Navegando por Autor "COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti"
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- ItemA pedagogia no Brasil e as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica(2020) LOPES, Silmara Aparecida; COUTINHO, Luciana Cristina SalvattiNeste artigo, ao apresentar brevemente os antecedentes históricos que culminaram na estrutura atual do curso de Pedagogia no Brasil no bojo da constituição histórica das teorias pedagógicas no contexto brasileiro, busca-se, no período de 1939-2019, evidenciar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica como forma de resistência e de luta tanto em relação aos processos que visam à superação da sociedade atual quanto em relação à formação inicial e continuada de professores, que, hegemonicamente, ancoram-se nas teorias pedagógicas contemporâneas ligadas ao neoliberalismo e ao pós-modernismo.
- ItemApontamentos sobre educação e trabalho no Brasil contemporâneo: aspectos da contrarreforma educacional(2017) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; COUTINHO, Luciana Cristina SalvattiO presente artigo articula a temática da educação e trabalho com os desafios brasileiros em sua inserção na divisão internacional do trabalho, segundo as especificidades de sua formação social, marcada pelo capitalismo dependente e subdesenvolvido. Partimos da formulação das seguintes questões: De que educação necessitam os trabalhadores na realidade brasileira atual, segundo a ótica do capital? O esvaziamento de conteúdos e sentidos da educação estaria em consonância com as mudanças na estrutura ocupacional brasileira? A simplificação dos conteúdos trabalhados na escola traz quais exigências à formação docente? A fim de discuti-las a redação foi dividida em duas partes. Na primeira parte do texto, partiremos dos retrocessos atuais na estrutura produtiva, procurando evidenciar as suas determinações históricas. Coloca-se também em destaque as diretrizes educacionais formuladas pelos organismos multilaterais em consonância com as mudanças na estrutura ocupacional brasileira que contribuem para explicar as políticas que esvaziam a formação das trabalhadoras e trabalhadores. Na segunda parte, trataremos de aspectos da política educacional brasileira que materializam as perspectivas dos organismos multilaterais para a educação no contexto social brasileiro. Foram abordados três aspectos: 1) A elaboração da Base Nacional Comum Curricular; 2) As novas diretivas para formação de professores; 3) O Projeto Escola Sem Partido como mecanismo de pressão para minimizar o caráter formativo da escola. Percebemos que os três aspectos em questão articulados promovem um esvaziamento da escola e da formação de professores de conhecimentos científicos e político-culturais, contrários às reivindicações educacionais na luta pela redemocratização nos anos de 1980, conformando, desse modo, um movimento de contrarreforma.
- ItemEco conteudista: o discurso neoliberal em contraposição a prioridade do conteúdo escolar na pedagogia histórico-crítica(2022) ROCHA, Diego Tadeu de Oliveira; COUTINHO, Luciana Cristina SalvattiO presente artigo analisa a importância dada pela Pedagogia Histórico-Crítica aos conteúdos escolares e a construção curricular, realizando um contraponto com o discurso neoliberal contrário a função principal dos conteúdos dentro da prática pedagógica; denominando “conteudista” os docentes e as propostas pedagógicas que procuram realizar o processo de transmissão-assimilação dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos evidenciado nos conteúdos escolares. Orientando-se pela nossa própria prática docente e pelo nosso próprio desenvolvimento da síncrese, abstração/análise e síntese diante da pedagogia analisada, desdobramos os principais conceitos que envolvem a teoria curricular e os conteúdos escolares como prioritários.
- ItemEditorial(2023) COUTINHO, Luciana Cristina SalvattiAo longo do ano de 2023, a Revista Histedbr On-line publicou seu volume 23 com 57 artigos e 2 resenhas, tratando de temas diversos acerca da Educação em âmbito local, nacional e internacional, por prismas teórico-metodológicos múltiplos. Contamos com a colaboração de autores e autoras de mais de 60 (sessenta) instituições brasileiras tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior, destacando a presença de articulação entre Universidade e Educação Básica na produção e divulgação científica. Tivemos, ainda, manuscritos de autoria de pesquisadores e pesquisadoras vinculados(as) a instituições internacionais, tais como: Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Universidad Nacional de Luján (Argentina), Universidade do Porto (Portugal), Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (Angola), Universidad Autónoma de Madri (Espanha), Universidad Castilla-La Mancha (Espanha), Universidad de Holguin (Cuba). Esperamos que a riqueza de temáticas e abordagens advindas de estudos e pesquisas em Educação desenvolvidas por pesquisadores e pesquisadoras de diferentes instituições contribua com a produção e socialização do conhecimento científico e, quiçá, inspire muitos e muitas para a continuidade da luta por um mundo mais humano, justo e igualitário.
- ItemEditorial(2019) COUTINHO, Luciana Cristina SalvattiA Revista HISTEDBR On-line, fruto de uma construção coletiva e plural, conta, nesse volume 19, primeiro em que adotamos a publicação contínua, com 04 artigos internacionais, 54 artigos nacionais e 1 resenha resultante de estudos e pesquisas com temáticas e abordagens variadas realizadas por pesquisadores vinculados a diferentes instituições do Brasil e do exterior, tais como: Universidad de Holguin (Cuba), Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), El Colegio de San Luis (México), Facultad de Ciencias de la Educación (Argentina), UFSCar, USP, UFES, Unesp, UESC, Centro Universitário Leonardo da Vinci, Unicamp, UFPA, Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA, UFV, UEL, IFMG, Fundação Herminio Ometto, Unimep, IFNMG, Unicentro, UNISO, UERJ, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava/PR, UNISC, UFRJ, UEM, IFRS, UFRGS, IFG, UFC, UFPel, Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, IFCE, UECE, Secretaria da Educação do Estado do Amapá, Centro Universitário Una, UCS, UFGD, Secretaria Estadual de Educação do Paraná/PR, ETERJ, PUC-RJ, IFAL, Unioeste, IFBA, Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha-RS, Colégio Pedro II, UnB, UFSM, UFRRJ, UESB, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/SC, UDESC, IFMA, UFG, UFMA.
- ItemEditorial(2021) COUTINHO, Luciana Cristina SalvattiNum contexto de incertezas, perda de direitos sociais, avanço das privatizações, aumento das desigualdades sociais e educacionais, continuidade da Pandemia da COVID19 que tem provocado a morte de milhares de pessoas, manter o trabalho acadêmico e de divulgação científica comprometida com a transformação social são expressões de resistência e de luta. Nesse cenário, a Revista Histedbr On-line publica em 2021 o volume 21, contando com 54 artigo e 5 resenhas, abordando temáticas e perspectivas analíticas diversas, marca da história desse periódico. A vinculação institucional dos(as) autores(as) dos manuscritos publicados nesse volume é diversa, tanto nacional quanto internacionalmente: UNIOESTE, Rede Estadual de Ensino do Paraná, Prefeitura Municipal de Chopinzinho, Unicentro, UFOPA, UFMS, Universidade Rovuma (Moçambique), UFAM, UFPA, Prefeitura de Altamira/PA, UFSM, IFRS, IFFar, PUC-Goiás, UFT, UFF, UFS, UNIR, Rede Estadual de Ensino de Rondônia, UFV, UPE, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, IF Sudeste MG, Universidade La Salle, UFSCar, UECE, UFPB, SDR Bahia, UESB, CEN, IFG, UFC, CEFET-MG, UEPG, UFES, PUC-PR, UFU, INSS, UTFPR, UFRN, IFPR, UEMG, Rede Municipal de Educação de Caetité/BA, Câmara Federal, UNEB, UNISUL, Prefeitura Municipal de Casemiro de Abreu, UNIRIO, USP, UEMS, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul, Unicamp, IFRO, UERJ, UFRRJ, UnB, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, UNESPAR, Secretaria de Educação do Maranhão, UNESP, Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Universidad de Oriente (Venezuela), IFSP, Universidad de Santiago (Chile), Universidad de Santiago de Compostela (Espanha), Universidad Nacional del Litoral (Argentina).
- ItemEditorial(2022) COUTINHO, Luciana Cristina SalvattiNum cenário, ainda, de adversidades, mas também de esperança dado o pleito presencial vivido nesse ano, é que a Revista Histedbr On-line publica em 2022 seu volume 22, contando com 55 artigos e 4 resenhas, abordando temáticas educacionais e perspectivas teórico-metodológicas diversificadas. A vinculação institucional das autoras e dos autores dos manuscritos publicados nesse volume é, também, diversa. Nacionalmente, contamos com colaborações de pesquisadores e pesquisadoras das seguintes instituições: Instituto Geremário Dantas, EMEIEF Prof. Affonso Basile/Angatuba/SP, Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR, Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras/RJ, Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT, Rede Estadual de Ensino do Paraná, Colégio Universitário Maranata, Rede Municipal de Ariquemes/RO, Rede Estadual de Minas Gerais, Associação Gente de Bem, Escola Judicial do Estado do Paraná, Secretaria Estadual de Educação do Maranhão, Secretaria Municipal de Educação de Panambi, Rede Pública Municipal João de Miriti, Escola Técnica Estadual do Estado de São Paulo, Centro Solidário de Educação Infantil de Uberlândia, Rede Municipal de Toledo, UFLA, Unicentro, UNIOESTE, UNESP, UFPR, UFOPA, UFMS, UNINOVE, UFPA, UFTM, PUC-PR, PUC-Goiás, UFT, UFF, UFRGS, UENP, UFAL, UFRRJ, UERJ, UFRGS, UNIR, Unicamp, IFMS, UFMG, UNIB, IF Baiano, IFBA, IF Sudeste MG, UniAnchieta, UFSCar, UESB, IFG, UFC, UEPG, PUC-SP, UFU, UNIFAP, UTFPR, IFPR, IFCE, IFSP, USP, UnB, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, UNESPAR, FURG, UEM, UFMT, IFMT, UFPB, UNIPAR, UFMA. Contamos, ainda, com a contribuição de autoras vinculadas a instituições internacionais, tais como: Universidad Nacional de Rosario (Argentina), Universidad de Oriente (Venezuela), Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales/FLACSO (Argentina), Universidad de Buenos Aires (Argentina). A diversidade temática, de abordagens e institucional é atravessada, contudo, por uma marca comum: a defesa intransigente por uma Educação efetivamente pública, laica, gratuita e de qualidade social para todas as pessoas, indistintamente.
- ItemEditorial(2017) COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; JACOMELI, Mara Regina MartinsO número 71 da Revista HISTEDBR Online seguindo sua tradição traz a público artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Nesse sentido, são 20 artigos, 2 resenhas e 4 resumos de dissertações e teses, escritos por autores(as) de diversas instituições de ensino superior nacionais e internacional, a saber: Universidade de Santiago de Chile – Chile, UEMS, UFPA, UFOPA, UFMS, UFPB, UFV, UFU, UFTM, UECE, UNOPAR, UEL, UNIFESP, FURG, UFT, UEBS, UFRJ, UNISUL. Os artigos disponíveis apresentam uma composição diversificada de textos publicados, tanto no que se refere aos temas tratados, quanto na multiplicidade de abordagens percebidas.
- ItemEditorial(2017) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; JACOMELI, Mara Regina Martins.O número 72 da Revista Histedbr on line reitera o compromisso do periódico com a produção e difusão de conhecimentos científicos, em meio a um contexto de grave contingenciamento de recursos para educação e a ciência. São publicados 14 artigos, que abordam os seguintes temas da área educacional: fundamentos, história, política e formação de professores. Com destaque para dois artigos que trazem as ideias de Antonio Gramsci (1891-1937), um dos maiores marxistas do século XX, no ano em que lembramos dos oitenta anos de sua morte.
- ItemEditorial(2018) COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; RODRIGUES, Fabiana de Cássia; JACOMELI, Mara Regina MartinsCom este número 78 da Revista HISTEDBR On-Line encerramos as publicações de 2018.Como sabido, a Revista HISTEDBR On-Line é um periódico que publica estudos e pesquisas desenvolvidos na área da Educação e que estabelecem diálogo entre História, Sociedade e Educação. Buscando inserir os debates contemporâneos no escopo da revista inauguramos, este ano, a Sessão Debates, além de termos destacado, nos editoriais, aspectos que consideramos relevantes para compreensão da conjuntura atual. Os próprios editoriais expressam esse movimento da história atual e, por isso, destacamos nesse último editorial alguns pontos importantes, reforçando-os como primordiais para compreensão do tempo presente. Encerramos o ano com a publicação na Sessão debates do Ensaio de Luiz Carlos de Freitas intitulado “ESCOLAS APRISIONADAS EM UMA DEMOCRACIA APRISIONADA: anotações para uma resistência propositiva” e, compondo ainda esse número 78, além do ensaio da Sessão debates, contamos com estudos e pesquisas com diferentes temáticas e abordagens realizados por pesquisadores vinculados a diferentes instituições Brasil e internacional, tais como: PUCPR, UEM, UFS, Unioeste, UFSCar, UFU, UEL, UTFPR, IFRJ, Universidade Franscicana, SME Cascavel, SME Aruarama, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Universidad Academia de Humanismo Cristiano e Universidad Andrés Bello (Chile).
- ItemEditorial(2018) SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; RODRIGUES, Fabiana de Cássia; JACOMELI, Mara Regina MartinsCom satisfação anunciamos a edição de número 76, da Revista Histedbr on-line, na qual inauguramos a seção debates com um artigo do professor Dermeval Saviani, bem como damos sequência ao nosso compromisso de socialização do conhecimento e do pensamento crítico publicando 14 (quatorze) artigos e 1 (uma) resenha a respeito de uma variedade de temáticas, períodos históricos da educação brasileira e de autores(as) vinculados(as) às diversas instituições escolares de ensino básico, profissional e superior nacionais e internacionais, conforme a lista, a seguir:Universidade de Fribourg – Suíça, UNICAMP, UNIFAL, UEFS, UEM, UFT, UNESPAR, UENP, PUC/PR, IFPR, UEPG, UFBA, UnB, UFPA, UFRA, Secretaria Estadual de Educação do Pará, UNESP/Mar.
- ItemEditorial(2018) COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; RODRIGUES, Fabiana de Cássia; JACOMELI, Mara Regina MartinsAnunciamos a publicação do 75º número da Revista HISTEDBR On-Line, inaugurando o ano de 2018. É oportuno reiterarmos, aqui, nosso compromisso para com a ampla socialização dos conhecimentos elaborados tendo como eixo central a relação entre história, sociedade e educação que se expressa em estudos e pesquisas realizados por pesquisadores vinculados à diferentes instituições Brasil afora (UNIUBE, UFU, UFPB, UEG, UNICAMP, UERJ, UFRN, UCDB, UnB, UNIFAP, UFSCar, UFPel, UCS), além de colaboração internacional (Chile), abordando diversas temáticas por diferentes perspectivas teórico-metodológicas, coerentes, portanto, com o princípio democrático que tão árdua e insistentemente os movimentos sociais populares têm lutado para garantir e que, na formação social brasileira, tem sua máxima expressão da Constituição Cidadã de 1988.
- ItemEditorial(2018) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; JACOMELI, Mara Regina MartinsPublicamos a Revista Histedbr On-line edição de número 77 em difíceis circunstâncias em meio às eleições presidenciais e do empobrecimento do debate público, assim, é da mais alta relevância propiciar intervenções de intelectuais que possam discutir substancialmente os temas educacionais e as dificuldades a enfrentar. A revista abarca um conjunto de quinze artigos, além do editorial. Com autores de diversas instituições do Brasil e da Argentina.
- ItemEditorial(2020) COUTINHO, Luciana Cristina SalvattiNum contexto de Pandemia da Covid-19 que agudiza as contradições inerentes ao modo de produção capitalista, escancarando as desigualdades sociais e educacionais e, ainda, num movimento ampliado de intensificação do trabalho docente pelo uso de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), a Revista Histedbr On-line publica, em 2020, seu 20o volume, com 58 artigos e uma entrevista, de forma contínua pelo segundo ano consecutivo. É imperioso, portanto, manifestarmos nosso profundo pesar pelo crescente número de vítimas que aumenta, diariamente, de forma exponencial. E, ainda, importa observar que se faz cada vez mais hercúleo o trabalho editorial. Seguindo a tendência da revista, os manuscritos possuem temáticas e abordagens variadas realizadas por pesquisadores vinculados a diferentes instituições do Brasil e do exterior, tais como: Universidad de Salamanca (Espanha), Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Universidad de La Habana (Cuba), Universidad Nacional de Entre Ríos (Argentina), UFPA, UFOPA, UFF, UNIOESTE, UEL, Unicamp, UFG, IFSP, UFSCar, UERJ, UESB, UFRJ, IFS, Unit, USP, Unimep, UFPB, UEM, UEPA, UFBA, UFCG, IFPR, UEL, UEPG, UFPel, UFPR, UNESPAR, UFES, UNIR, UESC, PUC-Campinas, UFMA, UENP, UFU, IFC, UFJF, UERN, UFMG, UEMS, Sociedade Educacional Furtado Aguiar, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Colégio de Aplicação Pio XII, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Educação do Estado do Espiríto Santo, Prefeitura Municipal de Londrina, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Moju, Prefeitura Municipal de Salto de Pirapora, Prefeitura Municipal de Astorga e Prefeitura Municipal de Cametá.
- ItemEditorial(2017) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; JACOMELI, Mara Regina MartinsEncerrando as publicações de 2017, o número 74, da Revista Histedbr on-line, apresenta para o público mais uma edição com temáticas variadas da área da educação, com destaque mais uma vez aos cem anos da Revolução Russa, além de artigos que abordam diferentes períodos da história da educação, advindos da produção de pesquisadores de diferentes regiões e universidades do Brasil.
- ItemTrabalho e ensino de história na região de Sorocaba: a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática de docentes da Rede Pública Estadual(2023) COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; CAPUCHO, Vera Alves Crispim; MARINHO, Genilson Cordeiro; ELOY, Adriana Cristina MoraisA pesquisa teve como objetivo analisar a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática de professores(as) de História da rede pública estadual paulista da região metropolitana de Sorocaba/SP. Com fundamentação no materialismo histórico-dialético, a investigação apoiou-se na revisão bibliográfica sobre a historiografia em sua interface com as concepções pedagógicas e o ensino de história, tendo a coleta de dados advinda da aplicação de questionário estruturado junto a 57 professores(as). Dentre os resultados se evidenciou que o ensino de história é fortemente influenciado pelas novas tendências historiográficas contemporâneas de modo tácito no contexto das políticas neoliberais educacionais em curso, sobretudo as que incidem sobre o currículo escolar.