Filosofia e Educação
URI Permanente para esta coleção
O periódico Filosofia e Educação é uma publicação eletrônica, quadrimestral, organizada e editada pelo Departamento de Filosofia e História da Educação (Defhe), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Destina-se à divulgação e ao debate de ideias nas áreas de Filosofia e Educação. A revista publica textos na forma de artigos, ensaios, notas de estudos e pesquisas em andamento, relatos e reflexões sobre experiências, resenhas e leituras críticas. Busca, dessa forma, não só contribuir para uma ampla circulação de pontos de vista acerca dos assuntos que contempla e aborda, mas também honrar a tradição crítica da Filosofia e do pensamento educacional, pautando-se pelo pluralismo e pela abertura ao debate.
Descrição
Navegar
Navegando Filosofia e Educação por Classificação "Nível técnico"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEditorial(2021) SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio; AMORIM, Elizabete; GUEDES, LiviaApresenta as motivações e justificativas do número temático sobre Mulerese em movimento na filosofia e educação e anuncia a organização da edição, assim como destaca os conteúdos das várias seções e artigos que compõem esta 1. edição de 2021.
- ItemEditorial(2024) NUNES, César NunesA Revista Filosofia e Educação (RFE UNICAMP) já contabiliza mais de uma década de existência institucional, notabilizando-se por variadas e pluralistas publicações na área da Filosofia e da Educação. Vincula-se à Linha de Pesquisa (06) Filosofia e História da Educação, que compõe o corolário do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Nos últimos quatro anos passou a representar, mais especificamente, a produção e a vida institucional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA, um grupo de investigação com mais de 23 anos de atuação institucional, epistemológica e política, na área da Filosofia e da Educação.
- ItemEditorial(2019) GAMBOA, Silvio SanchezEditorial do v.11, n, 2 de 2019. Apresentação dos nove (9) trabalhos selecionados, compondo as seção de numero temático (3), artigos de fluxo contínuo (4) , formação filosófica (1) e resenhas (1). Agradecimentos aos pesquisadores que participaram na edição como avaliadores, revisores e coordenadores da edição.
- ItemEditorial(2020) GAMA, Carolina Nozella; MELO , Kátia Maria Silva de; SALES, Mônica Patrícia da SilvaTrata-se do editorial do número comemorativo, Pedagogia no Brasil, 80 anos. O mesmo está organizado em três momentos, a saber: discussão da importância de tematizar os 80 anos do Curso de Pedagogia no cenário atual; abordagem da contribuição da ANFOPE para a constituição da política de formação docente, relacionando-a ao curso de Pedagogia; apresentação dos artigos que compõem o dossiê.
- Item
- ItemEditorial(2019) GAMBOA, Silvio SánchezÉ com satisfação que anunciamos o decimo primeiro ano de atividades da Revista Filosofia e Educação – RFE (v. 11, n. 1, 2019) com o número temático sobre “Corpo e Cultura”.
- ItemEditorial(2022) GAMBOA, SilvioA Revista Filosofia e Educação apresenta o 2o número de 2022 contendo prioritariamente trabalhos encaminhados na seção de fluxo contínuo. Considerando os conteúdos dos artigos selecionados foi possível identificar núcleos comuns que permitem intitular esta edição sob os conceitos de “Filosofia da Educação e ideias pedagógicas”. Espera-se que que este periódico de divulgação científica sega contribuindo na divulgação de estudos e pesquisas sobre a Filosofia e sua relação com a Educação nos formatos de artigos, ensaios, relatos de experiências, relatos de pesquisas e resenhas, cobrindo um universo de autores entre pesquisadores mais consolidados até estudantes nas suas fases de sua iniciação como autores de trabalhos científicos, particularmente nos formatos de relatos e de resenhas.
- ItemEditorial(2019) GAMBOA, Silvio SánchezApresentação do número temático Filosofia da Educação Latinoamericana e caribenha.
- ItemEditorial(2020) GAMBOA, Silvio Ancisar SánchezEditorial do V.11, n. 3 (2019). Orienta os leitores sobre a estrutura e organização da edição e apresenta os conteúdos principais da publicação, assim como realiza um breve balanço sobre a participação dos avaliadores nos três numeros do volume 11 corrrespondente ao ano de 2019.
- ItemEditorial(2020-08-27) NUNES, César AparecidoTrata-se do Editorial, apresentando todos os artigos, resenha e ensaio da Revista Filosofia e Educação. V.12, n.2 (2020).
- ItemEditorial(2022) GAMBOA, SilvioO terceiro número do volume 13 da Revista Filosofia e Educação apresenta trabalhos selecionados do fluxo contínuo de matérias encaminhadas à revista que têm em comum a problemática da pedagogia e da educação abordada desde a perspectiva das filosofias críticas.
- ItemEditorial(2021) LAMAR, Adolfo Ramos; LEYSER, Kevin Daniel dos SantosEditorial elaborado pelos organizadores do número temático. Apresenta os objetivos e as justificativas do numero temático, anuncia e comenta os diversos artigos que compõem esta edição da Revista Filosofia e Educação.
- ItemEditorial - Paulo Freire: filosofia, educação e ensino de línguas como direito humano(2022) GAMBOA, SilvioEditorial do n.2 (2021). Número especial, comemorativo do centenário do nascimento do educador e filósofo Paulo Freire.
- ItemEditorial: Ética e Educação(2018) GAMBOA, Silvio SánchezA presente edição de Filosofia e Educação, a primeira de 2018, apresenta algumas novidades com relação às anteriores. A primeira delas é a mudança de datas na organização dos três (3) números que correspondem a 2018, mantendo sua periodização quadrimestral. Esta edição que na sequência anterior correspondia aos meses de outubro-janeiro sofre um ajuste neste 1º número do décimo volume. Assim, a atual edição (v. 10, n.1) corresponde aos quatro primeiros meses de 2018 (janeiro-abril). Na sequência, a 2ª edição deve corresponder aos meses de maio-agosto e a 3ª aos meses de setembro-dezembro.
- ItemEducação e epistemologias(2022) GAMBOA, Silvio SanchezApresentação do n.1 (2022) da Revista Filosfia e Educação, dedicado à temática Educação e epistemologias. A organização deste número temático contou com a colaboração do Prof. Dr. Marcelo Donizete da Silva da |Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A seleção de trabalhos inclui nove (9) artigos diretamente relacionados com a temática proposta e que compõem a seção do dossiê e seis (6) artigos da seção de fluxo contínuo da revista Filosofia e Educação.
- ItemEntre o trabalho e a escola: a infância suprimida na produção de semi-jóias e bijoterias(2019) MATA, Andreia Silva; VENDRAMIN, Marcia Cristina da Silva; GEMMA, Sandra Francisca BezerraO artigo discute a problemática na produção de semijoias e bijuterias em Limeira-SP. A pesquisa descritiva foi realizada com crianças e adolescentes em idade escolar.Foi aplicado um questionário contendo 41 perguntas objetivas que investigaram o perfil do estudante, da família, do trabalho, dos estudos e aspectos da saúde. Entre os principais resultados foi detectado que 569 participantes possuíam idades entre 7 a 13 anos e destes 37,43% (n=213) informaram que precisam trabalhar para ajudar seus familiares.Quando questionado sobre o tipo de atividade que realizam 28,18% (n=51) estudantes indicaram que estão envolvidos com a produção de semijoias e bijuterias.
- ItemEstudo da política de educação profissional na Bahia orientada para a inclusão social: explicitação metodológica(2019) SILVA, Rosemary Lopes Soares daExplicitar as técnicas e procedimentos, os conceitos e categorias com as quais a interpretação dos documentos relativos a Política da Educação Profissional Técnica de Nível Médio –, implementada na Bahia / Brasil, especificamente, a partir da abordagem quadripolar que conferiu a densidade teórico-metodológica para o estudo do objeto na relação com os polos epistemológicos, teóricos, técnicos e morfológicos. Nesta perspectiva, a realização de uma pesquisa não é o cumprimento de “ritualismo metodológico” com um “modismo teórico” para não repetir o que comumente acontece nas pesquisas em educação, de maneira progressivamente mais intensa, de tentativas ecléticas que juntam aleatoriamente técnicas, métodos e referenciais teóricos sem uma clara compreensão dos fundamentos epistemológicos dos diversos caminhos do conhecimento.