Educitec
URI Permanente para esta coleção
A Educitec é um periódico científico com acesso livre, que foi pensado e elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPEGT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tem como objetivos, investigar problemas teóricos e empíricos em diferentes níveis da Educação Básica e Superior, em espaços formais e não formais de ensino, assim como contribuir com a disseminação da ciência e da prática aplicada ao ensino, ampliando o espaço destinado à produção científica, com foco em temas relacionados ao ensino tecnológico.
Descrição
Navegar
Navegando Educitec por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 82
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA influência da Indústria Cultural e as suas implicações nas mídias sociais como práticas educativas(2022) CÉSAR, Maria Fernanda Santos; SANTOS, Francely Aparecida dosEste artigo visa discutir a influência da Indústria Cultural na sociedade contemporânea e as suas implicações na utilização de mídias sociais nas práticas docentes. O acesso às mídias sociais, muitas vezes, é visto como vício e atividades para o lazer pessoal. Entretanto, tem-se uma sociedade tecnológica que cada vez mais faz uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no seu cotidiano. Essas mídias têm constituído um canal de comunicação, inclusive na educação. Assim, é importante realizar estudos sobre o uso delas no contexto educacional. E, dessa forma, surge a seguinte problemática: quais as implicações da utilização das mídias sociais nas práticas docentes, levando-se em consideração o sujeito pós-moderno e a indústria cultural que permeia a contemporaneidade? Diante do exposto, objetiva-se discutir essa utilização e as relações estabelecidas desse uso na vida desse sujeito que está inserido em uma cultura de divulgação massiva de informações. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com base em livros e artigos escritos no período de 2013-2019 e foi promovida uma busca exploratória nas bases do Scielo, Google Scholar e Periódicos da Capes, sendo que dessa consulta foram selecionadas 18 pesquisas que envolvem as temáticas estudadas e, para que se edifique uma efetiva discussão sobre os assuntos em questão, foram incluídas as ideias de Hall (2001), Kensky (2012), Geertz (2008) e Adorno (2003). Dessa forma, pretende-se destacar a importância de inserção das mídias sociais nas práticas educativas, considerando o contexto e o sujeito contemporâneo.
- ItemAprendizagem Baseada no Trabalho: Contribuições Para a Educação Profissional na Saúde(2022) BEZERRA, Jacks Williams Peixoto; CARVALHO, Paulo Roberto de; LOPES, Renato MatosEste artigo apresenta e discute os fundamentos da Aprendizagem Baseada no Trabalho (ABT ou WBL de Work-Based Learning), uma estratégia de ensino que vem se consolidando como campo de pesquisa nas áreas de educação e saúde na Europa, nos Estados Unidos da América e na Austrália. Portanto, tendo como backgroundos impactos e desafios nas condições de trabalho e de formação profissional advindas das tecnologias que constituem a Indústria 4.0 e a Saúde 4.0.Otexto busca trazer contribuições sobre o uso e o aprimoramento da WBL no ensino e na educação profissional em saúde no Brasil.
- ItemO que significa cada letra da sigla STEM? Uma versão para o contexto educacional brasileiro(2022) LOPES, Andressa Freitas; OCAMPO, Daniel Morin; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de; DÁVILA, Eliziane da SilvaA presente pesquisa bibliográfica e exploratória, objetiva criar uma versão para o acrônimo STEM frente às demandas da educação brasileira. Assim, conceituamos: Ciência como o método da construção do conhecimento científico; Tecnologia como instrumentação para resolver problemas, envolvendo a inovação, informação e comunicação; Engenharia como processo de resolução de problemas, alicerçado no planejamento, design, construção e execução e; Matemática como linguagem para interpretar o mundo, utilizando-se da modelagem matemática. Como estratégia à integração das áreas, temos as Comunidades de Prática. Inferimos a relevância da Educação STEM, visto sua adaptabilidade aos diferentes contextos e sua relação com os preceitos da educação do Brasil.
- ItemA pesquisa-ação e o design de jogos: uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais(2022) SILVA, Carlos Farias; CASTILHO, Fábio Francisco de AlmeidaO presente artigo tem como objetivo delinear uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais a partir das interconexões existentes entre o método da pesquisa-ação e o designde jogos, com a consideração de metodologias já descritas na literatura sobre a concepção e desenvolvimento dos referidos produtos. Este trabalho apresenta como resultado um roteiro básico que pode ser seguido por pesquisadores que buscam construir produtos educacionais de modo compartilhado com os sujeitos implicados na pesquisa, segundo as diretrizes típicas de uma pesquisa-ação. O referido roteiro foi construído a partir das observações e do aporte teórico do trabalho realizado por Silva(2020) emsuapesquisa de mestrado. Espera-se, com isso, suscitar discussões que aprimorem de modo contínuo as metodologias de elaboração de produtos educacionais.
- ItemOrquestração Instrumental e Engenharia Didática: um contributo para o ensino de funções reais de uma variável real(2022) FEITOSA, Francisco Eteval da Silva; RODRIGUES, Roberta dos SantosDevido à pandemia da COVID-19, as aulas de diversas universidades do país estão se adequando ao cenário de ensino remoto, fazendo emergir a necessidade de estudos de metodologias de ensino, até então, pensadas para o modelo de aulas presenciais. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma orquestração instrumental realizada por meio remoto para o ensino de funções reais de uma variável real. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, tendo como metodologia norteadora a Engenharia Didática e numa perspectiva de complementaridade, apoia-se na Teoria dos Registros das Representações Semióticas e na Teoria das Situações Didáticas, com o escopo de descrever e estruturar as situações de ensino. A orquestração foi vivenciada junto a 24 discentes da disciplina de Cálculo de um curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal do Amazonas. Os dados do estudo apontam que a exploração de recursos tecnológicos, o uso do Geogebra, a exigência da entrega de listas de exercícios como atividade pós-aula e envio de resumos como atividade pré-aula contribuíram para a aprendizagem dos discentes. Além disso, a ênfase na conversão de registros de representação nas situações propostas e o estímulo constante para que os discentes participassem ativamente das aulas foram outros fatores que muito contribuíram para a aprendizagem dos discentes.
- ItemUm olhar sobre a matemática no ensino integrado: estudos relacionados(2022) SONZA, Aline Picoli; FAGAN, Solange BinottoO crescimento do ensino técnico integrado de nível médioé apontado como importante tendência dos últimos anos no Brasildevido,principalmente,à ampliação de acesso à rede federal de educação. A integração pode ser vista como uma possibilidade de construção de conhecimentos que podem ressignificar processos de ensino e aprendizagem. A matemática, além da importância dos conceitos específicos, torna-se uma espécie de instrumento que possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e da abstração sendo, também, indispensável para construção de conhecimentos em outras áreas como a física e a química, entre outras. Assim, pode ser vista como um componente curricular capaz de transitar e dialogar mais facilmente em diversas áreas do conhecimento. O presente estudo traz algumas discussões sobre o ensino médio integrado ao profissional, com um olhar sobre a disciplina de matemática, a partir de publicações envolvendo o tema. Parte integrante de uma pesquisa a nível de doutorado, o objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento das teses, dissertações e artigos científicos publicados no período compreendido entre 2015 e 2019. Foi possível perceber uma grande carência de pesquisas relacionadas ao ensino integrado e a matemática no nível médio de ensino.
- ItemA discussão de gênero e sexualidade nas Histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos na formação integral(2022) TEIXEIRA, Michele Rodrigues; DUARTE FILHO, Nemésio FreitasO presente trabalho apresenta as contribuições de uma sequência didática (SD) sobre gênero e sexualidade, pautada em elementos de histórias em quadrinhos (HQ) e jogos eletrônicos, como um caminho para a formação integral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A SD teve como objetivo aproximar a temática aos interesses culturais dos estudantes, promover conhecimentos biológicos, sociais e históricos intrínsecos ao conteúdo proposto, além de contribuir para a formação integral dos estudantes. O procedimento adotado foi o estudo de caso e a produção de dados foi realizada por meio de questionário de percepção inicial, registros das intervenções dos estudantes ao longo da SD e questionário avaliativo. Os dados produzidos foram tratados estatisticamente quando quantitativos e pelo método de análise de conteúdo e categorização, quando qualitativos. Como forma de validação, o produto educacional foi aplicado no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI). Os resultados indicam que a escolha destas mídias se mostrou adequadas como elementos contextualizadores e motivadores, além de promover evolução na percepção e posicionamento dos estudantes em relação à gênero e sexualidade nos jogos eletrônicos e HQs
- ItemAnálise do impacto da Política de Assistência Estudantil na permanência dos(as) estudantes do PROEJA no Instituto Federal do Amapá – Campus Santana(2022) SANTOS, Lília Campos dosEsse artigo teve como principal objetivo analisar o impacto da assistência estudantil na permanência dos(as) estudantes do PROEJA, no Instituto Federal do Amapá. O tipo de pesquisa, quanto ao objetivo, foi uma pesquisa descritiva e quanto ao procedimento técnico, configurou-se em estudo de campo. Os sujeitos da pesquisa foram os(as) estudantes da turma do curso Técnico em Logística, na modalidade PROEJA, na forma integrada, presencial, ingressante no ano de 2016.2. O locus da pesquisa foi o Instituto Federal do Amapá, Campus Santana. Baseada no método dialético, a pesquisa se configurou como uma pesquisa de campo e teve abordagem qualitativa, utilizando-se também de dados quantitativos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de questionário de natureza semiestruturada. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que em relação aos fatores que contribuem para a permanência os(as) estudantes não trazem a assistência estudantil como fator primordial para permanência. Porém, a esperança da empregabilidade e o desejo de um futuro melhor constituem-se como prioridades para permanência no curso. Percebe-se que os(as) estudantes ainda relacionam a assistência estudantil com ajuda, apoio ou favor, descaracterizando-a da forma de direito conquistado e vinculando-a mais uma vez a benesse do Estado. Ou seja, não se reconhece que garantias como transporte, alimentação, saúde sejam dever do Estado garantir. Assim, este estudo revelou que os programas de assistência estudantil ainda são pontuais e insuficientes para se garantir a permanência e o êxito na Instituição.
- ItemFormação profissional e tecnológica em tempos de pandemia: uma análise do currículo praticado em dois cursos técnicos em química(2022) REIS, Jessica Lopes dos; NOVAES, Yan de Souza; SÁ, Lauro Chagas eA pandemia de covid-19, iniciada no final de 2019, impôs diversas mudanças no cenário mundial. No campo da Educação, as aulas de diversos níveis e modalidades de ensino passaram a ser remotas e, ainda mais, mediadas por tecnologias. Considerando o cenário da Educação Profissional e Tecnológica, o presente artigo objetiva compreender o contexto da formação profissional nos Cursos Técnicos em Química, nas formas concomitante e integrada ao Ensino Médio, em especial no que se refere às práticas de laboratório durante as atividades pedagógicas não presenciais (APNP). O marco teórico possui como base os estudos de Sacristán (2000) sobre os currículos e os de Pacheco (2010; 2012) sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT)praticada nos Institutos Federais brasileiros. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo de caso com professores que ministraram disciplinas experimentais de Química no semestre letivo de 2020/1. Acerca das aulas práticas, o estudo de caso revelou estratégias como utilização de videoaulas, de simuladores e de práticas experimentais caseiras. Como resultado deste processo, os professores indicaram, entre outros pontos, que houve a compreensão do conceito por meio das APNP, mas que as habilidades não foram completamente desenvolvidas, dada a necessidade de aulas com equipamentos e vidrarias específicas dos laboratórios de ensino
- ItemTensões e enfrentamentos da formação dos professores de Libras no ensino superior(2022) CORRÊA, Lucinara Bastiani; BRANCHER, Vantoir Roberto; FERRÃO-CORDERO, BibiannaA formação do professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um processo que ainda se encontra em construção no Brasil. Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestradoque tem o objetivo de apresentar e problematizar as tensões e estranhamentos que se apresentam entre a ocupação do lugar de docência da Libras por profissionais surdos e ouvintes. Também, pondera-se a inserção da língua como disciplina nas Instituições de Ensino Superior (IES) e seus desdobramentos, bem como as perspectivas referentes à formação continuada de professores de Libras. Metodologicamente, propõe-se uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram produzidos a partir da escuta das narrativas de formação de seis professores de Libras de duas IES do Rio Grande do Sul, sendo eles três surdos e três ouvintes e analisados a partirda Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Assim, compreende-se que, embora haja a priorização dos surdos na formação de professores de Libras e na docência dessa língua, há a necessidade de formação específica para tal atuação, o que justifica a presença de docentes ouvintes devidamente capacitados ocupando esse cargo em IES. Por fim, acredita-se que, ao se percorrer um universo atravessado por significados construídos ao longo da história da surdez e da própria formação docente, é possível reconhecer os avanços e as necessidades com relação à temática.
- ItemTecnologias digitais: as complexidadesdo cenário pandêmico no PROEJA e na EJA durante o ensino remoto(2022) MELO, Mayara Siqueira de; SILVA, Valmir Rogério; GAIA, Rossana VianaA pandemia da Covid-19 acarretou modificações em todos os setores da sociedade contemporânea. Osespaços educativos também foram afetados por essas mudanças, na medida em que as instituições de educação usaram tecnologias para manter suas atividades durante o período de isolamento social. O objetivo deste artigo foi investigar as potencialidades do uso das tecnologias digitais (TD) no processo de ensino e aprendizagem no PROEJA e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o período de ensino remoto, a partir da análise de estudos acadêmicos que tratam da temática. Esta pesquisa integra estudos realizados no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e problematiza como jovens e adultos lidam com o ensino e aprendizagem amparados pelas TD na pandemia e sua inserção como instrumentos facilitadores da prática pedagógica em sala de aula de jovens e adultos. Este estudo, com abordagem qualitativa, usou a revisão de literatura como procedimento metodológico, realizada por meio de pesquisa nos bancos de dados Google Acadêmico e SciELO, no período de 2020 a 2021. Os resultados obtidos demonstraram que o uso das TD nesta modalidade de ensino possibilitou aos alunos acessar múltiplos recursos virtuais como alternativas para aprimorar saberes durante o isolamento social e evidenciou a necessidade de ampliar as discussões sobre o processo de ensino e aprendizagem no decorrer do ensino remoto.
- ItemEngajamento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no uso de Objetos de Aprendizagem(2022) FISCARELLI, Silvio Henrique; UEHARA, Flavia Maria; MELO, Andressa Cristina Daderio deO presente artigo tem o objetivo de investigar se o uso de Objetos de Aprendizagem pode possibilitar o engajamento de alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental nas atividades escolares. Nele serão empregadas as concepções que consideram a existência de três dimensões do engajamento: o engajamento comportamental, o engajamento cognitivo, e o engajamento emocional. A abordagem metodológica utilizada foi a da Pesquisa-ação e a coleta de dados foi realizada por meio do acompanhamento de aulas realizadas em um laboratório de informática de uma escola municipal localizada no interior do Estado de São Paulo e de entrevistas com as professorasparticipantes. De maneira geral, os resultados indicam que o uso de Objetos de aprendizagem é uma alternativa viável para promover o engajamento dos alunos nas atividades escolares. No entanto, a partir dos dados coletados, não foi possível compreender osmotivos que levaram alguns alunos a não se engajarem nas atividades, e por esse motivo, consideramos relevante a realização de pesquisas que investiguem os fatores que resultem em comportamentos desengajados durante o uso de Objetos de Aprendizagem
- ItemO que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional? Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino(2022) MENDONÇA, Andréa Pereira; RIZZATTI, Ivanise Maria; RÔÇAS, Giselle; FARIAS, Marcella Sarah Filgueiras deO Processo/Produto Educacionalé um tema recorrente nas discussões em torno dos Programas de Pós-Graduação da modalidade Profissional da Área de Ensino, dadaa necessidade de aprofundar a compreensão sobre o tema, melhor encaminhar a formação dos pós-graduandose atenderaos critérios de qualidadeda CAPES.Neste artigo,temos por objetivo apresentaruma discussão conceitual sobre produto educacional destacando dois aspectos fundamentais: i) em qual contexto o produto educacional está contido; e ii) o que o produto contémconsiderando os fundamentos de sua concepção.Adiscussão está fundamentada na produção do Grupo de Trabalho de Processo/Produtos Educacionais e Doutorado Profissional formado durante o Seminário de Meio Termo da Área de Ensino de 2019, o documento da Área 46-Ensino de 2019, o Relatóriosobre ProduçãoTecnológica da CAPES de 2019, assim como em outros referenciais que aportam contribuições significativas para o tema.Considera também a experiência obtida a partir das primeiras bancas de qualificação e defesa de tese dos doutorados profissionais.Como resultado direto deste trabalho,esperamos contribuir para o aprimoramento do processo de concepção dos produtos educacionais no contexto dos programas da modalidade profissional da Área de Ensino.
- ItemAvaliação da aprendizagem: Uma proposta de formação continuada aos docentes da Educação Profissional e Tecnológica(2022) SILVA, Ronegildo de Souza; AZEVEDO, Hellen Sandra Freires da Silva; AZEVEDO, José Marlo de Araújo deA avaliação da aprendizagem,mesmo sendo uma ação constante no trabalho docente,sempre constituiu um desafio aos professores. NaEducação Profissional e Tecnológica, a prática avaliativa é ainda mais desafiadora, uma vez que, nessa modalidade de educação,trabalhamdocentes licenciados, bacharéis e tecnólogos. Essa pesquisa objetivaapresentar o produto educacional em formato de curso de formação continuada na área de avaliação da aprendizageme discutir a avaliação realizada pelos docentes desse curso que versou sobre as concepções e práticas avaliativas,fruto de uma pesquisa de mestrado sobre formação continuada de docentes na educação profissional. Esse produto em forma de curso foi apresentado aos docentes em um encontro virtual realizado através doGoogle Meet.A pesquisa é de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionário semiestruturado e a interpretação foi realizada com base na Análise de Conteúdo. Como resultado verificou-se uma boa aceitação do curso pelos docentes, sendo apontado como potencialidades do curso os encontros III e IV por terem um caráter prático, a linguagem adotada, a literatura utilizada para as discussões e o uso de diferentes recursos em um mesmo encontro, como textos, vídeos e slides. Como fragilidades foram apontados, o longo tempo dos encontros I e II, por serem muito teóricos, a necessidade de mais espaço para relatos de experiência, e a ausência de previsão de acompanhamento aos docentes após a realização do curso. Conclui-se que o curso apresenta potencialidades, podendo contribuir com a formação docente, visandomaior qualificação e aprimoramento quanto aos processos e práticas avaliativas.
- ItemDesafios e potencialidades na utilização de recursosdidáticos no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Citologia(2022) GONÇALVES, Andressa Sobral; DIAS, Viviane BorgesA utilização de ferramentas didáticas possui grande relevância no ensino de Biologia, poisa disciplinaapresenta conteúdos complexos e muitas nomenclaturas específicas por vezes desconhecidas pelos alunos. Este estudo buscou analisar as potencialidades dos recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Citologia. A pesquisa teve abordagem qualitativa. Os participantes foram onze professores de Biologia de três escolas estaduaisdeum município da região do extremo sul da Bahia. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionárioeos dados foram analisados de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam a potencialidade dos recursos didáticos para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Citologia e apontam alguns desafios na sua utilização, como a indisponibilidade de ferramentas didáticas nas instituições pesquisadas, bem como a falta de tempo para preparo dos materiais, apontando uma carência das escolas na distribuição de recursos adequados para uso do professor.
- ItemUso da simulação realística de alta fidelidade no ensino em fisioterapia: um ensaio clínico randomizado(2022) TAGLIETTI, Marcelo; ZILLY, Adriana; BOSCARIOLI, ClodisA simulação realística de alta fidelidade (SRAF) desempenha um papel importante na educação das profissões na área da saúde. Na Fisioterapia essas atividades têm sido acrescidas nos currículos de Fisioterapia nos Estados Unidos e na Europa, todavia, seu uso no Brasil ainda é incipiente. O objetivo foi comparar a efetividade da simulação realística de alta fidelidade ao modelo tradicional no ensino de Fisioterapia. Tratou-se de ensaio clínico randomizado envolvendo grupo experimental que recebeu uma aula de duas horas com o emprego da simulação realística de alta fidelidade com um paciente adulto de terapia intensiva versus grupo controle que recebeu aula expositiva-dialogada no modelo tradicional. Os desfechos avaliados foram o desempenho acadêmico e a satisfação dos acadêmicos avaliados por pré-teste e pós-teste. Foram investigados 66 indivíduos pela elegibilidade e todos foram aleatoriamente alocados em grupo intervenção GI (n=33) e grupo controle GC (n=28). Cinco indivíduos desistiram da intervenção controle. Alto grau de satisfação foi encontrado após o uso da SRAF com pontuação média de 19,6±0,9 (98%). Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas intra ou entre os grupos para o desfecho de desempenho acadêmico p≥0,05. A SRAF foi bem recebida pelos alunos gerando um alto grau de satisfação pelo seu emprego e não houve diferenças estatisticamente significativas quando comparada às metodologias de ensino para o desfecho de desempenho acadêmico
- ItemPolíticas de Assistência Estudantil, no Contexto da Pandemia da Covid-19, para Permanência Discente(2022) CUNHA, Maria Soares; TEIXEIRA, Danyelle de Lima; PIMENTEL, Álamo; AQUINO, Francisco José Alves deEntendemos que a educação é um dos mais importantes fatores que contribuem com a mobilidade social ascendente, pois havendo acesso à educação de qualidade o cidadão torna-se capaz de intervir de forma crítica e qualificada na sociedade, podendo, assim, reconstruir a sua realidade. Considerando a relevância da análise de políticas públicas, o objetivo geral deste estudo é identificar, na percepção dos(as) estudantes, as contribuições das políticas de assistência estudantil no IF Baiano, campusTeixeira de Freitas para a permanência no contexto da pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo de caso, em que os resultados foram obtidos a partir do formulário eletrônico aplicado a um grupo de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, beneficiados(as) no ano de 2021, em plena pandemia devido à Covid-19. Busca-se identificar, assim, como a política de assistência estudantil contribui com a inclusão social, permanência e êxito destes(as) estudantes. A análise constante das políticas públicas melhora a gestão, valorizando a visão dos beneficiários, com o intuito de melhorar a política. Os resultados da pesquisa demonstram que a Política Pública de Assistência Estudantil do IF Baiano se aperfeiçoou e está em sua terceira versão, necessitando se reinventar devido ao contexto pandêmico. Assim, a assistência estudantil, mesmo com seus entraves, tem atendido aos seus objetivos, contribuindo com a inclusão, permanência e êxito.
- ItemEvasão em cursos técnicos na área de informática: revisão de literaturade 2015 a2019(2022) ALONSO, Élida Froes; FIGUEIREDO, Helenara Regina SampaioPensar em democratização da educação envolve ponderar sobre o acesso, mas também sobre a permanência estudantil até a conclusão dos estudos. Nesse sentido, a evasão escolar tem se configurado como um obstáculo persistente e complexo, o qual, para ser superado, requer investigação sistemática, abrangente e profunda. Assim, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivaidentificar quais são especificamente os fatores que contribuem para evasão em cursos técnicos da área de Informática, de acordo com as pesquisas publicadas de 2015 a 2019 no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPESAssim, optou-se pela metodologiade revisão de literatura com abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória. Os fatores associados à evasão mais citados foram: a dificuldade em conciliar trabalho e estudos; dificuldades financeiras da família; falta de transporte; falta de identificação com o curso e ingresso no Ensino Superior. Os resultados evidenciarama multidimensionalidade do processo da evasão, que possuiespecificidades locais, mas também tem fatores comuns a várias instituições de ensino. Portanto, para redução do problema, é válido conhecer estratégias adotadas por outras unidades escolares e adaptá-las para a realidade local.
- ItemMoleculAR: um aplicativo baseado em realidade aumentada destinado ao ensino de ligações químicas(2022) SIEDLER, Marcelo da Silveira; CARDOSO, Rafael Cunha; LACERDA, Bernardo dos Santos; GOLDANI, Bruna de SouzaEste artigo apresenta o processo de desenvolvimento e validação do MoleculAR, um aplicativo digital que utiliza a Realidade Aumentada para auxiliar o ensino de química. A solução permite que seus usuários interajam com representações de átomos e moléculas em um ambiente virtual. O processo de desenvolvimento utilizou elementos oriundos do Design Participativo e contou com o envolvimento de professores de Química durante a concepção do aplicativo. A validação foi realizada em duas rodadas de testes junto a professores e alunos de ensino médio, utilizando instrumentos de avaliação diferentes com cada público-alvo. Como resultado,constatou-se que o aplicativo foi bem aceito pela comunidade acadêmica, e que o uso de Realidade Aumentada, empregada adequadamente,é uma tecnologia relevante para auxiliar o ensino de Química.
- ItemCruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória(2022) BAZZO, Walter Antonio; SOUZA, Ana Claudia Ribeiro deAbrindo a Revista Educitec, na seção Entrevista, a professora do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico/PPGET, Ana Cláudia R. de Souza, conversa com o pesquisador Walter A. Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina, num diálogo sobre as questões voltadas à reflexão, à crítica e à humanização no ensino tecnológico, na identificação de que vivemos hoje no mesmo volume de controle, o planeta Terra. Engenheiro de formação e doutor em Educação, com uma vasta atuação nas discussões sobre questões da sociedade atual, Bazzo desenvolve o conceito de equação civilizatória, na relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Provocador, afirma que hoje, os programas de pós-graduação são muito letárgicos, em termos de promover reflexões quando se trata de educação científica e tecnológica, bem como sobre a desigualdade social, que se constitui em uma variável contemporânea e implica a diminuição da dignidade humana, cada vez mais aviltada em nosso processo civilizatório. Trata-se de uma entrevista que transita por vários temas, indica ampla literatura para consulta e apresenta que o engenheiro não pode ser apenas aquele sujeito sabedor de como se produz algo, mas deve, sim, pergunta-se o porquê, para quê e para quem a produção está sendo realizada.