Revista HISTEDBR On-line
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A Revista HISTEDBR On-line do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP, utiliza a modalidade de publicação contínua objetivando publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
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Navegando Revista HISTEDBR On-line por Classificação "Nível epistemológico"
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- ItemDiversidade sexual, educação e luta contra as opressões: a organização do movimento LGBT em Vitória da Conquista(2022) BASTOS,Luciana Xavier Lacerda; SANTOS, Cláudio Eduardo Félix dosEste artigo discute a relação entre educação, diversidade sexual e luta contra as opressões em face da expressão singular do Movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero (LGBT) em Vitória da Conquista/Bahia. O texto apresenta resultados de uma pesquisa que buscou demonstrar o caráter político e educativo da organização das pessoas LGBT em relação à diversidade sexual e ao combate à discriminação social e jurídica. Para isso, analisamos a trajetória histórica do movimento nos finais dos anos 1990 aos anos 2000 tomando como abordagem empírica as Paradas do Orgulho e a organização de coletivos LGBT em Vitória da Conquista. As conclusões destacam a importância das discussões fomentadas e disseminadas pelo movimento no planejamento de suas atividades, as quais foram pontos de apoio no combate às opressões a essa população, assim como a contribuição dessas ações e discussões para a visibilidade das diversidades e singularidades humanas acerca das questões relacionadas a gênero e sexualidade.
- ItemFragmentos históricos do percurso do sindicato dos profissionais do magistério do Ensino Público de São Luís (SINDEDUCAÇÃO) [2002-2020](2022) SOUSA, Vanessa Pereira Amorim de; BAUER, CarlosO manuscrito tem a finalidade de analisar o percurso histórico dos últimos pleitos eleitorais do SINDEDUCAÇÃO que culminaram na eleição da chapa de oposição para a direção do Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público de São Luís (SINDEDUCAÇÃO), em novembro de 2020. Se dispõe a contribuir com o desvelamento do significado político dos pleitos eleitorais para a vanguarda política da categoria de professores, que em meio a desafios envolvendo a precária oferta de ensino remoto diante da pandemia do Covid-19, se mobilizou politicamente construindo fóruns de participação sindical, buscando uma unidade combativa e autônoma da categoria. De abordagem qualitativa, se fundamenta na produção da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (Rede ASTE) como Ferreira Junior (1998, 2006a, 2006b, 2008), Bauer (2015), Bauer e Dantas (2018), Robson Silva (2013), tendo em seu percurso metodológico a sustentação em entrevistas realizadas com professores procurando compreender a constituição de permanências e rupturas temporais que possuem eco ou reverberam na atualidade do SINDEDUCAÇÃO. Assim, os resultados constituem aspectos da história do tempo presente, trazendo relevo ao contexto histórico atual por meio da investigação da construção do passado e dos seus usos políticos, registrando na história da educação, os esforços dos professores da rede pública ludovicense na organização política e sindical, identificando que apesar das tentativas, não houve uma unificação das oposições, mas espera-se que a chapa eleita, constituída de diversos coletivos, estabeleça objetivos comuns mediados por práticas pedagógicas e políticas que fortaleça a entidade e garanta a formação política dos professores.
- ItemHistória e educação tecnológica no IF Sudeste MG – campus Muriaé: reflexões sobre uma experiência(2022) MONERAT, Julio Cesar PereiraO artigo realiza uma análise do papel da Disciplina de História na efetivação da educação tecnológica no campus Muriaé do IF Sudeste MG. O texto objetiva demonstrar a importância da Disciplina de História nesse processo tendo em vista seu papel no desenvolvimento de projetos de extensão popular e de pesquisa articulados ao ensino naquele campus. O referencial teórico é de matriz marxista, sendo relevantes os autores que desenvolvem o conceito de educação tecnológica. Metodologicamente o artigo combina (1) uma descrição e análise de processualidades efetivadas no campus Muriaé – relacionadas: à elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP); implementação de projetos de extensão popular e pesquisa histórica de movimentos sociais – com (2) uma revisão bibliográfica relacionada à educação tecnológica, bem como ao conhecimento científico. Descrição de processualidades, revisão bibliográfica e análise estão entremeadas no artigo, sendo apresentados e retomados sucessivamente. Na primeira parte, descreve-se a elaboração do PPP do campus e, em seguida, analisa tal dinâmica a partir da conceituação de educação tecnológica. Na sequência, o texto revisa teoricamente a concepção de ciência e sua relação com a educação tecnológica, utilizando-se desse referencial para analisar os projetos de extensão popular e pesquisa nos quais a Disciplina de História teve sua centralidade estabelecida e que são devidamente descritos no artigo. Articulando os momentos descritivos e analíticos apresentados no texto, o artigo não traz propriamente uma conclusão, mas sim revisa as práticas descritas, apontando as contradições que as acompanham e que se referem, fundamentalmente, às contradições da sociabilidade regida pelo capital, reforçando, em contrapartida, o papel emancipatório da educação tecnológica.
- ItemMemórias da dança na escola-parque de Brasília (1960-1974)(2022) ROCHA,Laryssa Mota Guimarães; FREITAS, Tayanne da Costa; WIGGERS, Ingrid DittrichAs escolas-parque configuraram a principal referência no modelo de educação idealizado para Brasília. Sua concepção foi marcada por uma arquitetura e um currículo diferenciados, englobando atividades artísticas, corporais e recreativas, essenciais para a formação do homem moderno, idealizado para a nova capital. Esse trabalho tem por objetivo caracterizar as práticas de dança da Escola-Parque 307/308 Sul, no período de 1960 a 1974. A pesquisa pautou-se pela perspectiva da narrativa histórica, que permitiu o diálogo entre as fontes produzidas como documentos, fotografias e entrevistas. Por intermédio das mesmas, caracterizamos a dança na Escola-Parque 307/308 Sul em três principais dimensões, ou seja, apresentações de dança no teatro, apresentações de dança em atividades festivas e aulas de dança na Escola-Parque 307/308 Sul. Concluiu-se que a dança esteve presente em eventos comemorativos, bem como no cotidiano das aulas ministradas. Além disso, identificou-se que a Escola-Parque 307/308 Sul representou um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades culturais para a cidade.
- ItemO paradoxo da escolarização do negro no século XIX: a necessidade de mão de obra qualificada versus os interesses da elite(2017) GRACINO, Eliza RibasNASCIMENTO, Maria Isabel Moura. O negro, da senzala para escola: a educação nos congressos agrícolas do Rio de Janeiro e de Pernambuco (1878). Curitiba, PR: Atena, 2017. Resenhado por: Eliza Ribas Gracino
- ItemOpção pelos pobres: no contestado e na teologia da libertação de Maria Bernadete de Albuquerque Campos(2002) THOMÉ, NilsonWe present the epistemological analysis of a scientific production, in the case of the Master's Thesis, in a 116-page volume, by Maria Bernadete de Albuquerque Campos, under the theme of the “Contestado War” with the title “Option for the Poor: in the Contestado and in the Liberation Theology”, memory that would be presented in 1984 to the Graduate School of Social Sciences, of the São Paulo School of Sociology and Politics Foundation, as a partial requirement for obtaining a Master's Degree in Science – History, having as advisor the Prof. Dr. Valmor Bolan.
- ItemPaulo Freire en la educación hoy, fascismo o paternalismo hipócrita; hablan las voces de Venezuela y Brasil(2022) RODRÍGUEZ, Milagros Elena; FORTUNATO, IvanA presente investigação trata-se de analisar o legado de Paulo Freire como uma utilidade na educação hoje, com fascismo e paternalismo hipócrita; aquí se falam as vozes da Venezuela e do Brasil. É uma investigação com o transmétodo na desconstrução e reconstrução sob rizomas que se rompem, para incluir o andarilho da utopia e suas ideias lendárias em nossa luta. Na reconstrução, verificamos que as palavras fascismo e paternalismo hipócrita não são ofensas inventadas em mentes sem critério. Não. Ao contrário, foram usados na época por Paulo Freire, e continuam sendo uma realidade, principalmente na Venezuela e no Brasil. Apesar disso, nos enchemos de esperança de fé, e nos espelhando em Paulo Freire, contribuímos com nossas ideias para a reconstituição da educação na Venezuela e no Brasil, desmistificando o fascismo e o paternalismo hipócrita.
- ItemPorque nenhum deus têm certo: manifestações religiosas ameríndias e memória coletiva na américa portuguesa (século XVI)(2022) SILVEIRA, Camila Nunes Duarte; ALMEIDA, Maria Cleidiana Oliveira de; CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt SantosA fim de melhor estabelecer uma relação entre a memória coletiva e as manifestações religiosas dos povos indígenas da América Portuguesa no século XVI, esta pesquisa teve como objetivo analisar, a partir dos relatos das cartas jesuíticas, as concepções de religião entendidas pelos missionários europeus e as manifestações religiosas dos grupos indígenas, em especial, dos povos Tupinambá, fortemente subsidiadas pela memória coletiva grupal. Por tratar-se de uma pesquisa histórico-documental, foram analisados alguns dos documentos coloniais do mencionado período, a exemplo das cartas jesuíticas da Monumenta Brasiliae (1538-1563), organizadas por Serafim Leite, e da coleção das cartas jesuíticas organizadas pela editora da Universidade de São Paulo (1988), além de escritos coloniais dos cronistas contemporâneos: Jean de Léry (2007), Hans Staden (2008), Fernão Cardim (1980), dentre outros. No que concerne aos estudos sobre memória, usou-se os conceitos de memória coletiva apresentados por Jacques Le Goff (2012) e Leroi-Gourhan (2002). Como método de abordagem, foram utilizadas as categorias dialéticas, uma vez que, ao analisar o contexto colonial da América Portuguesa no período em questão, é imprescindível considerar as relações das partes com a totalidade. Os estudos apontaram que, embora tentassem negar a presença de uma religião entre os indígenas, a organização social do grupo mantinha uma forte relação com elementos místicos, e a memória coletiva era o fio condutor que mantinha viva a busca pelo “bom lugar”.
- ItemProfessora Maria Gil e as pedras do caminho: memória dos primórdios da cultura escolar em Cônego Marinho, MG(2022) BATISTA, Ramiro Esdras Carneiro; RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães deA partir dos anos 1930, o governo se preocupou com a escolarização da população rural, então a maioria. Mas o ensino rural não cumpriu a contento as funções esperadas. Levou ao meio rural uma escolarização fundada no currículo para escola urbana incapaz de conter o êxodo campo–cidade na década de 1950. O campo não se esvaziou, e novas gerações demandaram educação mais condizente com sua vida em seu meio. Assim, uma educação do campo se impôs como política pública para instituir um modelo de educação à população do campo. Este artigo adentra esse terreno ao enfocar uma escola rural particular em sua transição para o sistema educacional público. O enfoque se sustenta na entrevista com a professora e administradora da “Escolinha rural”, no então distrito de Candeal, município de Cônego Marinho, MG. O estudo partiu desta questão: que tipo de escola era e como conduziu a escolarização? A indagação objetivou dialogar com memórias da vida rural e traços do que poderia ser chamado de cultura escolar comunitário-privada informal. A pesquisa recorreu à história oral como método-guia para produzir fontes mediante diálogos não estruturados; também se valeu de fontes documentais. Os resultados apontam que a “Escolinha rural” escapava ao modelo de escola rural dissipado pela escola do campo. Sua existência não dependia do Estado. Ainda assim, tal qual o ensino rural impôs à escola rural um currículo estranho às demandas do meio, a escolinha foi subsumida por um modelo de escola do campo cujo currículo lhe era estranho.