Pro-Posições
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Pro-Posições é um fórum para a apresentação e discussão de novas pesquisas e abordagens teóricas que, independentemente da área de conhecimento, contribuam para a reflexão crítica sobre as várias dimensões da Educação. A revista acolhe a produção original do campo e publica artigos em diferentes formatos, gêneros e estilos.
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Submissões Recentes
- ItemProjeto Pesquisa-Ação Participante: entrevista com Ernesto Morales Morales sobre uma Política Pública de formação para a cidadania em Barcelona(2023) HOMMA, Luana Hanaê Gabriel; CORRÊA, MireleA entrevista com o professor Dr. Ernesto Morales Morales, do Instituto de Governo e Políticas Públicas (IGOP), da Universidade Autônoma de Barcelona, traz uma análise do projeto Pesquisa-Ação Participante (IAP, do castelhano Investigación-Acción Participativa), levado à frente pelo professor – atual coordenador – e outros pesquisadores/estudantes desde 2013. São nove anos em que o projeto vem se caracterizando como uma política pública de formação social para a cidadania que, com financiamento da Prefeitura de Barcelona, vem aproximando a universidade das escolas públicas da região. A IAP busca investigar e atuar nos problemas locais, melhorando as questões em torno das desigualdades sociais emergidas pelas crises que assolaram o mundo em 2008. O professor indica as bases fundacionais do projeto, seu desenvolvimento ao longo dos anos, uma avaliação de seu andamento e suas possibilidades para o futuro, indicando ser esta uma política que, mesmo diante de desafios a serem superados, se mostra com enorme capacidade de produzir efeitos positivos ao que se espera de sujeitos integrantes de uma sociedade democrática, cidadã e de direitos.
- ItemProcessos de emancipação na América Central: civilizar, educar e instruir (1820-1821)(2023) GARCÍA LAÍNEZ, Andrés EduardoEm 15 de setembro de 1821, a América Central declarou sua independência do Império Espanhol. Previamente, circularam os jornais El Editor Constitucional e El Amigo de La Patria, configurando a opinião pública a respeito do iminente acontecimento. Com esse quadro, o presente trabalho procura examinar a relevância da comemoração da data a partir da análise do jogo enunciativo da liberdade moderada. O resultado deste exercício mostra uma série de representações organizadas em uma espécie de hierarquia intelectual que pretendia orientar as linhas políticas do novo processo, apontando, sempre, a moderação como elemento civilizador. Isto leva a refletir sobre a sedimentação da liberdade moderada e seus efeitos prévios às comemorações do Bicentenário de Independência na população hondurenha.
- ItemA construção da identidade moçambicana colonial e pós-colonial através de projetos de escolarização: desde 1930 até 1990(2023) ZIMBICO, OctavioA construção da identidade através de projetos de escolarização primária em Moçambique colonial (de 1930 a 1974) e pós-colonial (de 1975 a 1990) está no centro de debate deste texto, que tem como problema o fato de as taxas de admissão, escolarização, conclusão e evasão escolar, em ambos os períodos, terem estado abaixo das expectativas, o que apresenta o desafio de identificar os fatores e os mecanismos desta tendência e de refletir para entender este fenômeno. O objetivo é compreender a escolarização, diante de projetos educativos antagónicos: por um lado, o colonial, através do qual a máquina política e administrativa colonial pretendia civilizar, dominar e explorar os nativos; por outro, o projeto educativo moçambicano pós-independência, por meio do qual se pretendia formar o “homem novo”. Em termos metodológicos, a revisão bibliográfica, a análise da legislação, as estatísticas e os conteúdos da Revista Tempo constituíram a base de sustentação deste texto. Os principais achados evidenciam: primeiro, que fatores políticos e económicos, tanto no período colonial, assim como no pós-colonial, comprometeram os esforços de universalização do ensino; segundo, que os dois projetos pretendiam formar os moçambicanos de acordo com os seus objetivos e princípios, tendo prevalecido a mentalidade libertária sobre a de dominação e alienação.
- ItemSobre a questão da psicologia da criação pelo ator(2023) VIGOTSKI, L. S.A questão da psicologia do ator e da criação teatral é a um tempo extremamente antiga e inteiramente nova. Por um lado, não havia, ao que parece, nenhum pedagogo ou crítico teatral significativo, nenhum homem de teatro de modo geral que, de uma forma ou de outra, não tenha colocado essa questão e que, em sua atividade prática, de docência e em avaliações não tenha partido de alguma compreensão da psicologia do ator. Muitos profissionais do teatro criaram sistemas excessivamente complexos para a interpretação do ator, nos quais encontraram expressão concreta não apenas às aspirações puramente artísticas de seus autores, aos cânones do estilo, mas também aos sistemas de psicologia prática da criação pelo ator. É o caso, por exemplo, do famoso sistema de K. S. Stanislávski, cuja formulação teórica completa nós, infelizmente, ainda não temos.
- ItemLa Independencia de México vista desde la escuela: la historia y su escritura en los libros de texto, 1821-1911(2023) MENÍNDEZ-MARTÍNEZ, RosalíaEm setembro de 1821, a Nova Espanha, o reino mais próspero e rico do império espanhol no século 18, tornou-se um estado independente. A nova nação com um vasto território e habitantes dispersos naquele espaço não se reconhecia como cidadã ou como mexicana. A nação exigia unidade, identidade e um senso de pertencimento; Para isso, foram necessárias várias estratégias propostas pelas elites intelectuais e políticas. Em consenso, concordaram sobre a necessidade urgente de escrever e ensinar uma história nacional alimentada por tradições, momentos míticos e heróis, além da construção de uma série de valores cívicos que gerariam a lealdade dos cidadãos à sua nova nação. O assunto demorou vários anos, a primeira metade do século foi de várias e boas tentativas. O objetivo de atingir os conteúdos escolares foi alcançado na segunda década do século, e a escola era o espaço de reprodução e transmissão do novo discurso histórico que, aos poucos, foi sendo introduzido nos primeiros livros didáticos. Este artigo tem como objetivo analisar a Independência do México apresentada nos primeiros livros didáticos a fim de conhecer os esforços de formação histórica de novos cidadãos, talvez com o tema mais emblemático da história nacional.