Temas em Educação e Saúde
URI Permanente para esta coleção
Temas em Educação e Saúde, divulga não só relatos de experiências de trabalhos desenvolvidos pelo CENPE (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa) e por outras instituições, como também pesquisas em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) de diversas instituições, cujos temas envolvam questões relacionadas à educação e à promoção da saúde. A revista está aberta também para submissões livres de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão de profissionais e estudantes em geral das duas grandes áreas de conhecimento: educação e saúde.
Descrição
Navegar
Navegando Temas em Educação e Saúde por Classificação "Nível teórico"
Agora exibindo 1 - 20 de 150
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA aquisição da escrita e da ortografia: signos e representações gráficas(2001) FERNANDES, Sílvia Dinucci
- ItemA construção da escola inclusiva a partir da consultoria técnica especializada(2011) CARNEIRO, Relma Urel CarboneO presente artigo descreve uma experiência que aponta para o promissor caminho da colaboração entre consultoria técnica especializada em educação especial e inclusiva e o ensino regular. A educação inclusiva conforme prevista na legislação nacional requer uma ressignificação da escola para que possa oferecer ensino de qualidade para todos sem distinção de qualquer natureza.
- ItemA construção do sistema da escrita como processo cognitivo(1996) OLIVEIRA, Silvia Fernandes de
- ItemA contribuição da terapia comunitária integrativa a usúarios e familiares de um caps: relato de experiência(2012) LACERDA, Severina Batista de Oliveira; BATISTA, Rinaldo Alves; PONTES, Jéssica Aparecida Rolim; MACEDO, Kalina Cícera deEste estudo é um relato de experiência da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) desenvolvido em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo II situado no município de João Pessoa/PB. O objetivo é descrever a vivência e a contribuição observada na TCI a usuários e familiares.
- ItemA criança e o adolescente na atualidade e a psicologia do educador(1999) OLIVEIRA, Maria Lúcia de
- ItemA criança e o adolescente na atualidade: psicologia do educador(1999) ASSIS, Maria Bernadete Amendola Contart de
- ItemA cultura e a formação de professores(2018) OHOHARA, Ariane Mieko Himeno; VASSELO, Ana Carla Fabian; CRUZ, José Anderson Santos; MARIANO, Maria Luiza MarianoNessa resenha, enfatizaremos a importância da formação de professores, responsáveis pela alfabetização das crianças.
- ItemA didática a partir de pedagogos contemporâneos(2017) DANTAS, Rosana de Oliveira Rodrigues; MORAES, Cloves Santos de; SILVA, Edivania Gomes da; ARAÚJO, Osmar Hélio AlvesNeste ensaio, abordamos questões necessárias para a compreensão do campo da Didática, partindo de estudos e pesquisas de pedagogos contemporâneos que nos permitem entender que a Didática estuda o processo de ensino por meio dos seus componentes- os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem- para, com o embasamento na teoria da educação, formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores. Bem como que a lógica da didática é a lógica da produção da aprendizagem (nos alunos), a partir de processos de ensino previamente planejados.
- ItemA educação escolar de adolescentes e a formação dos conceitos científicos(2011) ANJOS, Ricardo Eleutério dosEste artigo integra uma pesquisa em andamento que tem como objetivo apresentar aportes teóricos da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de adolescentes.
- ItemA escolha profissional(1996) OLIVEIRA, Maria Beatriz Loureiro de
- ItemA extensão universitária como lócus de formação do estagiário-terapeuta em fonoaudiologia para o atendimento de sujeitos com transtorno do espectro autista (TEA)(2019) DONIDA, Lais Oliva; POTGURSKI, Dayane Stephanie; GUESSER, Vitor Martins; OLIVEIRA, Maria Eduarda Martins deO objetivo deste trabalho é relatar a experiência de estagiários/terapeutas em um projeto de extensão universitária de atendimento fonoaudiológico para sujeitos com diagnóstico de TEA.
- ItemA formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto do encontro e das trocas intergeracionais(2014) RAMOS, Tiago Henrique da Silva; ALMEIDA, Elmir deO presente trabalho baseia-se em uma pesquisa de Mestrado em andamento que tem como objetivo analisar que relações formativas são estabelecidas entre os professores iniciantes – jovens, recém-formados ou com no máximo cinco anos de experiência docente – e professores experientes – na faixa etária de quarenta anos ou mais e com cerca de quinze anos ou mais de docência, dentro de uma escola de ensino fundamental (anos iniciais), concebida como um espaço formativo.
- ItemA modernização da universidade no Brasil(2010) SILVA, Rita de Cássia Rosa daO presente trabalho aborda o processo de criação e modernização das universidades públicas e privadas no Brasil, desembocando no modelo atual. A discussão desse processo será feita em dois momentos. O primeiro nos fala sobre o período de criação, consolidação e crescimento do setor no sistema de ensino, com ênfase nas instituições públicas.
- ItemA narrativa de ficção como possibilidade de elaboração de angústias em crianças(2001) CARREIRA, Alessandra Fernandes; SOARES, Juliana AugustaInvestiga-se a hipótese de que narrativas de ficção, produzidas por crianças (5-6 anos), permitam um disfarce e um distanciamento para falar de angústias, elaborando-as. Uma análise, guiada pela psicanálise lacaniana, de marcas lingüísticas presentes nestas narrativas comprovou esta hipótese e mostrou que a elaboração é indiciada sobretudo pela passagem do narrador por três tempos lógicos (ver, compreender e concluir).
- ItemA nova LDB e os movimentos sociais: etapa de um longo processo(1999) OLIVEIRA, Newton Ramos de
- ItemA pedagogia e as fadas(2001) RADINO, GlóriaEste artigo discute a forma como os contos de fadas são utilizados numa instituição escolar. Preocupadas em moldar a infância cientificamente, a escola acaba desconsiderando a fantasia da criança, reduzindo os contos de fadas a subsídios pedagógicos, nivelando o universo infantil
- ItemA política de inclusão escolar e a realidade no município de Araraquara(2011) ZEPPONE, Rosimeire Maria OrlandoSabemos que na atualidade as mudanças que vêm ocorrendo, tanto nacional como internacionalmente, tem atingido a todos os contextos e a escola não tem saído ilesa a isto. No presente estudo, dentre as várias reformas educacionais que têm tentado acompanhar essas mudanças, merece destaque a política de inclusão escolar.
- ItemA política de saúde no Brasil: inserção do assistente social e alguns desafios da atualidade(2017) SILVA, Viviane Moura daNeste artigo discutiu-se sobre a construção das Políticas Sociais no Brasil, a efetivação dessas políticas para a garantia dos direitos da população e como esses direitos têm perdido legitimidade nos processos de implementação do Neoliberalismo, reforma do Estado e crise do capital que tem se vivenciado nas últimas décadas no Brasil.
- ItemA psicologia na formação do professor(1999) CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite
- ItemA relação da atividade física e a qualidade de vida na população idosa: análise da produção cientifica brasileira(2018) ARAÚJO, Douglas Prado; SOARES, Stela Lopes; PALÁCIO, Soares Diogo Queiroz AllenTrata-se de uma revisão integrativa com o objetivo de analisar a produção científica brasileira sobre a influência da atividade física na melhoria da qualidade de vida do idoso. Selecionaram-se artigos publicados em diferentes bases de dados, com descritores: “Exercício” “Qualidade de Vida”, ”Idoso”, “Idoso de 80 anos ou mais”.