos como objetivo compreender os diferentes fatores que condicionam, impactam e intervém nas escolhas teórico metodológicas de cada um, e como estes se vinculam ao contexto histórico, social e acadêmico, nos quais o sujeito e sua formação estão inseridos. Metodologicamente, explanamos conceitos que contribuem para a formação docente. Conclui-se que nesta perspectiva epistemológica, planejar uma busca pela qualidade da formação de professores a Teoria da Complexidade de Edgar Morin serve de inspiração para permitir o mapeamento das situações e vivências dos professores, auxiliar o entendimento e reconstrução dos passos cotidianos de cada educador que se encontra atuando, tecendo relações entre sociedade, conhecimento, tecnologias, inovação, criatividade.
- ItemA judicialização dos conflitos escolares e a religião na escola(2023) ESTEVES, Pamela suelli da; TEIXEIRA, Pedro; TARANTO, FabianoA judicialização é um fenômeno das democracias contemporâneas que consiste na intervenção das instâncias judiciárias em diferentes esferas sociais, na resolução de conflitos e na proteção dos direitos individuais e coletivos. No âmbito educacional, a judicialização pode ser percebida na dificuldade de escolas em administrar conflitos recorrendo a discursos e práticas fundamentados na normatização da lei e na punição. Neste artigo, discutimos a judicialização de conflitos envolvendo religião e escola em três movimentos: 1) analisamos a judicialização da vida nas democracias contemporâneas; 2) exploramos as disputas em torno do componente curricular de ensino religioso e da presença religiosa na escola; e 3) discutimos uma situação de conflito escolar de motivação religiosa que foi judicializada. Concluímos que a judicialização se configura como indício, consequência e instrumento de administração de conflitos de motivação religiosa em contextos escolares.