Trabalho Necessário
URI Permanente para esta coleção
Trabalho Necessário é uma publicação de periodicidade quadrimestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publica resultados de pesquisas e estudos sobre mundo do trabalho, formação humana e relações históricas entre trabalho e educação. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas.
Descrição
Navegar
Navegando Trabalho Necessário por Classificação "Nível teórico"
Agora exibindo 1 - 20 de 38
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA divisão sexual do trabalho no contexto da pandemia(2021) MELO, Hildete Pereira de; MORANDI, LucileneEste artigo tem como propósito fazer uma análise conjuntural da economia brasileira nestes meses de crise sanitária sem precedentes em sua história, tendo como fio condutor e pano de fundo a divisão sexual do trabalho. A pandemia da Covid-19 irrompeu em meio à crise econômica que a economia brasileira amargava desde 2015, com baixas taxas de crescimento desde 2017. Para as mulheres, a estagnação econômica e a crise sanitária potencializaram as desigualdades relativas ao mercado de trabalho e à divisão das tarefas de cuidado dentro da família.
- ItemA educação de jovens e adultos do precariado e o paradigma da dignidade provisória(2021) GERBELLI, Caio Vinicius de CastroEste artigo propõe estudar os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos através dos dados dos inscritos e inscritas no Encceja. Parte-se do conceito de precariado, para compreender e ampliar a realidade da classe trabalhadora em tempos de capitalismo flexível, de precarização acentuada e retirada de direitos em todos os aspectos da vida cotidiana dos educandos e educandas da EJA. Estes, ao procurarem o exame para certificação de escolaridade, buscam uma determinada dignidade que se torna cada vez mais provisória, intermitente e inatingível.
- ItemA fogueira que queimou a alma ontem incinera a educação hoje: a perseguição aos estudos de gênero(2021) MONTAGNOLI, Renata; VIZZOTTO, LianeO objetivo deste artigo é analisar as ações e os seus julgados no Supremo Tribunal Federal para apontar os pontos convergentes a favor dos estudos sobre gênero utilizados pelos ministros da Suprema Corte em suas decisões. A análise de dez Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental ou Ação Direta de Inconstitucionalidade, já julgadas pela Suprema Corte, constituem a base documental da pesquisa. A grosso modo, os achados mostram a legalidade dos estudos de gênero na escola, ancorada na Carta Constitucional Federal (1988).
- ItemA implantação do ejatec na rede estadual de São Paulo: mais um ataque à educação de jovens e adultos trabalhadores(2021) LANÇA, HélidaEste artigo apresenta análise realizada sobre recentes políticas educacionais implantadas na rede estadual de educação básica paulista, especificamente aquelas voltadas para o alinhamento da Educação de Jovens e Adultos aos princípios da Reforma do Ensino Médio. A partir de discussão teórica amparada nas concepções da pedagogia crítica, realizamos a análise dos documentos e orientações normativas oficiais da Seduc/SP para a implantação do EJATEC nas escolas. Concluímos se tratar de mais um ataque ao direito da classe trabalhadora à educação, na medida em que a submete ainda mais aos interesses privatistas, cujos objetivos vão na contramão do que se espera de uma educação emancipadora
- ItemA naturalização do feminino no programa de agentes comunitários de saúde no Brasil(2021) DURÃO, Anna VioletaEsse artigo analisa as relações entre gênero e trabalho comunitário na Institucionalização da profissão das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) no Nordeste do Brasil. Na esteira de E.P. Thompson, recupera-se a história dessas trabalhadoras, considerando tanto as políticas mais amplas que direcionaram a sua formação, quanto a participação das agentes nesse processo. Constatou-se que a experiência de trabalho foi alicerçada em valores tradicionais da socialização feminina que se consolidaramnasobreposição deváriasesferasdavida:nafamília,nareligiãoenacomunidade.
- ItemA ofensiva anti-gênero na sociedade brasileira(2021) GALZERANO, Luciana SardenhaO artigo objetiva compreender a gênese e difusão da ideologia de gênero e sua repercussão na sociedade brasileira. O termo busca naturalizar as questões de gênero e ideologizá-las, evitando que sejam enfrentadas a partir dos estudos científicos da área. Apoiamo-nos no marxismo e nas teorias que dele partem para analisar as relações sociais de sexo/gênero, e na epistemologia feminista que questiona o masculino dito universal na produção da ciência. Observamos que a disseminação do discurso sobre a ideologia de gênero resulta em ofensivas anti-gênero em diversos países, incluindo o Brasil.
- ItemA permanência dos estudantes no proeja: histórias de luta e resistência(2021) COSTA, Nara Soares; BRASILEIRO, Beatriz Gonçalves; MIRANDA, Paula Reis deEste artigo realiza uma análise crítica da permanência e resistência dos alunos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde no PROEJA do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais -Campus Rio Pomba (2008-2013). Na pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise do material empírico a partir da história oral. Concluímos que os alunos retornam à escola em busca de escolarização e ascensão pessoal e profissional.
- ItemA precariedade em cascata: o provimento do cargo dos supervisores de ensino no estado de São Paulo(2021) VENCO, Selma; SANCHEZ, Beatriz GarciaO presente artigo debate as formas de provimento do cargo de supervisor de ensino adotadas pelo governo paulista. A pesquisa, de caráter documental, aponta a presença do conceito aqui forjado como “precariedade em cascata”, uma vez que o cargo de supervisor de ensino passa a ser ocupado por profissional designado, um diretor de escola ou professor titular de cargo que, por sua vez, tem seu cargo atribuído a um professor concursado. Face à escassez de concursos públicos no estado, sobretudo para professores, finda por desaguar na contratação massiva de docentes em caráter temporário.
- ItemA profissionalização generalizada na reforma do ensino médio médio(2021) COSTA, Heloise Paula Costa; DIAS, Vagno Emygdio MachadoEste artigo visa discutir a respeito da concepção de educação profissionalna Reforma do Ensino Médio, no intuito de compreender o sentido da inserção da profissionalização no currículo do ensino médio regular. A metodologia consiste em discussão teórica, análise documental das normativas para o ensino médio e pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Como proposta de intervenção, descreve e analisa os dados obtidos com o desenvolvimento de um curso de formação, destinado à discussão a respeito da profissionalização e da especialização no ensino médio regular, realizado com os profissionais da educação de uma escola estadual em Poços de Caldas/MG.
- ItemA reforma do ensino médio e a formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro(2021) PEREIRA, Natália SilvaNeste trabalho buscaremos explicitar o incipiente processo de construção e regulamentação da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular na rede estadual do Rio de Janeiro. Assim como, demonstrar o processo de reformulação administrativa e pedagógica, em curso há mais de 10 anos no Ensino Médio do Rio de Janeiro. Para tanto, partiremos do materialismo histórico-dialético por entender que esse processo deve ser compreendido, a partir do âmbito concreto da realidade educacional, inserida numa totalidade de múltiplas determinações.
- ItemA reforma do ensino médio em Santa Catarina: um percurso atravessado pelos interesses do empresariado(2021) SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; POSSAMAI, Tamiris; MARTINI, Tatiane AparecidaEste artigo tem como propósito sistematizar e refletir sobre o percurso de implementação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina, no âmbito da rede pública estadual. Observamos, a partir de pesquisa documental e bibliográfica, que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação para a implementação dessa reforma estão atravessadas pelos interesses do empresariado. Tais interesses se materializam na formação dos estudantes, por meio da estruturação curricular, e na formação e trabalho dos docentes.
- ItemA regulamentação e as primeiras ações de implementação da reforma do ensino médio pela lei nº 13.415/2017 no Pará(2021) NEGRÃO, Alice Raquel Maia; HORA, Dinair Leal daEstetexto analisa a regulamentação e as primeiras ações de implementação da Reforma do Ensino Médio de 2017 no Pará, atravésdapesquisa documental,análise de conteúdoe das categorias gestão, tempo integral, currículo, financiamento e relação público-privada, concluindoque, contrário aos interesses sociais, a atuação conjunta da Secretaria edoConselho Estadual de Educação não conseguiu regulamentar uma proposta de Ensino Médio capaz de ampliar a qualidade socialmente referenciada à últimaetapa da Educação Básica.
- ItemCuida de quem te cuida” a luta das trabalhadoras domésticas durante a pandemia de covid-19 no Brasil(2021) ARAUJO, Veronica Souza de; BARROS, RachelNeste artigo, analisamos os impactos da pandemia de COVID-19 sobre as trabalhadoras domésticas remuneradas, categoria formada majoritariamente por mulheres negras com longo histórico de organização política. Elencamos as estratégias de luta postas em prática pelo movimento sindical dessastrabalhadorasfrenteaoacirramentodasuacondiçãodevulnerabilidadeduranteacrisesanitária imposta pela pandemia, agravada pela gestão implementada pelo Estado brasileiro. Essasestratégias abordam,principalmente,campanhasporacessoemanutençãodedireitos,iniciativasdesolidariedade e denúncias de violações dedireitos
- ItemDa Sanga a Paris: discursos de mulheres negras velhas sobre trabalho(2021) SANTOS, Nilsa Maria ConceiçãoEste é um estudo qualitativo, com entrevista narrativa, que busca dar visibilidade aos discursos de mulheres negras e velhas sobre trabalho em seus diversos “lugares de fala”, contribuindo para a desconstrução de estereótipos que negam o protagonismo dessas mulheres. São utilizados os pensamentos de Foucault e de Djamila Ribeiro, com a seguinte organização: introdução; trabalho e envelhecimento; trabalho, racismo e educação; discurso e lugar de fala; “a sanga”; “o caminho do meio”; “paris”; considerações finais.
- ItemDe quem é o corpo que compõe a força de trabalho? Reflexões sobre trabalhadoras/es trans no contexto da covid-19(2021) RIBEIRO, Jéssyka Kaline Augusto; ALMEIDA, Guilherme Silva deO artigo é parte de um esforço para compor uma análise de reflexões sobre as condições de vida das trabalhadoras e trabalhadores trans no atual contexto da pandemia da Covid-19. Nesse processo é importante destacar a dificuldade da inserção das travestis, das mulheres transexuais e dos homens trans no mercado de trabalho que, em contexto de crise do capital, exploração intensa do trabalho e aumento do desemprego a situação se agrava ainda mais. Com a pandemia da Covid-19 ocorreram mudanças significativas, principalmente na vida das que são mais impactadas pela pobreza e desigualdade socia
- ItemDesengavetando gênero à luz dos feminismos no Brasil(2021) PEREIRA, Tatiana DahmerO artigo trata de questões emanadas pela diversidade de resistências de movimentos de diferentes mulheres no Brasil, as quais se norteiam por vivências concretas distintas e com projetos societários variados. De caráter teórico - porém fundado em trajetória pessoal e profissional da autora junto aos movimentos feministas e de mulheres - visa refletir sobre as diferentes visibilidades e mesmo invisibilizações de movimentos de mulheres e feministas, a partir da dinâmica particular de nossa formação social brasileira. Ao final, visando desdobramentos futuros do debate, sinalizamos elementos importantes para os estudos de feminismos, movimentos de mulheres e de gênero na academia
- ItemEducação de jovens e adultos na baixada fluminense: do percebido ao vivido pela dialética de henri lefebvre(2021) ALVARENGA, Marcia Soares de; FERNADES, Marcos Vínicius ReisO objetivo do artigo é analisar o papel do Projeto Baixada (1986-1990) como um dispositivo político operado pelos movimentos associativos em três municípios de periferias urbanas na Baixada Fluminense. Com base em fontes documentais e bibliográficas, a perspectiva teórico-metodológica do artigo ancora-se no materialismo histórico dialético em que o conceito de espaço (LEFEBVRE, 2000) é compreendido como relação social. Conclui-se que o projeto em referência é um resíduo de tempos desiguais, reverberando nas vozes de sujeitos que reivindicam necessidades radicais para a reprodução da vida.
- ItemEducación técnica y profesional en cuba: desafíos del socialismo(2021) GARCÍA, Caridad Perez; GARCÍA, Jesús Jorge Pérez; MILÍAN, Ismael de Jesús RodríguezO trabalho visa caracterizar os traços significativos da atual Educação Técnico-Profissional (ETP) em Cuba, a partir de seus antecedentes. Utilizaram-se referenciaisteóricos e empíricos que permitiram analisar resultados recentes de pesquisas realizadas no país. Foi verificado o estado das instituições de ETP no seu desenvolvimento, bem como as necessidades para o seu aperfeiçoamento. Os resultados incluem propostas concretas para a obtenção de uma qualidade superior nos processos inerentes à formação dos trabalhadores, de acordo com as novas exigências do mundo do trabalho da educação socialista.
- ItemEl conflicto capital-vida: aportes desde los feminismos(2021) OROZCO, Amaia PerezA ideia do conflito capital-vida é uma contribuição fundamental do feminismo para entender a toxicidade do sistema hegemônico que tende a se impor globalmente, como constitutivo do projeto modernizador que se desdobra há pelo menos quinhentos anos, um sistema econômico que destrói outras formas anteriores de economia, um sistema contra o qual tentamos implantar outras formas econômicas, em resistência, subversivas. Neste artigo exploramos a caracterização que a economia feminista faz desse conflito, enfatizamos seu apoio em dimensões econômicas invisíveis e discutimos brevemente a forma como ele se reconfigura hoje.
- ItemFormação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil: marcas da exclusão na sociedade capitalista(2021) RIBEIRO, Ivanir; LAFFIN, Maria Hemínia lage FernadesNeste artigo apresentamos aspectos das políticas educacionais que constituíram a formação de trabalhadores sem ou com pouca escolarização no Brasil, buscando evidenciar o lugar social marginal ocupado, historicamente, por essa modalidade de ensino ao longo do século XX e que se estende, com pequenas alterações, no século XXI. Procuramos ainda, evidenciar o distanciamento destas políticas de uma proposta de formação da classe trabalhadora, com vistas asua emancipação.