Navegando por Autor "LEMES, Sebastião de Souza"
Agora exibindo 1 - 20 de 22
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ética profissional na formação de psicólogos: um estudo bibliográfico e documental(2016) LEIVA, Juliene de Cassia; LEMES, Sebastião de SouzaFoi realizado um estudo bibliográfico na base de dados Scielo, de natureza descritiva, de modo a conhecer como o tema ética profissional se faz presente na formação de psicólogos. Os dados obtidos foram analisados de forma articulada a documentos subsidiários dessa formação, como as Diretrizes Nacionais para a Formação de Psicólogos e o Código de Ética Profissional do Psicólogo, apontando para os principais desafios a serem considerados na atualidade, em tal contexto
- ItemA questão do racismo/preconceito entre a subjetividade da percepção e a questão política na democracia(2020) LEMES, Sebastião de SouzaCaros leitores, quisera eu não queria retomar essa temática em meus editoriais, contudo, nesse momento foi, para mim, muito difícil ignorar o que se está vivendo e não me manifestar. Considerando inúmeros acontecimentos nesses tempos de pandemia a dimensão do respeito, da tolerância e das relações éticas parecem ter desaparecido do conjunto da sociedade.
- ItemApresentação(2016) LEMES, Sebastião de Souza
- ItemApresentação(2016) LEMES, Sebastião de Souza; RIBEIRO, RicardoCaros leitores, nesse número, a questão da Politica e Gestão da Educação se apresenta por uma ótica que foca peculiaridades de diferentes dimensões no contexto atual no Brasil. Em busca de questionamentos e discussões que envolvem a complexidade do debate teórico e epistemológico acerca concepções de estado, de política e de educação; otexto de Solange Toldo, CONCEPÇÕES DE ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA A PARTIR DAS PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS, orientado por uma cartografia social, compara as perspectivas analíticas explicitadas por alguns estudiosos com as diferentes concepções de Estado e de Política Educacional encontradas na literatura aual.
- ItemApresentação(2017) LEMES, Sebastião de Souza
- ItemApresentação(2016) LEMES, Sebastião de Souza; CRUZ, José Anderson SantosIniciamos esse número da Revista Eletrônica de Política e Gestão, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar com o Departamento de Ciências da Educação, por tema crítico que provoca discussões permanentes nos meios acadêmicos. O texto apresentado pelas autorasAlexandra Vanessa de Moura Baczinski eSueli Ribeiro Comar,GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONTRADIÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES,problematiza essa questão ao colocar o problema teórico que busca compreender como é possível uma gestão democrática na escola, cuja função é formar para a sociedade capitalista e reforçar os ideais desse modelo de sociedade.
- ItemApresentação, v.21, n.2, maio-ago/2017(2017) LEMES, Sebastião de Souza; RIBEIRO, RicardoA Revista on line de Política e Gestão Educacional, por princípio, ser um periódico aberto o suficiente para difundir os mais diferentes pontos de vistas sobre os maisdiversos assuntos. A difusão do pensamento diversificado por meio da pluralidade de ideias e do debate livre faz do nosso princípio uma componente estruturante da nossa concepção de Universidade e de Ciência. Política e gestão são duas palavras que estão na mais absoluta evidência hoje em nosso país, infelizmente não por sua dimensão virtuosa, mas por se apresentar como instrumento de mobilização da sociedade. Esse número da RPGE, traz temas que se propõem discutir ou fomentar discussões desse âmbito para as questões educacionais, nem sempre virtuosas, mas sempre com a criticidade necessária para o debate produtivo e propositivo, sejam eles, teóricos, filosóficos, conceituais, históricos, técnicos ou de qualquer que seja sua matriz de argumentação.
- ItemEditorial(2020) LEMES, Sebastião de Souza; CRUZ, José Anderson SantosA tradição política e cultural da sociedade brasileira parece ter se voltado para suas raízes mais perversas por meio dos movimentos civilizatórios que, de tempos em tempos, nos impõe uma nova que qualifica e melhora, em tese, nossas relações pessoais e sociais.
- ItemEditorial(2017) LEMES, Sebastião de Souza
- ItemEditorial(2017) LEMES, Sebastião de Souza; RIBEIRO, Ricardo
- ItemEditorial(2017) LEMES, Sebastião de Souza
- ItemEditorial(2017) LEMES, Sebastião de Souza; RIBEIRO, Ricardo
- ItemEditorial(2018) LEMES, Sebastião de Souza
- ItemEditorial - A questão do fator de impacto como métrica e indicador de qualidade de publicações científicas: indagações e incertezas(2018) LEMES, Sebastião de Souza; RIBEIRO, Ricardo; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial - Políticas públicas: governo versus universidade(2018) LEMES, Sebastião de Souza
- ItemIndagações sobre as políticas educacionais e reflexões sobre demandas percebidas pelo estado brasileiro: tópicos para análise circunstanciada de seus instrumentos de ação(2016) LEMES, Sebastião de SouzaAs proposições políticas de ações e de regulação do Estado Brasileiro estão, aparentemente, sem eficácia em seu propósito de atendimento às demandas da sociedade atual no Brasil. Desde a redemocratização do país, nos anos da década de 1980, em função de mudanças na agenda de ações e no modo de estabelecer as novas formas de regulação, o Estado se estruturou a partir de questões referentes a um modelo brasileiro de desenvolvimento e esta posição permanece, salvo melhor entendimento, até os dias atuais.
- ItemInvestigadores brasileiros em portugal: pensando a educação para o futuro(2016) SOUZA, Sidclay Bezerra de; COUTO, João Luiz Peçanha; LEMES, Sebastião de SouzaO presente número especial dispõe de um conjunto de artigos, frutos de investigações promovido pelo Instituto QualisBrasil (IQB) e que decorreu nas instalações da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – Portugal.
- ItemO processo decisório em Charles Edward Lindblom e a vontade geral em Jean-Jacques Rousseau: reflexões acerca da participação política e da necessidade de educação para essa participação(2017) SBRANA, Roberta Aline; ASSUMPÇÃO, Flaviana Christine V. P. M.; GOULART, Joana Corrêa; LEMES, Sebastião de SouzaNa obra O Processo de Decisão Política, Charles Edward Lindblom tece reflexões acerca desse processo, destacando a relevância da participação política dos cidadãos em geral. Entretanto, esse autor alerta a necessidade da existência de uma educação que tenha como compromisso a formação de homens e mulheres para a participação social, pois somente a partir dessa educação tal participação poderá se efetivar. Do mesmo modo, na obra O Contrato Social, Jean-Jacques Rousseau apresenta considerações acerca da importância da participação do povo no processo de elaboração desse contrato, a qual ocorrerá por intermédio da “vontade geral”. Mas essa participação implica a criação de uma educação voltada para a formação do homem como indivíduo e cidadão, para que este participe de forma ativa da sociedade, tal como expõe em seu tratado pedagógico – Emílio ou Da Educação. O intuito desse trabalho é evidenciar que em ambas as reflexões esses autores discutem sobre essa relevância da participação política dos cidadãos, a qual, segundo sua visão, será concretizada apenas pela existência de uma educação que valorize a formação para a participação.
- ItemRelação IDEB e gasto aluno-ano: algumas aproximações de correlações e sua pertinência para melhoria dos investimentos em educação(2016) OLIVEIRA, Rejane de; LEMES, Sebastião de SouzaEste estudo apresenta o comportamento do Índice de Desenvolvimento da Educação de duas regiões paulistas correlacionado aos gastos por aluno-ano como proporção do PIB per capita municipal no decorrer dos anos, após a adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
- ItemUm estudo sobre as possíveis causas de evasão em curso de licenciatura em pedagogia a distância(2016) LAHAM, Stelamary Aparecida Despincieri; LEMES, Sebastião de SouzaEste estudo teve como objetivo geral de pesquisa investigar quais as possíveis causas que influenciaram a evasão de cursos a distância, pela percepção dos estudantes. Para isso, foi realizado um estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa com base em estudo de caso acerca dos índices e das causas da evasão no curso da UAB-UFSCAR Universidade Federal de São Carlos, no Polo de Apoio Presencial de Tarumã, um município do interior do Estado de São Paulo.