Apontamentos iniciais sobre qualidade educacional: resultados do IDEB e fatores socioeconômicos
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
1132-1148
Idioma(s)
Fonte
Fonte
Araraquara
11
3
jul./set.
11
3
jul./set.
Resumo
Este trabalho aponta uma discussão inicial sobre a qualidade da educação brasileira obtida através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Foi elaborado a partir da abordagem qualitativa com análise documental e bibliográfica, utilizando dados do IDEB, taxas de analfabetismo, Produto Interno Bruto per capita, Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados brasileiros.
This paper brings a initial discussion about brazilian education quality, obtained through the IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Brazilian Education Development Index). This work was drawn from a qualitative approach together documentary and bibliographic analisys, using IDEB data, illiteracy rate, GDP per capita, GDP and Human Development Index (HDI) of brazilian states.
Este trabajo presenta una discusión inicial sobre la calidad de la educación brasileña observada por medio del “Índice de Desarrollo de la Educación Básica” (IDEB). Fue elaborado desde el abordaje cualitativo con análisis documental y bibliográfico, utilizando datos del IDEB, tasas de analfabetismo, Producto Interno Bruto per capita, Producto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desarrollo Humano (IDH) de los estados brasileños.
This paper brings a initial discussion about brazilian education quality, obtained through the IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Brazilian Education Development Index). This work was drawn from a qualitative approach together documentary and bibliographic analisys, using IDEB data, illiteracy rate, GDP per capita, GDP and Human Development Index (HDI) of brazilian states.
Este trabajo presenta una discusión inicial sobre la calidad de la educación brasileña observada por medio del “Índice de Desarrollo de la Educación Básica” (IDEB). Fue elaborado desde el abordaje cualitativo con análisis documental y bibliográfico, utilizando datos del IDEB, tasas de analfabetismo, Producto Interno Bruto per capita, Producto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desarrollo Humano (IDH) de los estados brasileños.
Descrição
Palavras-chave
Qualidade educacional, IDEB, Fatores socioeconômicos, Políticas educacionais, Education quality, Socioeconomic factors, Educational policy, Calidad educacional, IDEB, Factores socioeconómicos, Políticas educacionales
Citação
MELLO, Liliane Ribeiro de; BERTAGNA, Regiane Helena. Apontamentos iniciais sobre qualidade educacional: resultados do IDEB e fatores socioeconômicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1132-1148, jul/set. 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.6168. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6168. Acesso em: 2022-10-13