Revista Online de Política e Gestão Educacional
URI Permanente para esta coleção
A criação de uma Revista on line de Política e Gestão Educacional surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Ciências da Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do momento, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003).
Descrição
Navegar
Navegando Revista Online de Política e Gestão Educacional por Classificação "Nível metodológico"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação infantil no município de Marília (SP): a oferta, o atendimento e a infraestrutura e o plano nacional de educação(2016) BRANDÃO, Carlos da Fonseca; LOPES, Silvana Fernandes; ALVES, Catharina Edna Rodrigues; UREL, Ana Laura JeremiasO presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada junto à Secretaria Municipal de Educação do município de Marília (SP), a qual procurou diagnosticar a situação das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s) em Marília no que se refere às questões de oferta, atendimento e infraestrutura, tendo como parâmetro principal o Plano Nacional de Educação (PNE) que vigorou até 2011 (Lei nº 10.172/01). Diante da situação encontrada, o presente artigo também analisa as mesmas questões, à luz do atual Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005/14), com o objetivo de verificarmos o quão distantes estamos (ou não) da consecução da meta nº 1 do atual PNE, relativa à Educação Infantil.
- ItemA estreita relação entre a comunicação efetiva e a gestão democrático-participativa(2016) BARAZZETTI, Vanessa Rita; PROVIN, Willie Anne Martins da Silva; FILIPAK, Sirley TerezinhaO presente artigo analisa os conceitos de comunicação efetiva e de gestão democrático-participativa e a relação entre estes dois termos. Aspectos como os benefícios que o trabalho em conjunto desses dois termos oferece para a atuação dos gestores/gestoras e os problemas que podem ocorrer caso não haja a interação entre esses dois principais conceitos, são explanados neste texto. Baseado, principalmente, nas pesquisas de DEMO(2009), FRANÇA(2013) e HABERMAS(1987), este artigo parte do pressuposto de que parte dos gestores/gestoras de instituições de ensino possui o conhecimento, mas não consegue executá-lo de maneira efetiva. É neste ponto que com relação ao foco educacional, torna-se fundamental a estreita relação entre a comunicação efetiva e a gestão democrático-participativa para o sucesso da comunicação pretendida.
- ItemA formação inicial dos professores, a pedagogia e a didática em uma perspectiva dialógica(2017) MORAES, Cloves Santos de; LIMA, Cícera Janaína Rodrigues; MAGALHÃES, Célia de Jesus SilvaEste ensaio problematiza a articulação que deve existir entre a formação inicial dos professores, a pedagogia e a didática, pois a pedagogia busca fundamentar as práticas docentes, os saberes pedagógicos que, como desdobramento, darão sentido à ação docente. As ideias aqui expostas pautam-se em pesquisas e ensaios que abordam a referida temática. Concluímos que importância dos saberes do campo pedagógico na formação docente, dentre eles os cursos de licenciatura, devem contribuir disponibilizando aos professores uma formação interligada aos conhecimentos desse campo, já que são de suma importância para o desenvolvimento profissional dos professores.
- ItemAvaliação do ensino: aprendizagem na percepção de discentes e docentes no curso de letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)(2017) FELIX, Neudiane Moreira; MARTINS, Evaneide DouradoO presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Curso de Letras, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará. O objetivo foi compreender a percepção de discentes e docentes sobre a avaliação do ensino-aprendizagem. No referencial teórico abordamos autores como: Antunes (2001), Carneiro (1998), Freire (1983, 1996), Hoffman (2011), dentre outros, que pesquisam sobre a avaliação e as suas influências no processo de ensino e aprendizagem. Ressaltamos ainda a consulta realizada nos documentos institucionais do Curso de Letras para obtenção de informações a respeito do processo formativo dos que cursam tal graduação na UVA. A pesquisa foi de natureza qualitativa, configurando-se como estudo de caso e os procedimentos metodológicos compreenderam nos relatos dos docentes e discentes do referido Curso, a partir do questionamento aberto: “O que você entende por avaliação?” Os resultados obtidos nos permitiram perceber uma vertente transformadora das práticas dos docentes e sua preocupação com a superação do binômio teoria-prática, através de atividades que envolvam os espaços sociais e pedagógicos de atuação do licenciado. Podemos perceber também que há uma necessidade muito intensa de se proceder a problematização dialogal das vivências e aprendizagens da sala de aula realizando-se rotineiramente múltiplas reflexões que possam revelar as crenças educativas que permeiam o imaginário e as relações existentes entre os protagonistas da práxis educacional: educadores e educandos, em face da avaliação.
- ItemAvanços e desafios no processo de implementação do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) e o programa dinheiro direto na escola (PDDE)(2016) LIMA, Michelle Fernandes; OLIVEIRA, Miriane Sozare de; GUARDACHESKI, Andriele PetrouskiEste artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada no curso de Pedagogia (Unicentro/Irati-PR), pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Teve como objetivo identificar os principais avanços e desafios no processo de implementação e gestão de dois programas federais: Alimentação Escolar (PNAE) e Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na Rede Estadual de Ensino de Irati-PR. Consideramos nessa pesquisa as orientações legais para a efetivação desses programas, informações disponíveis nos sites do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Estado da Educação/ Governo do Paraná (SEED). Para complementar o estudo realizamos entrevistas com diretores de duas escolas estaduais, além de entrevista com a gestora do Núcleo Regional de Educação do Município, responsável pelos programas.
- ItemDiretores de escola e gestão democrática na região do ABC paulista(2016) GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMERO, Maria do Carmo; BASSI, Marcos SidneiO Brasil enfrenta o desafio de promover a qualidade na escola pública brasileira e, neste processo, entre muitas coisas, o diretor escolar tem um papel relevante. Trata-se de um profissional que influencia a escola e os resultados dos alunos por meio de seu perfil e das formas de condução da gestão democrática. Este estudo tem o objetivo identificar e analisar as características dos diretores escolares da Região do Grande ABC Paulista e, paralelamente, investigar como os processos de gestão democrática têm sido conduzidos nas escolas públicas da mesma região. Um estudo de caso foi utilizado para coletar informações, inicialmente, no Censo Escolar de 2013 sobre o perfil do diretor e sobre os processos da gestão democrática. Esses achados foram contextualizados a partir de entrevistas com diretores (N=26) das unidades escolares da região. Os resultados mostraram que a maioria dos diretores são mulheres, acima dos 40 anos idade, formadas em pedagogia, em instituições privadas, cursos presenciais, com experiência de mais de cinco anos. Em relação à gestão escolar democrática, constatou-se que se trata ainda de um processo frágil, mais fortalecido no discurso das pessoas do que da concretude das realizações escolares. A gestão democrática é ainda muito mais um símbolo inspirador do que um marco que incita à ação. Os resultados deste estudo podem ser utilizados para fomentar discussões entre especialistas e gestores, bem como nos cursos de formação de diretores.
- ItemMetodologia estatística aplicada na análise da violência escolar: apuração e interpretação de dados na rede pública do estado de Goiás(2016) SILVA, Paola Marcelino daAs Políticas Públicas Nacionais (PPNs) encontram-se desafiadas ao elaborar novas estratégias de combate à violência. Globalmente, os aspectos da violência no ambiente escolar se agravam e as definições que envolvem o termo tornam-se volúveis. O presente artigo relaciona os métodos estatísticos descritivos e inferenciais, bem como, aplicações gerais da estatística em interface da análise contextual realizada na rede pública de ensino localizada em cidades periféricas do estado de Goiás. A correlação da estatística com a violência escolar resultou na identificação das variáveis, seleção da amostra, obtenção e apuração dos dados. Objetivou-se a contribuição de novos estudos com a finalidade de dinamizar a tarefa dos professores no combate à violência. O estudo aponta que 32% dos sujeitos da amostra vivenciaram o “bullying”, termo atualmente mais utilizado para retratar a violência escolar.
- ItemPanorama nacional das condições de gestão no ensino fundamental(2018) SOUZA, Ângelo Ricardo de; SILVA, Marcus Quintanilha daO presente trabalho tem por objetivos descrever a metodologia de construção e analisar os resultados do Índice de Condições de Gestão (ICG), um dos três indicadores parciais do Índice de Condições de Qualidade (ICQ) da Educação, fomentado pelas informações dos questionários de contexto dos 5ºs anos da Prova Brasil.
- ItemPolítica de formação: os significados do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação de professores supervisores(2016) MIRANDA, Edivaldo; ALVES, Daniela; BRAÚNA, RitaEste trabalho é resultante de uma pesquisa de Mestrado que teve por objetivo central analisar em que medida experiências vivenciadas por professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem gerado contributos para a formação permanente do professorado e para o desenvolvimento profissional dos docentes. A pesquisa contou com a colaboração de treze professores vinculados à supervisão do PIBID ligado a uma importante Universidade de Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, orientada por um roteiro semiestruturado de entrevista. Os resultados nos levaram a conclusão de que o referido programa tem proporcionado aos docentes efetiva formação permanente e contribuído para o desenvolvimento profissional dos profissionais.
- ItemUma discussão com vistas ao desenvolvimento de um sistema on line de avaliação do desempenho escolar: um estudo experimental sobre avaliação de desempenho escolar em rede(2016) SILVA, André Luiz da; LEMES, Sebastião de SouzaO presente trabalho, foi realizado com objetivo de verificar o desempenho dos alunos para fins de intervenção. Empregando testes objetivos com conteúdo de matemática básica se produziu uma ferramenta de avaliação web capaz de coletar, armazenar e processar informações sobre o desempenho dos alunos durante o teste avaliativo e, com o tempo, uma análise longitudinal de sua trajetória escolar em um relatório de desempenho detalhado. Este software foi disponibilizado e aplicado aos alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Araraquara. Os procedimentos metodológicos, envolvendo a investigação teórica e o trabalho de campo desse estudo, compreenderam a criação e desenvolvimento de um software de avaliação, a organização de uma base de dados relacional, o roteiro de entrevista para professores participantes e um questionário aplicado aos alunos usuários do ambiente computacional.
- ItemUso de ferramentas de avaliação institucional pela gestão escolar para aferir a qualidade social da escola: uma revisão de literatura das pesquisas da BDTD (2010-2014)(2016) VASQUES, Rosane Fátima; PETRY, Oto JoãoEsta pesquisa tem como foco verificar quais ferramentas de avaliação institucional são comumente utilizadas pela gestão escolar, na educação básica, para avaliar a qualidade social de uma instituição escolar, bem como demonstrar quais caminhos a gestão escolar e a avaliação institucional têm percorrido nos trabalhos científicos brasileiros nos últimos anos. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, tendo como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Constatou-se a escassez de ferramentas de avaliação institucional que possam auxiliar o gestor escolar em seu trabalho diário. Ao mesmo tempo, confirmou-se que é indispensável à gestão escolar fazer uso da avaliação institucional para melhorar a qualidade educacional. Os estudos sinalizam a Avaliação Institucional Participativa como um bom caminho para a gestão escolar diagnosticar e repensar sua instituição. Por fim, salientamos que nenhuma ferramenta conseguirá apreender a realidade escolar (em sim mesma), mas pode auxiliar a gestão escolar na busca pela qualidade social da instituição.