Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "REINA, Fábio Tadeu"

Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A gestão da sala de aula de professores de educação física na educação básica
    (2020) REINA, Fábio Tadeu; SILVA, Willian Gabriel Felício da
    Este artigo tem como objetivo apontar como se dá a relação existente entre a gestão da sala de aula e o ensino dos conteúdos da Educação Física. A finalidade é, pois, conhecer e compreender melhor um conjunto de comportamentos do professor, habitualmente agrupados sob a designação de Gestão de Sala de Aula, dependentes de um conjunto diverso de crenças e perspectivas teóricas, sobre, entre muitos outros aspectos, o ensino, as funções e tarefas do professor.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Currículo e questões de gênero uma relação de poder em meio escolar
    (2018) LUCIFORA, Cristiane de Assis; REINA, Fábio Tadeu
    Este artigo traz reflexões relacionadas aos mecanismos de poder presentes nas práticas escolares e o alcance ideológico em transmitir conteúdos excludentes como, por exemplo, as constituições de gênero.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Currículo e questões de gênero uma relação de poder em meio escolar
    (2018) LUCIFORA, Cristiane de Assis; REINA, Fábio Tadeu
    This article traces reflections related to the mechanisms of power present in the school practices and the ideological reach in transmitting contents that manifest excluding contents as for example the constitutions of gender. Power is thought in the selection of certain contents that are seen as important and necessary and why some contents are not dignified to be present in the process of teaching and learning. It is thought the sphere of discourse that the school acts as a democratic space and search for equity, but which actually sanctions the inequality originated by the social situation that the agents are. Sexual Education, often assumed as a social taboo, finds no positive field to be incorporated into school walls, often gaining a veiled space in which teachers collaborate to reproduce something worthy of silence.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação empreendedora: práticas educativas para dinamizar a ascensão pessoal e profissional dos alunos
    (2017) REINA, Fábio Tadeu; SANTOS, Roberto Augusto dos
    No passado, a criação de empresas era assunto para adultos, mas hoje os jovens também pensam em negócios próprios como opção de carreira. Diante disso, as escolas, principalmente de ensinos fundamental e médio, precisam refletir sobre práticas educativas que dinamizam o empreendedorismo para apoiar a ascensão pessoal e profissional dos educandos
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação Empreendedora: práticas educativas para dinamizar a ascensão pessoal e profissional dos alunos
    (2017) REINA, Fábio Tadeu; SANTOS, Roberto Augusto dos
    In the past, business creation was a matter for adults, but today young people also think of their own business as a career choice. Faced with this, schools, especially primary and secondary schools, need to reflect on educational practices that dynamize entrepreneurship to support the personal and professional advancement of learners. In this context, this article presents, through bibliographical, documentary and analytical-descriptive research, a proposal with objectives, contents and teaching strategies, to dynamize the entrepreneurial education in school environments. It is hoped, therefore, to provide subsidies to support the didactic planning of schools with an interest in this subject, especially those that want new challenges to provide people with new knowledge.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Encadeamentos da teoria de Vygotsky aos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil mediada pela construção do brinquedo
    (2016) REINA, Fábio Tadeu; MUZZETI, Luci Regina
    O presente artigo tem como objetividade apontar alguns dos encadeamentos da teoria sócio histórica cultural de Vygotsky ao processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil mediada pela construção dos brinquedos e das brincadeiras.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O tratamento aos mutantes como alegoria da patologização de sujeitos de gêneros não-inteligíveis: uma leitura a partir das hq dos x-men
    (2020) GONÇALVES, Fábio Mahal da Silva; REINA, Fábio Tadeu; SIQUEIRA, Ranyella Cristina de; CARVALHO, Marco Aurélio de
    As personagens das histórias em quadrinhos têm ganhado notoriedade ao se transpor ao mundo do cinema e da TV, em especial os X-men. Com grande potencial de reproduzir percepções e concepções sobre os mais variados aspectos da vida humana, as HQ têm servido como pano de fundo para reflexões sobre questões socioculturais e morais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Prática docentea utilização da afetividade na educação infantil
    (2018) MAURICIO, Luiz Henrique; CESAR, Lígia Moreira; REINA, Fábio Tadeu
    The educational environment for some time has undergone numerous transformations, mainly in what concerns the theme of teaching pedagogical practices. In this qualitative study, affectivity will be approached as one of the main aspects that facilitate the teaching-learning relationship of children from 0 to 5 years of age. The affective component in the educational environment functions as a motivating agent that promotes active participation in the learning process and consequently influences development. Faced with the survey made through bibliographic content it is evident that the construction of an affective environment for the student is very important to arouse interest and facilitate the construction of knowledge.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Revalorizando a psicomotricidade no processo de desenvolvimento da escrita
    (2020) ARANDA, Eduardo Henrique; REINA, Fábio Tadeu; MONTEIRO, Dirce Charara
    A tarefa de alfabetizar ainda é um desafio para a sociedade contemporânea e a busca por práticas efetivas de letramento tem sido frequente entre todos os responsáveis por esse nível inicial do Ensino Fundamental. As pesquisas construtivistas têm contribuído consideravelmente para a compreensão do processo de aquisição de leitura e escrita da criança, mas é necessário observar que a adoção incondicional dessa perspectiva deixou de lado a importância das atividades desenvolvidas na pré-escola e que foram consideradas preparatórias no período de alfabetização. Este artigo tem como objetivo romper com esse pensamento unilateral segundo o qual, no processo de alfabetização, apenas a cognição é uma condição básica, desconsiderando a perspectiva de uma prática que inclui habilidades psicomotoras como elemento importante nesse processo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Trajetórias escolares: a pedagogia da UNIARA como possibilidade de ascensão aos níveis superiores e de profissionalização de alunos das camadas populares
    (2014) REINA, Fábio Tadeu; MUZZETI, Luci Regina; MARGONARI, Denise Maria
    This paper aims to point out and analyze the routes of school life for students from lower classes and how to reach the top level of schooling, the whys chose to do a degree in pedagogy and after that, check the resourcefulness of them during the course and what they think of the profession pedagogue. Were analyzed for this testimony and reports nine students Course pedagogy UNIARA graduating in 2012. It was concluded that the UNIARA through their strategies and incentive fee waivers and the way the course is structured and how teachers develop their teaching, became a real possibility for them to reach the dream college degree and might be able to become teachers and entering the labor market.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Trajetórias escolares: a pedagogia da UNIARA como possibilidade de ascensão aos níveis superiores e de profissionalização de alunos das camadas populares
    (2014) REINA, Fábio Tadeu; MUZZETI, Luci Regina; MARGONARI, Denise Maria
    Este artigo pretendeu apontar e analisar os itinerários de vida escolar de alunos das camadas populares e como atingiram o nível superior de escolarização, os porquês escolheram fazer a graduação em pedagogia e o que pensam da profissão de pedagogo. Para isto foram analisados depoimentos e relatos de nove alunas do Curso de pedagogia da UNIARA concluintes em 2012.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão