Educitec
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A Educitec é um periódico científico com acesso livre, que foi pensado e elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPEGT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tem como objetivos, investigar problemas teóricos e empíricos em diferentes níveis da Educação Básica e Superior, em espaços formais e não formais de ensino, assim como contribuir com a disseminação da ciência e da prática aplicada ao ensino, ampliando o espaço destinado à produção científica, com foco em temas relacionados ao ensino tecnológico.
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- ItemA discussão de gênero e sexualidade nas Histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos na formação integral(2022) TEIXEIRA, Michele Rodrigues; DUARTE FILHO, Nemésio FreitasO presente trabalho apresenta as contribuições de uma sequência didática (SD) sobre gênero e sexualidade, pautada em elementos de histórias em quadrinhos (HQ) e jogos eletrônicos, como um caminho para a formação integral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A SD teve como objetivo aproximar a temática aos interesses culturais dos estudantes, promover conhecimentos biológicos, sociais e históricos intrínsecos ao conteúdo proposto, além de contribuir para a formação integral dos estudantes. O procedimento adotado foi o estudo de caso e a produção de dados foi realizada por meio de questionário de percepção inicial, registros das intervenções dos estudantes ao longo da SD e questionário avaliativo. Os dados produzidos foram tratados estatisticamente quando quantitativos e pelo método de análise de conteúdo e categorização, quando qualitativos. Como forma de validação, o produto educacional foi aplicado no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI). Os resultados indicam que a escolha destas mídias se mostrou adequadas como elementos contextualizadores e motivadores, além de promover evolução na percepção e posicionamento dos estudantes em relação à gênero e sexualidade nos jogos eletrônicos e HQs
- ItemA importância que egressos atribuem à participação em umaequipe de robóticapara o desenvolvimento das competências previstas na BNCCe do pensamento computacional(2023) CASTRO, Yuri Reis de; GOMES, Alessandro Damásio TraniEste trabalho tem o objetivo de fazer um levantamento de dados sobre a importânciaque 30 estudantes egressos do Ensino Médioatribuem à participação na equipe de robótica educacional ‘Café-com-Byte’ para a sua formação pessoal, considerando as 10 competências gerais da Educação Básica previstas na Base Nacional Comum Curricularna (BNCC).Os participantes responderam a um questionário no qual atribuíram uma nota de 0 a 10 para avaliar o desenvolvimento de cada uma das competências gerais descritas BNCC, considerando a sua participação na equipe. No geral, os sujeitos da pesquisa consideraram que a participação na equipe contribuiu para o desenvolvimento de todas as competências, em especial aquela relacionada diretamente ao pensamento computacional.
- ItemA influência da Indústria Cultural e as suas implicações nas mídias sociais como práticas educativas(2022) CÉSAR, Maria Fernanda Santos; SANTOS, Francely Aparecida dosEste artigo visa discutir a influência da Indústria Cultural na sociedade contemporânea e as suas implicações na utilização de mídias sociais nas práticas docentes. O acesso às mídias sociais, muitas vezes, é visto como vício e atividades para o lazer pessoal. Entretanto, tem-se uma sociedade tecnológica que cada vez mais faz uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no seu cotidiano. Essas mídias têm constituído um canal de comunicação, inclusive na educação. Assim, é importante realizar estudos sobre o uso delas no contexto educacional. E, dessa forma, surge a seguinte problemática: quais as implicações da utilização das mídias sociais nas práticas docentes, levando-se em consideração o sujeito pós-moderno e a indústria cultural que permeia a contemporaneidade? Diante do exposto, objetiva-se discutir essa utilização e as relações estabelecidas desse uso na vida desse sujeito que está inserido em uma cultura de divulgação massiva de informações. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com base em livros e artigos escritos no período de 2013-2019 e foi promovida uma busca exploratória nas bases do Scielo, Google Scholar e Periódicos da Capes, sendo que dessa consulta foram selecionadas 18 pesquisas que envolvem as temáticas estudadas e, para que se edifique uma efetiva discussão sobre os assuntos em questão, foram incluídas as ideias de Hall (2001), Kensky (2012), Geertz (2008) e Adorno (2003). Dessa forma, pretende-se destacar a importância de inserção das mídias sociais nas práticas educativas, considerando o contexto e o sujeito contemporâneo.
- ItemA matemática da administração de medicamentos: desafios no processo de ensino-aprendizagem do técnico de enfermagem(2022) MELO, Ademar Guimarães; STRUCHINER, Miriam; FRANT, Janete BoliteO objetivo deste estudo foi identificar e analisar os problemas de ensino-aprendizagem da temática de Administração de Medicamentos no contexto de um curso técnico de enfermagem. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa em que um grupo formado por três professores e quatro alunos participaram de entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos apresentam diversas dificuldades, entre as quais a de articular a matemática com ações da administração de medicamentos, como diluições de medicamentos e preparo de soluções. Entre os fatores relacionados à essa questão,foram identificados a “matofobia” e as lacunas na formação. Em relação às lacunas na formação,identificou-se a dificuldade dos alunos para compreender o conceito de unidades de medidas e o conceito de proporcionalidade. Conceitos matemáticos são ferramentas mediadoras na atividade de administração de medicamentos, que apropriados pelos sujeitos, contribuem para solucionar problemas no contexto de suas práticas sociotécnicas. Os resultados apontam para a necessidade de reorientar estratégias educativas, e isto significa integrar contextualização e interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagemsem deixar, todavia, de levar em conta que o aluno já realiza muitas das operações matemáticas necessárias para a administração de medicamentos na resolução de problemas de seu cotidiano.Resta, pois, que as estratégias educativas sejam elaboradas de modo que ajudem os alunos a expressar e a ressignificar os conhecimentos de matemática de seu cotidiano nas práticas de administração de medicamentos do técnico de enfermagem.
- ItemA pedagogia de projetos e a formação humana integral: estudo de caso no município de Coari/AM(2022) SILVA SOBRINHO, Moysés Hassan da; QUEIROZ NETO, José Pinheiro deEste artigo traz à discussão as relações entre a Pedagogia de Projetos e a Formação Humana Integral, buscando, de forma sistemática e crítica, superar a visão de ensino-aprendizagem desvinculada de uma formação crítica, inventiva e comprometida com a transformação social. Para tanto, se propôs a analisar a utilização da Pedagogia de Projetos como metodologia de ensino visando uma formação humana integral dos discentes, percebendo-os como sujeitos ativos de seu processo de aprendizagem. Durante a pesquisa, são destacadas as principais características da Pedagogia de Projetos e suas contribuições para a formação Humana Integral. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de uma turma do curso Técnico em Administração na Forma Integrada do IFAM campus Coari, de modo a apontar as descobertas realizadas e os resultados alcançados após a reflexão e análise do processo. O levantamento de dados foi feito a partir da aplicação de entrevista semiestruturada e observação remota dos participantes. Os resultados tiveram seus dados tabulados e submetidos ao tratamento da metodologia de análise Textual Discursiva, os quais indicam que a pedagogia de projetos contribuiu de forma significativa para a formação e o desenvolvimento das dimensões cultural, social, cognitiva, física e emocional dos discentes
- ItemA percepção acerca da autonomia docente: um estudo de caso no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI(2022) GONZAGA, Glaucia Ribeiro; PAIVA, Daniel Costa de; EICHLER, Marcelo LeandroO estudo das percepções de docentes sobre os fatores e os atores que influenciam sua prática profissional tem se ampliado nas pesquisas sobre formação continuada de professores. Este artigo busca apresentar as visões de professores de Química da educação básica, em processo de formação continuada no programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), acerca das decisões escolares que influenciam sua atuação profissional, tendo por base os conceitos e visões sobre os saberes docentes de Maurice Tardif e Paulo Freire e as dimensões de José Contreras. Para isso, participaram 30 professores de Química ingressantes no PROFQUI em 2017. Considerando as visitas in lócus com a aplicação de questionário quali-quantitativo, os dados obtidos apresentam uma maioria de docentes com perspectivas de racionalidade crítica, que visam além da construção científica, a construção social dos seus alunos. Há também docentes que exibem aspectos de racionalidade técnica, sem influência sobre as decisões nas quais ele se torna o executor, e visando apenas ensinar a química escolar para seus alunos. Essa pouca influência sobre suas próprias atividades, além de expor uma formação inicial ainda nos modelos de racionalidade técnica, contraria o anseio por um docente engajado, dinâmico, tecnológico e contextualizado que a sociedade e os documentos norteadores da Educação Básica almejam.
- ItemAnálise de Dissertações sobre o uso dahorta escolar para a promoção da Educação Ambientalem nível Fundamental e Médio(2023) SOARES, Thalia de Jesus Ecks; STADLER, João Paulo; AZEVEDO, Mariana da SilvaA horta escolar é uma das alternativas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas envolvendo a Educação Ambiental, figurandocom umrecurso didático complementar ao processo deensinoe aprendizagemdessa temática. Esse artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura comobjetivodeanalisar as características de ações educativasenvolvendohortas escolares em espaços formais de ensino, para os anos finais do ensino fundamental, o ensino médio e para a formação de professoresem estudoscontidosno Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Segundo os trabalhos analisados, há várias formas de empregara horta escolar no processo de ensino e aprendizagem, articulando diferentes recursos e metodologias que são selecionadas de acordo com cada realidade. Também foi possível evidenciar a prevalência da discussão do tema em disciplinas de Ciências da Natureza e a preocupação dos pós-graduandos em promover a avaliação da prática. Porém,existemdificuldades comoa falta de recursose a continuidade da manutenção e uso da horta escolar.
- ItemAnálise de metodologias ativas de ensino-aprendizagem abordadas no COBENGE(2022) DACIOLO, Leonardo Vinícius PaixãoO processo educacional de ensino-aprendizagem no ensino superior apresenta constante evolução, possibilitando diferentes abordagens nas múltiplas áreas do conhecimento. A formação de engenharia civil se pauta no processo de engenhar, solucionar problemas, transformar, planejar, executar projetos e produtos. Decorrente da dinâmica e necessidadesde desenvolvimento de competências e níveis cognitivos superiores, metodologias ativas de ensino-aprendizagem podem ser aplicadas para potencializar estas características. Contudo, tais práticas ainda são restritas e pouco conhecidas, sobretudo diante da carência de formação docente. Neste sentido, esta pesquisa qualitativa busca conhecer e analisar experiências nacionais de implantação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em cursos de engenharia civil. Foram coletados artigos publicados no COBENGE nos últimos 5 anos (2016 a 2020), os quais foram analisados segundo a localização e perfil da instituição de ensino superior, tipo de metodologia ativa utilizada e área da disciplina na engenharia civil. Os resultados demonstraram um grande potencial de desenvolvimento e aplicação destas metodologias, em vista àabrangência nacional das instituições, de seu perfil e às disciplinas ministradas
- ItemAnálise do impacto da Política de Assistência Estudantil na permanência dos(as) estudantes do PROEJA no Instituto Federal do Amapá – Campus Santana(2022) SANTOS, Lília Campos dosEsse artigo teve como principal objetivo analisar o impacto da assistência estudantil na permanência dos(as) estudantes do PROEJA, no Instituto Federal do Amapá. O tipo de pesquisa, quanto ao objetivo, foi uma pesquisa descritiva e quanto ao procedimento técnico, configurou-se em estudo de campo. Os sujeitos da pesquisa foram os(as) estudantes da turma do curso Técnico em Logística, na modalidade PROEJA, na forma integrada, presencial, ingressante no ano de 2016.2. O locus da pesquisa foi o Instituto Federal do Amapá, Campus Santana. Baseada no método dialético, a pesquisa se configurou como uma pesquisa de campo e teve abordagem qualitativa, utilizando-se também de dados quantitativos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de questionário de natureza semiestruturada. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que em relação aos fatores que contribuem para a permanência os(as) estudantes não trazem a assistência estudantil como fator primordial para permanência. Porém, a esperança da empregabilidade e o desejo de um futuro melhor constituem-se como prioridades para permanência no curso. Percebe-se que os(as) estudantes ainda relacionam a assistência estudantil com ajuda, apoio ou favor, descaracterizando-a da forma de direito conquistado e vinculando-a mais uma vez a benesse do Estado. Ou seja, não se reconhece que garantias como transporte, alimentação, saúde sejam dever do Estado garantir. Assim, este estudo revelou que os programas de assistência estudantil ainda são pontuais e insuficientes para se garantir a permanência e o êxito na Instituição.
- ItemAplicativos de orientação para a produção textual: avaliando recursos digitais no contexto do ensino tecnológico(2023) RODRIGUES, Meriângela Sales; BELARMINO, Auricélia Pires de Vasconcelos; KARLO-GOMES, GeamEste texto apresenta a avaliação de aplicativos digitais para o ensino da produção textual a partir das fundamentações da aprendizagem móvel –m-learning. Por meio de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa e método comparativo, analisam-se recursos digitais, resenhas dos usuários, padrões de avaliação, critérios de qualidade e atributos de qualidade pedagógica e de atualização do conhecimento de três aplicativos de orientação de produção textual: Manual de Redação; Manual para Redação: Gêneros Textuais; e Manual de Redação Oficial. Com base nos critérios de avaliação aplicados, foi possível identificar que os três Appsnão atendem integralmente a todos os critérios de qualidade interna e externa, de qualidade pedagógica e atualização de conhecimento, mas apresentam vários critérios que podem favorecer estratégias de aprendizagem móvel
- ItemAppletsde Áreano GeoGebra: colaborando para uma melhor compreensão de algumas fórmulas(2023) AWILA, Hakel Fernandes de; FAJARDO, RicardoEste artigo tem como objetivo promover uma compreensão próspera ao entendimento dos cálculos de áreas a partir de uma sequência de appletsconstruídos com o softwareGeoGebra na intenção de apresentar justificativas visuais.Éde cunho qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa de campo por meio de uma pesquisa-ação.Os appletsforam desenvolvidos segundo uma sequência didática pautada em Zabala.Para isso, contou-se com a participação de 11calouros do curso de graduação em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria em encontros semanais, visando ao referido estudo. Em quatro encontros realizados, trabalhou-se com o cálculo de áreas dos polígonos estudados na Educação Básica,e a receptividade dos estudantes foi muito positiva. Todos mencionavam que o uso dos appletselucidava com simplicidade a justificativa dos cálculos necessários para determinar as áreas dos polígonos propostos,evidenciando que por trás das fórmulas sempre há uma sequência de deduções e raciocínio matemático.
- ItemAprendizagem Baseada no Trabalho: Contribuições Para a Educação Profissional na Saúde(2022) BEZERRA, Jacks Williams Peixoto; CARVALHO, Paulo Roberto de; LOPES, Renato MatosEste artigo apresenta e discute os fundamentos da Aprendizagem Baseada no Trabalho (ABT ou WBL de Work-Based Learning), uma estratégia de ensino que vem se consolidando como campo de pesquisa nas áreas de educação e saúde na Europa, nos Estados Unidos da América e na Austrália. Portanto, tendo como backgroundos impactos e desafios nas condições de trabalho e de formação profissional advindas das tecnologias que constituem a Indústria 4.0 e a Saúde 4.0.Otexto busca trazer contribuições sobre o uso e o aprimoramento da WBL no ensino e na educação profissional em saúde no Brasil.
- ItemArticulação entre a Divulgação Científica e a abordagemCiência, Tecnologia e Sociedade no contexto brasileiro do Ensino de Ciências(2023) ALMEIDA, João Vitor Venceslau de; MORA-BRENES, Luis Diego; MORENO-RODRIGUEZ, Andrei SteveenNo contexto da pesquisa emEnsino de Ciências, estudos abordamaspotencialidades atribuídas ao uso da Divulgação Científica como um recurso para a aprendizagem. Nestes, podemos observarde forma pontualdiscussões em que a Divulgação Científica se relaciona à perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A fim de aprofundar essas discussões, o presente estudoobjetivou analisar de que maneira as discussões sobre a Divulgação Científica e a abordagem CTS são articuladas no contexto brasileiro do Ensino de Ciências,mediantea análise de artigos publicados entre 1998 e 2021. A partir das etapas da Análise Textual Discursivaemergiram as duas categorias:“Além da informação: O papel social da mídia e da Divulgação Científica” e “Divulgação Científica e aproximações à perspectiva CTS no ensino”. De modo geral, os trabalhos apresentam reflexões a respeito do papel social da mídia e da divulgação do conhecimento científico, demarcandoa defesa de um viés crítico no uso da divulgação como recurso didático. As produções tambémindicampotencialidades e limitações para a promoção da Educação CTSno contexto do espaço formalenão formal, assim comopara aformação de professores de Ciências.
- ItemAteliê didático: um processo formativodocente para a ressignificação do ensino de microbiologia(2023) ROCHA, Danielle Ribeiro; MARISCO, GabrieleOs microrganismos são importantes para a saúde humana e o ensino sobre esses organismosé capaz de favorecer o conhecimento sobre eles, de modo que as pessoas possam entender seus benefícios e agir em relação às doenças. Como abordar os conteúdos de microbiologia costuma ser desafiador para os professores, a formação continuada é uma ferramenta que contribui para o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o objetivo do presente artigo é apresentar o “Ateliê didático Reinventa docente: ensino de microbiologia” e evidenciar suas contribuições para a (re)construção de saberes e práticas docentesno ensino de microbiologia com ênfase em saúde na Educação Básica. O contexto da pesquisa-formação é um processo formativo online realizado com professores de Ciências e Biologia. Na coleta de dados foram utilizados diferentes instrumentos, como questionários e diário formativo, avaliados com a análise de conteúdo. Durante o processo formativo, os participantes relataram questões sobre o ensino de microbiologia, como a importância do conhecimento prévio e da relação dos microrganismos com o cotidiano, além dos desafios enfrentados para abordar conteúdos dessa área do conhecimento. Além disso, houve reflexões, aprendizados e descobertas, demonstrando que o processo formativo contribuiu com aportes teóricos e metodológicos que propiciaram o interesse em incorporar novas estratégias na prática pedagógica. Assim, evidencia-se que o desenvolvimento de processos formativos no âmbito da formação continuada pode contribuir com saberes para a constituição de novos sentidos e práticas no que tange ao ensino de microbiologia com ênfase em saúde.
- ItemAtividades Teórico-Práticas de Aprofundamento: contribuições para formação de professores com apoio de um sistema via web(2022) MIRANDA, Kennya Ferreira Silva; BARCELOS, Gilmara Teixeira; LOPES, Arilise Moraes de AlmeidaO objetivo deste artigo é apresentar os resultados da experimentação de um sistema via webque possibilita a reflexão de licenciandos sobre as Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA). As ATPA têm como propósito o enriquecimento da formação inicial por meio da abordagem de temas não estudados nos componentes curriculares da matriz, bem como o aprofundamento de outros. Essas atividades devem ser desempenhadas por licenciandos, como previsto na Resolução Nº 2 de 1º de julho de 2015, que determina o cumprimento da carga horária mínima de 200 horas. Assim é importante que os alunos reflitam sobre as atividades realizadas de modo que elas não sejam cumpridas apenas por determinação da resolução e, nesse sentido, Tecnologias Digitais podem servir como suporte. Nesse contexto, foi desenvolvido um Sistema via webque, além de apoiar o armazenamento, discussão e avaliação das ATPA, possibilita o registro da relação entre a atividade realizada e a licenciatura em curso, por meio de um relatório. A pesquisa foi realizada com 35 licenciandos do 5.º e 8.º períodos do curso de licenciatura em Letras, doInstituto Federal FluminensecampusCampos Centro, e teve uma abordagem qualitativa. Os relatórios postados no sistema foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. Constatou-se que o Sistema ATPA, com os registros dos relatórios, contribuiu para que os alunos refletissem sobre as ATPA de que participaram, sendo possível estabelecer a relação com a licenciatura em curso e, consequentemente, enriquecer aformação inicial docente. Tais afirmações se fundamentam na análise dos relatórios feita por meio da metodologia Análise de Conteúdo.
- ItemAula de campo como instrumento da educação ambiental: uma prática na educação profissional a partir de um guia didático(2022) FERREIRA, Marcos Antônio; FERREIRA, Ana Paula Dantas; MOURA NETO, Luís Gomes deA aula de campo busca aprimorar o conhecimento dos estudantes em diferentes processos de formação, permitindo que tenham contato de forma concreta ao que muitos estudantes só possuem acesso por meio de aulas teóricas. Trazer a abordagem da educação ambiental para a sala de aula possibilita debates e reflexões para que este conhecimento contribua para a mudança de comportamento dos indivíduos com o meio ambiente. Partindo dessaspremissas, o presente estudo tem por objetivo verificar a percepção dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Informática, diante da realização de uma aula de campo, orientado por meio de um guia didático, com a temática “Dia de Pescador”, em espaço não formal. A atividade foi composta por etapas pré-campo, campo e pós-campo, nasquaisos dados foram coletados por meio de observação e por aplicação de entrevistas. Por meio da intervenção foi possível verificar que a atividade da aula de campo possibilita a construção de um ambiente de aprendizagem com uma interatividade, motivação e participação ampliada, permitindo o protagonismo estudantil, modificando ideias e formas de ensino engessados
- ItemAvaliação da aprendizagem: Uma proposta de formação continuada aos docentes da Educação Profissional e Tecnológica(2022) SILVA, Ronegildo de Souza; AZEVEDO, Hellen Sandra Freires da Silva; AZEVEDO, José Marlo de Araújo deA avaliação da aprendizagem,mesmo sendo uma ação constante no trabalho docente,sempre constituiu um desafio aos professores. NaEducação Profissional e Tecnológica, a prática avaliativa é ainda mais desafiadora, uma vez que, nessa modalidade de educação,trabalhamdocentes licenciados, bacharéis e tecnólogos. Essa pesquisa objetivaapresentar o produto educacional em formato de curso de formação continuada na área de avaliação da aprendizageme discutir a avaliação realizada pelos docentes desse curso que versou sobre as concepções e práticas avaliativas,fruto de uma pesquisa de mestrado sobre formação continuada de docentes na educação profissional. Esse produto em forma de curso foi apresentado aos docentes em um encontro virtual realizado através doGoogle Meet.A pesquisa é de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionário semiestruturado e a interpretação foi realizada com base na Análise de Conteúdo. Como resultado verificou-se uma boa aceitação do curso pelos docentes, sendo apontado como potencialidades do curso os encontros III e IV por terem um caráter prático, a linguagem adotada, a literatura utilizada para as discussões e o uso de diferentes recursos em um mesmo encontro, como textos, vídeos e slides. Como fragilidades foram apontados, o longo tempo dos encontros I e II, por serem muito teóricos, a necessidade de mais espaço para relatos de experiência, e a ausência de previsão de acompanhamento aos docentes após a realização do curso. Conclui-se que o curso apresenta potencialidades, podendo contribuir com a formação docente, visandomaior qualificação e aprimoramento quanto aos processos e práticas avaliativas.
- ItemCompreensão leitora no ensino superior: um estudo sobre os efeitos de recursos multimodais na produção de resumos e suas implicações no ensino da leitura(2023) FALEIRO, Róger Sullivan; FORNECK, Kári LúciaEste trabalho tem como objetivo verificar os efeitos de conteúdos multimodais na produção de resumos e suas implicações no ensino da leitura de alunos do ensino superior através da interação com um Objeto Digital de Aprendizagem Multimodal (ODAM). Nesse sentido, realizou-se uma intervenção pedagógica com uma turma do componente curricular Leitura e Produção de Textos I, de uma universidade privada, na qual os estudantes interagiram com o material didático digital, que tem como propósito o ensino da leitura do gênero textual artigo científico, mediado por conteúdo multimodal. Para coletar dados para a análise, as telas dos computadores usados pelos estudantes foram gravadas a fim de verificar se os conteúdos multimodais refletem na capacidade de produzir um resumo do texto contido no ODAM, o qual se tornou um parâmetro para analisar a compreensão leitora dos alunos. Os dados gerados pela gravação das interações com os conteúdos multimodaisforamcomparados com a produção dosresumos decorrentes da interação com o ODAM, a partir de umaestratégia de integração de dados mistos, qualitativos e quantitativos (CRESWELL, 2010). Com base nas análises, verificou-se que os estudantes que investiram menos tempo para interagir com os conteúdos multimodais apresentaram mais dificuldades em produzir os resumos, enquanto os que interagiram mais tempo conseguiram concluir a tarefa com menos dificuldades
- ItemCruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória(2022) BAZZO, Walter Antonio; SOUZA, Ana Claudia Ribeiro deAbrindo a Revista Educitec, na seção Entrevista, a professora do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico/PPGET, Ana Cláudia R. de Souza, conversa com o pesquisador Walter A. Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina, num diálogo sobre as questões voltadas à reflexão, à crítica e à humanização no ensino tecnológico, na identificação de que vivemos hoje no mesmo volume de controle, o planeta Terra. Engenheiro de formação e doutor em Educação, com uma vasta atuação nas discussões sobre questões da sociedade atual, Bazzo desenvolve o conceito de equação civilizatória, na relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Provocador, afirma que hoje, os programas de pós-graduação são muito letárgicos, em termos de promover reflexões quando se trata de educação científica e tecnológica, bem como sobre a desigualdade social, que se constitui em uma variável contemporânea e implica a diminuição da dignidade humana, cada vez mais aviltada em nosso processo civilizatório. Trata-se de uma entrevista que transita por vários temas, indica ampla literatura para consulta e apresenta que o engenheiro não pode ser apenas aquele sujeito sabedor de como se produz algo, mas deve, sim, pergunta-se o porquê, para quê e para quem a produção está sendo realizada.
- ItemCurrículo e abordagens de ensino para a Física no curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal da Bahia a partir das Bases Teóricas da EPT(2022) SOUZA, Danilo AlmeidaEste artigo, de natureza teórica, insere-se na discussão do ensino de ciências em espaços de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e tem como objetivo apresentar uma proposta para a Física do 1º ano (Mecânica) em um curso técnico integrado em edificações do Instituto Federal da Bahia. Trata-se de um trabalho que expande os resultados trazidos na tese de doutorado defendida pelo autor, quando se definiu parâmetros para pensar a Física em cursos técnicos no formato de Ensino Médio Integrado(EMI); aqui, a partir de uma proposta concreta, delineamos os conteúdos e apresentamos uma abordagem de ensino, dentre as comumente utilizadas no ensino de Física. Nosso referencial toma a discussão de currículos em cursos de EMI, além de trabalhos que busquem a interseção do ensino de Física com o campo da educação e trabalho. Temos como resultado uma proposição para a Física do 1º ano, tomando uma abordagem de ensino – aqui a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – que incorpore os eixos estruturantes da EPT: o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, visando à formação de um sujeito crítico e autônomo, e que fortaleça uma educação que não discrimine o tipo de ensino a ser ofertado, seja quanto ao público que a frequenta ou sua finalidade: continuidade na educação superior ou inserção profissional imediata.