Temas em Educação e Saúde
URI Permanente para esta coleção
Temas em Educação e Saúde, divulga não só relatos de experiências de trabalhos desenvolvidos pelo CENPE (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa) e por outras instituições, como também pesquisas em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) de diversas instituições, cujos temas envolvam questões relacionadas à educação e à promoção da saúde. A revista está aberta também para submissões livres de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão de profissionais e estudantes em geral das duas grandes áreas de conhecimento: educação e saúde.
Descrição
Navegar
Navegando Temas em Educação e Saúde por Classificação "Nível epistemológico"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA implantação da Terapia Comunitária Integrativa em um município do Rio de Janeiro(2020) MACEDO, Erika; LUIZA, Vera Lucia; FROSSARD, Vera CecíliaObjetiva-se aqui descrever e analisar o processo de implantação da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) em Volta Redonda, município do Rio de Janeiro. Utilizou-se entrevista semiestruturadae observação das Rodas de TCI no período de setembro-novembro de 2019, além de análise documental. Nos documentos municipais, a TCI começou a ser referenciada a partir de 2009 até o momento atual (2018 a 2021), passando a ser prevista no Projeto Centro de Práticas Integrativas da Secretaria Municipal de Saúde. A análisede implantação revelou a importância do contexto político, ora como facilitador da implantação, ora como barreira para manutenção de sua oferta. Apesar da mudança do contexto político ter ocasionado a diminuição da oferta de rodas de TCI, houve o reconhecimento do seu potencial na construção de redes de apoio social assim como na atenção às demandas de saúde mental, como por exemplo, a redução da medicalização.
- ItemA relação entre autismo, família e aprendizagem, em artigos da base de dados Scielo (2003-2019)(2020) BELO, Rafael Alexandre; FONSECA, Thanyere Cavalcante daTem-se como norteador deste estudo a seguinte pergunta de pesquisa: Como a família influencia a aprendizagem de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? Foi realizadauma revisão de literatura integrativa na base de dados da Scielo (Scientific Electronic Library Online) com a combinação dos seguintes descritores: autismo; família; e aprendizagem. Obteve-se 21 artigos, entre pesquisas empíricas (13) e bibliográficas (8), que estabeleciam a seguinte relação com a pergunta norteadora: relação direta; relação indireta; relação enquanto pressuposto afirmativo. Os resultados indicam um consenso quanto a ser importante a participação da família em intervenções terapêuticas e pedagógicas. No entanto, percebe-se a necessidade de se superar a concepção unicamente biomédica, afim de abranger concepções sistêmicas e inclusivas, que concebam a família como protagonistas em realidades complexas.
- ItemAnálise discursiva das apreciações das rodas vinculantes no contexto universitário latino-americano(2020) VALERO, Rosaura Gutierrez; MÉRIC, Olivier Gérard Angel; OLIVENCIA, Juan José LeivaNesta pesquisa temos uma abordagem das características discursivas das rodas vinculantes realizadas a partir de processos educativos com diferentesagentes sociais procedentes de diferentescomunidades originárias de Pastaza (Equador). Logo, a análise discursiva consiste numa indagação qualitativa, de dados quantitativos sobre as potencialidades da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e das rodas vinculantes. Neste sentido, tendo assim como objetivo poder avaliar seus impactos, suas realizações, dificuldades através de uma metodologia de corte quanti-qualificativo. Os resultados obtidos norteiam que as rodas vinculantes permitema autorreflexão, o intercâmbio comunicativo que promovem a resiliência e demonstram o empoderamento comunitário. Finalmente, consideraremos que as investigações aqui realizadas podem resultar num interesse especial para melhorias das estratégias educativas e comunicativas no contexto de ensino-aprendizagem intercultural da Amazônia Equatoriana. Por este embasamento, permite avaliar os valores sociais, promover o desenvolvimento.
- ItemCombater o estigma associado ao sofrimento psíquico: um relato de experiência da educação profissional em saúde(2020) FERREIRA, Marcela SantosAs atitudes estigmatizantes, associadas aos indivíduos em sofrimento psíquico, presentes em estudantes e trabalhadores da área da saúde são reproduzidos no cuidado com a saúde, produzindo adversidades, além daquelas já geradas pelo próprio sofrimento psíquico. Uma forma de combater esse problema social é o investimento da educação profissional em um ensino antiestigmatizante. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência de uma intervenção na disciplina de saúde mental, do curso técnico em enfermagem, constituída peloplanejamento e implementação de uma prática de ensino, voltada para o enfrentamento do estigma. Esta prática mostrou redução do estigma entre alunos técnicos de enfermagem e a mesma esteve relacionada a uma organização da disciplina, com a inclusão de estratégias educacionais que defendam o modelo de atenção psicossocial e que promovam o contato dos estudantes com casos de indivíduos em sofrimento psíquico.
- ItemDesenvolvimento de uma criança com Síndrome de Patau em um Centro de Atendimento Especializado em Surdocegueira(2020) LINO, Carla Cristine Tescaro Santos; WELLICHAN, Danielle Da Silva Pinheiro; MENDONÇA, Michelle MaiaTrata-se de um estudo de campo sobre o acompanhamento na evolução do desenvolvimento cognitivo e psicomotor de uma criança com surdocegueira congênita total e Síndrome de Patau, atendida em um Centro de Atendimento Especializado –Surdocegueira no interiordo Estado do Paraná. A criança foi identificada como AC para garantir a sua identidade. Objetiva-se descrever o desempenho da criança no ano de 2019 tendo por base a metodologia de Jan Van Dijk utilizada para bebês com surdocegueira em fase pré-linguística. Embora a literatura nos apresente reduzidas possibilidades para essas crianças, verificou-se que o profissional deve acreditar na estimulação precoce e continuada para beneficiar a qualidade de vida da criança e permitir esperança às famílias. Os resultados da metodologia de Jan Van Dijk sugerem ser eficazes no atendimento individual com a criança, que privilegiam recursos alternativos de comunicação.
- ItemInquietações e estratégias de enfrentamento relatadas nas rodas de Terapia Comunitária Integrativa por trabalhadores de um Centro de Socioeducação do Paraná(2020) MARTINS, Sandriane Aparecida Kalamar; STEFANELLO, Sabrina; SANTOS, Deivisson Vianna Dantas dos; SILVA, Milene Zanoni daSaúde Mental é umaimportante questão de Saúde Pública quando relacionada a situações que envolvem o exercício do trabalho. A população deste estudo é formada de indivíduos trabalhadores de um CENSE/PR, ambientefechado, prisional,que exige uma conduta de controle, vigilância e adequação frente às necessidades, favorecendo o desenvolvimento de sofrimentos. Oobjetivo do estudo foi identificar as principais inquietações e estratégias de enfrentamento relatadas nas rodas de TCI pelos trabalhadores. O estudo foi do tipo intervenção exploratório descritivo. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo temática. Resultado das principais inquietações: trabalho 84,6% (falta de reconhecimento), estresse 69,2% (ansiedade e esgotamento); a principal estratégia de enfrentamento foi o fortalecimento e empoderamento pessoal 92,3%. Conclui-se que intervenção com a TCI é eficaz na identificação de sofrimentos e estratégias de enfrentamento. É altamente recomendável gerar informações sobre a TCI para o cuidado e alívio do sofrimento de trabalhadores, colaborando à tomada de decisão na esfera pública.
- ItemO papel do professor no acolhimento escolar em casos de violência doméstica com os alunos(2020) SANTOS, Rosangela Araújo dos; SCHIMIDT, Cristina; CUNHA, Maíra Darido daA escola e o professor têm papel fundamental no acolhimento de alunos que passam por situações de violação a integridade de sua vida, em casos de agressões e abusos que possam ocorrer.Pesquisas revelam que a maior incidência de violência contra crianças e adolescentes geralmente acontece no ambiente familiar, acreditando ser uma forma de educar ou reproduzindo práticas sociais distorcidas. Por isso, os objetivos deste artigo são compreender o papel da escola e do professor no acolhimento da criança que sofre violação; levantar os índices de violência no município de Bertioga-SP; e, verificar se os professores percebem alteração no processo de ensino e aprendizagem dessa criança. O artigo foi realizado com levantamento bibliográfico e documental, e pesquisa de campo com professores de escolas de ensino fundamental I da região periférica e central da cidade, com o CREAS, e com o Conselho Tutelar de Bertioga –SP. Os dados coletados trouxeram elementos demonstrando que os professores entendem essa violência doméstica, constatando que essa situação interfere no desempenho escolar e, por isso, veem a escola como um dos locais fundamentais para o acolhimento da vítima, porém, nem todos têm o domínio dos procedimentos legais que amparam as crianças que sofrem violência.
- ItemO perfil de docentes para o Ensino Tutorial de cursos de medicina: um processo orientador para a construção de problemas da realidade local(2020) PASKLAN, Amanda Namibia PereiraOs cursos de Medicina possuem em suas diretrizes curriculares a proposta de implementar um ensino baseado na comunidade emque a instituição se encontrainserida. Objetiva-se conhecer o perfil dos docentes do Ensino Tutorial de um curso da Medicina. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, prospectivo, realizado com os docentes do módulo de ensino tutorial nos semestres 2018.2 e 2019.1 do curso de Medicina de uma instituição pública, sendo que50% dos docentes estão entre 5 e 10 anos de carreira docente. Todos encontravam-se com experiência no ensino tutorial. A maioria (57%) encontrava-se há pelo menos 2 anos sem capacitação voltada para ensino tutorial. Os docentes participantes eram dos mais diversos cursos. A maioria (57%) respondeu estarem próximos ou muito próximos da realidade local antes do ensino tutorial. Mesmo após sua inserção no ensino tutorial, 43%dosdocentes relataram pouca proximidade. Todos os docentes responderam que possuíam conhecimento razoável sobre os temas discutidos na tutoria.29% consideraram-se pouco próximos da etapa de intervenção realizada pelos discentes no ensino tutorial.83% relataram que consideravam razoável o aprendizado sobre os temas discutidos. Foram abordados os mais variados temas no ensino tutorial: doenças transmissíveis e não transmissíveis, doenças parasitárias, e problemas ambientais e sociais.
- ItemO saber/conhecimento: campos epistêmicos(2018) MELO, Maria Aparecida Vieira de; JOÃO CARLOS, ErenildoTo deal with the nature of knowledge is to understand that historically there have been reflections about it is complexity. The historicity of knowledge is unfolded in epistemological theories that expand the possibilities of operating with a certain type of knowledge, according to its object of study, and consequently, the scientific method legitimates certain knowledge. Thus, the reflection that is intended to do justice to the epistemic bases of knowledge, from the positivist/empiricist method to complex thinking, that is, historically, knowledge is expanded through its methods and domains, depending on the subjectivity of the subject in relation to its object, treating it objectively. In this sense, the thesis that supports this reflection is the disciplinarity of knowledge.
- ItemProcessos comunicativos na surdez de acordo com relatos de jovens surdos(2020) BOTTEON, Lidiane Augusta Ferrari; DRAGONE, Maria Lucia Oliveira SuziganEste texto tem o objetivo de descrever como jovens surdos relataram o processo de comunicação que vivenciaram no lar e na vida escolar, com mães/professoras ouvintes. Participaram deste estudo três jovens surdos, com idade entre 18 e 30 anos, narraram suas experiências comunicativas em entrevistas gravadasem vídeo, acompanhadas por intérprete de LIBRAS. Os resultados apontaram a não aceitaçãoda surdez no ambiente casa e escola explicitada,na percepção dos surdos,pela constante expectativa das mães e das professoras de que obtivessem melhoras da audição e no desenvolvimento da fala.Evidenciou-se que osdifíceisprocessos comunicativosvivenciados pelos jovens surdos interferiram no desenvolvimento escolar e nas relações no lar.
- ItemPrograma saúde na escola: descentralização e respeito à autonomia federativa(2020) BANDEIRA, Marconde Ávila; OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro; MILÉO, Irlanda do Socorro de OliveiraEste artigo tem como objetivo abordar os elementos essenciais conceituais sobre a descentralização e respeito à autonomia federativa nas Políticas Públicas Educacionais e de Saúde no Brasil. Percebendo suas definições concretas nas publicações indexadas que dão início no decálogo de 1980 perpetuando-se com mais abertura a indo-se embora em 1990. Com abordagem de cunho qualitativa explorativa que incide em alargamento de acordo com a teoria, proporcionando hipóteses para condução amostral e espaço a ser estudado (DESLANDES; GOMES; MINAYO,2009), balizando-se pela revisão bibliográfica no banco de dados da CAPES, IBICT, SIBI/UFPA, SciELO, Google e livros. Ambos setores (educação e saúde) destacam um enredamento para promover ações estratégicas nas políticas públicas, com ênfase nas demandasdos embates e das lutas dos movimentos de reformistas,tanto político como sanitarista. As políticas interdisciplinares e as suas dialéticas intersetoriais exigem que sua implementação se dê de forma conjunta, o que mobiliza um novo modelo de estratégico dessas políticas públicas.
- ItemPromoção da Aprendizagem Significativa no contexto da saúde, educação e cultura(2020) ANDRADE, Micael Doria de; CAMARGO, Rosangela Andrade Aukar deA Teoria da Aprendizagem Significativa propõe a construção de conhecimento por meio da valorização de experiências prévias dos alunos. Nesse sentido, objetivou-se relatara promoção da aprendizagem significativa no contexto da saúde,educação e cultura a partir de manifestações artísticas. Trata-se de um relato de experiência sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica “Café Literário: Jovens em Ação –Protagonistas da própria história”, ocorrido entre fevereiro e maio de 2019 com estudantes do ensino médio regular de uma instituição pública da zona rural da Bahia, Brasil. A utilização da poesia, dramatização, dança e música como ferramentas pedagógicas instigou habilidades artísticas entre os estudantes, tornando-os protagonistas na construção de conhecimentos. Os alunos externaram seus anseios e perceberam o papel do professor como notável mediador nesteprocesso. Evidenciou-se a importância da arte na promoção de aprendizagens significativas no contexto da saúde,educaçãoe cultura.
- ItemSaúde única, Terapia Comunitária Integrativa e covid-19: uma imersão fraternal em “um mundo, uma saúde”(2020) SVOBODA, Walfrido Kühl; SVOBODA, Noeli Kühl; MARQUEZ, Ellen de Souza; GUTIÉRREZ-MURILLO, Roberth Steven; RUIZ, Josefa Emilia Lopes; SILVA, Milene Zanoni daNa tentativa de verificar os pontos de convergência entre a Saúde Única, Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e aspectos da Pandemia de COVID-19, foi proposto um trabalho do tipo ensaio crítico, com abordagem qualitativa que teve por finalidade trazer uma leitura interdisciplinar, interprofissional e intersetorial sobre o assunto. Para melhor compreensão dos conceitos e aspectos práticos da Saúde Única e TCI foi proposta a adaptação da figura do “Guarda-Chuva da Saúde Única” com elementos da TCI. A abordagem da Saúde Única e TCI frente a globalização, os aspectos de sua complexidade e o empoderamento individual e coletivo para alcançar as esferas administrativas, tanto na elaboração do planejamento quanto na definição dos protocolos que, via de regra, tocam a pele do cidadão. Portanto, a Saúde Única e a TCI se articulam em torno de uma visão única e fraterna da vida.
- ItemTerapia Comunitária Integrativa como estratégia de apoio à atenção primária à saúde(2020) GARCIA, Maria da Graça AraújoEste artigo relata o processo de implementação da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) no Serviço de Atenção Primária (APS) daUnidade de Saúde Moradias Belém, Curitiba/PR.A relevância desse trabalho se dá na esfera do acolhimento da pessoa em sofrimento psíquico que busca apoio no Sistema Único de Saúde (SUS). A APS é a porta de entrada do SUS, sistema público, universal, hierarquizado em níveis de atenção e que propõe atendimento de maneira equânime e integral. É de responsabilidade da APS a coordenação do cuidado em todos os níveis da atenção. Nessa perspectiva, a TCI, como estratégia de cuidado com base comunitária e sistêmica, será considerada como Atenção Primária à Saúde Mental. O projeto considera a TCI como cenário de mudança da prática profissional na área da saúde mental e campo de estágio de ensino em serviço para médicas e médicos residentes deMedicina de Família e Comunidade e Psiquiatria.
- ItemTerapia Comunitária Integrativa para promoção da saúde em acadêmicos de uma Universidade da Terceira Idade(2020) JEAN, Pascal; GUTIÉRREZ-MURILLO, Roberth Steven; SVOBODA, Noeli Kühl; SILVA, Milene Zanoni da; NIHEI, Oscar Kenji; SVOBODA, Walfrido KühlTrata-se da apresentação dos resultados verificados no âmbito da saúde mental, a partir de pesquisa empírica, mediante a aplicação da tecnologia leve de cuidado conceituada como rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) em uma comunidade acadêmica da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Foz do Iguaçu em parceria com o Projeto de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana “Integrando a UNILA com Rodas de Conversa” no período de 05/04/18 a 10/05/18. O estudo demonstrou que a metodologia psicossocial desenvolvida nas rodas de TCI tem potencial para instrumentalizar aos participantes o enfrentamento da crise da integridade, mobilizando cenário protegido para apreciar com sabedoria o caminho percorrido na própria vida, compreendendo e integrando o percurso dos demais participantes, confrontando as experiências, enquanto consciência, a partir da vivência coletiva e a superação dos desafios dentro de uma mesma geração.
- ItemTerapia Comunitária Integrativa: uma prática mobilizadora de autocuidado e educação emocional e saúde integral para estudantes do curso de medicina(2020) OTAVIANO, Doralice; OTAVIANO, Jurema Valkiria; OTAVIANO, Jussara; OLIVEIRA, NeusaO profissional da medicina, vive muitas adaptações durante o percurso de sua formação e após ela. Essas adaptações podem interferirna qualidade de vida e consequentemente na organização de seu processo de trabalho. Perceber as emoções, ajuda na mobilização para criar recursos internos e buscar estratégias de autocuidado. Este estudo, relata a experiência da utilização de uma Prática Integrativa e Complementar; a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), criada pelo médico psiquiatra Adalberto Barreto, trata-se de um instrumento de Intervenção Complementar do Ministério da Saúde, utilizada como uma ação coletiva terapêutica, exercida por terapeutas comunitários. Esta técnica tem como objetivo, proporcionar espaços de acolhimento e partilha da vida, onde é possível falar das dores, dos problemas e das potencialidades dos indivíduos e das comunidades. Esse relato de experiência, apresentou um projeto de intervenção terapêutica ofertada para estudantes do primeiro ao sexto ano de um curso de medicina do município de São Paulo. A conclusão da proposta, culminou em resultados positivos no alcance da melhoria da qualidade de saúde integral, mental e emocional deste público.
- ItemTrabalho e saúde: estudo sobre o adoecimento docente(2020) CASTRO, Vanessa Mariano deA comunicação versa sobre o adoecimento docente mediado pelo materialismo histórico e dialético, de uma revisão bibliográfica e metodologia classificada como estudo descritivo e de revisão de literatura. O material analisado em formato de teses, dissertações e artigos foi acessado através dos bancos de dados CAPES e SciELO, referindo-se ao período de janeiro/2016 a dezembro/2018. Também constam dados bibliográficos de obras de áreas afins referentes ao período de 2008 a 2016. Com abordagem quantitativa e de análise de conteúdo identificaram-se categorias e subcategorias que se relacionaram ao objeto e como resultados propostas louváveis para melhoria da qualidade de vida docente, contudo tais ações se mostram paliativas e pouco pontuais por não resolverem o problema em suas bases fundantes. Nas conclusões pode-se constatar que para reverter esse quadro de adoecimento cabem ações que minem as bases desse sistema que se sustenta na exploração de uma classe sobre a outra.