Travessias
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Travessias é uma publicação do Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto tem como objetivo divulgar pesquisas e estudos de professores e alunos pesquisadores ligados à educação, cultura, linguagem e arte, aos pesquisadores que pesquisam sobre essas temáticas sob as formas de artigos, ensaios, imagens e sons, documentos e fontes, resenhas, traduções e criação literária.
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- ItemApresentação(2022) TravessiasNo ano de 2022, a Travessias publicará os artigos submetidos para as seções de fluxo contínuo. Entre tantos manuscritos que recebemos e que passaram pelo processo de avaliação dospareceristas adhoc, nesta edição contamos com um total de 9 trabalhosaprovados que foramdivididos entre quatro seções.
- ItemApresentação(2022) TravessiasNesta edição, recebemos a contribuição de vários autores que compartilharam suas produções nas muitasseções que temos no periódico.
- ItemApresentação(2021) Comissão Editorial da TravessiasNesta edição da Travessias, cuja capa leva uma das obas de Jaider Esbell, contamos com um total de 12 trabalhos divididos em cinco seções.
- ItemApresentação(2022) DINIZ, Alai Garcia; PINTO, Ana Carolina Teixeira; SILVA, Marcos Roberto da
- ItemApresentação(2022) EQUIPE EDITORIAL
- ItemApresentação(2021) EQUIPE EDITORIAL
- ItemApresentação(2022) EQUIPE EDITORIAL
- ItemApresentação da 36ª edição da revista Travessias(2019) ROSSETO, Robson; SIRINO, Salete Paulina MachadoA produção acadêmica que se encontra neste número da Revista Travessias reúne investigações pautadas no estreitamento entre a pesquisa artístico-científica, com enfoque na recepção e mediação da arte contemporânea, desenvolvida no âmbito das instituições de ensino superior. Nesta edição apresentamos artigos elaborados por docentes e estudantes da graduação, mestrado e doutorado das Universidades: PUC, UFGD, UFPB, UFRB, Unespar, Unioeste, Unitins. A composição desta publicação apresenta textos que versam sobre as artes nas suas diversas faces: criação, recepção e mediação.
- ItemApresentação da 37ª edição da revista Travessias(2019) LOPES, Adriana Goreti de Oliveira; CAMARGO, Hertez Wendel dePara esta da edição da revista Travessias, organizamos o dossiê Mitologias Contemporâneas. Para tanto, nos apropriamos do conceito de pós-vida das imagens para entendermos a pós-vida dos mitos. A segunda maior cidade da Alemanha, Hamburgo, foi o cenário para a profícua produção de um dos maiores pesquisadores do século XX no campo da imagem: Abraham Moritz Warburg, conhecido como Aby Warburg (1866-1929). Nascido em uma rica família judia proprietária de bancos, deixou o comando do império financeiro para seu irmão mais novo, com a promessa de que a família comprasse todos os livros de seus desejos e necessidades. Com uma coleção iniciada em 1889, chegou a impressionantes 60 mil volumes no início da década de 1930, compondo a Biblioteca Warburg de Ciências da Cultura – Kulturwissenschaftliche Bibliothek Warburg, transferida para a Inglaterra (Londres) antes da Segunda Guerra. História, arqueologia, religiões, artes, antropologia, astrologia, alquimia, magia, antiguidade, mitologia e medicina foram a base para um olhar atento, crítico e, principalmente, interdisciplinar.
- ItemApresentação da 42ª edição da revista Travessias(2021) TRAVESSIAS, RevistaPrezados/as leitores/as, é com alegria que publicamos a 42ª edição da Travessias! Neste número, 13trabalhosforam desvendadosao longo das páginas de nossa revista.
- ItemApresentação da 42ª edição da revista Travessias(2021) Equipe TécnicaPrezados/as leitores/as, é com alegria que publicamos a 42ª edição da Travessias! Neste número, 13 trabalhos foram desvendados ao longo das páginas de nossa revista.
- ItemApresentação da 43ª edição da Travessias(2021) SILVA, Acir Dias da; BOTTOS JUNIOR, NorivalO volume 15, n. 2 da Travessias está organizada da seguinte forma: como artigos selecionados para a seção DOSSIÊ TEMÁTICO: LITERATURA, CINEMA E INTERMIDIALIDADE: TEXTOS, CONTEXTOS E IMAGENS, temos: Transposição midiática e representação cultural em “Viva –a vida é uma festa” (2018), de Thiago Henrique da Silva de SaleseLíliam Cristina Marins; A presença constante da Segunda Guerra Sudanesa no filme O que ficou para trás (2020), de Carlos Eduardo de Araujo Placido; Labirintos autorais: a adaptação fílmica de In the tall grass, de Stephen King e Joe Hill, de Edson José Rodrigues Júnior; O olhar através: o uso da câmera subjetiva indireta livre no cinema contemporâneo, de Fabiana Maceno Domingos Pedrolo; Representação e recordações da malandragem em Memórias de Madame Satã, de Sylvan Paezzo, de Victória Nantes Marinho Adornoe Andre Rezende Benatti; Teatro e intermidialidade: um estudo do espetáculo “Quando eu morrer vou contar tudo a Deus”, de Lysiane Cassia Baldo; Mulheres de Joel Zito Araújo: subversão ou reprodução de estereótipos?, de Risoleta Viana de Freitas; A cosmicidade...
- ItemApresentação da 43ª edição da Travessias(2021) SILVA, Acir Dias da; BOTTOS JUNIOR, Norival
- ItemApresentação do v. 16, n. 3 da Travessias(2022) DINIZ, Alai Garcia; PINTO, Ana Carolina Teixeira; SILVA, Marcos Roberto da
- ItemArtistas paranaenses e seus processos de formação de espectadores(2019) MORAES, Sara Dobginski de; NININ, Roberta CristinaEste estudo análisa a formação de espectadores teatrais a partir de ações realizadas pelos próprios artistas da cena teatral contemporânea paranaense, das cidades de Curitiba e Araucária. Alguns dos temas abordados nesta investigação correspondem à recepção teatral, à mediação teatral, à formação de espectadores, à formação de público; ao acesso físico e linguístico ao teatro, ao espaço cultural e à ação cultural. Em relação a esses temas, autores como Maria Lúcia Pupo, Flávio Desgranges, Teixeira Coelho, Biange Cabral e Robson Rosseto são abordados. Neste artigo, também são analisados dados estatísticos, os quais evidenciam o desconhecimento de mais da metade da população brasileira em relação à arte teatral. Para tanto, algumas pesquisas e dados apresentados procedem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Federação do Comércio (Fecomércio). Por meio de entrevistas, realizadas durante a pesquisa de campo com o artista Gláucio Karas e o artista Hélio de Aquino, representante do grupo Comparsaria Cênica, foram reconhecidas as ações empreendidas por eles frente a indivíduos que nunca foram ao teatro, ou frequentam pouco o ambiente cênico. A partir disso, foi identificado o trabalho de formação de espectadores realizado por eles, como debates ao final de espetáculos e o barateamento de ingressos de peça teatrais.
- ItemBioética: dogma ou ciência(2019) TRUJILLO, Albeiro MejiaOs desdobramentos dos diversos campos do conhecimento conduziram, entre outros, ao surgimento da Bioética como domínio híbrido de reflexão que permeia a Filosofia, as Ciências Médicas e Biológicas, e a Biotecnologia. Nos domínios do conhecimento quando não se observam os devidos cuidados sobre os limites dos atos humanos, a vontade de experimentação pode transgredir todas as fronteiras da razoabilidade na pesquisa científica, sendo nesse momento que a Bioética intervém alertando a comunidade científica a respeito das fronteiras das ações que têm impacto sobre a preservação da vida, da liberdade e dos estados da natureza humana. Como forma de estimular novos aprofundamentos no campo da bioética, neste texto foram selecionados somente três temas, dentre muitos outros possíveis: a castração humana, o aborto, e a bioética e nanotecnologia. Entre as causas que motivaram a escolha desses temas estão os diversos fatores políticos, jurídicos, econômicos e de desenvolvimento tecnológico presentes nos mais variados contextos da sociedade global contemporânea. Seguiu-se o método observacional espontâneo e a observação indireta documental, objetivando refletir a respeito da importância da Bioética a serviço do conhecimento, não enquanto dogma ou ciência, mas como instrumento epistêmico a serviço da vida e do bem-estar humano.
- ItemDa mitificação coletiva: a visão do inferno no imaginário literário popular(2019) LOPES, Eduarda Maria Moreira; COSTA, Maria Aparecida daMuito tem se falado e pesquisado sobre a importância da memória para o estudo crítico da Literatura. Desde a memória individual, autobiográfica até as consolidações de fenômenos propostos pela memória coletiva como é o caso de um mito, que perpassa de geração em geração, recebendo atualizações. Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo comparado entre duas obras de gêneros distintos: o contoO infernode Graciliano Ramos e o cordelA chegada de Lampião no infernode José Pacheco. A proposta é analisar de que forma o narrador e o eu-lírico, respectivamente, constroem a imagem do espaço do inferno. Com uma das principais vertentes sendo o imaginário popular e, mais especificamente, o imaginário cristão. Partindo da premissa da memória individual traçada no conto de Graciliano e chegando às considerações coletivas transmitidas e perpetuadas pelos cordelistas. Sob a ótica de teóricos como Maurice Halbwachs, que contribui de forma elucidativa com o advento da memória coletiva; Luis Alberto Brandão, que enfoca a expansão do espaço literário; as contribuições de Carlos Alberto Nogueira e João Libânio, que fazem uma investigação histórica acerca do imaginário cristão, pretendemos entender que o imaginário é construído, propagado e re(inventado) levando em conta os aspectos culturais e morais de determinado grupo social, bem como da persistência de alguns mitos até os dias de hoje. Para tanto, ainda contamos com a teoria de Antonio Candido sobre Literatura e sociedade.
- ItemDiários de uma professora estagiária: problematizando o saber da experiência nos estágios supervisionados em Ciências da Natureza(2019) DOLESKI, Lisiane Ribeiro; SILVA, Fabiane Ferreira daNeste artigo problematizamos a experiência que emergiu durante a prática docente dos Estágios Supervisionados II e III do curso de Ciências da Natureza – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Este estudo de caráter qualitativo valeu-se do diário de aula como instrumento de pesquisa tendo como corpus de análise os diários produzidos pela professora estagiária após cada aula ministrada no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Os diários de aula são compreendidos na perspectiva de Zabalza (2004), que discute os mesmos como ferramenta potente para pensar a prática docente. Os diários de aula foram analisados na perspectiva de encontrar as situações que se configuram em experiências a partir do entendimento de Larrosa (2002), ou seja, algo que nos toca, nos mobiliza e nos faz pensar. Na análise dos diários de aula ficaram evidentes dois momentos no contexto escolar. Um que apresenta alunos/as motivados/as que despertam a satisfação do/a professor/a ao planejar e ministrar suas aulas. Outro que exige uma dedicação maior do/a professor/a no qual os/as alunos/as são indisciplinados/as e não apresentam motivação para aprender. Além disso, ficou evidente na análise dos diários de aula a necessidade do/a professor/a deparar-se com questões que não dependem da sua prática docente, mas que interferem nela, como a infraestrutura e a organização escolar. Por fim, defendemos a importância do uso dos diários, não apenas como uma forma de registrar os acontecimentos do seu cotidiano, mas também como uma ferramenta de pesquisa para o/a professor/a refletir sua própria prática e qualificar a sua formação docente.
- ItemFalantes brasileiros e o falar Espanhol: uma descrição do contato linguístico na cidade de Capanema/PR(2019) PIZZATTO, Solange Goretti Moreira; CEREZOLI, Jaqueline; MENDONÇA, Sônia Cristina Poltronieri; CIVIERO, Lohana Larissa Mariano; SELLA, Aparecida FeolaObjetiva-se demonstrar, neste artigo a maneira como falantes brasileiros, monolíngues, residentes na fronteira do Brasil com a Argentina, do Estado do Paraná/Brasil, assimilam fenômenos de língua em contato, bem como verificar quais avaliações relacionadas ao uso do espanhol, no contexto brasileiro, são recorrentes. O objeto de pesquisa e composto por recortes de falas de informantes da cidade de Capanema, coletadas por meio do Projeto Crenças e atitudes linguísticas: um estudo da relação do português com línguas de contato, organizado por pesquisadores da Unioeste e da UEL. Moreno Fernández (1998) e Aguilera (2008) sustentam as reflexões de base teórica para o entendimento da situação de contato linguístico presente no cotidiano dos capanemenses. Os resultados foram obtidos por meio de perguntas componentes de um questionário previamente elaborado, às quais os entrevistados foram submetidos e que tinham como objetivo verificar como a língua daquele que fala diferente era concebida. Os depoimentos revelaram tanto avaliações positivas quanto negativas sobre o falar espanhol, e nesse contexto foi possível observar inclusive a existência de certo acolhimento em relação ao falar espanhol argentino, o que pode ser explicado devido à proximidade do município de Capanema, localizada no Sudoeste do Paraná, com a fronteira com a Argentina.
- ItemHomossexualidades em discurso: o silêncio como causa do apagamento de grupos sociais(2018) CASSANA, Mônica Ferreira; ROSA, Bruno Rosa da; BOLSAN, Gilmar Júnior FerrazEste trabalho tem como propósito apresentar uma discussão sobre o silêncio como agente responsável pelo apagamento da luta e (re)existência de grupos sociais LGBTQ+, perseguidos pelo regime militar no Brasil sob a alegação de serem considerados “desviantes” das normas de comportamento vigentes na época. Como respaldo teórico, nos utilizamos das reflexões teóricas sobre silêncio e discurso, fundamentadas por Eni Orlandi (2007). Entendemos que esta pesquisa colabora com a necessidade de pensar a noção de homossexualidade articulada ao discurso, contribuindo para a compreensão do silenciamento da discussão sobre essa temática. Assim, objetivamos analisar a relevância social de um jornal que se opunha à ideologia repressiva de um governo militar nos anos 70 e 80, instaurado no Brasil. Em abordagens tradicionais, nas ciências da linguagem, dá-se ao silêncio uma condição negativa ao ser considerado apenas falta de palavras. No entanto, Orlandi refere-se a ele como algo que não é a sombra do verbal, não é o vazio: é algo que significa. A partir dessas questões, refletiremos sobre a relação entre discurso e silêncio em relação à homossexualidade, hipótese que defendemos ainda se perpetuar na contemporaneidade em nosso país. Para tanto, analisamos o artigo “As palavras: para que temê-las?”, encontrado no jornal, destinado à discussão da homossexualidade, intitulado Lampião da Esquina, a partir do qual refletimos acerca dos efeitos de sentido que são produzidos quando escolhemos determinadas terminações para designar os sujeitos homossexuais.