Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais
URI Permanente para esta coleção
Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais é uma revista científica de responsabilidade do ISE/UNIARAXÁ - Instituto Superior de Educação do Centro Universitário do Planalto de Araxá - que trata de temas teóricos e práticos da educação, escritos por pesquisadores, docentes e discentes de Cursos de Graduação e de Pós-graduação na área da Educação, ou afins, com natureza de artigos de cunho científico, de resenhas de obras na área da Educação, de resumos de dissertações e teses, de entrevistas e de traduções consideradas relevantes.
Descrição
Navegar
Navegando Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais por Classificação "Nível teórico"
Agora exibindo 1 - 20 de 97
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA "perigosa" idéia de Darwin(2009) CURI, Luciano Marcos
- ItemA bildung do professor(2006) ANDRADE, Maria Celeste de Moura
- ItemA dor no corpo do ser mulher(2009) VASCONCELOS, Fábio
- ItemA escrita e a leitura: uma abordagem histórica(2007) GUIDO, Humberto Aparecido de OIiveira
- ItemA evolução do conceito de trabalho e sua relação com a formação profissional(2006) RIBEIRO, Elisa Antônia
- ItemA formação do professor universitário: do isolamento à intereção(2005) NUNES, Sérgio Inácio
- ItemA formação do profissional de Educação Física: história, desafios e perspectivas(2007) NUNES, Sérgio Inácio
- ItemA hospitalidade: uma possível ferramenta de formação de profissionais mais qualificados(2006) SILVA, Juliana Prado
- ItemA implementação de metodologias ativas de ensino como forma de alcançar melhorias no processo de retenção de aprendizagem(2023) DUARTE, Felipe Diogo; LODI, Ivana GuimarãesA adoção de metodologias ativas na educação corrobora de maneira sistêmica com a formação de indivíduos e profissionais mais capacitados, cientes de seu papel social, munidos de maiores competências sustentáveis através da execução de práticas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Diante do exposto, deve-se salientar que o presente estudo tem como objetivo geral, verificar e demonstrar como o uso de metodologias ativas no curso Técnico de Administração, em um Polo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM no Município de Ibiá-MG, colabora para motivar os alunos em seus estudos, tornando-os sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, bem como na retenção de conteúdos. Para a realização deste trabalho foi sugerido que os alunos do Curso Técnico em questão produzissem um Podcast com objetivo de realizar uma pesquisa referente à influência de incubadoras de empresas na criação de novos negócios. Verificou-se que através da aplicação de metodologias ativas de ensino os alunos se tornam sujeitos ativos da aprendizagem, tendo o professor o papel de mediar e facilitar a transmissão dos conhecimentos, proporcionando ao discente uma maior retenção da aprendizagem e também a construção autônoma de seu próprio conhecimento.
- ItemA importância da brinquedoteca na educação infantil: um estudo de caso(2022) MARTINS, Denise Ferreira CamargosA brinquedoteca é um espaço que vem se desenvolvendo e tem se tornado popular nas escolas, embora ainda não exista em grande parcela delas. As atividades lúdicas criam laços da criança com a realidade, proporcionando-lhe, assim, a oportunidade de simular situações e conflitos de sua vida social, dentro e fora da família, daí a relevância somada à Brinquedoteca nas escolas. Este artigo irá identificar a importância do uso da BiblioBrinquedoteca/Brinquedoteca na educação, como forma de promover o desenvolvimento infantil, o conhecimento e o aprendizado para as crianças. Será relatada, de forma sucinta, a história da Brinquedoteca, mostrar-se-á também a função da Brinquedoteca em creches e escolas infantis e, por fim, se demonstrará a função pedagógica da BiblioBrinquedoteca, a partir de um estudo de caso. Por meio da análise teórica e do relato de experiência, pode-se concluir que a brinquedoteca é um espaço que valoriza um aspecto fundamental do cotidiano infantil e constitui-se como um espaço privilegiado para a produção de conhecimento sobre a infância e o desenvolvimento infantil.
- ItemA importância da música e das atividades lúdicas visuoespaciais no processo ensino-aprendizagem da educação infantil em tempos de pandemia(2022) VIEIRA, Rafaella Arianne; ANDRADE, Maria Celeste de MouraO período pandêmico trouxe para a escola diversas modificações urgentes a fim de que a aprendizagem das crianças continuasse sendo desenvolvida no dia a dia. Para a Educação Infantil houve grandes dificuldades a fim de que o processo de ensino e aprendizagem pudesse atingir os objetivos a que se propõe a esta fase escolar. Assim, percebe-se que a falta de interação entre professor e alunos e entre as próprias crianças gerou diversas consequências negativas para o seu desenvolvimento entre 0 e 5 anos. Todavia, observou-se que, por meio do lúdico, da brincadeira e da música, é possível diminuir as deficiências no processo educativo durante as aulas remotas. Diante desta realidade, o artigo que ora se propõe, buscou, por meio da revisão bibliográfica e ainda, por meio de pesquisa de campo, compreender o papel das atividades lúdicas para a construção de competências e habilidades necessárias às crianças da Educação Infantil. Para tanto, foram requisitadas as teorias clássicas do desenvolvimento Infantil de Vygotsky e outros estudos mais recentes publicados, sobretudo, após os anos 2010, com o objetivo de compreender como tais pensadores valorizam as atividades lúdicas, musicais e visuoespaciais para o desenvolvimento das crianças. Ademais, ainda se analisou a legislação atual, dando ênfase à BNCC, para observar como ela prescreve o uso dessas atividades para as aulas com crianças de creches e pré-escolas. Por fim, pôde-se, por meio de pesquisa de campo, avaliar, no processo pandêmico, a educação infantil desenvolvida em escolas da rede municipal da cidade de Araxá - Minas Gerais.
- ItemA importância do desenvolvimento da pesquisa científica no Ensino Superior(2021) SILVA JÚNIOR, Ernandes Resende da; LODI, Ivana GuimarãesO professor é responsável por tornar aplicável todos os objetivos e metas propostas no planejamento pedagógico de determinado curso ou aula. Cabe a ele pensar em métodos que convidem ao aluno o desenvolvimento e busca pelo conhecimento e para isso ele dispõe de inúmeras ferramentas. No ensino superior, o docente deve ter como base todas as premissas históricas, metodológicas e culturais que permeiam o processo de aprendizagem. Pautado nisso, o desenvolvimento da pesquisa dentro de sala de aula, além de ser um requisito base para a atuação universitária no país, se alinha como uma tática pedagógica valiosa nessa situação. Diante do exposto, esse trabalho buscou analisar o que traz a bibliografia sobre essa temática, apresentando o histórico dessa metodologia e quais os pontos mais importantes ligados a ela.
- ItemA inclusão através dos jogos cooperativos e competitivos nas APAEs(2021) ALMEIDA, Bruno Leandro de; ANDRINO, Samir; CURY JÚNIOR, Célio; NEVES JÚNIOR, Cláudio LuizDurante séculos, pessoas com deficiência foram alvo de muitos preconceitos e discriminações. Atualmente, a educação especial vem ganhando batalhas contra este senso errôneo. No espaço escolar, a inclusão é a peça chave para o sucesso do aluno. Diante disso, apresentou-se à problemática: qual é a importância da inclusão através dos jogos cooperativos e competitivos para o aluno deficiente? Objetivamos analisar a importância da inclusão através dos jogos cooperativos e competitivos nas APAES; a relação e as diferenças existentes entre eles; a importância da formação e das metodologias usadas pelos docentes para o sucesso do ensino/aprendizagem do aluno apontando os benefícios que os jogos proporcionam à qualidade de vida dos alunos. Este artigo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Acreditamos que as inclusões através dos jogos e das metodologias empregadas pelo docente, refletem no pleno desenvolvimento psicossocial do aluno.
- ItemA inclusão da criança com autismo nas séries iniciais do Ensino Fundamental(2021) MOREIRA, Andreia BeatrizEste estudo tem o intuito de analisar como a criança com diagnóstico ou hipótese diagnóstica do Transtorno do Espectro Autista está sendo inserida no contexto educacional, com foco nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Por se tratar de um tema relativamente novo e com muitas nuances a serem desvendadas, muitos são os desafios e barreiras a serem vencidas dentro da sociedade contemporânea. Família, profissionais da saúde, equipe pedagógica e sociedade como um todo devem ser elos para que a inclusão seja um processo de fato significativo. A criança diagnosticada com TEA não se diferencia dos demais alunos das escolas regulares, são capazes de aprender e ganhar autonomia social, basta ganhar credibilidade e confiança para tal. O processo inclusivo vem quebrando paradigmas, pautado em um arcabouço legal e diante de uma demanda crescente em nossa sociedade. Os profissionais da área da educação encontram muitas dificuldades em lidar com uma criança com transtorno do espectro autista bem como com o relacionamento com suas famílias. A capacitação profissional é uma vertente importante para que as dificuldades sejam amenizadas, pois o conhecimento é fundamental para práticas significativas.
- ItemA mulher machadiana - uma perspectiva contemporânea(2007) COIMBRA, Adriene Costa de Oliveira
- ItemA noção de integral no livro didático e os seus registros de representação semiótica(2005) SILVA, Carlos Antônio da
- ItemA relevância da brincadeira e do lúdico na educação infantil(2022) SOUSA, Francisca Vanessa dos Santos; LODI, Ivana GuimarãesO Ensino lúdico na educação infantil, tem se tornado alvo de muita discussão, com isso muitos dos profissionais dessa área têm enfretado críticas por usarem a ludicidade nas salas de aula. Podemos observar que a brincadeira na sala de aula da educação infantil proporciona paralelamente estímulos, desenvolvimento social e pessoal. Atualmente, surge a dúvida, até mesmo nas instituições escolares, como também entre os profissionais da educação, de se trabalhar o lúdico como a única práxis, ou de maneira complementar, contribuindo assim com o desenvolvimento das habilidades e também, da aprendizagem. Precisa-se compreender a importância do lúdico como passaporte para o desabrochar na criança do interesse pela escola, pelo conhecimento, pelas descorbertas. O professor é o mediador que planeja as brincadeiras, com todo cuidado e percepção, pois nem sempre uma brincadeira vem acompanhada da ludicidade. Este trabalho tem como objetivo, analisar as formas de trabalhar o lúdico na educação infantil como forma de estimular a criança desde cedo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em diversas fontes. Observamos que através do lúdico as crianças aprendem regras sociais e limites, e passam a entender o próprio espaço como sendo do outro também. É notório quando uma criança se depara com um brinquedo ou brincadeira prazerosa, pois a mesma passa a aceitar as regras sem esforços, apenas pelo prazer de brincar, de participar, de se sentir co-participante daquele momento. Dessa forma, o estudo nos mostra que para as crianças da educação infantil é muito importante a ludicidade para o seu desenvolvimento e a apreensão do mundo.
- ItemA semiótica como concepção da prática pedagógica na formação educacional dos professores da educação infantil(2006) SADOYAMA, Adriana dos Santos Prado
- ItemA terceira margem da escrita(2009) CAROZZI, Silvane Catarina de Oliveira
- ItemA utilização da neuropsicopedagogia como ferramenta de ensino e aprendizagem de alunos autistas: um estudo na cidade de Tapira-MG(2022) FERREIRA, Sueli de Fátima Cruvinel; LODI, Ivana GuimarãesA neuropsicopedagogia é uma ciência multidisciplinar que envolve diversas áreas e seus fundamentos podem ser utilizados com sucesso no processo de ensino e aprendizagem de alunos autistas. Pensando nisso, esta pesquisa teve como principal objetivo conhecer a utilização da neuropsicopedagogia como ferramenta no auxílio da aprendizagem de alunos autistas no ensino formal das escolas no município de Tapira-MG. Portanto, foram aplicados questionários semiestruturados com os professores da rede municipal de ensino da referida cidade que atuam diretamente com alunos autistas. A cidade possui 5 alunos autistas diagnosticados e 5 professores que atuam diretamente com tais alunos, sendo que todos os professores aceitaram participar da pesquisa. Em relação ao perfil dos professores, constatou-se que a maioria possui muitos anos de experiência com docência, mas que tiveram pouco ou nenhum contato, durante sua formação, com disciplinas relacionadas à neuropsicopedagogia. Ainda assim, foi possível identificar em suas falas, aspectos que possuem afinidades com os fundamentos desta ciência, como a adaptação do ambiente, e a importância de considerar as especificidades de cada aluno e também buscar meios para o seu estímulo cerebral. A pesquisa também mostra a importância de renovar a formação docente de modo que os professores possam, desde o início de seus estudos, ter contato com os fundamentos da neuropsicopedagogia, que irão ajudá-los nos desafios próprios do trabalho com alunos autistas.