Navegando por Autor "BERTAGNA, Regiane Helena"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item20 anos de produção científica sobre o SARESP (1996-2016): reflexões acerca dos desdobramentos na prática docente e da privatização(2018) TORREZAN, Hayla Emanuelle; BERTAGNA, Regiane Helena; NAKAMURA, Henrique KendiNeste trabalho, socializamos os resultados da produção científica brasileira (dissertações e teses) sobre o SARESP (1996-2016), além das possíveis relações entre esta avaliação e as formas de privatização que permeiam o cenário educacional.
- ItemApontamentos iniciais sobre qualidade educacional: resultados do IDEB e fatores socioeconômicos(2016) MELLO, Liliane Ribeiro de; BERTAGNA, Regiane HelenaEste trabalho aponta uma discussão inicial sobre a qualidade da educação brasileira obtida através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Foi elaborado a partir da abordagem qualitativa com análise documental e bibliográfica, utilizando dados do IDEB, taxas de analfabetismo, Produto Interno Bruto per capita, Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados brasileiros.
- ItemAvaliação das competências socioemocionais: expansão do setor privado na educação paulista?(2024) BERTAGNA, Regiane Helena; FARIA, Julia Costa de; MURARI, Gabrielly Luiza IsabelaO artigo apresenta o mapeamento da avaliação em larga escala de competências socioemocionais desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) nas redes estaduais de ensino na região Sudeste do Brasil com o objetivo de analisar essa proposta avaliativa, especificamente no estado de São Paulo. Por meio de pesquisa qualitativa em documentos institucionais e materiais de comunicação das secretarias de educação e do IAS (totalizando 40), desvela-se a presença do instituto na região Sudeste e, em São Paulo, efetivamente a partir da aplicação da avaliação socioemocional em larga escala. Dessa forma, evidencia-se a incidência do IAS na política educacional para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio disseminando as ideias do setor empresarial/privado na educação pública.
- ItemAvaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela(2010) BERTAGNA, Regiane HelenaThis paper approaches the understanding of assessment during the implementation of the Continued Progression System in the State of São Paulo (São Paulo [State], 1997). By means of qualitative research, the intricate aspects of our schooling reality were