Educitec

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A Educitec é um periódico científico com acesso livre, que foi pensado e elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPEGT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tem como objetivos, investigar problemas teóricos e empíricos em diferentes níveis da Educação Básica e Superior, em espaços formais e não formais de ensino, assim como contribuir com a disseminação da ciência e da prática aplicada ao ensino, ampliando o espaço destinado à produção científica, com foco em temas relacionados ao ensino tecnológico.

Descrição

  • Mantenedor: IFAM
  • Tipo: IESF
  • Região: Norte
  • Cidade: Manaus/AM
  • ISSN: 2446-774X
  • Qualis: A4
  • Periodicidade: Publicação contínua
  • E-mail: educitec.revista@ifam.edu.br
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      O Ensino Híbrido segundo compreensões apresentadas por professoresda Área da Saúde
      (2023) SILVA, Arthur Lorran Melo André da; CARVALHO, Diego Fogaça; DELALIBERA, Débora Cristina Aureliano Rossi
      Este artigotem por objetivo conhecer o que professores da Área da Saúde de uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada no Distrito Federal entendem por Ensino Híbrido. Como instrumento de coleta de informações, foi utilizada a entrevista semiestruturada aplicada para sete professores que ministram ou já ministraram disciplinas no modelo híbrido, composta de um roteiro com oito questões. A análise dessas informações foi inspirada na Análise de Conteúdo, principalmente os procedimentos de fragmentação, codificaçãoe realização de agrupamentos das respostas. Conclui-se que os sete professores indicaram compreender que as disciplinas híbridas são assim denominadas por combinar o ensino digital com o ensino presencial (onlinemais presencial). Houve indicações de benefícios do Ensino Híbrido para alunos e professores, citação da legislação que defende essa forma de ensino nas IES, bem como menção da atualidade desse modelo de ensino, de sua estruturação e da sua eficácia em gerar autonomia e competências profissionais.
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      O recurso audiovisual no ensino de radiação e suas relações com a saúde humanapara surdos
      (2023) LEMES, Kamilla Fonseca; LONGHIN, Sandra Regina; SILVA, Thábio de Almeida
      O uso do recurso audiovisual apresenta-se como uma eficiente estratégia metodológica para o ensino de surdos por estar ancorada em aspectos visuais,além deabranger uma característica da modalidade linguística dos surdos que é espaço-visual. O presente artigo é um recorte de umproduto educacional que tem como objetivo contribuir com um ensino de qualidade e equitativopara surdosao ofertar um material de instrução para suporte aos professores do ensino básico no desenvolvimento de atividades adotando os recursos audiovisuais de forma acessível.A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica na busca de impactar a prática docente e o processo de ensino aprendizageme para tanto foi realizadoum curso de extensão emmodo remotocom 10 pessoassurdas. Os resultados demonstram que com o acesso a recursos audiovisuais e ouso de imagens e vídeos de forma acessível, contribui para o ensino de surdos de forma clara. Conclui-se que para caminharmos para uma inclusão satisfatória é necessário que tenha mais recursos audiovisuais acessíveis e de qualidade, ademais,docentes e intérpretes capacitados.
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      EGIF–experiência de construção de um aplicativo para egressos dos Institutos Federais
      (2023) TORRES, Caroline da Silva; SALAZAR, Deuzilene Marques
      Este artigo tem como objetivo discutir os aspectos educativo e operacional na construção de um aplicativo para dispositivos móveis com o intuitode auxiliar oacompanhamento de Egressos do Ensino Médio Integrado. O aplicativo resulta de um produto educacional, elaborado a partir da dissertação de mestrado que investigou a experiência formativa e a inserção no mundo do trabalho de egressos dos Cursos Técnico Integrado ao Médio do Instituto Federal do Piauí-CampusPicos. Para a construção desse aplicativo realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com 53 egressos do Ensino Médio Integrado de Administração, de Informática e de Eletrotécnica queconcluíram o curso no período de 2014 e 2019 no IFPI-CampusPicos. Incorporou-se, neste artigo,estudos relacionados ao desenvolvimento de mecanismos, ferramentas e instrumentos de acompanhamento de egressos da educação profissional técnica de nível médio, mais especificamente do ensino médio integrado. A análise e interpretação dos dados baseou-se na análise de conteúdo seguindo as proposições de Bardin (2011). Os resultados do estudo revelaram que um aplicativo para dispositivos móveis deveria ser uma ferramenta de socialização das experiências formativas e do mundo do trabalho, avaliação da instituição, divulgação de oportunidades profissionais e de atividades desenvolvidas pelo Campus. Conclui-se,dessa forma, que investir em aplicativos que possam ser acessíveis, de fácil uso e voltados para sua utilização em aparelhos celulares pode ser um dos caminhos para estimular e facilitar a aproximação entre egresso, empresa e instituição formadora
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      O uso dos objetos digitais de aprendizagem “Massa Molar” e “Concentrações” no ensino médio durante o ensino remoto
      (2023) FERRAZ, Rodrigo da Silva; CARVALHO, José Wilson Pires; NEGREIROS, Cláudia Landin
      As Tecnologias Digitais da Informaçãoe Comunicação (TDICs) tem feito parte do nosso cotidiano, seja na vida social, no trabalho e no ensino. Considerando esse contexto da TDICs, o presente estudo teve, como objetivo, compreender as contribuições dosObjetosDigitaisde Aprendizagem (ODA) “Massa Molar” e “Concentrações” nos processos de ensino de conteúdos de Química no Ensino Médio. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com uso de questionário, roda de conversa e observação. Os participantes foram alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual do interior do estado de Mato Grosso. Os ODA utilizados foram o “Massa Molar” e “Concentrações” do site Simulações PhET, em encontros virtuais. A análise de dados foi feita pelo método indutivo. Os resultados mostraram que o uso dos ODA pode contribuir para os processos de ensino dos conteúdos de Química porque permitem a visualização de modelos que constituem os conceitosquímicose, com isso podem acurar a percepção dos alunos quanto aos cálculos e fórmulas químicas estudadas. As atividades realizadas com os ODA contribuíram também para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas chamando a atenção dos mesmos. Os ODA se mostraram recursos aliados aos processos de Ensino da Química.
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      Processo de construção e validação de um produto educacional para o ensino de ciências utilizando a aprendizagem baseada em projetos aliada aos pressupostos freireanos
      (2023) SOUZA, Ronilson Freitas de; ROSA, Maria Fabiana Sousa
      O presente artigo trata do processo de elaboraçãoe validação de um Produto Educacional (PE) do tipo material didático, fundamentadona Aprendizagem Baseada em Projetos com os pressupostos freireanos.Esta pesquisa possui uma abordagem quali-quantitativa de cunho descritivo, utilizando como método de pesquisa o Estudo de Caso. Os participantes foram estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Belém-Pará e dez professores com formação em Ciências Naturais. As etapas para concepção do PE foram: busca por referenciais teóricos; pesquisa exploratória; prototipação; testagem em ambiente de sala de aula; revisão para uma nova versão do material educativo; validação por painel de especialistas; e versão final. Durante a aplicação da sequência didática que compõe o PE em ambiente real de sala de aula, observou-se que houve cooperação, motivação, além de desenvolvimento de competências como diálogo em equipes, negociação e defesa de ideias. Ressalta-se também que ocorreu adequada internalização dos conteúdos, expressa pelos resultados do pós-teste que mostraram percentual de desempenho superior a 70% de acertos das questões propostas.Na validação do PE,houve concordância mínima de 90% nos itens referentes aos eixos: estética e organização; capítulos; estilo de escrita; conteúdo; criticidade e criatividade apresentados no material educativo do PE.
    Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.