Educitec
URI Permanente para esta coleção
A Educitec é um periódico científico com acesso livre, que foi pensado e elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPEGT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tem como objetivos, investigar problemas teóricos e empíricos em diferentes níveis da Educação Básica e Superior, em espaços formais e não formais de ensino, assim como contribuir com a disseminação da ciência e da prática aplicada ao ensino, ampliando o espaço destinado à produção científica, com foco em temas relacionados ao ensino tecnológico.
Descrição
Navegar
Navegando Educitec por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 82
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA matemática da administração de medicamentos: desafios no processo de ensino-aprendizagem do técnico de enfermagem(2022) MELO, Ademar Guimarães; STRUCHINER, Miriam; FRANT, Janete BoliteO objetivo deste estudo foi identificar e analisar os problemas de ensino-aprendizagem da temática de Administração de Medicamentos no contexto de um curso técnico de enfermagem. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa em que um grupo formado por três professores e quatro alunos participaram de entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos apresentam diversas dificuldades, entre as quais a de articular a matemática com ações da administração de medicamentos, como diluições de medicamentos e preparo de soluções. Entre os fatores relacionados à essa questão,foram identificados a “matofobia” e as lacunas na formação. Em relação às lacunas na formação,identificou-se a dificuldade dos alunos para compreender o conceito de unidades de medidas e o conceito de proporcionalidade. Conceitos matemáticos são ferramentas mediadoras na atividade de administração de medicamentos, que apropriados pelos sujeitos, contribuem para solucionar problemas no contexto de suas práticas sociotécnicas. Os resultados apontam para a necessidade de reorientar estratégias educativas, e isto significa integrar contextualização e interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagemsem deixar, todavia, de levar em conta que o aluno já realiza muitas das operações matemáticas necessárias para a administração de medicamentos na resolução de problemas de seu cotidiano.Resta, pois, que as estratégias educativas sejam elaboradas de modo que ajudem os alunos a expressar e a ressignificar os conhecimentos de matemática de seu cotidiano nas práticas de administração de medicamentos do técnico de enfermagem.
- ItemInfluência dos aspectos formativos e geracionais no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica: o que dizem os professores?(2022) RIBEIRO, Dione Carlos; SILVA, Madalena Pereira daO artigo descreve os aspectos geracionais e formativos de professores quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), bem como identifica a influência desses aspectos na prática pedagógica dos professores. Para isso, busca-se compreender de que modo esses aspectos refletem no contexto da aprendizagem estudantil, por meio de contribuições advindas de autores como Nóvoa, Vigotsky, Prensky e Lévy. A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso de entrevista como estratégia para a coleta de dados. A entrevista foi realizada com dez professores em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Lages, na serra catarinense. Os dados foram analisados pelos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin e organizados com o apoio do softwareMAXQDA 2020. Almejou-se compreender como as TIC são propaladas no contexto educacional, bem como encontrar algumas evidências da influência tecnológica e geracional na prática pedagógica dos professores. Pôde-se observar que as formações envolvendo a Cultura Digital oferecidas são escassas. Igualmente, também foi possível ponderar que os professores tidos como nativos digitais, bem como alguns estudantes, possuem fundamentada facilidade para administrar ferramentas tecnológicas e os imigrantes digitais entrevistados estão dispostos a aperfeiçoar os conhecimentos tecnológicos, desde que tenham a égide para isso. Nesse contexto, mudanças significativas são estimadas, de modo a ressignificar a troca de experiências e conhecimentos no âmbito das interações sociais.
- ItemUso da história da matemática como recurso pedagógico no Ensino Médio Integrado(2022) SANTOS, Júnio Cândido dos; BARROS, Rafael José Alves do RegoNeste artigo é apresentada uma sugestão de uso da história da matemática como recurso pedagógico para as aulas de matemática do Ensino Médio Integrado. Isso depois de apontar os pilares conceituais e, ao que se segue, os pressupostos filosóficos que sustentam o Ensino Médio Integrado. Descreve também os papéis assumidos pela face escolar da história da matemática, bem como de sua forma de uso que se adéqua melhor ao Ensino Médio Integrado. Para ilustrar a utilização pedagógica da história da matemática, há o relato da experiência na produção de um livro paradidático de matemática intitulado “Nos passos de Arquimedes: o uso da história no ensino da matemática para discutir Geometria Plana”, que usa a história como recurso didático para trabalhar conceito ligados à Geometria plana. Por fim, conclui que o uso da história da matemática como recurso pedagógico pode ser utilizado no Ensino Médio Integrado para que a sua proposta curricular seja efetivada
- ItemOs desafios do Ensino na Educação Profissional: ampliando a discussão(2022) SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de; COMARÚ, Michele WaltzMuito se discute sobre os chamados novos cenários de aprendizagem, tanto no que se refere à sala de aula, ao cenário formal da educação, como também ao cenário não-formal, no âmbito do mundo do trabalho, no caso da educação profissional. Neste artigo, as editoras deste dossiê temático, Ensino e Educação Profissional, apresentam os mais diversos artigos, ora publicados neste início do ano de 2022. Desse modo, os artigos são identificados pelos seus títulos e autores. Ensino e Educação Profissional são conceitos que se entrelaçam nos Institutos Federais de Educação, Profissional e Tecnológica, e diversas das pesquisas deste Dossiê encontram neste lócus o seu espaço de discussão. Criar caminhos diferentes, desenvolver práticas pedagógicas para que os processos de aprendizagem sejam cada vez mais atrativos, no entanto mais do que isso, condizentes com a realidade posta na atualidade, e efetivos em sua totalidade é o grande desafio da pesquisa em Educação Profissional hoje, e que é aqui apresentado. Desejamos ótima leitura a todos os leitores.
- ItemAtividades gamificadas e interativas repaginando o ensino e aprendizagem de gramática em um curso onlinede English for Specific Purposes(2022) SALOMÃO, Silvana Tabosa; PEDRO, Neuza Sofia GuerreiroEste estudo quasi-experimental examina a efetividade de atividades gamificadas e interativas no ensino e aprendizagem de gramática em um curso onlinede Inglês para Fins Específicosdirigido para a leitura de textos acadêmicos na área de Educação. A investigação,realizadaem 2020, contoucom a participação de 26 estudantes da área de Educação (graduação e pós-graduação) da Universidade Federal do Pará-Brasil.O curso foi criado seguindo as orientações provenientes de pesquisas sobre a inserção deatividades gamificadas e interativas no ensino e aprendizageme sobredesigninstrucional. As atividades de aprendizagem foram disponibilizadas no Moodle da universidade participante (incluindoas ferramentasH5P e Hot Potatoes)e no site/appgratuito Duolingo for Schools. Os dados foram coletados antes (pré-teste) e ao final do curso (pós-teste e Planilha do Duolingo for Schools). As análises estatísticascomparando as médias revelaram resultados benéficossobre osefeitos das tecnologias utilizadas para a aprendizagem dos estudantes. O estudo foi finalizado com a obtenção de respostas positivasreferentes às hipóteses investigadassobre a aprendizagem de gramáticainglesa.
- ItemRealidade Aumentada como Ferramenta Tecnológica na Formação de Professores de Ciências(2022) CARVALHO, Mirta Cecília Pinheiro de; SOUSA, Angerley de Jesus; FRAIHA-MARTINS, FranceEste trabalho objetiva compreender de que maneira a realidade aumentada como ferramenta tecnológica utilizada por professores de ciências em formação pode favorecer novas percepções sobre o ensino de ciências, em termos conceituais e sobre o uso de tecnologias digitais em aula. Para tanto, buscamos apoio em Giordan (2008), Tori (2006),Mattar (2017),Moran (2000), dentre outros. Indagamos: Em que termos a vivência de professores de ciências em processosde formação pós-graduada, que propicia aprendizagens tecnológicas sobre a realidade aumentada, pode contribuir para novas percepções sobre o ensino de ciências? Assumimos a abordagem qualitativa na modalidade narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011), alémdaAnálise Textual Discursiva (ATD) como metodologia analítica do material empírico. Os resultados revelam a potencialidade do uso da realidade aumentada como ferramenta tecnológica em processos de formação, pois possibilita ao professor desenvolver novas/outras percepções sobre o ensino de ciências, bem como refletir sobre a própria prática que realiza. Nesse sentido, o professor move-se cada vez mais no processo de apropriação das tecnologias digitais disponíveis no contexto social, em busca de aproximar-sedas linguagens e códigos de seus alunos com objetivos educacionais. Assim defendemos propostas dessa natureza na formação inicial e continuada de professores
- ItemProposição de um modelo consensual de projeto de produtos tecnológicos para área da saúde(2022) ALVES, Júlio Cesar da Rocha; FALCÃO, Luiz Fábio Magno; NORMANDO, Valéria Marques FerreiraO objetivo do estudo consistiu em analisar metodologias de projeto de produto difundidas na literatura, a fim de formular um modelo consensual para o desenvolvimento de projetos tecnológicos em saúde.Trata-se de um estudo descritivo baseado na revisão bibliográfica, análise e síntese de modelos metodológicos de projeto nas bases de dados digitais PubMed, Lilacs e Google Acadêmico. Foram utilizados como palavras-chave de busca os seguintes termos e operadores: (“metodologia” OR “método” OR “tecnologia”) AND (“projeto” OR “desenvolvimento” OR “design” OR “produto”). Foram incluídos na busca artigos, teses e dissertações em português, disponíveis em versão integral e publicadas no período de 2010 a 2020. A análise comparativa dos modelos selecionados se deu pela disposição dos processos em quadros comparativos, para identificar as etapas comuns e mais adequadas ao desenvolvimento de produtos para área da saúde. O resultado final do estudo foi a definição de um modelo metodológico consensual de projeto de produtos para áreas de saúde, representado em um diagrama de processos e etapas. Espera-se que o estudo contribua como um guia auxiliar no desenvolvimento de projetos em atividades voltadas ao ensino tecnológico em saúde, agregando novas tecnologias e integrando conhecimentos multidisciplinares.
- ItemCurrículo e abordagens de ensino para a Física no curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal da Bahia a partir das Bases Teóricas da EPT(2022) SOUZA, Danilo AlmeidaEste artigo, de natureza teórica, insere-se na discussão do ensino de ciências em espaços de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e tem como objetivo apresentar uma proposta para a Física do 1º ano (Mecânica) em um curso técnico integrado em edificações do Instituto Federal da Bahia. Trata-se de um trabalho que expande os resultados trazidos na tese de doutorado defendida pelo autor, quando se definiu parâmetros para pensar a Física em cursos técnicos no formato de Ensino Médio Integrado(EMI); aqui, a partir de uma proposta concreta, delineamos os conteúdos e apresentamos uma abordagem de ensino, dentre as comumente utilizadas no ensino de Física. Nosso referencial toma a discussão de currículos em cursos de EMI, além de trabalhos que busquem a interseção do ensino de Física com o campo da educação e trabalho. Temos como resultado uma proposição para a Física do 1º ano, tomando uma abordagem de ensino – aqui a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – que incorpore os eixos estruturantes da EPT: o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, visando à formação de um sujeito crítico e autônomo, e que fortaleça uma educação que não discrimine o tipo de ensino a ser ofertado, seja quanto ao público que a frequenta ou sua finalidade: continuidade na educação superior ou inserção profissional imediata.
- ItemA influência da Indústria Cultural e as suas implicações nas mídias sociais como práticas educativas(2022) CÉSAR, Maria Fernanda Santos; SANTOS, Francely Aparecida dosEste artigo visa discutir a influência da Indústria Cultural na sociedade contemporânea e as suas implicações na utilização de mídias sociais nas práticas docentes. O acesso às mídias sociais, muitas vezes, é visto como vício e atividades para o lazer pessoal. Entretanto, tem-se uma sociedade tecnológica que cada vez mais faz uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no seu cotidiano. Essas mídias têm constituído um canal de comunicação, inclusive na educação. Assim, é importante realizar estudos sobre o uso delas no contexto educacional. E, dessa forma, surge a seguinte problemática: quais as implicações da utilização das mídias sociais nas práticas docentes, levando-se em consideração o sujeito pós-moderno e a indústria cultural que permeia a contemporaneidade? Diante do exposto, objetiva-se discutir essa utilização e as relações estabelecidas desse uso na vida desse sujeito que está inserido em uma cultura de divulgação massiva de informações. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com base em livros e artigos escritos no período de 2013-2019 e foi promovida uma busca exploratória nas bases do Scielo, Google Scholar e Periódicos da Capes, sendo que dessa consulta foram selecionadas 18 pesquisas que envolvem as temáticas estudadas e, para que se edifique uma efetiva discussão sobre os assuntos em questão, foram incluídas as ideias de Hall (2001), Kensky (2012), Geertz (2008) e Adorno (2003). Dessa forma, pretende-se destacar a importância de inserção das mídias sociais nas práticas educativas, considerando o contexto e o sujeito contemporâneo.
- ItemAprendizagem Baseada no Trabalho: Contribuições Para a Educação Profissional na Saúde(2022) BEZERRA, Jacks Williams Peixoto; CARVALHO, Paulo Roberto de; LOPES, Renato MatosEste artigo apresenta e discute os fundamentos da Aprendizagem Baseada no Trabalho (ABT ou WBL de Work-Based Learning), uma estratégia de ensino que vem se consolidando como campo de pesquisa nas áreas de educação e saúde na Europa, nos Estados Unidos da América e na Austrália. Portanto, tendo como backgroundos impactos e desafios nas condições de trabalho e de formação profissional advindas das tecnologias que constituem a Indústria 4.0 e a Saúde 4.0.Otexto busca trazer contribuições sobre o uso e o aprimoramento da WBL no ensino e na educação profissional em saúde no Brasil.
- ItemO que significa cada letra da sigla STEM? Uma versão para o contexto educacional brasileiro(2022) LOPES, Andressa Freitas; OCAMPO, Daniel Morin; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de; DÁVILA, Eliziane da SilvaA presente pesquisa bibliográfica e exploratória, objetiva criar uma versão para o acrônimo STEM frente às demandas da educação brasileira. Assim, conceituamos: Ciência como o método da construção do conhecimento científico; Tecnologia como instrumentação para resolver problemas, envolvendo a inovação, informação e comunicação; Engenharia como processo de resolução de problemas, alicerçado no planejamento, design, construção e execução e; Matemática como linguagem para interpretar o mundo, utilizando-se da modelagem matemática. Como estratégia à integração das áreas, temos as Comunidades de Prática. Inferimos a relevância da Educação STEM, visto sua adaptabilidade aos diferentes contextos e sua relação com os preceitos da educação do Brasil.
- ItemA pesquisa-ação e o design de jogos: uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais(2022) SILVA, Carlos Farias; CASTILHO, Fábio Francisco de AlmeidaO presente artigo tem como objetivo delinear uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais a partir das interconexões existentes entre o método da pesquisa-ação e o designde jogos, com a consideração de metodologias já descritas na literatura sobre a concepção e desenvolvimento dos referidos produtos. Este trabalho apresenta como resultado um roteiro básico que pode ser seguido por pesquisadores que buscam construir produtos educacionais de modo compartilhado com os sujeitos implicados na pesquisa, segundo as diretrizes típicas de uma pesquisa-ação. O referido roteiro foi construído a partir das observações e do aporte teórico do trabalho realizado por Silva(2020) emsuapesquisa de mestrado. Espera-se, com isso, suscitar discussões que aprimorem de modo contínuo as metodologias de elaboração de produtos educacionais.
- ItemOrquestração Instrumental e Engenharia Didática: um contributo para o ensino de funções reais de uma variável real(2022) FEITOSA, Francisco Eteval da Silva; RODRIGUES, Roberta dos SantosDevido à pandemia da COVID-19, as aulas de diversas universidades do país estão se adequando ao cenário de ensino remoto, fazendo emergir a necessidade de estudos de metodologias de ensino, até então, pensadas para o modelo de aulas presenciais. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma orquestração instrumental realizada por meio remoto para o ensino de funções reais de uma variável real. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, tendo como metodologia norteadora a Engenharia Didática e numa perspectiva de complementaridade, apoia-se na Teoria dos Registros das Representações Semióticas e na Teoria das Situações Didáticas, com o escopo de descrever e estruturar as situações de ensino. A orquestração foi vivenciada junto a 24 discentes da disciplina de Cálculo de um curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal do Amazonas. Os dados do estudo apontam que a exploração de recursos tecnológicos, o uso do Geogebra, a exigência da entrega de listas de exercícios como atividade pós-aula e envio de resumos como atividade pré-aula contribuíram para a aprendizagem dos discentes. Além disso, a ênfase na conversão de registros de representação nas situações propostas e o estímulo constante para que os discentes participassem ativamente das aulas foram outros fatores que muito contribuíram para a aprendizagem dos discentes.
- ItemUm olhar sobre a matemática no ensino integrado: estudos relacionados(2022) SONZA, Aline Picoli; FAGAN, Solange BinottoO crescimento do ensino técnico integrado de nível médioé apontado como importante tendência dos últimos anos no Brasildevido,principalmente,à ampliação de acesso à rede federal de educação. A integração pode ser vista como uma possibilidade de construção de conhecimentos que podem ressignificar processos de ensino e aprendizagem. A matemática, além da importância dos conceitos específicos, torna-se uma espécie de instrumento que possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e da abstração sendo, também, indispensável para construção de conhecimentos em outras áreas como a física e a química, entre outras. Assim, pode ser vista como um componente curricular capaz de transitar e dialogar mais facilmente em diversas áreas do conhecimento. O presente estudo traz algumas discussões sobre o ensino médio integrado ao profissional, com um olhar sobre a disciplina de matemática, a partir de publicações envolvendo o tema. Parte integrante de uma pesquisa a nível de doutorado, o objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento das teses, dissertações e artigos científicos publicados no período compreendido entre 2015 e 2019. Foi possível perceber uma grande carência de pesquisas relacionadas ao ensino integrado e a matemática no nível médio de ensino.
- ItemO uso das bibliotecas na Educação Profissional e Tecnológica e o fomento à leitura: possibilidades para a curricularização da extensão(2022) TRAVERSIN, Viviane Aparecida; LESKE, Samanta Ramos dos Santos; PINTO, Leandro RafaelEste artigo busca ratificar a importância e a contribuição das bibliotecas das instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como propositoras na realização de práticas interativas de fomento à leitura. Também busca apresentar ações de incentivo à leitura que podem ser oferecidas por meio de atividades de extensão, com o intuito de colaborar para a formação educacional e social e trazer novas possibilidades para estratégias de efetivação da curricularização da extensão. Pensando nas possibilidades e estratégias para implementação da curricularização da extensão nas diversas instituições de EPT, questiona-se qual seria o papel das bibliotecas neste processo, considerando a infinidade de atividades que podem ser exploradas nestes espaços e a relevância destas para a formação integral dos sujeitos. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, por meio da descrição das ações propostas e aplicadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) -Campus União da Vitória, no período de 2017 a 2019. Indicam-se sugestões de ações relacionadas à temática, as quais poderão contribuir para a formação integral dos estudantes e para o diálogo da instituição com a sociedade. Diante disso, verificou-se que o desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura pode apresentar resultados positivos com relação ao envolvimento da comunidade interna e externa, e possibilitar a realização de proposições que despertem o interesse pela leitura de forma dinâmica e atrativa, contribuindo também para o desenvolvimento de atividades de extensão e para a implementação da curricularização da extensão
- ItemO estágio como prática educativa no currículo integrado: percepções docentes e discentes(2022) RAULINO, Cíntia Grazielle de Souza; DIEMER, OdairNo contexto da educação ofertada pelos Institutos Federais, o ensino médio na modalidade integrada tem a teoria e a prática como dimensões indissociáveis, o que deve estar refletido nas práticas adotadas para a efetivação de seu currículo. Tendo como objeto do estudo o estágio supervisionado, a pesquisa teve como objetivo compreender quais aspectos são necessários para que o estágio, enquanto etapa curricular, cumpra com sua função formativa no currículo integrado. Na coleta de dados, foram realizadas entrevistas com docentes e técnicos na área de mecânica e enviados formulários via e-mail para os discentes. A partir da análise de conteúdo temática, verificou-se como temas principais a relação teoria-prática, o fetiche da prática, as contribuições para a formação e as dificuldades na prática. Constatou-se que o estágio é uma prática educativa complexa, com múltiplas influências, que necessita do envolvimento de todos os seus atores para que cumpra com seu objetivo formativo no contexto de uma educação profissional integrada ao nível médio.
- ItemUm levantamento de produtos técnicos e tecnológicos desenvolvidos na pós-graduação(2022) PINHEIRO, Fabiana Fátima do Prado Sedelak; AIRES, João PauloA elaboração de um produto educacional inerente à dissertação é uma exigência do Mestrado Profissional, possibilitando que para cada pesquisa seja desenvolvido um recurso ou material para ser utilizado pela comunidade. Assim, o objetivo do levantamento realizado neste trabalho foi verificarse o produto educacional que foi desenvolvidotem se diversificado em conformidade com as categorias propostas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes) ou se enquadram numa mesma categoria. Com este intuito, foi realizado um levantamento dos produtos apresentados em três programas de pós-graduação em Ensino, localizados no Sul do Brasil, sendo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia -Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática eTecnologia da Universidade do Estado de Santa Catarina em Joinville;Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Educação do Instituto Federal de Pelotas-Visconde da Graça Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados no sítio eletrônico dos respectivos programas de pós-graduação acima mencionados. Os resultados apontam que estes produtos desenvolvidos se enquadram em apenas poucas das categorias sugeridas pela Capescomo sequências didáticas, guias didáticos e cadernos pedagógicos. Portanto, faz-senecessário trazer ao debate uma proposta para incentivar a diversificação na forma de apresentação dos produtos educacionais, com o objetivo de ampliar o alcance dos recursos de ensino desenvolvidos nos mestrados profissionais, visando a melhoria na qualidade da educação.
- ItemMoleculAR: um aplicativo baseado em realidade aumentada destinado ao ensino de ligações químicas(2022) SIEDLER, Marcelo da Silveira; CARDOSO, Rafael Cunha; LACERDA, Bernardo dos Santos; GOLDANI, Bruna de SouzaEste artigo apresenta o processo de desenvolvimento e validação do MoleculAR, um aplicativo digital que utiliza a Realidade Aumentada para auxiliar o ensino de química. A solução permite que seus usuários interajam com representações de átomos e moléculas em um ambiente virtual. O processo de desenvolvimento utilizou elementos oriundos do Design Participativo e contou com o envolvimento de professores de Química durante a concepção do aplicativo. A validação foi realizada em duas rodadas de testes junto a professores e alunos de ensino médio, utilizando instrumentos de avaliação diferentes com cada público-alvo. Como resultado,constatou-se que o aplicativo foi bem aceito pela comunidade acadêmica, e que o uso de Realidade Aumentada, empregada adequadamente,é uma tecnologia relevante para auxiliar o ensino de Química.
- ItemA discussão de gênero e sexualidade nas Histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos na formação integral(2022) TEIXEIRA, Michele Rodrigues; DUARTE FILHO, Nemésio FreitasO presente trabalho apresenta as contribuições de uma sequência didática (SD) sobre gênero e sexualidade, pautada em elementos de histórias em quadrinhos (HQ) e jogos eletrônicos, como um caminho para a formação integral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A SD teve como objetivo aproximar a temática aos interesses culturais dos estudantes, promover conhecimentos biológicos, sociais e históricos intrínsecos ao conteúdo proposto, além de contribuir para a formação integral dos estudantes. O procedimento adotado foi o estudo de caso e a produção de dados foi realizada por meio de questionário de percepção inicial, registros das intervenções dos estudantes ao longo da SD e questionário avaliativo. Os dados produzidos foram tratados estatisticamente quando quantitativos e pelo método de análise de conteúdo e categorização, quando qualitativos. Como forma de validação, o produto educacional foi aplicado no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI). Os resultados indicam que a escolha destas mídias se mostrou adequadas como elementos contextualizadores e motivadores, além de promover evolução na percepção e posicionamento dos estudantes em relação à gênero e sexualidade nos jogos eletrônicos e HQs
- ItemAnálise do impacto da Política de Assistência Estudantil na permanência dos(as) estudantes do PROEJA no Instituto Federal do Amapá – Campus Santana(2022) SANTOS, Lília Campos dosEsse artigo teve como principal objetivo analisar o impacto da assistência estudantil na permanência dos(as) estudantes do PROEJA, no Instituto Federal do Amapá. O tipo de pesquisa, quanto ao objetivo, foi uma pesquisa descritiva e quanto ao procedimento técnico, configurou-se em estudo de campo. Os sujeitos da pesquisa foram os(as) estudantes da turma do curso Técnico em Logística, na modalidade PROEJA, na forma integrada, presencial, ingressante no ano de 2016.2. O locus da pesquisa foi o Instituto Federal do Amapá, Campus Santana. Baseada no método dialético, a pesquisa se configurou como uma pesquisa de campo e teve abordagem qualitativa, utilizando-se também de dados quantitativos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de questionário de natureza semiestruturada. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que em relação aos fatores que contribuem para a permanência os(as) estudantes não trazem a assistência estudantil como fator primordial para permanência. Porém, a esperança da empregabilidade e o desejo de um futuro melhor constituem-se como prioridades para permanência no curso. Percebe-se que os(as) estudantes ainda relacionam a assistência estudantil com ajuda, apoio ou favor, descaracterizando-a da forma de direito conquistado e vinculando-a mais uma vez a benesse do Estado. Ou seja, não se reconhece que garantias como transporte, alimentação, saúde sejam dever do Estado garantir. Assim, este estudo revelou que os programas de assistência estudantil ainda são pontuais e insuficientes para se garantir a permanência e o êxito na Instituição.