Revista Diálogo Educacional
URI Permanente para esta coleção
Revista Diálogo Educacional é uma publicação trimestral, com artigos científicos originais e de revisão, destinados à área da Educação, focalizando formação de professores e pensamento educacional brasileiro, direcionados aos profissionais de áreas afins. A responsabilidade é do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil, que se destina a divulgar a produção acadêmica e científica de pesquisadores(as) e grupos de pesquisa nacionais e internacionais para promover o debate na área.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Diálogo Educacional por Classificação "Nível técnico"
Agora exibindo 1 - 20 de 23
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA cidade como foco de análise em pesquisas no campo do currículo(2022) THIESEN, Juares da Silva; PONCE, Branca JuremaA finalidade do artigo é destacar a contribuição dos estudos curriculares no debate da relação entre currículo escolar e vida na cidade, tomando-se como pressupostos que os territórios da cidade educam, que seus espaços constituem currículos abertos a experiências, aprendizagens e desenvolvimento humano e que a formação pode se tornar mais ampla e significativa quando a escola passa a conceber a cidade como constituinte de seu currículo. O trabalho é resultado da produção de um estado do conhecimento sobre o referido tema, ancorado por uma discussão de fundo teórico. No texto, inicialmente apresentamos o resultado do estado do conhecimento, visando revelar o que já existe de produção científica no Brasil tratando da relação currículo e vida na cidade. Em seguida, caracterizamos brevemente nossa compreensão teórica sobre essa relação e, na última seção, com base nos indicativos das duas primeiras, apontamos possíveis lacunas e possibilidades de pesquisa como desafios para o campo dos estudos curriculares. Entre outros aspectos, o trabalho revela haver significativa produção científica relacionada com o tema, conduzida especialmente por áreas científicas e de conhecimento tais como a geografia, a arquitetura, a educação física, a história da educação, entre outras. A participação de pesquisadores filiados ao campo dos estudos curriculares tem sido baixa nessa produção, por isso a integração mais substantiva na relação currículo-cidade segue constituindo um grande desafio para a formação escolar.
- ItemA matematização da pedagogia: vestígios do cientificismo nas escolas paranaenses(2022) CARAÇATO, Viviane De Oliveira Berloffa; MACHADO, Maria Cristina Gomes; LUCAS, Maria Angélica Olivo FranciscoEste artigo é fruto da pesquisa realizada para a tese de doutorado intitulada “Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova”. A pesquisa, bibliográfica e documental tem como objetivo apreender as ações implementadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais (CEPE) na segunda metade da década de 1950 e busca responder à questão norteadora: quais vestígios da matematização da pedagogia podem ser apreendidos nas fontes históricas que fazem parte do acervo pessoal da Professora Pórcia Guimarães Alves, uma representante da Avaliação Objetiva? A investigação, orientada pela História Cultural, tem como conceitos norteadores o de cultura escolar (JULIA, 2001), estratégias e táticas (DE CERTEAU, 2011), e os estudos sobre pedagogia científica (VALENTE, 2016) e (PINHEIRO; VALENTE, 2015). O estudo mostrou forte movimento de observação e direcionamento do ensino, tal que os estudos realizados pelo CEPE, por meio de ferramentas estatísticas, quantificavam o aprendizado e ampliavam a prática de novas estratégias metodológicas e avaliativas a partir de experiências que levavam em consideração os conhecimentos matemáticos. Também foi possível constatar que as práticas inovadoras, adotadas pelas escolas primárias no período de estudo, revelam a preocupação com a matematização da pedagogia e a adoção de critérios e processos que assegurem a objetividade na verificação do rendimento escolar a partir de práticas pedagógicas orientadas e organizadas pelo Centro de Demonstração do Ensino Primário do Paraná.
- ItemApresentação: Estudos sobre educação(2023) VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque PianovskiNeste número, a Revista Diálogo Educacional publica artigos de demanda contínua, relativos a temas que se inserem em seu foco e escopo e que têm grande apelo entre os professores e pesquisadores de nosso país. Tais são estudos sobre formação de professores, Paulo Freire, aprendizagem com apoio em tecnologias educacionais, esfera educacional pública, reforma do ensino médio, judicialização dos conflitos escolares e, por último, artigos de revisão sistemática, sobre os quais se vem debruçando a comunidade de pesquisadores da área educacional. Pela atualidade que aportam, essas pesquisas refletem temas que traduzem as mais recentes inquietações daqueles que se dedicam à educação e cujos resultados foram submetidos a este periódico.
- ItemArquivos pessoais e/na educação: passados reinscritos no presente(2022) VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; CUNHA, Maria Teresa Santos; ALMEIDA, Doris Bittencourt; ERMEL, Tatiane de Freitas; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque PianovskiO campo acadêmico geral da História e, especialmente, da História da Educação, neste século XXI, presencia a ocorrência de uma fascinação por guardar, materializada naobsessão pela memória, visível em nossa cultura histórica pela presença e criação constante de museus, centros de memória, arquivos. Tal fato torna-se, cada vez mais, uma demanda dos nossos dias e tem feito emergir uma necessidade de preservação documental, materializada (HUYSSEN, 2000, p.9-14) em um novo estatuto teórico e metodológico, que considera os arquivos pessoais como conjuntos de papéis/objetos, material audiovisual ou iconográfico, produzidos, em geral, na intimidade e reunidos no decurso da vida de uma pessoa (BELLOTO, 2014).
- ItemClasses hospitalares: um estudo das produções do Congresso Nacional de Educação (EDUCERE)(2023) FAVORETTO, Irlaine; BÔAS, Lúcia Villas; ENS, Romilda TeodoraEste artigo analisa produções da base de dados dos Anais do Congresso Nacional de Educação – EDUCERE (PUCPR) acerca das classes hospitalares, segmento da educação que viabiliza o início ou a continuidade do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes que, por estarem internados, encontram-se afastados da escola. Para tanto, realizamos uma seleção dos trabalhos, no período de 2008 a 2019, nas modalidades de apresentação do evento (comunicação, mesa redonda, pôster e relato de experiência) que continham os termos classe(s) hospitalar(es), docência hospitalar, educação hospitalar, escola no hospital, hospitalização escolarizada e professor hospitalar no título, no resumo e/ou nas palavras-chave independentemente do eixo temático. A seleção culminou em 56 trabalhos em que os resumos, após processados pelo programa de estatística textual Alceste, geraram cinco classes cujas análises evidenciaram: um enfoque na figura do professor e sua atuação em sala do hospital (Classe 1), a identidade profissional (Classe 2) e as tensões da classe (Classe 3); questões relacionadas à implantação de classes hospitalares situada na interface entre as áreas da educação e saúde, em nível nacional (Classe 4) e em nível estadual (Classe 5). Frente aos resultados, destacamos a relevância de estudos que explorem o conhecimento já produzido com vistas a gerar novas pesquisas que satisfaçam ou incrementem as questões que ficaram em aberto de modo a potencializar a possiblidade de um movimento harmonioso entre as áreas da educação e da saúde.
- ItemDesafios e possibilidades na pesquisa com crianças: sob a perspectiva de quem investiga(2023) NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; XAVIER, Eneusa Mariza Pinto; ARRIADA, EduardoO artigo tem como temática a pesquisa com crianças. Apresenta dados de uma investigação realizada entre os anos de 2017 e 2019, a partir da etnografia interacional e observação participante. O objetivo da pesquisa foi analisar as práticas de letramento em um grupo de estudos bíblicos, da Igreja Evangélica Pentecostal Casa de Oração, situada em uma comunidade rural no interior do Rio Grande do Sul. Neste texto, o foco foi na perspectiva de quem investiga, a fim de identificar os desafios, as possibilidades e as negociações estabelecidas no momento de entrada no campo empírico, a partir das escritas no diário de campo. Dentre os aspectos discutidos no texto, destacam-se as negociações e os ajustes que foram sendo feitos tanto no início, quanto no decorrer das observações; os indícios de rejeição e aceitação da pesquisadora pelas crianças; os movimentos realizados entre teoria e a realidade observada, visando conhecer e compreender o fenômeno investigado e buscando se despir de preconceitos. Aspecto esse que exigiu um exercício constante da pesquisadora, uma vez que, observou-se um choque cultural, causado pelo estranhamento quanto às práticas pentecostais. As falas das crianças permitem compreender como elas pensam, sentem e valorizam alguns aspectos da cultura compartilhada com adultos, no contexto que estão inseridas. Os significados que elas atribuem às palavras, geralmente estão vinculados ao contexto da Igreja Evangélica Pentecostal que elas vivenciam cotidianamente. As crianças demonstram uma postura de evangelizadores, expressando aquilo que vivenciam no grupo de estudos bíblicos.
- ItemEducação profissional e tecnológica: formação e práxis(2022) VIEIRA, Alboni Dudeque Pianovski; MONTERO-PEDRERA, Ana María; CASTAMAN, Ana Sara; ZUCOLOTTO, Andréia ModrzejewskiPor Educação Profissional, no Brasil, entende-se: [...] uma formação geral, ampla e integrada aosmdireitos de cidadania e aos elementos específicos da preparação para o trabalho, que lhes permita o exercício técnico de uma ocupação ou profissão, com a compreensão da realidade cotidiana da sobrevivência e a capacidade de enfrentamento crítico e transformador do mundo do trabalho, onde se incluem a produção e os produtores, a reestruturação produtiva, novas tecnologias e nova organização do trabalho, desemprego estrutural, subemprego e estratégias solidárias diante da precarização do trabalho (FRANCO, 2000, p. 219-220).
- ItemEscala brasileira de engajamento docente: mensurando o nível de envolvimento dos professores com o processo de ensino e aprendizagem(2022) NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do; PADILHA, Maria Auxiliadora SoaresCompreender os motivos e as consequências do engajamento docente é fundamental para melhorarmos as condições de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino em nosso país. Pesquisas mostraram que mundialmente há três instrumentos utilizados para mensurar o engajamento dos professores: UWES, ETS e ITEI. Com base nesse fato foi proposta a Escala Brasileira de Engajamento Docente (EBED); porém, ela ainda não havia sido testada, o que gerou a seguinte inquietação: a escala de engajamento docente proposta é capaz de mensurar o nível de envolvimento dos professores com a aprendizagem dos estudantes no contexto da educação brasileira? Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo geral foi experimentar a escala de engajamento docente proposta para mensurar o nível de envolvimento dos professores com a aprendizagem dos estudantes no contexto da educação brasileira. Desse modo, os objetivos específicos foram estabelecer as dimensões de engajamento docente e identificar as formas de leitura e interpretação dos resultados da escala. Além das estatísticas descritivas, outros testes foram feitos: Alfa de Cronbach, teste de Bartlett, Kaiser–Meyer–Olkin (KMO) e Análise Fatorial Exploratória (AFE). Por fim, os resultados apresentaram que a EBED é capaz de promover três análises sobre o engajamento docente: uma geral, da aprendizagem dos estudantes, uma por dimensão (cognitivo, emocional, institucional, pedagógico e social) e uma por indicadores específicos. Utilizar a EBED permitirá às instituições de ensino pensar em estratégias que promovam maior engajamento dos professores, além de criar programas para cuidar dos docentes que precisam de suporte para se engajar quando estiverem desmotivados, com problemas pessoais e profissionais.
- ItemEscolas criativas, complexidade e consciência planetária(2022) PEDROSO, Daniele Saheb; ZEWIEREWICZ, Marlene; MAURA, Maria Antònia Pujol; VIEIRA, Alboni Dudeque PianovskiO dossiê Escolas criativas, complexidade e consciência planetáriatem como proposta apresentar diferentes pesquisas que versam sobre a necessidade de mudanças paradigmáticas nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, as análises envolvem reflexões e práticas que buscam elucidar anecessidade de superação de iniciativas pautadas na fragmentação do conhecimento e no distanciamento entre as disciplinas e dessas em relação à realidade.
- ItemFormação profissional, processos educativos e evasão(2022) SANTOS, Jullyana Souza; SILVA, Matheus BernardoEste artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado em educação que procurou investigar as aproximações entre evasão e processos educativos na formação profissional. Estabeleceu-se como objetivo analisar a compreensão de professores sobre a relação entre evasão e processo educativo em um determinado curso técnico de um Instituto Federal localizado na Região Nordeste do Brasil. Partiu-se da hipótese de que a formação profissional dos docentes integrantes do curso em análise, predominantemente técnica, pode contribuir, mesmo que indiretamente, para a evasão. Tomaram-se como referencial teórico-metodológico elementos do materialismo histórico-dialético e, por consequência, da teoria pedagógica histórico-crítica, no que se refere à concepção de educação e à função social do professor. Como procedimentos metodológicos, foi aplicado um questionário e realizada uma entrevista semiestruturada com os seis professores que compõem o corpo docente do curso em análise. Os resultados apontam que, a partir do olhar dos professores, não se estabelece uma reflexão sobre a falta de formação pedagógica coesa como uma das dimensões que implicam o elevado índice de evasão. Constata-se uma visão pragmática de educação, reforçando a ideia produtivista da educação profissional. Contrapondo tal cenário, aponta-se como fundamental a formação pedagógica dos professores por meio da pedagogia histórico-crítica que culmine na formação integral dos alunos.
- ItemHistória e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes(2022) SILVA, João Carlos da; RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque PianovskiEste Dossiê, intitulado História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes é resultado de um processo de estudos e pesquisas sobre a História da educação paranaense. Tem como objetivo disseminar a produção acadêmica resultante de pesquisas desenvolvidas em diferentes níveis e instituições. Reúne um conjunto de 16 artigos que tem como foco central a história das instituições escolares no Paraná, com contribuições de pesquisadores jovens e experientes de diferentes instituições e regiões do Estado.
- ItemInfluências das relações afetivas entre professores e estudantes no processo de formação(2022) RIBEIRO, Marinalva Lopes; RIBEIRO, Yuri Hamayano Lopes; MOTA, Clebson dos SantosRelações afetivas entre professores e estudantes influenciam positiva ou negativamente o processo de aprendizagem. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa descritiva de delineamento qualitativo que teve como objetivo compreender a influência da relação afetiva entre professores e estudantes do Curso de Educação Física de uma universidade pública da Bahia, no processo de formação acadêmica. O estudo contou com a colaboração de sete estudantes e quatro professores do referido curso, os quais participaram de entrevistas semiestruturadas do tipo questões estímulo. A análise dos dados foi realizada mediante a técnica Análise de Conteúdo. Os principais resultados indicam que a afetividade, na concepção dos sujeitos que participaram da pesquisa, apresenta diferentes sentidos que se intercruzam, tais como: possibilita um clima propício de aproximação, compreensão, confiança e respeito mútuo, o que favorece a construção de conhecimentos pelos estudantes que se encontram em formação. Contudo, quando a relação entre professores e estudantes é marcada por distanciamento, poder hierárquico e atitudes de soberba, podem ocorrer resultados contraproducentes para a vida acadêmica e pessoal dos graduandos que se sentem desamparados e desmotivados. Muitas vezes, eles passam a rejeitar os professores e os componentes curriculares ministrados, podendo levar a desistências e atrasos no processo de formação inicial.
- ItemInstitutos Federais e oferta de cursos de formação de professores: avanços, desafios e possibilidades(2022) MATTOS, Sandra Maria Nascimento de; MATTOS, José Roberto Linhares de; SILVA, Romaro AntonioO presente trabalho surge da motivação dos pesquisadores em analisar os avanços e desafios dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil – IFs, após 13 (treze) anos de sua criação, realizada pela Lei n.º 11.892 de dezembro de 2008. O delineamento do trabalho versa sobre o atendimento de 20% da oferta de vagas para cursos de formação de professores, trazendo uma análise do percentual atingido por cada IF, bem como dados que refletem as taxas de evasão, retenção, políticas de estado para fomento à permanência nos cursos e dados das políticas de acesso e egresso em cada IF. O objetivo da pesquisa foi analisar o retorno para a sociedade, da missão institucional prevista em lei, de professores que possam contribuir no déficit do país. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi a análise de dados de natureza qualitativa em um levantamento bibliográfico. Os resultados encontrados demonstram os desafios para a oferta de cursos de formação de professores no Brasil, evidenciam que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está distante do atendimento mínimo previsto em lei, mesmo após uma década de sua criação. Espera-se que este trabalho gere reflexões sobre a oferta de cursos de formação de professores, que contribua com nossos estudos com o mesmo objetivo e contribua com políticas públicas para o público em análise.
- ItemJovens em formação profissional: representações sociais de projetos de vida(2022) RAMOS, Margareth Braz; SORDILLO, Claudia Maria de Oliveira; CHAMON, Edna Maria Querido de OliveiraEste artigo discorre sobre as representações sociais de projeto de vida elaboradas por jovens em formação profissional. A experiência com os jovens tem mostrado que, no contexto atual, estão presentes hesitações, preocupações no porvir, incertezas quanto às escolhas profissionais e ausência de rumo. O objetivo é apresentar os resultados gerados por meio da pesquisa realizada com 90 jovens entre 18 e 24 anos, oriundos de escolas públicas, que participam de um programa de capacitação e inserção profissional. A participação foi voluntária e por adesão. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento um questionário do Google Forms com 12 perguntas fechadas e 3 perguntas abertas. Temas como trajetória de vida; inserção profissional e aspectos que impactaram os projetos de vida no contexto pandêmico foram tratados nesta pesquisa e serão analisados à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS). Nos resultados apresentados, constata-se que o projeto de vida pode dar um direcionamento para a jornada da vida, e que é preciso planejar, atingir metas e ter um objetivo para ir adiante. No que se refere ao contexto pandêmico, houve uma adaptação da realidade, ao mesmo tempo em que houve um atraso no processo de aprendizagem. Os resultados revelaram a visão dos jovens em relação ao que pensam sobre os seus projetos de vida, a influência da família, amigos, escola, professores, o significado dessas relações em seu percurso profissional.
- ItemMapeamento da produção científica brasileira sobre a formação e o modelo das escolas polivalentes(2023) CAFÉ, Laércio Jesus; SIMÕES, Regina Maria RovigatiO presente trabalho tem como objetivo mapear as produções científicas sobre as Escolas Polivalentes criadas no Brasil, tendo como base a revisão de literatura do tipo “estado do conhecimento”, referente a pesquisas educacionais sobre a criação e atuação destas instituições. O mapeamento compreende o levantamento de trabalhos, teses e dissertações, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal da CAPES, BDTD e plataforma Google, com produções que compreendem os anos de 1971 a 2021. No mapeamento, foram investigadas 348 teses e dissertações, com o descritor “Polivalente”, e após analisadas, a temática, o resumo e as introduções, foram selecionadas 11 teses e dissertações que pertenciam a esse recorte específico, com nuances que este modelo proporcionou contribuindo para a formação pedagógica. Na análise foram levadas em consideração as variáveis qualiquantitativas de autoria, ano de publicação, tipo de estudo, instituição, região, nome do programa, título do trabalho, objetivo, metodologia e instrumento de pesquisa. A análise nos ajudou a perceber a escassez de produções e a premência sobre a temática, ficando evidente um interesse em produções sobre o modelo educacional, e que apesar de grandes abordagens sobre a polivalência estavam fora do foco desta análise. Esperamos que as informações, referente ao grupo escolar das Escolas Polivalente, associadas a estudos históricos que estas produções do conhecimento podem fornecer, viabilizem sua contribuição para prática educacional.
- ItemMemórias de leitura literária: o tempo vivido e a formação de professoras(2022) VELOSO, Geisa MagelaA pesquisa situa-se no campo da formação docente e tem por objetivo mapear práticas de leitura de professoras, retomando experiências e vivências que as constituíram leitoras de literatura. O estudo foi realizado por uma abordagem qualitativa e contou com a participação de 94 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental atuantes em escolas públicas de Montes Claros – Minas Gerais. O problema de pesquisa foi formatado pela seguinte questão norteadora: As experiências vividas pelas professoras possibilitaram condições para a sua constituição leitora, como sujeitos que compreendem a linguagem literária em sua dimensão expressiva e humanizadora? Para o processo de coleta de dados foi aplicado questionário composto por questões abertas, privilegiando os processos mediados pela linguagem. Constatamos que o acesso aos textos e à leitura se processou, sobretudo, pela mediação da escola, em que as professoras vivenciaram experiências de leitura de histórias em livros didáticos e outros cânones escolares, sendo que as dificuldades de alfabetização constituíram fator limitador do prazer de ler. Com Batista (1998), concluímos que as professoras participantes do estudo são leitoras escolares e, com Britto (1998), que elas são leitoras interditadas – o que implica dizer que, como produto de uma sociedade letrada, acessam diferentes tipos de textos, mas não apresentam as características comuns aos leitores plenos.
- ItemParadigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica(2023) BEHRENS, Marilda Aparecida; SÁ, Ricardo Antunes de; COSME, Ariana; VIEIRA, Alboni Dudeque PianovskiEm pleno século XXI, diante das profundas transformações científicas tecnológicas, culturais, econômicas e geopolíticas, entende-se que o paradigma da complexidade pode se inscrever como uma referência epistemológica fundamental para pensar e subsidiar a formação de professores. O dossiê contempla temáticas relacionadas ao paradigma da complexidade e sua ligação com a educação básica na formação de professores. Os pesquisadores aceitaram o desafio de contribuir com fundamentos para atender a busca de superação da visão tradicional e fragmentada na docência. Trata-se do movimento da visão da complexidade, que propõe a religação dos saberes e, portanto, demanda a produção de um conhecimento transdisciplinar que favoreça à docência na elaboração de estratégias teórico-metodológicas que expressem as complexas configurações sociais, culturais e ideológicas da contemporaneidade.
- ItemPesquisas com crianças na educação infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas(2023) ARAUJO, Luciana Aparecida de; ANJOS, Cleriston Izidro dosO artigo “Pesquisas com crianças na Educação Infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas” tem como objetivo reunir, sistematizar e analisar os estudos e pesquisas que abordam as produções acadêmicas sobre pesquisas com crianças na Educação Infantil (2017-2021), de modo a identificar as principais tendências das pesquisas encontradas, suas lacunas e discussões relevantes, e avaliá-las criticamente. Optamos pela revisão de literatura e foram realizados procedimentos de localização, reunião, seleção e ordenação de referências dos estudos e pesquisas que abordam a temática, a partir de consultas na plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict oasisbr). Os resultados revelam a importância de se considerar as vozes e a ações infantis nas pesquisas com crianças, considerando o que elas têm a dizer sobre suas vivências e experiências sobre tudo aquilo que interfere em suas vidas.
- ItemPesquisas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas(2023) VIEIRA, Alboni Dudeque Pianovski; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; SANTOS, Marlene Oliveira dos; BRAILOVSKY, DanielO desenvolvimento de investigações com crianças e docentes no âmbito da Educação Infantil tem se ampliado nas últimas décadas em nosso país. O entendimento do contexto das instituições de Educação Infantil como espaço de pesquisa e produção de conhecimento tem reverberado na qualificação da docência, no respeito à alteridade das crianças, no reconhecimento das crianças como sujeitos de direitos e, sobretudo, na garantia da escuta das crianças e dos(as) docentes enquanto interlocutores(as) privilegiados(as) do processo educativo. Em tal direção, tais investigações têm destacado a interdependência entre crianças e docentes, assim como contribuído com a visibilização de seus pontos de vista a respeito dos assuntos que lhes dizem respeito. Em suma, as pesquisas têm contribuído para o enfrentamento dos “assédios que a Educação Infantil” (CARVALHO; GUIZZO, 2018) tem sofrido – a antecipação da escolarização inicial, a difusão de livros didáticos, o déficit no atendimento das crianças de 0-3 anos, o enfrentamento da perspectiva linear e organicista do desenvolvimento presente na BNCC - EI (MEC, 2017) etc. –, assim como para a proposição de alternativas pedagógicas contextuais que efetivamente possibilitem que a Pedagogia da Infância se faça presente no exercício da docência em instituições públicas de atendimento as crianças pequenas no território nacional.
- Item“Por que o seu ‘caderninho’ está cheio de escritas?”: pesquisas com crianças, metodologias e participação infantil(2023) SILVA, Anna Líssia da; HADDAD, LeniraEste artigo está inserido no contexto de uma tese de doutorado, cujo objetivo foi mapear a produção de pesquisas com crianças acerca de seus dizeres sobre questões relacionadas ao campo das diferenças. Na tese foram mapeados 323 os trabalhos dentro do campo das diferenças realizados em contextos de Educação Infantil. Dentre eles, foram selecionados 14 trabalhos que se denominaram pesquisas com crianças. Neste artigo, são analisadas as discursividades das pesquisadoras sobre pesquisas com crianças, metodologias e questões éticas que envolvem a participação das crianças. Também são destacadas as múltiplas formas e gestos de estar presente nas pesquisas que as crianças empreenderam em um movimento ativo e criativo. A contribuição das produções analisadas indica que as pesquisas que abrem espaço para uma participação ativa das crianças, com a construção de espaços mais democráticos e sensíveis às vozes infantis, produzem saberes que possibilitam repensar os modos de produzir conhecimento sobre a vida das crianças e suas formas de ser e estar no mundo.