Educação e Pesquisa
URI Permanente para esta coleção
Educação e Pesquisa é uma revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A partir de 2018, é editada de forma contínua em volume único anual. Aceita, para publicação, artigos inéditos na área educacional resultantes de pesquisa de caráter teórico ou empírico, bem como revisões da literatura de pesquisa educacional. Tem sido editada ininterruptamente desde 1975, originalmente como Revista da Faculdade de Educação e com o título atual desde 1999. Passa a ser uma publicação apenas on-line em 2017.
Descrição
Navegar
Navegando Educação e Pesquisa por Classificação "Nível técnico"
Agora exibindo 1 - 20 de 30
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ciência e os periódicos científicos: mais um ano de lutas num cenário de pandemia, negacionismos e desincentivos(2021) GALIAN, Cláudia V. A.; PIETRI, Émerson deNo editorial do volume 46, de 2020, mobilizados pelas condições impostas pela pandemia da COVID-19, destacamos os muitos ataques sofridos pela população brasileira no cenário político recente. Com isso, nosso intuito foi evidenciar a difícil situação dos periódicos científicos ligados às ciências humanas – e, num âmbito mais amplo, da própria atividade científica e do pensamento relacional e crítico.
- ItemA obra do sociologo Pierre Bourdieu: uma irradiação incontestável(2007) VALLE, Ione RibeiroAs every great scientific production, the work of sociologist Pierre Bourdieu (1930-2002) was created around an intuition, and built from strength-ideas formulated, developed, reformulated, and resumed in most of his publications - a founding intuition th
- ItemA oferta da educação infantil no setor privado: direito ou negócio(2022) SILVA, Denise Madeira de Castro eO artigo analisa as repercussões da oferta da educação infantil no setor privado, a partir da obrigatoriedade da pré-escola, no município de Caxias do Sul no Estado do Rio Grande do Sul, considerando as implicações das redefinições entre os setores público e privado. A pesquisa se caracterizou como um estudo qualitativo em educação, na qual foram realizadas 19 entrevistas compreensivas, que são consideradas ao mesmo tempo um método e uma técnica, valendo-se também de pesquisa documental. A discussão e análise dos dados permitiram desenvolver uma caracterização da educação infantil no município estudado e evidenciar a constituição de uma rede de negócios, impulsionada pela compra de vagas no setor privado e pelas judicializações para essa etapa educativa. Desse modo, o direito à educação, entendido como acesso com qualidade a todos, em instituições estatais que cuidem e eduquem as crianças, sem considerá-las como parte integrante de um negócio, pode estar fragilizado, indicando um direcionamento a sua privatização. Conclui-se que o sentido público da educação pode estar esmaecendo, uma vez que as estratégias municipais para a sua oferta alinham-se a processos privatizantes em uma lógica mercantil que posiciona o cidadão de direito à um cliente. Reitera-se que o direito à educação deve estar fundamentado nos princípios de laicidade, gratuidade e qualidade, acessível a todos e previsto constitucionalmente, pois não basta assegurar o acesso, mas a oferta equânime a todas as crianças.
- ItemA pratica da nao-retencao escolar na narrativa de professores do ensino fundamental: dificuldades e avancos na busca do sucesso escolar.(2004) GLÓRIA, Dília Maria Andrade; MAFRA, Leila de Alvarengahe present study it describes analyzes it the perceptions of teachers about the practive of assessment by learning cycles, which seeks to give students from the lower social classes an extended "survival" in school. The chosen locus for the research was a
- ItemA profissionalidade docente na educação básica em Portugal: depoimentos de alguns professores(2010) BODIÃO, Idevaldo da Silva; FORMOSINHO, JoãoThe present text, part of a case study that seeks to understand the pedagogical dynamics of the daily school life in the 1st cycle of basic education in Portugal, explores some of the aspects of the construction of teaching professionalism based on a seri
- ItemA questao da diversidade na experiência escolar de jovens na Guiana Francesa(2007) GALVAO, Izabel; SCHALLER, Jean-JacquesThe article presents a study conducted with two schools (5th to 8th year of fundamental school) in the city of Cayenne, French Guiana. It analyzes discursive practices produced by pupils with the purpose of understanding how the issue of diversity is mani
- ItemApresentação da tradução do artigo: o transnacional na história da educação(2021) SILVA, Alexandre Ribeiro e; CARVALHO, Guimarães, Ana Carolina de; VIDAL, Diana GonçalvesO nascimento da era do nacionalismo, no século XVIII, foi resultado, segundo Benedict Anderson (2008 , p. 69), de três condições culturais: “a indissociabilidade entre uma determinada língua e a verdade; a crença na graça cosmológica (divina) dos governantes; e a associação entre cosmologia e história”. Na produção de “uma nova maneira de unir significativamente a fraternidade, o poder e o tempo” ( ANDERSON, 2008 , p. 70), reescrever o passado e projetar o futuro emergiram como problemas de primeira ordem, visando a assegurar legitimidade aos governos e constituir identidade ao povo. Não por acaso, despontaram neste cenário, como investimentos necessários do Estado, tanto a história, como disciplina acadêmica, em parte associada aos Institutos Histórico-Geográficos, quanto a escola elementar obrigatória. Constituídas a partir deste lugar, as duas instituições por muitos anos foram tributárias de uma narrativa tramada pelo que denominou Martin Lawn (2014 , p. 132) de “nacionalismo metodológico”. Nos dois casos, permitiu o surgimento das categorias “História Nacional” e “Escola Nacional” que, no dizer de Eugenia Roldán Vera (2013) , tenderam a naturalizar o Estado-Nação, encapsulando as análises e obstaculizando a percepção de conexões, contatos, trânsitos entre e através das fronteiras.
- ItemAs medicalização do sofrimento psiquico: considerações sobre o discurso psiquiatrico e seus efeitos na educação(2007) GUARIDO, RenataThis study offers a critical analysis of the changes observed in the treatment of psychiatric suffering in recent history, noting the contribution from factors such as: the standardization of symptoms brought by the successive editions of the DSM series (
- ItemCirculação de textos midiáticos entre alunos de escola pública básica.(2010) ZANCHETTA JUNIOR, JuvenalThe text characterizes the reading of media-related materials by students of the public basic education system in the State of São Paulo, based on a systematic observation of the circulation of press texts within the school daily life. In a study carried
- ItemConhecimento técnico e atitude no ensino de língua portuguesa(2009) FAIRCHILD, Thomas MassaoContrary to the idea that the technical knowledge of the teacher of a native tongue serves primordially to the content of its teaching or to the planning of classes, this article discusses the precept that such knowledge should be seen as the basis for th
- ItemContribuições para a construção de uma matriz para avaliação de projetos de educação ambiental(2009) GUANABARA, Rachel; GAMA, Thais; EIGENHEER, Emílio MacielNowadays we witness a huge proliferation of environmental education projects, but a similar development cannot be observed with respect to the methods employed to evaluate these projects. The present article seeks to contribute to the process by construct
- ItemCotas para negros no ensino sueperior e formas de classificação racial(2007) BRANDAO, Andre Augusto; MARTINS, Mani Tebet A. deThis article presents and discusses data obtained with the application of a questionnaire focused on variables for racial classification and opinion about the policy of quotas for blacks; the questionnaire was applied to a sample of 476 pupils from the la
- ItemCultura escolar e práticas sociais: episódios cotidianos da vida escolar e a transição para a adolescência(2009) CAMPOLINA, Luciana de Oliveira; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes deIt is a commonly held position that culture plays a central role in the psychological development of human beings. Considering the plural nature of the socio-institutional contexts that take part in the configuration of a specific cultural context, it bec
- ItemDocumentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético(2022) PANDINI-SIMIANO, Luciane; LISBOA, Anna Carla LuzO presente texto tematiza a documentação pedagógica e o princípio estético estabelecido nas diretrizes da educação infantil. Tem por objetivo analisar em que medida o percurso de documentar contribui para ampliar a sensibilidade, a produção de sentidos e as possibilidades de viver em companhia na educação infantil. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, parte da seguinte questão: o gesto de documentar sensibiliza as professoras para o encontro e o viver junto na educação infantil? O estudo realizado no âmbito do mestrado em educação teve como sujeitos um grupo de dez professoras que atuam na educação infantil e que participaram de uma experiência formativa realizada a partir de um curso de extensão tecido pelo percurso de documentar. A observação participante, registros escritos, fotográficos, audiovisuais, as documentações e, sobretudo, o estar junto com as professoras foram os instrumentos de pesquisa. A partir do diálogo entre as diretrizes normativas e diferentes autores, destaca-se o princípio estético no gesto de documentar, porque o encontro com o sensível permite o alargamento de fronteiras, a possibilidade de afetação e a busca por significados e sentidos nas relações tecidas entre crianças e adultos no cotidiano educativo. A experiência formativa com professoras, construída pela via do percurso de documentar, possibilita questionar pressupostos naturalizados na prática pedagógica, realizando deslocamentos importantes nas formas de ser, estar e viver em companhia na educação infantil.
- ItemEntre reformas curriculares e práticas pedagógicas: Ursula Hoadley e a “pedagogia na pobreza”(2021) GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção; CARVALHO, Maurício Braz deNesta entrevista, Ursula Hoadley, docente e pesquisadora da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, discute algumas das ideias que desenvolve em seu livro Pedagogia na pobreza: lições de vinte anos de reformas curriculares na África do Sul, bem como salienta a potência explicativa da teoria de Basil Bernstein, sua principal referência nesta e em outras investigações no contexto sul-africano. A entrevistada comenta seus principais achados nessa pesquisa, que possibilitou descrever e analisar práticas docentes desenvolvidas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, frente a um movimento de vinte anos de reformas curriculares, no contexto anterior e posterior ao apartheid. Suas reflexões não perdem de vista as especificidades de seu país, mas situam as reformas curriculares estudadas no cenário mais amplo de mudanças em países em desenvolvimento, o que as torna especialmente interessantes para os debates sobre o currículo da educação básica no Brasil.
- ItemFeminismo negro|| pedagogias, epistemologias, ético-políticas e métodos. Entrevista com Christen A. Smith(2022) SOUSA, Adriana Tolentino; SILVA, Uvanderson; JARDIM, FabianaChristen Smith é antropóloga, professora da Universidade do Texas (Austin) e pesquisadora de temas como violência de Estado, racismo antinegro, seus efeitos sobre comunidades e mulheres negras e, ainda, formas culturais e movimentos sociais que procuram fazer frente a tal violência|| a professora também pesquisa a contribuição intelectual de mulheres negras nas Américas. A pesquisa de seu doutorado foi realizada em Salvador (BA – Brasil), e marcou o início da longa relação que a professora tem com o país. Na entrevista que nos concedeu, Christen nos contou sobre sua trajetória de formação, não apenas em sentido disciplinar, mas compartilhando de modo bastante vivo como foi tomando posições éticas e políticas no interior de uma cultura acadêmica marcada pela supremacia branca, encontrando interlocutoras (de ontem e hoje) e constituindo uma voz, indissociável da comunidade de mulheres, escritoras e pesquisadoras negras que lhe acompanham. De modo generoso, a professora também partilhou preocupações e dilemas em seu trabalho de campo, sublinhando o processo de estar com as comunidades nas quais realizava sua pesquisa (nos ônibus, nas ruas, nas acomodações ao longo de viagens) e de aprender com aqueles e aquelas que, ao fazer frente aos desafios cotidianos da violência de Estado, produzem conhecimentos sobre a situação. Conversamos também sobre o ciclo de levantes contra o racismo nos Estados Unidos da América e no Brasil (além de outros países), que ocorreu em meio à pandemia provocada pelo Sars-Cov-2. Christen chamou a atenção para a reiteração de casos de violência e para como devemos examiná-los de modo a tornar visíveis as operações da antinegritude em nível transnacional. Concluímos a entrevista em torno do projeto Cite Mulheres Negras, iniciado pela professora, que tem como objetivo enfrentar as políticas de apagamento e não reconhecimento da voz e da autoria de mulheres negras.
- ItemFormação de educadores e contexto de trabalho: contribuições da investigação-ação as praticas educativas-assistenciais(2007) PINHEIRO, Leandro RogerioThis essay presents results of a research carried out with the coordinators of a social assistance and educational center in Porto Alegre (Brazil) - Center for the Promotion of the Child and Adolescent (CPCA) - located in the borough of Lomba do Pinheiro,
- ItemGovernança e governamentalidade: relação e relevância de dois conceitos científico-sociais proeminentes na educação comparada(2010) AMOS, KarinAgainst the background of a changing relation between the state and "its" education system, the present contribution focuses on two concepts that can be used as analytical tools in order to analyze the current transformations. "Governance" is more concern
- ItemInteração, afeto e construção de sentidos entre crianças na brinquedoteca(2010) OLIVEIRA, Ivone Martins de; GEBARA, AdemirContexts in which children interact without close interference from adults, as in times of free activities in a toy library, are revealed to be significant in problematizing and discussing aspects related to child development. How do the interactions occu
- ItemO conselho de classe e a construção do fracasso escolar(2005) MATTOS, Carmen Lucia Guimaraes deThis text describes one of the forms of constructing the School Failure of boys and girls in fundamental education. It is part of the results of an ethnographic study called "School failure: images of popular explanations about 'educational difficulties'