Retratos da Escola
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Retratos da Escola, é uma publicação da Escola de Formação (Esforce) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A concepção da revista marca a concretização de um importante projeto da CNTE: a produção de um canal que, ao permitir o diálogo direto entre a instituição e os sujeitos atuantes no setor educacional, produzisse um ambiente propício à reflexão da realidade social da educação pública no país.
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- ItemCirco na escola: (re)pensando possibilidades a partir da formação continuada de professores/as(2024) BARRAGÁN, Teresa Ontañón; FERNANDES, Rita de Cassia; PEREIRA GOMES, LayaneEsta pesquisa teve como objetivo analisar e promover o ensino do circo em escolas de Educação Básica do Triângulo Mineiro. Por meio de um questionário, foi efetivado o mapeamento dos/das docentes da região e, a partir dele, implementado um curso de formação continuada. Os/As participantes do curso foram entrevistados/as para identificar possíveis dificuldades no trato pedagógico dos conhecimentos relativos ao circo. Os resultados mostraram que há interesse pela temática, sendo destacadas algumas dificuldades nesse trabalho, como o risco envolvido nas atividades e a falta de conhecimento ou materiais específicos, aspectos tratados no curso de formação. Conclui-se que para que o circo seja abordado de maneira a aproveitar seu potencial educativo, corporal e artístico é imprescindível investir na formação inicial e continuada, caso contrário ficará restrito a experiências isoladas, caricaturizadas e carentes de significado.
- ItemCultura hip-hop na Educação Física: um projeto de educação antirracista com estudantes que não se autodeclaravam negros/as(2024) SOARES, Josias Góis; DAHLKE, Ana Paula; FRAGA, Alex BrancoEste relato de experiência é resultado de um projeto de educação interdisciplinar antirracista desenvolvido em uma escola de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, região de predomínio da cultura teuto-brasileira. Centrado nos princípios da Cultura Hip-Hop, o projeto foi desenvolvido por um professor de Educação Física negro, entre 2020 e 2021. Participaram 104 estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, que não se autodeclaravam negros/as. De modo descontraído e engajado, mesmo diante de todas as dificuldades impostas pelas restrições sanitárias decorrentes da pandemia, boa parte dos/as estudantes passou a refletir sobre as dissimetrias nas relações étnico-raciais enraizadas em nosso país, especialmente os privilégios da branquitude na produção das mazelas do povo negro. Destacam-se pontos positivos como o surgimento de grupos de pesquisa com a temática do racismo e da Cultura Hip-Hop na escola, a conscientização e reflexão sobre essa temática dentro da comunidade escolar (professores/as, famílias, estudantes) e a integração bem-sucedida das lições aprendidas com o projeto no cotidiano dos alunos fora da escola. No entanto, nota-se a necessidade de mais iniciativas desse porte para a efetiva desconstrução do racismo estrutural e, por consequência, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
- ItemEducação integral e inclusiva: potencialidades do atendimento educacional especializado colaborativo(2024) GOMES-SILVA, Amanda S.; ZERBATO, Ana Paula; PRIETO, Rosângela GavioliEste trabalho teve como objetivo disseminar as práticas realizadas pela professora de Atendimento Educacional Especializado – AEE atuante numa Escola Municipal de ensino fundamental em São Paulo/SP, Diretoria Regional de Ensino Penha, entre 2017 e 2021; retrata experiências do Atendimento Educacional Especializado para além da Sala de Recursos Multifuncionais no contraturno em escola de Educação Integral. Consideraram-se as orientações da Política Paulistana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, sobre estudantes da Educação Especial em tempo integral não atendidos/as em contraturno escolar, mas em Atendimento Educacional Especializado Colaborativo, em parceria com o/a professor/a do ensino regular. Os resultados referem-se a experiências e ações do Atendimento Educacional Especializado Colaborativo, em uma abordagem policêntrica, colocando o/a estudante como centro dessas ações, envolvendo todos/as os/as que participam de seu processo de desenvolvimento, o que se reflete em práticas pedagógicas mais inclusivas.
- ItemFormação continuada de docentes: tessituras e possibilidades(2024) RIBEIRO, Raimunda M. da CunhaO campo da formação de professores/as está direcionado ao processo de preparação do/da docente, de profissionalização e socialização, no sentido de melhorar sua práxis e a aprendizagem do/da estudante. O objetivo desta pesquisa é compreender a formação continuada de professores/as como espaço de produção de conhecimento pedagógico, com a finalidade de fundamentar as ações docentes. A abordagem metodológica foi qualitativa e a técnica de coleta de dados foi análise documental: propostas/projetos de formação continuada de professores/as realizada nos anos 2021 e 2022 em 09 municípios piauienses. Os programas e projetos de formação docente imprimem uma necessidade de percepção e adesão a um modelo de formação continuada mais reflexivo, para ressignificar a realidade educacional, na qual o conceito de formação parta do princípio de que um processo de aprendizagem requer compreender as múltiplas dimensões dos saberes docentes.
- ItemO Lugar em Narrativas de Crianças do Campo(2023) SILVA, Elenice de Brito Teixeira; MELLO, Ana Maria Araújo; PEREIRA , Eugênia da SilvaEste texto emerge da centralidade do lugar de fala das crianças do campo nas pesquisas, numa afirmação ético-política com implicações metodológicas nas aproximações dos territórios das infâncias do campo, historicamente invisibilizadas nas ciências, política, demografia e estatísticas. Utilizou-se a abordagem narrativa multimodal e transdisciplinar em contextos de conversação, brincadeira e criação de múltiplas representações do lugar. A partir das teorias críticas da cultura, da psicologia histórico-cultural e das pedagogias da infância, argumentamos que as narrativas das crianças do campo, enquanto atos de significação, organizam percepções, memórias e modos de falar e representar lugares e práticas sociais dos seus grupos culturais. São experiências de territorialidade fundantes dos modos de vida e da relação das crianças com espaços e tempos de convivência no campo.
- ItemPela janela da minha casa: experiências de ações curriculares com as artes na pandemia.(2023) CONCEIÇÃO, Rafaela Rodrigues da; TEIXEIRA, Roberta Guimarães; GREGORIO, Talita dos Santos MalheirosEste artigo é a junção das narrativas de três educadoras/pesquisadoras acerca de ações curriculares com as artes durante o período pandêmico (2020-2022). Com foco nas ‘práticasteorias’[1] de criação e uso, objetiva mostrar a potência das artes e dos artefatos culturais no ‘fazerpensar’ o currículo escolar para além de fundamentalismos pedagógicos, regulações e normatividades. Trazendo conversas e experimentações com arte como método de trabalho, percebemos que a criação de afetos não tem fronteiras virtuais ou físicas. Seu resultado é evidenciar o potencial criador nas adversidades, no conflito entre virtual e real, isolamento e liberdade. As experiências contam que, independentemente dos caminhos e ambientes, a arte potencializa modos de ‘fazerpensar’ os currículos.
- ItemPercursos Temáticos no Ensino Musical Escolar um estudo a partir de uma escola em Goiâ(2024) RAMOS, Gisele A; PEREIRA, Éliton P. R.; COSTA, Cristiano A. da; AQUINO, Thais L.Este artigo apresenta uma proposta pedagógica musical desenvolvida no Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES IFG[1], pela necessidade de articular um ensino musical capaz de integrar exigências político-pedagógicas e curriculares com as práticas artístico-musicais na Escola Municipal Pedro Ciríaco de Oliveira, em Goiânia/GO; as atividades foram conduzidas a partir de temas – percursos temáticos – para proporcionar vivências significativas em música. O estudo teve abordagem qualitativa, apoiando-se na Pesquisa Multidimensional, com dados de trabalho realizado de 2016 até 2019, em diálogo com Luciana Del-Ben, Maura Penna, Ana Mae Barbosa, bell hooks, Paulo Freire e Keith Swanwick. Foram desenvolvidos a Proposta Pedagógica musical aqui descrita e o Material Pedagógico voltado para docentes que trabalham com a linguagem artística música na educação básica.
- ItemPsicologia da educação nos cursos de formação inicial de docentes: uma revisão integrativa.(2023) BASTOS, VivianeEste estudo tem como objetivo apresentar uma revisão integrativa sobre estudos em psicologia da educação, enquanto disciplina, no âmbito da formação docente em licenciatura no contexto brasileiro. A revisão integrativa, conforme destaca Carvalho (2020), se encontra situada entre as revisões de avaliação e síntese, e envolve uma descrição minuciosa do percurso a ser seguido (método) e dos critérios para incluir ou excluir artigos, além de procedimentos para classificar dados e criar categorias. A revisão foi realizada por meio da base de dados SciELO, nos meses de abril e maio de 2022, considerando publicações no período de 2012 a 2021. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram recuperados 6 artigos. Os estudos se caracterizaram como descritivos e revelaram a falta de formação adequada de professores considerando os conteúdos e aprendizagens oportunizadas pela disciplina. Constatou-se que os estudos apontam para a necessidade de uma metodologia diferenciada para que os conteúdos em psicologia da educação despertem e preparem os estudantes, professores em formação, para lidar com dificuldades de aprendizagem entendendo-as como manifestações que advém das relações que são estabelecidas entre os diferentes sujeitos, e entendendo que o contexto educacional é um espaço dinâmico, complexo e enriquecedor.
- ItemUso das metodologias ativas no enfrentamento do bullying uma experiência com a Aprendizagem Baseada em Projetos(2024) JORDÃO, DiogoO bullying é um grave problema enfrentado pelas escolas brasileiras, que possuem papel fundamental de promover medidas de conscientização, prevenção e combate a esse tipo de violência. Baseado em pesquisa, discussão bibliográfica e no relato de experiência pedagógica em diálogo com a literatura especializada, o presente trabalho busca discutir as contribuições das metodologias ativas no enfrentamento do bullying escolar, mediante discussão de uma experiência com a Aprendizagem Baseada em Projetos. A prática foi desenvolvida com/por estudantes da segunda série do ensino médio de uma escola estadual de Campos dos Goytacazes, RJ. Os resultados indicam que as atividades possibilitaram a apropriação de conhecimentos sobre o bullying e despertaram nos/nas alunos/as a consciência da gravidade do problema, assim como a percepção de que a solução depende da ação de todos/as. Além do desenvolvimento de uma educação contextualizada na realidade, depreende-se que as metodologias ativas permitem alcançar novos valores e atitudes voltados à coletividade.