Revista Educação e Políticas em Debate
URI Permanente para esta coleção
A Revista Educação e Políticas em Debate – REPOD, tem como objetivo divulgar resultados de pesquisas e experiências inéditas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem científica dos temas. Os conteúdos veiculados destinam-se principalmente a estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de políticas educacionais, mas também aos demais interessados pela área de educação e humanidades em geral.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Educação e Políticas em Debate por Classificação "Nível técnico"
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA política escolar na França na atualidade (2017-2019): tentativas de interpretação(2019) ROBERT, André D.; ULHÔA, Leonardo Moreira; KHOURY, Zeina AbdulmassihEste artigo tenta analisar os dois anos (2017-2019) da política escolar conduzida na França pelo ministro Jean-Michel Blanquer no governo do novo presidente Emmanuel Macron. Esta política é de fato particularmente difícil de descriptografar, na medida em que não pretende ser nem de direita, nem de esquerda. O autor analisa primeiro o quadro ideológico e teórico dessa política (no centro do qual, encontra-se o neoliberalismo e a neurociências), em seguida, alguns aspectos da comunicação e da ação do ministro que busca muitos efeitos midiáticos, enfim os principais significados da lei conhecida como "escola de confiança", promulgada em julho de 2019. Essa análise mostra que por trás das boas intenções declaradas de luta contra o fracasso escolar, se esconde uma política autoritária caracterizada por uma desconfiança em torno de professores e orientações desiguais, reforçando a seleção em detrimento dos alunos com maior dificuldade.
- ItemApresentação(2021) VALENTE, Lucia de Fatima; FRANÇA, MagnaO dossiê Financiamento da Educação Básica e a política de fundos tem como referência uma coletânea de textos que apresentam debates e embates sobre o tema numa discussão atualizada de avaliação da política de financiamento, de planos, fontes e investimento dos recursos à manutenção da educação básica, tendo como especificidade um Fundo contábil. A presente publicação, é uma obra coletiva em que a pluralidade de visões é representada pelo conjunto de autores de universidades federais e estaduais, institutos federais, secretarias estaduais e municipais de educação, oferecendo contribuições relevantes sobre o tema no objetivo de divulgar os resultados de estudos, documentação bibliográfica e a legislação correlata. Além dos textos publicizados integra, também o dossiê, a entrevista da presidente da Associação Nacional de Financiamento da Educação – Fineduca, Professora Nalú Farenzena trazendo as contribuições dos debates e resultados de estudos no cenário político e acadêmico, numa perspectiva histórica e atual referentes aos desafios do financiamento da educação básica e a aprovação do novo Fundeb. Acentua, ainda, que o atual contexto da pandemia brasileira impactou na arrecadação de recursos, automaticamente, reduzindo o investimento na educação. Integrada, também, o Editorial Direitos sociais em risco: a incessante luta em prol de verbas públicas para a educação pública de autoria das professoras da UFU, integrantes da Comissão Editorial da Revista, Maria Vieira Silva, Leonice Matilde Richter e Vilma Aparecida Souza.
- ItemDocência na educação infantil: um estudo do sentido pessoal para refletir sobre políticas públicas(2017) PESSOA, Camila Turati; LEONARDO, Nilza Sanches TessaroEste artigo busca discutir o sentido pessoal da atividade docente do professor da Educação Infantil. Partimos do referencial de que a Educação deve permitir a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados e temos a Psicologia Histórico-Cultural como forma de compreensão da realidade. Assim, estudar o sentido pessoal construído pelo docente ao exercer sua atividade nos permite elaborar contribuições à Educação e às políticas públicas. Desta forma, entrevistamos e acompanhamos a rotina de trabalho de duas professoras da Educação Infantil para depreendermos nossas análises. Percebemos, dentre outros aspectos, que as condições de trabalho oferecidas às docentes interfere no modo como vivenciam e se apropriam de suas atividades, incidindo em como atuam em sala de aula.
- ItemEdição comemorativa: 10 anos da revista educação e políticas em debate(2022) RICHTER, Leonice Matilde; SOUZA, Vilma Aparecida; SOUZA, Raquel AparecidaA Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD) completa 10 anos de editoração em 2022. A REPOD nasceu vinculada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e desde o seu prelúdio tem envidado esforços no sentido de colaborar com a divulgação de resultados de pesquisas e experiências inéditas que apresentem consistência, rigor e originalidade, proporcionando a pesquisadores(as), docentes e discentes de graduação e pós-graduação, de diferentes instituições nacionais e internacionais, espaço para a socialização de suas produções, especialmente na área de políticas educacionais, mas também aos demais interessados pela área de educação e humanidades em geral (FACED, 2021).
- ItemEditorial(2013) SILVA, Maria Vieira
- ItemEditorial(2015) SILVA, Marcelo Soares Pereira; KLINKE, Karina; SILVA, Elenita Pinheiro de QueirozEste número da Revista Educação e Políticas em Debate publica o Dossiê: Gênero e Diversidade na Educação, e, ao lado deste, apresenta a sessão Artigos com trabalhos de pesquisadores brasileiros que abordam temas no campo da análise de políticas públicas de educação. O Dossiê foi concebido e organizado em resposta ao Edital relativo ao Concurso nº 001/2014 - FUNAPE/UFG/MEC/SECADI, em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), com a finalidade de cumprimento da previsão de sua meta 2, qual seja, "apoiar pesquisadores e docentes que tenham como foco de estudos e trabalho as temáticas relacionadas à educação como direito de todos e o enfrentamento das desigualdades".
- ItemEditorial(2018) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice MatildeO/a leitor/a encontrará no presente número, intitulado "A Constituição Federal 30 anos depois: avanços, intermitências e desafios para as políticas educacionais", trabalhos com denso e distintos olhares acerca de níveis, etapas e modalidades da educação delineados pela nossa Constituição e que foram atentamente organizados pela professora Daniela de Melo Crosara, professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na seção Demanda Contínua o Dossiê conta com o artigo "Políticas educativas en latinoamérica: hacia una comprensión de la globalización neoliberal", do professor Cesar Tello, docente em Ciências da Educação da Universidad Nacional de La Plata (UNLP) que contribui para a análise ampliada das políticas educativas no âmbito latino-americano e colabora com o processo de diálogo com a realidade internacional. No artigo "Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): um estudo exploratório", as autoras Elizabeth Gottschalg Raimann e Juliana Alves da Guarda, da Universidade Federal de Goiás, analisam o PIBID como política de formação de professores. O Número da revista conta, ainda, com a resenha do livro "Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas" de autoria do professor lusitano Fernandes Domingos, com resenha elaborada por Olenir Maria Mendes e Simone Freitas Pereira Costa.
- ItemEditorial(2012) SILVA, Maria Vieira
- ItemEditorial(2017) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice MatildeO presente número da Revista Educação e Políticas em Debate, disponibiliza para o público o dossiê “Políticas educacionais, trabalho docente e desempenho discente no ensino médio: dilemas atuais”. Esse acervo de textos possibilita importantes análises sobre o assunto em questão, visando ampliar reflexões sobre as políticas públicas para a oferta desta etapa educacional, sobre as condições de trabalho dos docentes e o desempenho discente. Assim, contamos com a colaboração de pesquisadores de vários estados do país, tais como, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, para fomentar análises e debate sobre esse tema tão instigante.
- ItemEditorial(2015) SILVA, Maria VieiraA educação é uma dimensão da formação humana que se manifesta de múltiplas formas e em diferentes espaços e tempos. No que tange à educação escolar, ainda presenciamos desafios e dilemas para a conquista e a efetivação do direito à aprendizagem de grupos sociais historicamente excluídos dos processos de escolarização. Na presente edição da Revista Educação e Políticas em Debate proporcionamos ao leitor interessantes reflexões acerca do enfrentamento ao desafio da democratização do acesso ao conhecimento em espaços educativos não escolares, por meio do dossiê Políticas de educação escolar em ambientes hospitalares. Os artigos que compõem o referido dossiê colocam em relevo uma modalidade de educação ainda pouco explorada no cenário educacional brasileiro, proporcionando importantes contributos para a visibilidade da temática em questão.
- ItemEditorial(2019) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice Matilde; SOUZA, Vilma AparecidaAnálises e proposições concernentes à Educação Integral e à Escola em Tempo Integral têm sido recorrentes na educação brasileira em diferentes contextos históricos. Vale ressaltar que, desde a década 1930, educadores como Anísio Teixeira vêm defendendo o tempo integral nas atividades escolares pressupondo, com essa ampliação, a possibilidade de construção de uma escola mais democrática (COELHO et all, 2019). Coelho et all (2019) remetem-se ainda à experiências de estados e municípios brasileiros na década 1990, colocando em relevo o Programa Especial de Educação (PEE) realizado no estado do Rio de Janeiro, o qual ampliou a jornada escolar no hoje denominado Ensino Fundamental por meio da construção de 506 escolas em tempo integral – os Centros Integrados de Educação Pública – CIEPs.
- ItemEditorial(2013) SILVA, Maria VieiraNa configuração da presente edição, a Revista Educação e Políticas em Debate, disponibiliza ao público as seguintes seções: dossiê, artigos, entrevista, resenha e a seção "Ensaios, Debates e Polêmicas". Nesse número, proporcionamos ao público um conjunto de doze textos, de autoria de pesquisadores de universidades públicas e privadas brasileiras, vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação das regiões Sudeste, Nordeste, Centro-oeste e Sul. Além das contribuições nacionais, contamos ainda com contribuições de pesquisadores europeus mediante uma entrevista com Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho, Portugal), um artigo de Christian Maroy (Université de Lovain, Bélgica) e um artigo de Antonio Olmedo (University of London - UK), sendo que esses dois últimos textos foram disponibilizados em versão bilíngue.
- ItemEditorial(2018) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice MatildeO presente dossiê apresenta caminhos inóspitos e horizontes promissores concernentes aos processos de formação inicial e continuada dos profissionais da educação a partir de múltiplos ângulos, os quais guardam correspondências com as Linhas de Pesquisa “Estado, Políticas e Gestão em Educação”; “História e Historiografia da Educação”; “Saberes e Práticas Educativas” e “Educação em Ciências e Matemática”.
- ItemEditorial(2016) SILVA, Lázara Cristina daEste Dossiê, organizado para compor um espaço na Revista Educação, Política em Debate da Linha de Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, é resultado de um projeto no qual algumas áreas se dispõem a apresentar resultados de estudos recentes que venham a fomentar o desejo dos leitores para o campo de conhecimento em questão. Assim, o tema Política e Inclusão Educacional foi definido como uma possibilidade de dossiê, aliada às questões do processo de escolarização do público da Educação Especial.
- ItemEditorial(2014) SILVA, Maria Vieira; KLINKE, Karina
- ItemEditorial(2012) SILVA, Maria Vieira
- ItemEditorial(2014) SILVA, Maria Vieira
- ItemEditorial(2017) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice MatildeEste número é composto pelo "Dossiê: Políticas públicas no sistema carcerário e socioeducativo do Brasil", que contém quatro artigos e apresenta temas e reflexões acerca das políticas educacionais para sistema carcerário e socioeducativo do Brasil, com a colaboração de professores que pesquisam na área. O objetivo, assim, é provocar o debate quanto aos dilemas atuais enfrentados pela Educação em Prisões e de jovens em situação de restrição e privação de liberdade e as perspectivas de enfrentamento dos mesmos, a partir da perspectiva histórica, legal e dialógica com as ações universitárias por meio da extensão universitária pautada no ensino, extensão e pesquisa. O presente número da revista abarca, além do mencionado dossiê, três artigos da seção Demanda Contínua, o primeiro de autoria de Simone Vieira Melo Shimamoto intitulado "A concepção de trabalho escolar e a (des)politização dos sujeitos sociais a partir de Maurício Tragtenberg"; o segundo de autoria de Alberto Bive Domingos com título "A contemporaneidade da educação africana: o presente a despeito do passado e da cultura. que perspectivas?" e o terceiro de Klívia de Cássia Silva Nunes e Luiz Bezerra Neto que abordam o tema "Políticas educacionais para a Educação do Campo: uma análise histórica". Faz parte também da presente edição, na seção "Relato de Experiência", o trabalho de Joiciane Aparecida de Souza, Aurélie Baudier e Patrick Raes o relato "O acompanhamento psicopedagógico de estudantes do ensino superior na Bélgica no âmbito da disciplina "Atividades de Integração ligadas ao Ensino Superior - AILES".
- ItemEditorial(2017) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice MatildeNo presente Dossiê intitulado "Políticas educacionais para a educação infantil: dilemas atuais e perspectivas para a infância", o leitor encontrará um rico e diversificado conjunto de reflexões acerca de questões sobre as políticas de educação infantil, seus avanços e dificuldades, dispostos em seis artigos e uma entrevista, organizados de forma acurada pela professora Vanessa Cristina Alvarenga, que tem se dedicado a pesquisar sobre a temática em relevo. Além do mencionado Dossiê, o presente número conta ainda com a seção Demanda Contínua, a qual disponibiliza os seguintes artigos: "Espacio-Escolar en los proyectos de la Unesco para América Latina" de Gerardo Machuca (Corporación Unificada Nacional-CUN) e Iara Vieira Guimaraes (Universidade Federal de Uberlândia) e "Políticas públicas e trabalho docente: a política do PDE-escola e os desdobramentos da lógica de accountability", de autoria de Vilma Aparecida de Souza.
- ItemEditorial: Política de ações afirmativas em instituições do ensino superior: em debate a Lei de Cotas(2022) RICHTER, Leonice Matilde; SOUZA, Vilma Aparecida; SOUZA, Raquel AparecidaA conjuntura brasileira atual tem sido cenário de intensos retrocessos democráticos, acionada e contextualizada por políticas neoliberais e ultraconservadoras que passaram a fazer parte da agenda governamental, especialmente, desde o Governo Temer e agudizadas no governo Bolsonaro. Essa agenda governamental nega o Estado Democrático de Direito, as instituições e os mecanismos que garantem a democracia, conduzindo a um aprofundamento da crise institucional e da restrição de direitos. Em estudo publicado no relatório The Global State Of Democracy 2021: Building Resilience in a Pandemic Era, divulgado pelo Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (IDEA Internacional ), em 22 de novembro de 2021, o Brasil consta como um dos países que apresenta a democracia com mais aspectos enfraquecidos. De acordo com os dados do relatório, o Brasil apresentou queda em oito de dezesseis indicadores relativos ao funcionamento condizente de regimes democráticos, incluindo a qualidade de controle de seu governo como um dos aspectos importantes para as democracias. Tais dados evidenciam que o “Brazil was the democracy with the largest number of declining attributes in 2020” (IDEA, 2021, p. 9).