Travessias
URI Permanente para esta coleção
Travessias é uma publicação do Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto tem como objetivo divulgar pesquisas e estudos de professores e alunos pesquisadores ligados à educação, cultura, linguagem e arte, aos pesquisadores que pesquisam sobre essas temáticas sob as formas de artigos, ensaios, imagens e sons, documentos e fontes, resenhas, traduções e criação literária.
Descrição
Navegar
Navegando Travessias por Assunto "Adaptação"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDuas versões de uma mesma mulher: como a contemporaneidade deu voz a Georgiana Darcy em The Lizzie Bennet diaries(2023) BATISTA, Elizabete dos Santos Leiros; BECKER, Marcia ReginaA websérie The Lizzie Bennet Diaries (TLBD) de 2012-2013 foi uma adaptação contemporânea do clássico escrito por Jane Austen, Orgulho e Preconceito (1813). Contada a partir de uma narrativa transmídia, isto é, utilizando diferentes mídias e contando com a participação ativa do público, TLBD conseguiu dar destaque em sua história às personagens femininas presentes na narrativa. Este artigo analisa a personagem Georgiana Darcy, como apresentada em Orgulho e Preconceito, e a transposição feita para o século XXI, na websérie, estabelecendo uma comparação entre a participação e influência da personagem na trama de ambas as obras. O artigo destaca também como a mudança de contexto e a narrativa transmídia empregada possibilitaram uma amplificação e protagonismo da personagem Georgiana na adaptação. Para tanto, a pesquisa se baseou nas teorias da adaptação e da narrativa transmídia, assim como no estudo do romance e da websérie. A partir da análise, notou-se que em Orgulho e Preconceito, a Srta. Darcy tem um papel pequeno na trama, pois pouco se vê da personagem e sequer ouvimos sua voz. Já em TLBD, apesar de Georgiana também ser uma personagem secundária, a ela são dados momentos de protagonismo em episódio(s) crucial(is) da trama, graças às diferentes mídias empregadas. A Georgiana moderna é uma mulher mais segura de si, que tem opinião e voz própria, refletindo a posição das mulheres na sociedade atual.
- ItemEducação em tempos de pandemia: ensino remoto pela visão docente nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo na Universidade Franciscana(2021) BARRETO, Carlos Henrique da Costa; GHISLENI, Taís Steffenello Ghisleni; BECKER, Elsbeth Léia SpodeInserido no tema de ensino em tempos de pandemia, este é um estudo bibliográfico exploratório da Comunicação Social que foi desenvolvido na Universidade Franciscana e aplicado diretamente ao corpo docente dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo com o objetivo geral de compreender os impactos do Ensino Remoto – adotado pela instituição – nas suas metodologias e dinâmicas tradicionais. Para coleta de informações, um questionário via Google Forms foi elaborado a partir de dois diferentes grupos de autores como base teórica: Moreira, Henriques e Barros (2020) e Petermann et al (2020). Da interpretação de seus trabalhos, adaptamos 3 seções de questões em nosso estudo: 1) questões sobre os planejamentos docentes; 2) questões sobre as tecnologias utilizadas no ensino remoto; e 3) uma avaliação conduzida ao docente para refletir sobre sua adaptação ao formato. O questionário foi enviado a um total de 20 docentes divididos entre os cursos e, positivamente, obteve-se o número máximo das respostas. Como resultados, pudemos compreender o panorama de Ensino Remoto pela Comunicação Social na Universidade Franciscana: um corpo docente adaptado e seguro para lecionar neste modelo – mesmo apesar das adversidades encontradas – reconhecendo as mudanças tecnológicas e metodológicas desse cenário como oportunidades para “hibridizar” o ensino (mesmo no futuro, após a pandemia) ressignificando a aprendizagem com as tecnologias contemporâneas da Era Digital e da Informação e da Comunicação.
- ItemLabirintos autorais: a adaptação fílmica de In the tall grass, de Stephen King e Joe Hill(2021) RODRIGUES JÚNIOR, Edson JoséO presente artigo tem por objetivo realizar um estudo sobre as estratégias adaptativas empregadas no processo de remidiação do conto “In the tall grass” (2012), de Stephen King e Joe Hill, para a linguagem cinematográfica do streaming. Para tanto, nos propomos a realizar uma leitura imanente pautada nos aspectos formais e temáticos das duas obras: alterações e permanências de elementos narrativos, rupturas e continuidades formais e simbólicas, além das escolhas e recursos da linguagem cinematográfica empregados pelo adaptador Vincenzo Natali, bem como suas (possíveis) motivações. Para tanto, nos embasamos nas teorias acerca do processo de adaptação propostas por Stam (2000), Bolter e Grusin (2000), Ondaatje (2002) e Hutcheon (2013). A partir da análise, concluimos que, com a tarefa de não apenas reconfigurar uma obra literária para o modo de engajamento audiovisual mas, além disso, expandir uma narrativa curta para a duração de um filme longa-metragem, Natali lança mão de estratégias voltadas para a adaptabilidade do material-fonte e para a aceitabilidade mercadológica de seu filme, a saber: ampliação da participação dos personagens secundários e terciários; adição de um herói arquetípico como protagonista; ampliação dos cenários do conto, inserção de elementos sci-fi e do horror slasher. Ademais, muitos elementos da sintaxe cinematográfica são utilizados para transportar para a tela a tensão e a opressão do locus horribilis retratado no conto, tais como: tomadas aéreas do matagal; planos-detalhe em elementos da natureza; quadros abertos para estabelecer a localização dos personagens.