Revista online de Política e Gestão Educacional
Araraquara
set./dez.
Este estudo teve como objetivo geral de pesquisa investigar quais as possíveis causas que influenciaram a evasão de cursos a distância, pela percepção dos estudantes. Para isso, foi realizado um estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa com base em estudo de caso acerca dos índices e das causas da evasão no curso da UAB-UFSCAR Universidade Federal de São Carlos, no Polo de Apoio Presencial de Tarumã, um município do interior do Estado de São Paulo.

The general objective of this study was to investigate the possible causes that influenced the dropout of distance learning courses, according to the perception of students. For this, an exploratory descriptive study of qualitative approach was carried out based on a case study about the rates and causes of dropout in the course of UAB-UFSCAR Federal University of São Carlos, in the Polo de Apoio Presencial of Tarumã, a city in the interior of the state of São Paulo.

Este estudio tuvo como objetivo general de investigación indagar las posibles causas que influyeron en la evasión de los cursos a distancia, según la percepción de los estudiantes. Para ello, se realizó un estudio exploratorio descriptivo de enfoque cualitativo basado en un estudio de caso sobre las tasas y causas de abandono en el curso de la UAB-UFSCAR Universidad Federal de São Carlos, en el Polo de Apoio Presencial de Tarumã, ciudad del interior del Estado de São Paulo.
Educação a distância, Evasão, Evasão na educação a distância, Causas de evasão, Licenciatura em pedagogia a distância, Distance education, Evasion, Dropouts in distance education, Dropout causes, Distance education in pedagogy, Educación a distancia, Abandono, El abandono en la educación a distancia, Causas de abandono escolar, Educación a distancia en pedagogía
LAHAM, Stelamary Aparecida Despincieri; LEMES, Sebastião de Souza. Um estudo sobre as possíveis causas de evasão em curso de licenciatura em pedagogia a distância. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 20, n. 3, p. 405-431, set/dez. 2016. https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9753. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9753. Acesso em: 2022-10-04