Reflexão e Ação
URI Permanente para esta coleção
A Reflexão e Ação é um canal de discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade. Desse modo, apresenta-se como instrumento de divulgação da produção científica de pesquisadores e de pesquisadoras da área da educação e afins, que em seu conjunto, constitui um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis educativa e pedagógica. Conta, para tanto, com a contribuição de educadores/as e pesquisadores/as ligados a instituições de expressão nacional e/ou internacional.
Descrição
Navegar
Navegando Reflexão e Ação por Classificação "Nível técnico"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação: apesar dos desafios, 2021 é um ano de celebração(2021) MORETTI, Cheron Zanini; DARSIE, Camiloconvidamos a que todos/as leiam o editorial escrito pelo organizador e pela organizadora, além, obviamente, aos artigos publicados nesse número tão especial. O leitor e a leitora podem, ainda, apreciar a entrevista que ambos realizaram com Danilo R. Streck, atualmente, pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS) reconhecido pelo diálogo aberto, curioso e generoso com/sobre a obra de Paulo Freire. E, além disso, apresenta-se uma “resenha autobiográfica”, se é que essa modalidade de escrita existe (!), de Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido (FREIRE, 1992) escrita a partir das memórias e dos encontros da pesquisadora Nize Maria Campos Pellanda da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), com Paulo Freire no Rio Grande do Sul.
- ItemApresentação: desafios para 2021 na Educação(2021) MORETTI, Cheron Zanini; DARSIE, CamiloCertamente, não fizemos uso de muita criatividade ao escolhermos como título para esta apresentação a expressão “desafios para 2021”. Prever e salientar que novas etapas envolvem desafios, especialmente em novos anos, são ações comuns para muitos de nós, mesmo em situações corriqueiras. Vejamos, por exemplo, as famosas “promessas de ano novo” que nos motivam a vislumbrar mudanças (desejadas!) e, após a transição de Dezembro para Janeiro, conforme já se imaginava, tornam-se grandes “desafios”, mesmo sendo, em alguns casos, bastante singelas. Também podemos dizer que os percalços da vida relativizam o tempo fazendo emergir disputas que carecem ser vencidas ou revistas em períodos menores, como as dietas que são iniciadas a cada segunda-feira e que, nos domingos seguintes, geralmente, precisam ser reativadas “a partir de amanhã”. Ainda, não esqueçamos dos desafios bastante curtos, que parecem fazer de pequenos espaços de tempo, verdadeiras eternidades. Um bom modo de explicar tal argumento talvez seja a proposta de ficar sem olhar para o telefone por, ao menos, 60 minutos (quem consegue?).
- ItemApresentação: Ensino Médio e Educação Integral: contradições, reflexões e possibilidades(2021) SILVEIRA, Éder da Silva; MOLL, Jaqueline; MARTINIC, Sergio
- ItemApresentação: Paulo Freire e a Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos(2021) PITANO, Sandro de Castro; TAVARES, Maria Tereza GoudardA organização do Dossiê Temático “Paulo Freire e a Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos”, pensada com o objetivo de colocar em diálogo produções inéditas de pesquisadores e pesquisadoras de várias regiões do Brasil e de diferentes filiações acadêmicas e institucionais, inspirou-se no IV Seminário Temático do GT 06 - Educação Popular da Anped, em setembro de 2020.
- ItemApresentação: Universalidade e localidade na Educação - experiências, desafios e dilemas(2021) DARSIE, Camilo; MORETTI, Cheron Zaniniconvidamos todos e todas a que percorram os 12 artigos resultantes de criteriosas investigações, na área da educação, realizadas por cientistas de diferentes universidades e instituições de ensino superior. Esse trabalho de organização foi realizado por Éder da Silva Silveira (Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC), Jaqueline Moll (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS/Universidade do Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI) e Sergio Martinic (Universidad de Aysén, Chile), contribuindo significativamente para a compreensão da Educação Integral e do Ensino Médio no tempo presente. Aos colegas e à colega, agradecemos a proposição temática que, na trajetória das edições da Reflexão e Ação, apresentavauma lacuna importante.
- ItemEducação e Estudos Foucaultianos: uma entrevista com Alfredo Veiga-Neto(2021) VEIGA-NETO, Alfredo José; SILVA, Mozart Linhares da
- ItemEstatística para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental(2021) RIGHI, Flávia Pereira; PAULA, Enio Freire de
- ItemPaulo Freire e eu: aprendizagens, transformações e um encontro com a pedagogia da esperança(2021) PELLANDA, Nize Maria Campos
- ItemPercursos de um Arq-vivo: entre arquivos e experiências em história da educação(2021) WASCHINEWSKI, Susane da CostaFruto de sua incursão no Arquivo da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), em Porto Alegre e de seu processo de pós-doutoramento na UDESC, Dóris de Almeida Bittencourt apresenta “Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências em História da Educação”. Com título provocativo, reúne um conjunto de artigos que em sua trama se entrecruzam e trazem à superfície importantes análises teóricas e práticas referentes ao estatuto dos arquivos. Em especial para o campo da História da Educação, pois coloca em perspectiva um campo fértil de investigação, sem romantizar os documentos que repousam nos arquivos, permite que o leitor observe os dilemas e as encruzilhadas típicas do trabalho dessa tipologia documental, em especial daqueles que de alguma forma se relacionaram com seus portadores.
- ItemSobre as meninices de Paulo Freire mais do que nunca e as nossas: entrevista com Walter Omar Kohan(2021) LOPES, Isabela Pereira; KOHAN, Walter OmarPaulo Freire teve sua trajetória atravessada por cinco princípios levantados por Walter Kohan: a vida, a igualdade, o amor, a errância e a infância. Arrisco afirmar, que nosso entrevistado também tem seguido esses mesmos passos. Kohan é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutor em filosofia pela Universidad Iberoamericana, autor de inúmeros artigos e livros que destacam sempre a filosofia e a infância. Walter nasceu na Argentina e desembarcou em terras brasileiras cinco dias após a morte de Freire. Para fazer uma biografia filosófica de Paulo Freire, nosso autor se “exilou” no Canadá. Quem pensa que o livro é uma biografia comum, está enganado, já que esta obra procura ir além, procurando ser sensível à essência dialógica do pensamento de nosso “andarilho da utopia”.
- ItemUma vida em defesa da educação popular: entrevista com Danilo R. Streck(2021) PITANO, Sandro de Castro; TAVARES, Maria Tereza Goudard; STRECK, Danilo Romeu