Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BERTAGNA, Regiane Helena"

Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    20 anos de produção científica sobre o SARESP (1996-2016): reflexões acerca dos desdobramentos na prática docente e da privatização
    (2018) TORREZAN, Hayla Emanuelle; BERTAGNA, Regiane Helena; NAKAMURA, Henrique Kendi
    Neste trabalho, socializamos os resultados da produção científica brasileira (dissertações e teses) sobre o SARESP (1996-2016), além das possíveis relações entre esta avaliação e as formas de privatização que permeiam o cenário educacional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Apontamentos iniciais sobre qualidade educacional: resultados do IDEB e fatores socioeconômicos
    (2016) MELLO, Liliane Ribeiro de; BERTAGNA, Regiane Helena
    Este trabalho aponta uma discussão inicial sobre a qualidade da educação brasileira obtida através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Foi elaborado a partir da abordagem qualitativa com análise documental e bibliográfica, utilizando dados do IDEB, taxas de analfabetismo, Produto Interno Bruto per capita, Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados brasileiros.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação das competências socioemocionais: expansão do setor privado na educação paulista?
    (2024) BERTAGNA, Regiane Helena; FARIA, Julia Costa de; MURARI, Gabrielly Luiza Isabela
    O artigo apresenta o mapeamento da avaliação em larga escala de competências socioemocionais desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) nas redes estaduais de ensino na região Sudeste do Brasil com o objetivo de analisar essa proposta avaliativa, especificamente no estado de São Paulo. Por meio de pesquisa qualitativa em documentos institucionais e materiais de comunicação das secretarias de educação e do IAS (totalizando 40), desvela-se a presença do instituto na região Sudeste e, em São Paulo, efetivamente a partir da aplicação da avaliação socioemocional em larga escala. Dessa forma, evidencia-se a incidência do IAS na política educacional para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio disseminando as ideias do setor empresarial/privado na educação pública.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela
    (2010) BERTAGNA, Regiane Helena
    This paper approaches the understanding of assessment during the implementation of the Continued Progression System in the State of São Paulo (São Paulo [State], 1997). By means of qualitative research, the intricate aspects of our schooling reality were

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão