Travessias
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Travessias é uma publicação do Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto tem como objetivo divulgar pesquisas e estudos de professores e alunos pesquisadores ligados à educação, cultura, linguagem e arte, aos pesquisadores que pesquisam sobre essas temáticas sob as formas de artigos, ensaios, imagens e sons, documentos e fontes, resenhas, traduções e criação literária.
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- ItemA aliança de classes e o nascimento de uma nação em Cerimônia de casamento(2021) SOARES, Marcos César de PaulaEste ensaio traz uma análise do filme Cerimônia de casamento (1978) do cineasta Robert Altman, na qual se procura argumentar que os diálogos estabelecidos no filme entre a história do cinema e a literatura produzem uma reflexão sobre a matéria histórica do momento em que o filme foi produzido. Mais especificamente, procura-se demonstrar que o filme faz uma apanhado crítico sobre o ascenso de ideologias conservadoras a partir de meados dos anos 1970.
- ItemA aliança de classes e o nascimento de uma nação em Cerimônia de casamento(2021) SOARES, Marcos César de PaulaEste ensaio traz uma análise do filme Cerimônia de casamento (1978) do cineasta Robert Altman, na qual se procura argumentar que os diálogos estabelecidos no filme entre a história do cinema e a literatura produzem uma reflexão sobre a matéria histórica do momento em que o filme foi produzido. Mais especificamente, procura-se demonstrar que o filme faz uma apanhado crítico sobre o ascenso de ideologias conservadoras a partir de meados dos anos 1970.
- ItemA Banda União: uma construção musical comunitária(2021) CRUZ, Fernando Vieira daO presente artigo discute a construção histórica identitária das bandas de música brasileiras. Como recorte de corrente pesquisa de doutorado, o caso específico aqui apresentado é o da Corporação Musical União dos Artistas, fundada em 1912 na cidade de Itu no interior Paulista. O trabalho de campo foi realizado a partir de observações de ensaios e apresentações, revisão bibliográfica de publicações sobre a banda, notícias de sites e da imprensa local da região da cidade de Itu/SP. Para contextualizar o caso estudado, também foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as bandas de música brasileiras. Processos similares foram observados e colocados em diálogos entre o estudo de caso e a bibliografia. Assim, observamos a construção identitária das bandas dadas em múltiplos processos de interações com diferentes segmentos da sociedade, destacando: o senso de pertencimento com as comunidades e com os espaços públicos/coletivos; a diversidade de situações de performance; a interação com os costumes dos campos religioso, político, militar e do entretenimento; as relações de aceitação e resistência às novas tecnologias de comunicação; e também o diálogo com o campo educacional. Em todos esses processos, pudemos verificar que o repertório musical cumpre diferentes e fundamentais papeis motivadores, condutores ou resultantes dos mesmos. Logo, entendemos que o desenvolvimento identitário histórico das bandas ocorre atrelado ao desenvolvimento do seu repertório musical, sobretudo por sua diversidade.
- ItemA Banda União: uma construção musical comunitária(2021) CRUZ, Fernando Vieira daO presente artigo discute a construção histórica identitária das bandas de música brasileiras. Como recorte de corrente pesquisa de doutorado, o caso específico aqui apresentado é o da Corporação Musical União dos Artistas, fundada em 1912 na cidade de Itu no interior Paulista. O trabalho de campo foi realizado a partir de observações de ensaios e apresentações, revisão bibliográfica de publicações sobre a banda, notícias de sites e da imprensa local da região da cidade de Itu/SP. Para contextualizar o caso estudado, também foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as bandas de música brasileiras. Processos similares foram observados e colocados em diálogos entre o estudo de caso e a bibliografia. Assim, observamos a construção identitária das bandas dadas em múltiplos processos de interações com diferentes segmentos da sociedade, destacando: o senso de pertencimento com as comunidades e com os espaços públicos/coletivos; a diversidade de situações de performance; a interação com os costumes dos campos religioso, político, militar e do entretenimento; as relações de aceitação e resistência às novas tecnologias de comunicação; e também o diálogo com o campo educacional. Em todos esses processos, pudemos verificar que o repertório musical cumpre diferentes e fundamentais papeis motivadores, condutores ou resultantes dos mesmos. Logo, entendemos que o desenvolvimento identitário histórico das bandas ocorre atrelado ao desenvolvimento do seu repertório musical, sobretudo por sua diversidade.
- ItemA cidade como suporte artístico: uma observação das obras de xadalu no centro histórico de Porto Alegre(2022) ENDRES, Gisele de Azevedo; CRUZ, Luana Silva da; KERR, Michael AbrantesEste trabalho busca compreender como o artista Xadalu utiliza a rua como suporte artístico ao levar suas obras, que representam povos originários, para o Centro Histórico de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. As obras do artista são fixadas em diversos elementos urbanos. São usados, principalmente, o sticker e o lambe. Inicialmente, é apresentado breve resumo da trajetória de Dione Martins da Luz, nome de registro de Xadalu. Esta etapa da pesquisa tem como consultas fundamentais o livro “XADALU: Movimento Urbano” (ZIMOVSKI; JONER; MARTINS, 2017) e artigo de André Venzon (2018). Em seguida, busca-se compreender como a Cidade apresenta-se e sugere possibilidades enquanto suporte artístico. Para tal, são estudados autores como Raquel Rolnik (1995), Lucrécia Ferrara (2018), Henri-Pierre Jeudy (2005) e Wagner Barja (2011). A metodologia adotada considera que este artigo pode ser definido como uma pesquisa baseada em arte (PBA), o que o torna facilmente adequado à cartografia (DIEDERICHSEN, 2019). Inicia-se com reflexões da cartografia sentimental de Suely Rolnik (2011), tendo em vista a relação afetiva com a pesquisa, e escolhe-se o método cartográfico de Walter Benjamin (1984), a partir de Rita Veloso (2018), que aproxima as constelações benjaminianas do pensamento sobre a Cidade e o urbano. Por fim, são apresentados os registros fotográficos de dois dias distintos pelo centro de Porto Alegre. A partir dessas imagens, é possível analisar a rua como suporte artístico para as obras de Xadalu, que produz a reterritorialização do indígena no espaço urbano através da demarcação de territórios pela arte urbana.
- ItemA cidade como suporte artístico: uma observação das obras de Xadalu no Centro Histórico de Porto Alegre(2022) ENDRES, Gisele de Azevedo; CRUZ, Luana Silva da; KERR, Michael AbrantesEste trabalho busca compreender como o artista Xadalu utiliza a rua como suporte artístico ao levar suas obras, que representam povos originários, para o Centro Histórico de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. As obras do artista são fixadas em diversos elementos urbanos. São usados, principalmente, o sticker e o lambe. Inicialmente, é apresentado breve resumo da trajetória de Dione Martins da Luz, nome de registro de Xadalu. Esta etapa da pesquisa tem como consultas fundamentais o livro “XADALU: Movimento Urbano” (ZIMOVSKI; JONER; MARTINS, 2017) e artigo de André Venzon (2018). Em seguida, busca-se compreender como a Cidade apresenta-se e sugere possibilidades enquanto suporte artístico. Para tal, são estudados autores como Raquel Rolnik (1995), Lucrécia Ferrara (2018), Henri-Pierre Jeudy (2005) e Wagner Barja (2011). A metodologia adotada considera que este artigo pode ser definido como uma pesquisa baseada em arte (PBA), o que o torna facilmente adequado à cartografia (DIEDERICHSEN, 2019). Inicia-se com reflexões da cartografia sentimental de Suely Rolnik (2011), tendo em vista a relação afetiva com a pesquisa, e escolhe-se o método cartográfico de Walter Benjamin (1984), a partir de Rita Veloso (2018), que aproxima as constelações benjaminianas do pensamento sobre a Cidade e o urbano. Por fim, são apresentados os registros fotográficos de dois dias distintos pelo centro de Porto Alegre. A partir dessas imagens, é possível analisar a rua como suporte artístico para as obras de Xadalu, que produz a reterritorialização do indígena no espaço urbano através da demarcação de territórios pela arte urbana.
- ItemA conjuntura educacional em contextos fronteiriços: uma análise sobre Guajará-Mirim (RO)(2021) SANTOS, Emerson da Silva dos; SANTOS, GisleneA mobilidade na fronteira brasileira se intensificou nas últimas décadas, impulsionado, principalmente, a partir das políticas públicas do Mercado Comum do Sul. Assim, este artigo tratará do movimento de migrantes bolivianos em direção à cidade de Guajará-Mirim, localizada no estado de Rondônia (RO), na fronteira internacional com a Bolívia, com foco naqueles que vêm estudar no lado brasileiro. Para isso, o recorte temporal será nas duas últimas décadas, de 2000 a 2021, a fim de observar o comportamento e intensificações dessa mobilidade. A investigação se dedica a entender a conjuntura educacional do sistema público de ensino de Guajará-Mirim, que é receptor de alunos bolivianos, sobretudo para as questões de inserção desses estudantes, como e se as escolas têm se adaptado à realidade fronteiriça e se apresentam projetos de ensino-aprendizagem pautados na pluralidade dos alunos. Para tal, realizamos uma discussão sobre a relação entre mobilidade na fronteira e educação, como em Santos (2016), interculturalidade e multiculturalismo com Candau (2016, 2020) e Portera (2011). Aliado à bibliografia, metodologicamente nos valemos do tratamento de dados dispostos no Sistema de Registro Nacional Migratório e também questionários semiestruturados realizados nas escolas públicas locais de modo a apontar as características fronteiriças presentes na cidade de Guajará-Mirim. Também se elaborou tabelas, gráficos e mapas elucidativos da presença de bolivianos na rede de ensino. Os resultados obtidos apontam as dificuldades das instituições de ensino na efetivação de uma educação intercultural, sobretudo no tocante à língua e à própria invisibilidade do contexto fronteiriço norte nos projetos pedagógicos educacionais regionais.
- ItemA conjuntura educacional em contextos fronteiriços: uma análise sobre Guajará-Mirim (RO)(2021) SANTOS, Emerson da Silva dos; SANTOS, GisleneA mobilidade na fronteira brasileira se intensificou nas últimas décadas, impulsionado, principalmente, a partir das políticas públicas do Mercado Comum do Sul. Assim, este artigo tratará do movimento de migrantes bolivianos em direção à cidade de Guajará-Mirim, localizada no estado de Rondônia (RO), na fronteira internacional com a Bolívia, com foco naqueles que vêm estudar no lado brasileiro. Para isso, o recorte temporal será nas duas últimas décadas, de 2000 a 2021, a fim de observar o comportamento e intensificações dessa mobilidade. A investigação se dedica a entender a conjuntura educacional do sistema público de ensino de Guajará-Mirim, que é receptor de alunos bolivianos, sobretudo para as questões de inserção desses estudantes, como e se as escolas têm se adaptado à realidade fronteiriça e se apresentam projetos de ensino-aprendizagem pautados na pluralidade dos alunos. Para tal, realizamos uma discussão sobre a relação entre mobilidade na fronteira e educação, como em Santos (2016), interculturalidade e multiculturalismo com Candau (2016, 2020) e Portera (2011). Aliado à bibliografia, metodologicamente nos valemos do tratamento de dados dispostos no Sistema de Registro Nacional Migratório e também questionários semiestruturados realizados nas escolas públicas locais de modo a apontar as características fronteiriças presentes na cidade de Guajará-Mirim. Também se elaborou tabelas, gráficos e mapas elucidativos da presença de bolivianos na rede de ensino. Os resultados obtidos apontam as dificuldades das instituições de ensino na efetivação de uma educação intercultural, sobretudo no tocante à língua e à própria invisibilidade do contexto fronteiriço norte nos projetos pedagógicos educacionais regionais.
- ItemA cosmicidade da casa: seus mitos e imagens no filme Mãe!, de Darren Aronofsky(2021) MACÊDO JÚNIOR, Adriano Menino de; SILVA, Roniê Rodrigues daEste trabalho objetiva realizar uma leitura crítica do filme Mãe!, dirigido por Darren Aronofsky e lançado nos Estados Unidos no ano de 2017. De maneira específica, visa problematizar como a narrativa fílmica reencena uma série de mitos da literatura universal, que se desenrolam na versão cinematográfica considerando o simbolismo do território da casa, a qual é compreendida como um universo particular que se relaciona com uma significação cósmica, por meio da qual passa a representar o próprio mundo. No desenvolvimento das nossas reflexões, recorremos aos estudos no campo da mitologia, a partir da leitura de teóricos como Mircea Eliade (2007) e Philip Freund (2008), e a respeito do simbolismo do centro, através das pesquisas de Raissa Cavalcanti (2008) e Chevalier e Gheerbrant (2009), para destacar as relações dialógicas entre o enredo de Mãe! e determinados arquétipos literários. Particularmente, aprofundamos, ainda, a abordagem em torno das imagens da casa, realizando uma análise fenomenológica de seus lugares vitais com o auxílio teórico de Gaston Bachelard (2000), para demonstrar como no filme a arquitetura da morada se erige a partir de uma polaridade entre os espaços do alto e do subterrâneo.
- ItemA cosmicidade da casa: seus mitos e imagens no filme Mãe!, de Darren Aronofsky(2021) MACÊDO JÚNIOR, Adriano Menino de; SILVA, Roniê Rodrigues daEste trabalho objetiva realizar uma leitura crítica do filme Mãe!, dirigido por Darren Aronofsky e lançado nos Estados Unidos no ano de 2017. De maneira específica, visa problematizar como a narrativa fílmica reencena uma série de mitos da literatura universal, que se desenrolam na versão cinematográfica considerando o simbolismo do território da casa, a qual é compreendida como um universo particular que se relaciona com uma significação cósmica, por meio da qual passa a representar o próprio mundo. No desenvolvimento das nossas reflexões, recorremos aos estudos no campo da mitologia, a partir da leitura de teóricos como Mircea Eliade (2007) e Philip Freund (2008), e a respeito do simbolismo do centro, através das pesquisas de Raissa Cavalcanti (2008) e Chevalier e Gheerbrant (2009), para destacar as relações dialógicas entre o enredo de Mãe! e determinados arquétipos literários. Particularmente, aprofundamos, ainda, a abordagem em torno das imagens da casa, realizando uma análise fenomenológica de seus lugares vitais com o auxílio teórico de Gaston Bachelard (2000), para demonstrar como no filme a arquitetura da morada se erige a partir de uma polaridade entre os espaços do alto e do subterrâneo.
- ItemA crônica do vagau em A morte e a morte do cronista Carlinhos Oliveira, de Wilson Bueno(2019) FLORENTINO, Nádia Nelziza Lovera deO trabalho parte da análise da crônica A morte e a morte do cronista Carlinhos Oliveira, publicada por Wilson Bueno na coletânea Diário Vagau (2007). Escrita a propósito da morte do cronista, a crônica reflete a vida de José Carlos Oliveira, seu talento literário e sua influência na Literatura Brasileira. Com uma linguagem marcada pela subjetividade e lirismo e em um tom de saudosismo e homenagem, Wilson Bueno inquieta-se e inquieta o leitor diante do esquecimento e descaso frente à figura de Carlinhos Oliveira. Na análise da crônica, privilegiou-se a reflexão dialética dos elementos intrínsecos e extrínsecos ao texto. Assim, apresentamos informações sobre o livro no qual a crônica foi publicada e sobre seu autor e as conexões intertextuais, como as referências ao romance A morte e a morte de Quincas Berro Dágua, de Jorge Amado (1958) e à vida e obra de José Carlos Oliveira a partir do livro biográfico Órfão da Tempestade, escrito por Jason Tércio (1999), além da leitura de suas crônicas publicadas postumamente na coletânea O Rio é assim (2005). Por fim, na análise textual, procurou-se relacionar os elementos estruturais e seus significados ao percurso do vagau que norteia o livro e a crônica em questão.
- ItemA experiência de alheamento na coletânea Säure de Christoph Meckel(2021) MATHIAS, DioneiThe German poet Christoph Meckel was born in 1935 and died in 2020, bequeathing to German-speaking literature a work in which he sedimented important phenomena of the existential configuration throughout the 20th century and the beginning of the 21st century. In this legacy, the reader can find the collection Säure (‘Acid’), in which the author collects poems that show the dissolution of affective configurations, previously experienced as an organic unit. Thus, experiences that previously provided feelings of belonging and continuity start to produce ruptures and alienation. In this sense, this article wishes to discuss three poems from this collection, trying to identify how the process of alienation materializes. The first part of the article recovers some theoretical vectors of the concept of alienation (such as social structuring, affective configuration and, communicational rupture), seeking to understand it, above all, as a phenomenon of dissolution of affective organicity. In the sequence, the discussion of the three poems reveals different ways of experiencing this alienation, having in common the rupture of the communicational and affective flows. Through his lyrical language, Christoph Meckel condenses paradigmatic images of contemporary existence. The analysis tries to discuss this poetic language through close readings.
- ItemA experiência de alheamento na coletânea Säure de Christoph Meckel(2021) MATHIAS, DioneiO poeta alemão Christoph Meckel nasceu em 1935 e faleceu em 2020, legando à literatura de expressão alemã uma obra em que sedimenta fenômenos importantes da configuração existencial ao longo do século XX e do início do século XXI. Nesse legado, encontra-se a coletânea Säure (‘Ácido’), em que reúne poemas que encenam a dissolução de configurações afetivas, anteriormente experimentadas como unidade orgânica. Assim, experiências que antes propiciavam sensações de pertencimento e continuidade passam a produzir rupturas e alheamento. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discutir três poemas dessa coletânea, tentando identificar de que modo o processo de alheamento se concretiza. A primeira parte do artigo recupera alguns vetores teóricos do conceito de alheamento (estruturação social, configuração afetiva, ruptura comunicacional) buscando compreendê-lo, sobretudo, como um fenômeno de dissolução da organicidade afetiva. Na sequência, a discussão dos três poemas revela diferentes formas de concretização desse alheamento, tendo em comum a ruptura do fluxo comunicacional e afetivo. Por meio da linguagem lírica, Christoph Meckel condensa imagens paradigmáticas da existência contemporânea. A análise procura se aproximar dessa linguagem poética por meio de leituras intensas (close reading).
- ItemA fotografia teatral na recepção e na mediação do espectador: o que é visto, o que é dito e o que é(2019) LUZ, Juliana Correia da; ROSSETO, RobsonEste artigo reflete uma experiência de recepção e mediação teatral, cuja base metodológica foi a utilização da fotografia como estímulo para a captação das expectativas do espectador. O trabalho expõe o percurso investigativo das potencialidades da fotografia como recurso pedagógico para a mediação teatral do espetáculo Autômatos: Self da Inexistência, da Cia Laica de Teatro. A análise dos dados incluiu as respostas de uma entrevista realizada com os espectadores, impulsionados pela recepção das fotografias (pré-espetáculo) e imagens/cenas do espetáculo (pós-espetáculo). O público, como coautor da cena, estabeleceu conexões entre as percepções advindas anteriormente das fotografias e o momento da recepção do espetáculo, promovendo interações com a memória associadas com a fruição, diante do acontecimento teatral.
- ItemA Inocência agreste: a representação do espaço no romance de Visconde de Taunay e na obra fílmica de Walter Lima(2021) LEITE, Erick Vinicius MathiasO objetivo deste artigo é analisar a representação do espaço no romance Inocência (1872) de Visconde de Taunay e na obra fílmica homônima de Walter Lima, de 1983, tendo como enlace a proposição de transcriação, como conceituada por Haroldo de Campos (2019). A elaboração do espaço no romantismo regionalista é condição incontornável, pois propicia o desenrolar da trama e molda a personalidade dos personagens. Tencionamos esclarecer de que maneira a narrativa fílmica de Walter Lima reproduz a premissa taunayana tendo em conta o “duplo real” da linguagem cinematográfica, pontuado por Jacques Aumont (2012). Com isso, propomo-nos a delinear de que modo o espaço transcende sua condição de cenário, amalgamando uma atmosfera agreste, que assenta o perfil e as ações hostis dos personagens. Tendo em vista a representação do espaço como uma categoria da narrativa, cujo gênero ambas as produções eleitas se desdobram, elegemos Luis Alberto Brandão (2002), Osíris Borges Filho (2007), Jennifer Van Sijll (2017), ademais de Bordwell e Thompson (2013) como principal referencial teórico de nosso percurso analítico.
- ItemA Inocência agreste: a representação do espaço no romance de Visconde de Taunay e na obra fílmica de Walter Lima(2021) LEITE, Erick Vinicius MathiasO objetivo deste artigo é analisar a representação do espaço no romance Inocência (1872) de Visconde de Taunay e na obra fílmica homônima de Walter Lima, de 1983, tendo como enlace a proposição de transcriação, como conceituada por Haroldo de Campos (2019). A elaboração do espaço no romantismo regionalista é condição incontornável, pois propicia o desenrolar da trama e molda a personalidade dos personagens. Tencionamos esclarecer de que maneira a narrativa fílmica de Walter Lima reproduz a premissa taunayana tendo em conta o “duplo real” da linguagem cinematográfica, pontuado por Jacques Aumont (2012). Com isso, propomo-nos a delinear de que modo o espaço transcende sua condição de cenário, amalgamando uma atmosfera agreste, que assenta o perfil e as ações hostis dos personagens. Tendo em vista a representação do espaço como uma categoria da narrativa, cujo gênero ambas as produções eleitas se desdobram, elegemos Luis Alberto Brandão (2002), Osíris Borges Filho (2007), Jennifer Van Sijll (2017), ademais de Bordwell e Thompson (2013) como principal referencial teórico de nosso percurso analítico.
- ItemA inserção da língua adicional no Ensino Fundamental I(2023) SABADIN, Marlene NeriAs reflexões apresentadas neste estudo buscam instigar as instituições de ensino superior a repensar o Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Letras e Pedagogia. Portanto, com base em uma metodologia documental e interpretativista, pretende-se responder a duas questões: 1) O Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel contempla o ensino de língua adicional no Ensino Fundamental I? 2) Os Cursos de Letras e Pedagogia formam o docente para atuar com a língua adicional no Ensino Fundamental I? Na tentativa de responder a essas perguntas, buscou-se nos estudos realizados por Sabadin (2006), e por meio de uma busca documental, analisar os documentos oficiais norteadores do ensino da língua adicional. Esta investigação se justifica pela necessidade da compreensão dos documentos oficiais no que se refere ao ensino da língua adicional, e de que forma esse ensino é contemplado no Currículo Municipal de Cascavel e como ocorre a capacitação dos docentes que atuam nessa área. Os resultados apontam que apenas a formação acadêmica não consegue atender a todos os desafios que os futuros docentes enfrentarão em sua prática pedagógica, assim como, as orientações da BNCC (Brasil, 2018) carecem de algumas explicações teóricas acerca de conceitos que envolvem a área de língua adicional, além de direcionamentos curriculares para as línguas adicionais diferentes ao inglês, o que demanda uma formação docente sólida para preencher as lacunas encontradas.
- ItemA inserção da língua adicional no Ensino Fundamental I(2023) SABADIN, Marlene NeriAs reflexões apresentadas neste estudo buscam instigar as instituições de ensino superior a repensar o Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Letras e Pedagogia. Portanto, com base em uma metodologia documental e interpretativista, pretende-se responder a duas questões: 1) O Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel contempla o ensino de língua adicional no Ensino Fundamental I? 2) Os Cursos de Letras e Pedagogia formam o docente para atuar com a língua adicional no Ensino Fundamental I? Na tentativa de responder a essas perguntas, buscou-se nos estudos realizados por Sabadin (2006), e por meio de uma busca documental, analisar os documentos oficiais norteadores do ensino da língua adicional. Esta investigação se justifica pela necessidade da compreensão dos documentos oficiais no que se refere ao ensino da língua adicional, e de que forma esse ensino é contemplado no Currículo Municipal de Cascavel e como ocorre a capacitação dos docentes que atuam nessa área. Os resultados apontam que apenas a formação acadêmica não consegue atender a todos os desafios que os futuros docentes enfrentarão em sua prática pedagógica, assim como, as orientações da BNCC (Brasil, 2018) carecem de algumas explicações teóricas acerca de conceitos que envolvem a área de língua adicional, além de direcionamentos curriculares para as línguas adicionais diferentes ao inglês, o que demanda uma formação docente sólida para preencher as lacunas encontradas.
- ItemA literatura do ensino médio nas vozes de acadêmicos de Letras: um relato de experiência(2021) ROBBIN, Daniel Abud Marques; ARF, Lucilene Machado GarciaIn this article, we present the perceptions of scholars of Letters, regarding their experiences with literature classes in high school. To this end, we consider the theoretical contribution of the theories of Literature Teaching and Literary Letters, in order to confront classical and current perspectives, and to give voice to those who most need a critical formation as literary readers, the former students and future teachers: trainers of generations of critical readers. With this research, we aim to bring out methodological successes and gaps from the worldviews of future teachers of language and literature, visions that are based on their experience and their school formation. By contrasting motivating and non-motivating practices in high school literature classes, from the analyzed reports, we conclude that there is a great divergence between pedagogical practices in the classroom and what is advocated by the theories of teaching literature. Of the fourteen accounts analyzed, nine are negative literary memoirs. Only five interviewees pointed out positive memories of High School Literature classes. In addition, this work reinforces the importance of the teacher as a motivator / mediator of the practice of reading by young citizens in training, aiming at a continuous critical literacy process.
- ItemA literatura do ensino médio nas vozes de acadêmicos de Letras: um relato de experiência(2021) ROBBIN, Daniel Abud Marques; ARF, Lucilene Machado GarciaApresentamos, neste artigo, percepções de acadêmicos de Letras, no que se refere a experiências que estes possuíram com as aulas de literatura no Ensino Médio. Para tanto, consideramos o aporte teórico das teorias do Ensino de Literatura e do Letramento Literário, de modo a confrontar perspectivas clássicas e atuais, e dar voz àqueles que mais necessitam de uma formação crítica enquanto leitores literários, os ex-alunos e futuros professores, formadores de gerações de leitores críticos. Objetivamos, com esta pesquisa, trazer à tona sucessos e lacunas metodológicas, a partir das visões de mundo de futuros professores de língua e literatura, visões estas pautadas em sua vivência e em sua formação escolar. Ao contrastarmos práticas motivadoras e não-motivadoras nas aulas de literatura do ensino médio, a partir dos relatos analisados, concluímos que há grande divergência entre práticas pedagógicas na sala de aula e aquilo que é preconizado pelas teorias do ensino de literatura. Dos quatorze relatos analisados, nove são memórias literárias negativas. Apenas cinco entrevistados apontaram lembranças positivas das aulas de Literatura do Ensino Médio. Além disso, este trabalho reforça a importância do professor enquanto motivador/mediador da prática de leitura por parte dos jovens cidadãos em formação, com vistas a um contínuo processo de letramento crítico.