Revista Brasileira de Preservação Digital
URI Permanente para esta coleção
A Revista Brasileira de Preservação Digital - RBPD é uma revista brasileira, de âmbito internacional, com alto nível acadêmico focada na preservação de conteúdos digitais a partir de uma ampla variedade de perspectivas, incluindo a tecnológica, social, econômica, política e do usuário. Seu alcance é global, abrangendo projetos e práticas dos principais atores internacionais neste campo.
O público alvo da Revista Brasileira de Preservação Digital é multidisciplinar, ou seja, bibliotecários, arquivistas, profissionais do museu, outros profissionais do patrimônio cultural e educadores. O objetivo da revista é proporcionar um foro oportuno para artigos arbitrados, notícias e notas de campo de todo mundo.
Além dos artigos arbitrados, incluem-se artigos convidados, editoriais e documentos de posição. RBPD está aberta ao envio de artigos e pesquisas de qualquer pessoa ou organização se estes respondem aos critérios descritos, nos idiomas em português, inglês e espanhol.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Brasileira de Preservação Digital por Classificação "Nível teórico"
Agora exibindo 1 - 20 de 34
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA cidade está lá fora? : instituições de memória e o mundo digital(2023) TAVARES, Maria de Fátima DuarteIntrodução: A cidade capital criada para simbolizar a modernidade brasileira dos anos 60, do século XX, tem nos seus acervos locais documentais referências para a memória social. A dimensão pública da memória urbana apresenta na atualidade graus diferenciados de relação com os equipamentos culturais, que são cada vez mais interdependentes entre si pela presença das tecnologias digitais. A pesquisa trata da disponibilidade pública das coleções de imagens fotográficas sobre Brasília e como o seu arquivamento, com restrições de acesso e sem políticas de preservação digital no longo prazo, reduzem as possiblidades de interação para a construção da memória digital e seus desdobramentos na vida cotidiana. Objetivo: identificar a representatividade dos acervos locais de Brasília em relação ao universo digital, sua disponibilidade pública no presente em paralelo à existência ou não de estruturação de políticas de preservação digital de longo prazo. Metodologia: identificar condições de acesso e uso de tecnologias digitais por equipamentos culturais; levantar dados sobre a disponibilidade digital de documentação imagética sobre Brasília em comparação a outras cidades brasileiras; analisar a representatividade dos acervos e o papel cultural das entidades locais. Resultados: reconhecimento da relevância dos acervos locais para a construção da dimensão pública da memória urbana no longo prazo. Conclusão: importância de valorizar os acervos locais, considerando as políticas de preservação digital, a memória urbana e o acesso no longo prazo.
- ItemA gestão da preservação digital de dados de pesquisa : proposta de um modelo processual(2020) GRÁCIO, José Carlos Abbud; MÁRDERO ARELLANO, Miguel ÁngelO objetivo deste trabalho é apresentar os elementos relacionados à preservação digital para dados de pesquisa e um modelo de gestão a partir da conceptualização atual do seu ciclo de vida, onde as instituições de financiamento a pesquisas demandam um plano de gestão de dados dos pesquisadores que garanta que os dados das pesquisas financiados por essas instituições possam ser validados e reutilizados por outros pesquisadores. A usabilidade dos dados arquivados digitalmente nas instituições é apontada como o resultado da definição de uma política de preservação adotada pelas iniciativas de acesso aberto, de como o conteúdo arquivado deve ser descoberto e usado pelos pesquisadores, dentro de um modelo de gestão que justifica sua coleta e preservação, provendo novos significados para as partes interessadas ao longo do tempo. A identificação dos principais elementos que envolvem a gestão da preservação digital de dados de pesquisa focaliza o seu papel imperativo na gestão das necessidades imediatas das universidades.
- ItemA pesquisa em preservação digital em Pernambuco(2022) GALINDO , MarcosIntrodução: O texto oferece uma visão retrospectiva do desenvolvimento dos estudos de Preservação Digital (PD) em Pernambuco, tomando como com marco teórico de referência, a proposição do modelo teórico dos Sistemas Memoriais. (GALINDO, 2005; 2009 e 2014). Objetivo: Discutir o papel do Laboratório Liber de Tecnologia do Conhecimento como unidade de pesquisa multiusuária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apontar os principais estudos, a inserção da pesquisa em bibliotecas virtuais, iniciada ainda no final da década de noventa. Metodologia: Serve-se do instrumento estruturador do relato de experiência para descrever a contribuição do grupo Liber, destacando os pontos relevantes para o campo da PD. Descreve a atuação, a troca e a proposição de ideias para a PD. Resultados: Narra a experiência do Banco de Teses e Dissertações e IBICIT na instalação dos repositórios pioneiros que viabilizaram o estabelecimento de uma rede de memória da pesquisa científica no Brasil, operada por instituições do sistema de ensino e pesquisa nacional. Conclusão: Descreve a formação da pesquisa em Preservação e Curadoria Digital estabelecida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE e a reedição do programa de monitoramento de risco em Repositórios Institucionais nacionais como resultados permanentes deste esforço.
- ItemA preservação dos documentos históricos em ambientes digitais(2021) MOURA, Eda Maria Bastos de; CAMPOS , Linair MariaO artigo tem por objetivo abordar a importância da preservação dos documentos históricos de natureza digital. Para isso, conceitua documento, documento digital e explicita a importância dos documentos históricos situando a preocupação com os processos de digitalização em ambiente digital, por conta da obsolescência tecnológica. Metodologia: É feita mediante revisão bibliográfica, sua natureza é qualitativa e o procedimento técnico feito por meio de levantamento bibliográfico. Resultado: Traz uma comparação de destruições de acervos convencionais como no caso de destruição de documentos históricos do Museu Nacional com as possíveis perdas dos documentos em ambiente digital. Conclusões: Aponta as ausências de políticas públicas que permitam a preservação dos documentos digitais em longo prazo.
- ItemAcervos arquivísticos audiovisual e sonoro da Fiocruz: uma reflexão acerca de sua preservação digital(2022) PONTES, Eliane Batista; SOARES, Magda Lucia AlmadaIntrodução: Os acervos arquivísticos audiovisual e sonoro são considerados conjuntos documentais de caráter histórico-administrativo, assim formando-se outro caráter que é a produção pela própria instituição, instituindo-se uma memória audiovisual e sonora. Objetivo: Apresentar uma breve reflexão sobre o que tem sido empreendido para a preservação digital dos acervos arquivísticos, audiovisual e sonoro, cujas responsabilidades são de duas unidades da Fiocruz. Estes acervos arquivísticos estão localizados respectivamente na VideoSaúde Distribuidora/ICICT e no Departamento de Arquivo e Documentação/COC, possuem em comum o fato de serem documentos de arquivo os quais representam um patrimônio cultural da saúde pública brasileira. Metodologia: Consiste em uma revisão bibliográfica chamando a atenção para o advento da preservação digital que contribui para a prática dos procedimentos metodológicos adotados em acervos arquivísticos. Discutiremos sobre quais práticas de preservação digital estão incidindo sobre os referidos acervos, e remetemos a uma questão estratégica, que é o conceito de autenticidade bem como na discussão sobre memória, história oral, documento sonoro, documento audiovisual (videográfico), patrimônio, arquivo e preservação digital. Resultados: Destacamos aqui, dois acervos arquivísticos: um acervo referente ao gênero audiovisual na ação de um diagnóstico para a preservação digital e suas estratégias, o outro acervo cujo gênero é sonoro consiste na versão preliminar de um manual de boas práticas dos documentos sonoros enquanto entrevistas, relatos e depoimentos como proposição de um plano de preservação digital. Conclusão: Apontam para a importância em preservar a memória audiovisual e sonora da saúde pública, cujas iniciativas de preservação digital correspondem aos planos e as políticas institucionais adotadas.
- ItemAnálise das políticas de preservação digital para periódicos eletrônicos: um estudo exploratório nas políticas do programa SciELO e Elsevier(2023) SANTOS, Gildenir Carolino; SILVA, Vania Ferreira daIntrodução: A questão da preservação digital [PD] possui várias frentes de desenvolvimento: das políticas às técnicas, além de um grande conjunto de pontos críticos encontrados na sua constituição. Por isso, os profissionais interessados na manutenção das informações sob sua responsabilidade devem entender e envolver-se com a elaboração de políticas. Objetivo: Analisar as políticas de PD dos publishers Programa SciELO e Elsevier com o intuito de fomentar auxílio para a discussão de uma política de PD para periódicos científicos. Metodologia: Esta pesquisa é do tipo qualitativa, descritiva que utilizou o método comparativo através da técnica da análise documental. O corpus e objeto de estudo se pautou nas políticas de PD do Programa SciELO e Elsevier, denominadas Política de PD do Programa SciELO e Policies Digital Archive. A análise foi realizada a partir dos princípios e estratégias de PD. Resultado: Percebe-se que as políticas de PD do SciELO e Elsevier possuem similaridades quanto aos seus princípios e estratégias, e tais políticas podem contribuir no auxílio a discussões de modelos de políticas de PD para periódicos. Conclusão: Portanto, para que a preservação possa ocorrer efetivamente, é importante que sejam estudados e consolidados, de maneira específica e pormenorizada, a política de PD da Instituição, a qual o periódico está ligado, criando um diálogo entre a política e plano de PD do periódico. Deve-se planejar o desenho desta política de PD que irá de certa forma dar suporte na construção de um documento institucionalizado para amparar todo o tipo de suporte documental e bibliográfico de uma instituição, como no caso dos periódicos científicos.
- ItemAnálise das publicações de Data Papers sobre Biodiversidade: considerações acerca da preservação digital(2022) SILVA, Fabiano Couto Corrêa da; STUEBER, Ketlen; WITT, Amanda SantosIntrodução: A estruturação dos conjuntos de dados sobre Biodiversidade está sendo divulgada em uma linguagem reservada para a descrição do substrato da comunicação científica denominada Data Papers, isto é, os dados que sustentam pesquisas científicas nesse campo do conhecimento, independentemente do modelo tradicional de comunicação científica. Objetivo: Analisar as publicações em formato de Data Papers no campo da Biodiversidade em âmbito internacional. Metodologia: Pesquisa documental de abordagem qualitativa e aplica técnicas para coleta e exame das informações por meio de Análise de Conteúdo. Verifica a situação de 33 revistas apontados pela Global Biodiversity Information Facility (GBIF) que oferecem publicações em formato de Data Papers. Identifica-se: os temas correlatos à biodiversidade; os tipos de licenças, indexadores, a quantidade de Data Papers publicados, os títulos que possuem acesso aberto ou fechado, as revistas que mais publicam Data Papers sobre Biodiversidade e o idioma que foram publicados. Resultados: O número em Data Papers teve crescimento exponencial entre 2017 até maio de 2022 logo, os artigos sobre o campo da Biodiversidade também têm aumentado em diversos temas que envolvem todo o seu ecossistema. Conclusão: Os Data Papers analisados se caracterizam como documentos revisados por pares e representam conjuntos de dados indexados com padrões de metadados adequados para preservar digitalmente os dados registrados nas revistas que foram contempladas na presente análise.
- ItemArquivamento da Web: definições, estratégias, fluxos e iniciativas(2023) BOERES, Sonia Araújo de Assis; SAAD, Rondineli GamaIntrodução: A importância do arquivamento web está em preservar e dar acesso, em longo prazo, às informações digitais publicadas na internet. Com a crescente quantidade de conteúdo digital, há um risco real de que informações valiosas sejam perdidas, corrompidas ou tornem-se inacessíveis, devido às mudanças tecnológicas, atualizações de plataformas, ou até mesmo exclusões acidentais ou intencionais. O arquivamento da web é fundamental para a preservação digital e para o acesso contínuo das informações institucionais, garantindo a disponibilidade, confiabilidade e continuidade do patrimônio digital da sociedade, e para o avanço da pesquisa, educação, transparência e preservação da história digital. Objetivo: Apresentar o tema, definindo arquivamento web, mostrando como o processo é feito, as estratégias, os fluxos, e as iniciativas internacionais e nacionais, entre elas, o projeto ARQUIWEB, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Rede Cariniana. Metodologia: Pesquisa exploratória descritiva, utilizando o repositório de dados E-LIS e outras fontes, por meio da expressão iniciativas e estratégias para o arquivamento da web, em português e inglês. Resultados: Foram apresentadas sete iniciativas internacionais em variados contextos (bibliotecas e arquivos nacionais, organizações governamentais e sem fins lucrativos), e duas nacionais, onde pode-se destacar, o ARQUIWEB, que arquivará sítios de instituições parceiras e governamentais. Conclusão: Ainda são incipientes as iniciativas nacionais de arquivamento web, comparadas às internacionais, o que mostra possibilidades de estudo e a importância de estabelecer políticas, ter estratégias, e seguir fluxos para o arquivamento web nas instituições, garantindo qualidade na coleta e no resultado.
- ItemArquivamento Web : legislação correlata(2021) SANTOS, Vanderlei Batista dosTrata-se de uma análise introdutória, a partir de levantamento qualitativo em bases de dados da Câmara dos Deputados da legislação federal em vigor e de proposições legislativas relacionadas direta ou indiretamente à captura e preservação de sítios de instituições públicas na Internet, ou seja, ao conceito de arquivamento da web. A abordagem é feita sob a análise da abrangência da definição de depósito legal de publicações presente na legislação brasileira, confrontando-o, de passagem, com o entendimento que os sítios web institucionais são documentos arquivísticos.
- ItemAspectos jurídicos da preservação digital de documentos públicos e privados(2022) SOUSA, Rosilene Paiva Marinho de; SHINTAKU, MiltonIntrodução: A rápida digitalização apresenta impactos na vida cotidiana, impactando consideravelmente as atividades em todas as áreas, principalmente aquelas relacionadas à gestão documental. Objetivo: Mapear e apresentar o cenário nacional sobre as questões jurídicas que envolvem a preservação digital. Metodologia: O estudo apresenta abordagem qualitativa, com uso da pesquisa documental, com característica de revisão bibliográfica. Resultados: O Decreto nº 10.278 de 18 de março de 2020, foi um marco, na medida em que estabelece fundamentos legais para os documentos digitalizados, incluindo a preservação, amparado ações voltadas à gestão documental digital. Conclusão: a aplicabilidade da recente normativa e seus efeitos refletem na importância dos documentos em relação a sua validade para os arquivos, no que se refere a sua autenticidade e fidedignidade.
- ItemCaracterização de repositórios digitais Dataverse conforme o Modelo OAIS(2022-07-12) REZENDE, Laura Vilela RodriguesIntrodução: Na temática de padrões de modelagem de sistemas de arquivamento, especificamente OAIS (Open Archival Information System), parece correto afirmar que, por se tratar de um modelo abstrato e que não contempla nenhum tipo de implementação, vários desafios surgem quando se busca entender e visualizar sua aplicação prática. Assim, faz-se necessário situar no contexto do modelo OAIS uma solução tecnológica de repositórios digitais considerando aspectos referentes às suas políticas de gestão, acesso e uso além de possíveis processos de curadoria e preparação dos dados. Objetivo: Este estudo busca detalhar, com base nas entidades do modelo OAIS, os componentes essenciais de um repositório digital que utiliza o software Dataverse, responsáveis pela gestão do conteúdo digital armazenado. Metodologia: Análise qualitativa, pesquisa bibliográfica e documental.Resultados: Relação entre elementos que compõem o modelo OAIS, considerando o fluxo básico de ingestão, depósito, arquivamento e acesso aos dados, e os recursos do software Dataverse, especificações de funcionamento do repositório e ações de curadoria, acesso e uso. Conclusão: Entende-se que são muitos os desafios ao se pensar no ecossistema da gestão de dados científicos. No entanto, considerar somente tecnologia não é suficiente ou garantia de que as recomendações dos padrões e modelos internacionais estão sendo seguidos. Fica evidente no modelo OAIS a importância da equipe gestora do repositório para além das funcionalidades oferecidas pelo software. Trazer o modelo OAIS para uma realidade prática parece favorecer seu entendimento, especialmente para os profissionais que estão na fase inicial de implementação de uma solução de gestão de dados científicos.
- ItemDocumentação fotográfica na UFBA (1946-2010): linguagem, memória e informação(2021) SILVA, Rita de Cássia Machado da; TOUTAIN, Lídia Maria Batista Brandã; CRUZ, Joseane Oliveira daEste estudo visa a identificação preliminar de forma a inventariar, indexar e, posteriormente, digitalizar a documentação fotográfica para acesso e disseminação da informação imagética diagnóstico do acervo documental das fotografias, existente na Coordenação Lugares de Memória do Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia do período 1946-2010. Teve seu início a partir do diagnóstico do acervo documental das fotografias existente em todas as Bibliotecas do Sistema, e foi iniciada pelo acervo fotográfico do setor Memória. Com base qualitativa e universo exploratório e descritivo, a pesquisa documental fotográfica abrange os reitorados e os eventos na Universidade. O tratamento técnico e o cadastramento está sendo executado por meio do mapeamento em planilha do Excel e inserido na página do Repositório da Universidade Federal da Bahia, na comunidade da Comissão Permanente de Arquivo. O resultado esperado consiste em salvaguardar a memória da instituição ao tempo em que possibilita novos estudos para a comunidade acadêmica.
- ItemEntrevista com Miguel Angel Márdero Arellano sobre a preservação digital dos resultados acadêmicos no Brasil e no mundo(2023) WISE, Alicia; MARDERO ARELLANO, Miguel AngelEsta entrevista foi parte de um painel de discussão na Researcher to Reader Conference em Londres, em 21 de fevereiro de 2023. A entrevista foi concedida a Alicia Wise, Diretora do CLOCKSS e moderadora da mesa sobre “What is cooking in the long-term preservation of scholarship?”, durante a Researcher to Reader Conference, realizado em 21 de fevereiro de 2023. A tradução e editoração realizada por Gildenir Carolino Santos, editor da Revista Brasileira de Preservação Digital (UNICAMP). A entrevista original em inglês está no site: https://clockss.org/miguel-madero-arellano/.
- ItemEntrevista com o pesquisador Pascal Aventurier sobre o processo de preservação digital no Institut de Recherche pour le Développement (IRD)(2021) AVENTURIER, Pascal; SANTOS, Gildenir CarolinoEntrevista concedida à Revista Brasileira de Preservação Digital por meio do editor Gildenir Carolino Santos, também bibliotecário e pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Preservação Digital – Dríade, via e-mail em dezembro de 2020.
- ItemGestão de risco e preservação digital no contexto brasileiro : o estado da arte(2022) SILVESTRE ESTELA, Flor de Maria; OLIVEIRA, Alexandre Faria deIntrodução: A gestão de risco apresenta-se como um instrumento de contingência que pode ser aplicado em diversas situações de ameaças e vulnerabilidade. A preservação digital não está distante desta realidade, seja por motivos de obsolescência tecnológica, fatores humanos, fatores do meio ambiente, geográficos ou pandêmicos. Estes podem causar danos irreversíveis ao nosso acervo informacional caso não estejamos preparados para atuar. Objetivo: Estabelecer o estado da arte sobre a Gestão de Risco e Preservação Digital, por meio da identificação de assuntos pesquisados, embasamento teórico-conceitual, metodologias e ferramentas utilizadas, tipo de publicação, autores mais citados, resultados e conclusões dos estudos. Metodologia: Consiste na análise documental de oito pesquisas sobre o tema, identificadas por meio de levantamento bibliográfico em bases de dados e buscadores da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci), Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. Resultados: Revelam que é necessária uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema, considerando-se que ela pode contribuir para a preservação da memória informacional. Conclusão: Por fim, foram identificadas três dissertações de mestrado, um artigo, um capitulo de livro e três anais. As temáticas abordam os tipos de ameaças que podem acometer os acervos digitais, o cenário de acidentes para a preservação digital e os métodos de análise de risco para a preservação digital.
- ItemHipátia: uma ferramenta livre no apoio à preservação digital(2021) SHINTAKU, Milton; BRAGA, Tiago Emmanuel Nunes; OLIVEIRA, Alexadre de FariaObjetivo: o presente estudo tem por objetivo apresentar o Hipátia como solução para integrar sistemas arquivísticos no processo de preservação Métodos: Como estudo com aspectos exploratórios, faz uso da técnica 5W2H para descrever um cenário Resultados: o Hipátia, software livre desenvolvido pelo Ibict, integra sistemas de tramitação de documentos arquivísticos com repositórios confiáveis, seguindo as orientações do modelo OAIS, mantendo a cadeia de custódia. Conclusão: o Hipátia se apresenta como solução viável para órgãos e instituições que utilizam o Archivematica como RDC-Arq, integrando-o ao sistema produtor e de trâmite de documentos digitais.
- ItemIndicadores de preservação digital em projetos de Ciência Cidadã(2023) SILVA, Fabiano Couto Corrêa da; UMPIERRE, Larissa Weber; WITT, Amanda SantosIntrodução: A ciência cidadã tem crescido como uma abordagem eficaz para envolver o público na coleta e análise de dados em diversos campos da pesquisa científica. A preservação digital dos dados gerados nesses projetos é crucial para garantir a sustentabilidade e acessibilidade dos recursos para futuras pesquisas e aplicações práticas. Objetivo: Este estudo tem como objetivo propor indicadores e um workflow de preservação digital para projetos de ciência cidadã, com foco em um exemplo prático de monitoramento da qualidade da água. Metodologia: Através de uma revisão da literatura sobre preservação digital e ciência cidadã, identificamos princípios e desafios relevantes e selecionamos indicadores de preservação digital. Com base nesses indicadores, desenvolvemos um workflow para processos de preservação digital em projetos de ciência cidadã. Resultados: Os indicadores selecionados incluem acessibilidade, autenticidade, integridade, interoperabilidade e sustentabilidade. Um workflow de cinco etapas foi desenvolvido, abrangendo coleta e armazenamento de dados, normalização e padronização, preservação e redundância, acesso e compartilhamento, e monitoramento e avaliação. Conclusão: A aplicação dos indicadores e do workflow proposto em projetos de ciência cidadã, como o monitoramento da qualidade da água, pode garantir a preservação eficaz e sustentável dos dados e recursos digitais coletados e gerados, promovendo a colaboração e a inovação na pesquisa científica. A implementação deste workflow e a avaliação contínua dos indicadores podem orientar projetos de ciência cidadã na gestão adequada dos recursos digitais e na promoção do avanço do conhecimento científico.
- ItemMetadados de preservação digital e os registros digitais arquivísticos(2021) SILVA, Pedro Felipy Cunha da; ARAÚJO, Wagner Junqueira de; SIEBRA, Sandra de AlbuquerqueA intensa utilização de plataformas eletrônicas, especialmente no contexto da pandemia do Covid-19, provocou um aumento significativo dos registros digitais, que documentam os mais variados tipos de atividades pessoais e profissionais. Isto evidenciou a necessidade de descrever e contextualizar estes registros, a fim de contribuir para sua preservação e acesso a longo prazo. Assim, este artigo objetiva fazer uma reflexão acerca das condições que tornam um registro digital, arquivístico e a importância de se considerar os metadados destes registros para a sua preservação. As discussões foram desenvolvidas com base em uma revisão sistemática de literatura, fazendo uso do método PRISMA. Constatou-se que, a partir do instante que o metadado passa a fazer parte do registro digital arquivístico, os cuidados para a gestão desses metadados passam a ser tão importantes quanto os cuidados para a gestão do documento ou registro, isoladamente. Já que é impossível realizar a preservação de longo prazo destes materiais sem o efetivo gerenciamento dos metadados que o compõem. Conclui-se que é premente, por parte dos Arquivistas, ampliar a compreensão dos registros digitais arquivísticos como um constructo teórico com desafios conceituais e pragmáticos diferentes, mas não excludentes, daqueles existentes no documento arquivístico digital.
- ItemO Sistema Eletrônico de Informações (SEI) : um exame comparativo das avaliações do Arquivo nacional e do Ministério da Economia com base no e-ARQ Brasil(2023) GARCIA, Ana Carolina dos Santos; SAYÃO , Luis Fernando; SILVA, MargarethIntrodução: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar as avaliações desenvolvidas pelo Arquivo Nacional e pelo Ministério da Economia a respeito do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), os quais utilizaram como referência os requisitos do e-ARQ Brasil: modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos do Conselho Nacional de Arquivos. Objetivo: Realizar uma análise comparativa das avaliações desenvolvidas pelo Arquivo Nacional e pelo Ministério da Economia sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), segundo os requisitos do e-ARQ Brasil. Metodologia: O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo com pesquisa bibliográfica. Resultados: Foram abordados os conceitos clássicos da Arquivologia, como também o referencial teórico apresentado pela publicação e-ARQ Brasil. Conclusão: Nossa pesquisa compara as análises realizadas por essas duas instituições, e constatou que, apesar de ambas usarem como referência o e-ARQ Brasil, verificamos que as avaliações chegaram a resultados divergentes ao concluírem se o SEI é, ou não, um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD), capaz de assegurar que os documentos digitais permaneçam autênticos durante o seu ciclo de vida.
- ItemOpen Archival Information System: análise do modelo funcional no contexto da Arquivística(2021) SANTOS, Henrique Machado dos; FLORES, DanielObjetivo: analisar as entidades funcionais do Open Archival Information System (OAIS), e apontar convergências com a Arquivística, tendo em vista a implementação de um Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq). Metodologia: artigo de revisão assistemática/narrativa que parte do levantamento bibliográfico de materiais previamente publicados, composto por livros, normas técnicas e artigos científicos recuperados pela ferramenta Google Scholar e pela Base de Dados em Ciência da Informação. Resultados: o modelo funcional proposto pelo OAIS permite receber, gerenciar e disseminar documentos arquivísticos digitais. Seus fluxos de informação são registrados e garantem a manutenção da autenticidade frente às ações realizadas no âmbito do RDC-Arq, como migrações e acréscimos de informações necessárias à preservação. Esse modelo funcional atende questões essenciais como negociar aquisições, transferências e recolhimento com produtores e custodiadores, além de gerenciar as demandas dos consumidores. Conclusões: o modelo funcional OAIS possibilita receber a documentação de forma adequada, adicionar as informações descritivas necessárias, armazenar os documentos de forma segura, gerenciar políticas de preservação e facilitar a disseminação à comunidade designada. Ademais, poderá ser incorporado ao sistema de arquivos, sendo base para implementar o RDC-Arq, e assim, proteger a custódia e garantir o acesso contínuo à documentos digitais autênticos no longo prazo.