Revista Brasileira de Preservação Digital
URI Permanente para esta coleção
A Revista Brasileira de Preservação Digital - RBPD é uma revista brasileira, de âmbito internacional, com alto nível acadêmico focada na preservação de conteúdos digitais a partir de uma ampla variedade de perspectivas, incluindo a tecnológica, social, econômica, política e do usuário. Seu alcance é global, abrangendo projetos e práticas dos principais atores internacionais neste campo.
O público alvo da Revista Brasileira de Preservação Digital é multidisciplinar, ou seja, bibliotecários, arquivistas, profissionais do museu, outros profissionais do patrimônio cultural e educadores. O objetivo da revista é proporcionar um foro oportuno para artigos arbitrados, notícias e notas de campo de todo mundo.
Além dos artigos arbitrados, incluem-se artigos convidados, editoriais e documentos de posição. RBPD está aberta ao envio de artigos e pesquisas de qualquer pessoa ou organização se estes respondem aos critérios descritos, nos idiomas em português, inglês e espanhol.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Brasileira de Preservação Digital por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 42
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA gestão da preservação digital de dados de pesquisa: proposta de um modelo processual(Universidade Estadual de Campinas, 2020) GRÁCIO, José Carlos Abbud; MÁRDERO ARELLANO, Miguel ÁngelO objetivo deste trabalho é apresentar os elementos relacionados à preservação digital para dados de pesquisa e um modelo de gestão a partir da conceptualização atual do seu ciclo de vida, onde as instituições de financiamento a pesquisas demandam um plano de gestão de dados dos pesquisadores que garanta que os dados das pesquisas financiados por essas instituições possam ser validados e reutilizados por outros pesquisadores. A usabilidade dos dados arquivados digitalmente nas instituições é apontada como o resultado da definição de uma política de preservação adotada pelas iniciativas de acesso aberto, de como o conteúdo arquivado deve ser descoberto e usado pelos pesquisadores, dentro de um modelo de gestão que justifica sua coleta e preservação, provendo novos significados para as partes interessadas ao longo do tempo. A identificação dos principais elementos que envolvem a gestão da preservação digital de dados de pesquisa focaliza o seu papel imperativo na gestão das necessidades imediatas das universidades.
- ItemA gestão da preservação digital de dados de pesquisa : proposta de um modelo processual(2020) GRÁCIO, José Carlos Abbud; MÁRDERO ARELLANO, Miguel ÁngelO objetivo deste trabalho é apresentar os elementos relacionados à preservação digital para dados de pesquisa e um modelo de gestão a partir da conceptualização atual do seu ciclo de vida, onde as instituições de financiamento a pesquisas demandam um plano de gestão de dados dos pesquisadores que garanta que os dados das pesquisas financiados por essas instituições possam ser validados e reutilizados por outros pesquisadores. A usabilidade dos dados arquivados digitalmente nas instituições é apontada como o resultado da definição de uma política de preservação adotada pelas iniciativas de acesso aberto, de como o conteúdo arquivado deve ser descoberto e usado pelos pesquisadores, dentro de um modelo de gestão que justifica sua coleta e preservação, provendo novos significados para as partes interessadas ao longo do tempo. A identificação dos principais elementos que envolvem a gestão da preservação digital de dados de pesquisa focaliza o seu papel imperativo na gestão das necessidades imediatas das universidades.
- ItemOpen Archival Information System: análise do modelo funcional no contexto da Arquivística(2021) SANTOS, Henrique Machado dos; FLORES, DanielObjetivo: analisar as entidades funcionais do Open Archival Information System (OAIS), e apontar convergências com a Arquivística, tendo em vista a implementação de um Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq). Metodologia: artigo de revisão assistemática/narrativa que parte do levantamento bibliográfico de materiais previamente publicados, composto por livros, normas técnicas e artigos científicos recuperados pela ferramenta Google Scholar e pela Base de Dados em Ciência da Informação. Resultados: o modelo funcional proposto pelo OAIS permite receber, gerenciar e disseminar documentos arquivísticos digitais. Seus fluxos de informação são registrados e garantem a manutenção da autenticidade frente às ações realizadas no âmbito do RDC-Arq, como migrações e acréscimos de informações necessárias à preservação. Esse modelo funcional atende questões essenciais como negociar aquisições, transferências e recolhimento com produtores e custodiadores, além de gerenciar as demandas dos consumidores. Conclusões: o modelo funcional OAIS possibilita receber a documentação de forma adequada, adicionar as informações descritivas necessárias, armazenar os documentos de forma segura, gerenciar políticas de preservação e facilitar a disseminação à comunidade designada. Ademais, poderá ser incorporado ao sistema de arquivos, sendo base para implementar o RDC-Arq, e assim, proteger a custódia e garantir o acesso contínuo à documentos digitais autênticos no longo prazo.
- ItemHipátia: uma ferramenta livre no apoio à preservação digital(2021) SHINTAKU, Milton; BRAGA, Tiago Emmanuel Nunes; OLIVEIRA, Alexadre de FariaObjetivo: o presente estudo tem por objetivo apresentar o Hipátia como solução para integrar sistemas arquivísticos no processo de preservação Métodos: Como estudo com aspectos exploratórios, faz uso da técnica 5W2H para descrever um cenário Resultados: o Hipátia, software livre desenvolvido pelo Ibict, integra sistemas de tramitação de documentos arquivísticos com repositórios confiáveis, seguindo as orientações do modelo OAIS, mantendo a cadeia de custódia. Conclusão: o Hipátia se apresenta como solução viável para órgãos e instituições que utilizam o Archivematica como RDC-Arq, integrando-o ao sistema produtor e de trâmite de documentos digitais.
- ItemMetadados de preservação digital e os registros digitais arquivísticos(2021) SILVA, Pedro Felipy Cunha da; ARAÚJO, Wagner Junqueira de; SIEBRA, Sandra de AlbuquerqueA intensa utilização de plataformas eletrônicas, especialmente no contexto da pandemia do Covid-19, provocou um aumento significativo dos registros digitais, que documentam os mais variados tipos de atividades pessoais e profissionais. Isto evidenciou a necessidade de descrever e contextualizar estes registros, a fim de contribuir para sua preservação e acesso a longo prazo. Assim, este artigo objetiva fazer uma reflexão acerca das condições que tornam um registro digital, arquivístico e a importância de se considerar os metadados destes registros para a sua preservação. As discussões foram desenvolvidas com base em uma revisão sistemática de literatura, fazendo uso do método PRISMA. Constatou-se que, a partir do instante que o metadado passa a fazer parte do registro digital arquivístico, os cuidados para a gestão desses metadados passam a ser tão importantes quanto os cuidados para a gestão do documento ou registro, isoladamente. Já que é impossível realizar a preservação de longo prazo destes materiais sem o efetivo gerenciamento dos metadados que o compõem. Conclui-se que é premente, por parte dos Arquivistas, ampliar a compreensão dos registros digitais arquivísticos como um constructo teórico com desafios conceituais e pragmáticos diferentes, mas não excludentes, daqueles existentes no documento arquivístico digital.
- ItemPreservação de documentos audiovisuais: avaliação da aplicabilidade do Archivematica(2021) MACHADO, João Guilherme Nogueira; MARDERO ARELLANO, Miguel Angel; LOPES, Cleomar HucheO entendimento teórico sobre o que os repositórios digitais se propõem a preservar vem do aprendizado prático de uso e interpretação das ações geradas por esses softwares cada vez mais indispensáveis. A preservação de documentos audiovisuais e suas especificidades, sobretudo a variedade de formatos físicos, formatos digitais de contêineres e codecs, assim como seu alto volume de dados faz com que esse gênero documental mereça uma atenção diferenciada no seu tratamento arquivístico de preservação. O trabalho aqui proposto utilizou como ferramenta de preservação a ser testada o repositório Archivematica na versão 1.9.1, no contexto do seu uso prático para tratamento de documentos audiovisuais que compõem o acervo da VideoSaúde – Distribuidora (VSD) da Fiocruz. Os resultados obtidos foram descritos e avaliados quanto a sua capacidade de criação de pacotes de informação de submissão (SIP), geração de pacotes de informação de arquivamento (AIP) e interpretação de metadados METS dos AIP. Nesse sentido, concluiu-se que a estrutura dos SIP elaborados para teste no software atendeu aos parâmetros de processamento para geração de AIP completos e robustos. Entretanto, destaca-se que testes com outros formatos e abordando outras especificidades de vídeo devem ser pesquisados para complementação da análise sobre o uso da ferramenta frente à preservação digital de documentos audiovisuais.
- ItemTecnologia da informação e desempenho da gestão documental: uma estrutura conceitual(2021) MORAIS, Silvia Cintra Borges; MUSSI, Clarissa Carneiro; LIMA, Mauricio Andrade deEsta pesquisa desenvolveu uma proposta de estrutura conceitual para analisar a contribuição da tecnologia da informação (TI) ao desempenho da gestão documental (GD) em instituições públicas. A pesquisa é de natureza exploratória e bibliográfica e a elaboração da estrutura foi guiada pelos fundamentos do Balanced Scorecard (BSC). Uma estrutura composta por perspectivas de desempenho da gestão documental, objetivos estratégicos, mapa estratégico, indicadores, bem como, perguntas norteadoras para análise da contribuição da TI. A composição da estrutura permitiu identificar um amplo espectro de possibilidades de apoio da TI ao desempenho da GD. De forma geral, estas possibilidades estão relacionadas à satisfação dos usuários, à qualidade dos processos da GD, à capacidade de aprender, inovar e melhorar a GD e à otimização dos recursos financeiros da GD e consequentemente da organização como um todo.
- ItemDocumentação fotográfica na UFBA (1946-2010): linguagem, memória e informação(2021) SILVA, Rita de Cássia Machado da; TOUTAIN, Lídia Maria Batista Brandã; CRUZ, Joseane Oliveira daEste estudo visa a identificação preliminar de forma a inventariar, indexar e, posteriormente, digitalizar a documentação fotográfica para acesso e disseminação da informação imagética diagnóstico do acervo documental das fotografias, existente na Coordenação Lugares de Memória do Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia do período 1946-2010. Teve seu início a partir do diagnóstico do acervo documental das fotografias existente em todas as Bibliotecas do Sistema, e foi iniciada pelo acervo fotográfico do setor Memória. Com base qualitativa e universo exploratório e descritivo, a pesquisa documental fotográfica abrange os reitorados e os eventos na Universidade. O tratamento técnico e o cadastramento está sendo executado por meio do mapeamento em planilha do Excel e inserido na página do Repositório da Universidade Federal da Bahia, na comunidade da Comissão Permanente de Arquivo. O resultado esperado consiste em salvaguardar a memória da instituição ao tempo em que possibilita novos estudos para a comunidade acadêmica.
- ItemArquivamento Web : legislação correlata(2021) SANTOS, Vanderlei Batista dosTrata-se de uma análise introdutória, a partir de levantamento qualitativo em bases de dados da Câmara dos Deputados da legislação federal em vigor e de proposições legislativas relacionadas direta ou indiretamente à captura e preservação de sítios de instituições públicas na Internet, ou seja, ao conceito de arquivamento da web. A abordagem é feita sob a análise da abrangência da definição de depósito legal de publicações presente na legislação brasileira, confrontando-o, de passagem, com o entendimento que os sítios web institucionais são documentos arquivísticos.
- ItemEntrevista com o pesquisador Pascal Aventurier sobre o processo de preservação digital no Institut de Recherche pour le Développement (IRD)(2021) AVENTURIER, Pascal; SANTOS, Gildenir CarolinoEntrevista concedida à Revista Brasileira de Preservação Digital por meio do editor Gildenir Carolino Santos, também bibliotecário e pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Preservação Digital – Dríade, via e-mail em dezembro de 2020.
- ItemA preservação dos documentos históricos em ambientes digitais(2021) MOURA, Eda Maria Bastos de; CAMPOS , Linair MariaO artigo tem por objetivo abordar a importância da preservação dos documentos históricos de natureza digital. Para isso, conceitua documento, documento digital e explicita a importância dos documentos históricos situando a preocupação com os processos de digitalização em ambiente digital, por conta da obsolescência tecnológica. Metodologia: É feita mediante revisão bibliográfica, sua natureza é qualitativa e o procedimento técnico feito por meio de levantamento bibliográfico. Resultado: Traz uma comparação de destruições de acervos convencionais como no caso de destruição de documentos históricos do Museu Nacional com as possíveis perdas dos documentos em ambiente digital. Conclusões: Aponta as ausências de políticas públicas que permitam a preservação dos documentos digitais em longo prazo.
- ItemMetadados de preservação digital e os registros digitais arquivísticos(2021-10) SILVA, Pedro Felipy Cunha da; ARAÚJO, Wagner Junqueira de; SIEBRA, Sandra de AlbuerqueA intensa utilização de plataformas eletrônicas, especialmente no contexto da pandemia do Covid-19, provocou um aumento significativo dos registros digitais, que documentam os mais variados tipos de atividades pessoais e profissionais. Isto evidenciou a necessidade de descrever e contextualizar estes registros, a fim de contribuir para sua preservação e acesso a longo prazo. Assim, este artigo objetiva fazer uma reflexão acerca das condições que tornam um registro digital, arquivístico e a importância de se considerar os metadados destes registros para a sua preservação. As discussões foram desenvolvidas com base em uma revisão sistemática de literatura, fazendo uso do método PRISMA. Constatou-se que, a partir do instante que o metadado passa a fazer parte do registro digital arquivístico, os cuidados para a gestão desses metadados passam a ser tão importantes quanto os cuidados para a gestão do documento ou registro, isoladamente. Já que é impossível realizar a preservação de longo prazo destes materiais sem o efetivo gerenciamento dos metadados que o compõem. Conclui-se que é premente, por parte dos Arquivistas, ampliar a compreensão dos registros digitais arquivísticos como um constructo teórico com desafios conceituais e pragmáticos diferentes, mas não excludentes, daqueles existentes no documento arquivístico digital
- ItemAspectos jurídicos da preservação digital de documentos públicos e privados(2022) SOUSA, Rosilene Paiva Marinho de; SHINTAKU, MiltonIntrodução: A rápida digitalização apresenta impactos na vida cotidiana, impactando consideravelmente as atividades em todas as áreas, principalmente aquelas relacionadas à gestão documental. Objetivo: Mapear e apresentar o cenário nacional sobre as questões jurídicas que envolvem a preservação digital. Metodologia: O estudo apresenta abordagem qualitativa, com uso da pesquisa documental, com característica de revisão bibliográfica. Resultados: O Decreto nº 10.278 de 18 de março de 2020, foi um marco, na medida em que estabelece fundamentos legais para os documentos digitalizados, incluindo a preservação, amparado ações voltadas à gestão documental digital. Conclusão: a aplicabilidade da recente normativa e seus efeitos refletem na importância dos documentos em relação a sua validade para os arquivos, no que se refere a sua autenticidade e fidedignidade.
- ItemOs 10 anos da Rede Cariniana do IBICT(2022) MÁRDERO ARELLANO, Miguel Angel; SANTOS, Gildenir CarolinoEm julho deste ano, a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Cariniana completa 10 anos de atuação e, para celebrar, haverá uma série de ações em comemoração à data. Em consonância com os princípios do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), sobretudo o de preservar a produção intelectual científica e tecnológica, a Cariniana surgiu da necessidade de se criar uma rede de serviços de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros, com o objetivo de garantir seu acesso contínuo a longo prazo.
- ItemPreservação de sites oficiais: exemplos internacionais e o desafio brasileiro(2022) LUZ, Ana JavesIntrodução: O artigo apresenta iniciativas de arquivamento da web adotadas em países de três diferentes continentes: América do Norte (Estados Unidos e México), Europa (França e Portugal) e América do Sul (Chile e Brasil), a fim de compreender desafios políticos e tecnológicos que envolvem a preservação de sites oficiais. Objetivo: Apresentar as potencialidades e as barreiras que cada iniciativa possui, bem como analisar comparativamente a atual situação brasileira. O artigo detalha ainda o projeto de lei federal no 2.431/2015, em tramitação na Câmara dos deputados, cujo objetivo é impedir o apagamento de informações inseridas em sites oficiais brasileiros. Metodologia: Pesquisa histórico-documental e o estudo de caso. Resultados: Demonstra que os Estados Unidos se destacam dentre os países analisados, com avançado projeto de arquivamento dos sites dos mandatos presidenciais. O Brasil, por sua vez, não possui uma política pública instituída para salvaguarda dessas mídias. Conclusão: A pesquisa permitiu concluir ainda que as iniciativas governamentais atualmente em curso para a preservação de websites oficiais estão em fases distintas de implementação e, dessa forma, alcançam resultados ora satisfatórios, ora aquém do necessário para garantir o acesso presente e futuro aos websites governamentais, fonte de informação sobre temas de interesse público nas democracias contemporâneas. No caso brasileiro, destaca-se também o vácuo institucional sobre o tema, demonstrando a necessidade de dar maior visibilidade ao assunto; de fortalecer articulações institucionais entre entes governamentais e não-governamentais; e de avançarmos na aprovação de uma legislação específica que mude essa realidade.
- ItemUso do Archivematica no Brasil(2022) MACHADO , João Guilherme Nogueira; MÁRDERO ARELLANO, Miguel AngelIntrodução: O desenvolvimento de estratégias de preservação para acervos que constituem o patrimônio cultural do Brasil vem ganhando uma nova conformação desde meados da primeira década dos anos 2000. Objetivo: A pesquisa visou identificar instituições brasileiras de patrimônio cultural que fazem uso da solução tecnológica Archivematica para repositórios de preservação. Metodologia: Foi analisado o status do uso da ferramenta através de um mapeamento das iniciativas brasileiras conhecidas pela comunidade arquivística da rede Cariniana, com aplicação de questionário abordando definições técnicas (instalação), políticas de planejamento de preservação e gestão de microsserviços orientados pelo modelo OAIS e seu uso concreto nos acervos institucionais. A pesquisa observou que o universo de instituições usuárias do Archivematica no Brasil ainda não possui uma estatística expressiva e que nem todas estão no mesmo nível de aplicação da ferramenta. Resultados: Constatou-se a necessidade de que os responsáveis pela gestão estejam minimamente familiarizados com os modelos de entidades funcionais e de informação descritos no OAIS. Conclusão: Considerando as limitações encontradas, os dados coletados servem para uma reflexão do uso do Archivematica no Brasil, bem como para possíveis indicações de normativas que orientem as instituições quanto às melhores práticas de aplicação da ferramenta.
- ItemAcervos arquivísticos audiovisual e sonoro da Fiocruz: uma reflexão acerca de sua preservação digital(2022) PONTES, Eliane Batista; SOARES, Magda Lucia AlmadaIntrodução: Os acervos arquivísticos audiovisual e sonoro são considerados conjuntos documentais de caráter histórico-administrativo, assim formando-se outro caráter que é a produção pela própria instituição, instituindo-se uma memória audiovisual e sonora. Objetivo: Apresentar uma breve reflexão sobre o que tem sido empreendido para a preservação digital dos acervos arquivísticos, audiovisual e sonoro, cujas responsabilidades são de duas unidades da Fiocruz. Estes acervos arquivísticos estão localizados respectivamente na VideoSaúde Distribuidora/ICICT e no Departamento de Arquivo e Documentação/COC, possuem em comum o fato de serem documentos de arquivo os quais representam um patrimônio cultural da saúde pública brasileira. Metodologia: Consiste em uma revisão bibliográfica chamando a atenção para o advento da preservação digital que contribui para a prática dos procedimentos metodológicos adotados em acervos arquivísticos. Discutiremos sobre quais práticas de preservação digital estão incidindo sobre os referidos acervos, e remetemos a uma questão estratégica, que é o conceito de autenticidade bem como na discussão sobre memória, história oral, documento sonoro, documento audiovisual (videográfico), patrimônio, arquivo e preservação digital. Resultados: Destacamos aqui, dois acervos arquivísticos: um acervo referente ao gênero audiovisual na ação de um diagnóstico para a preservação digital e suas estratégias, o outro acervo cujo gênero é sonoro consiste na versão preliminar de um manual de boas práticas dos documentos sonoros enquanto entrevistas, relatos e depoimentos como proposição de um plano de preservação digital. Conclusão: Apontam para a importância em preservar a memória audiovisual e sonora da saúde pública, cujas iniciativas de preservação digital correspondem aos planos e as políticas institucionais adotadas.
- ItemResolução RDC-Arq Conarq: uma análise dos novos requisitos informacionais propostos(2022) BRAGA, Tiago Emmanuel Nunes; HOLANDA, Alex Pereira; CANELHAS PIGNATARO, TatianaIntrodução: Os repositórios arquivísticos digitais confiáveis buscam oferecer mecanismos para garantir a autenticidade dos objetos informacionais a partir de uma perspectiva arquivística. No Brasil a resolução 43/2015 do Conarq se encarregou de estruturar os requisitos para a implementação deste tipo de repositório e o Hipátia, modelo estruturado no âmbito do IBICT, buscou sistematizar sua implementação. Com a aproximação da publicação de uma atualização da resolução do Conarq, faz-se premente discutir quais serão os impactos no modelo atualmente proposto. Objetivo: Identificar os requisitos propostos pela nova resolução do Conarq e avaliar quais seus impactos no modelo Hipátia. Metodologia: A pesquisa se apoia no método de análise documental e possui caráter qualitativo. Ela também possui caráter exploratório, uma vez que avalia possíveis cenários a partir dos requisitos levantados. Resultados: A estrutura informacional dos requisitos presentes na resolução do Conarq foi sistematizada em quatro categorias. Estes requisitos foram analisados e suas características descritas. Ao final, foram identificados os desafios a serem superados para a sua incorporação no Hipátia. Considerações finais: O modelo Hipátia é inovador em vários sentidos, no entanto, resta claro que não é um modelo finalizado, uma vez que precisa constantemente incorporar avanços informacionais propostos pelas normas vigentes. Ao analisar a nova resolução do Conarq foi possível identificar os caminhos a serem percorridos e quais estratégias podem ser adotadas. Foi possível perceber que é possível sistematizar no modelo vigente mecanismos que permitam às instituições avançar na implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis.
- ItemModelo de arquivamento de páginas web para Portais de Periódicos: um relato de pesquisa no Portal de Periódicos da UNICAMP(2022) SANTOS, Gildenir Carolino; FORMENTON, Danilo; ERRADA, Gabriela Ayres FerreiraIntrodução: O crescimento dos documentos em formato digital tem provocado diversas mudanças no cenário da pesquisa científica, e diversos sites institucionais e de pesquisa se proliferaram de forma acelerada e necessitam de tratamento. Os arquivos da Web têm um papel importante a desempenhar como infraestruturas sociais que permitem a preservação da memória. Objetivo: Preservar digitalmente, por meio da ferramenta CONIFER da empresa Rhizome, as páginas Web do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Metodologia: Uma pesquisa de cunho exploratório, com abordagem da microarchiving, tendo como enfoque o levantamento bibliográfico para a elaboração da revisão da literatura sobre a temática em discussão. Utiliza-se como ferramenta o Conifer, que promoveu o arquivamento Web do Portal de Periódicos Eletrônicos da UNICAMP. O formato trabalhado nesta metodologia é o WARC. O WARC é um formato de arquivo para conteúdo da Web que armazena conteúdo da página Web, cabeçalhos de respostas e metadados para um grupo de páginas da Web. Resultados: Preservadas atualmente duas (02) revistas do Portal de Periódicos da UNICAMP. Conclusão: Espera-se que com essa metodologia possamos ampliar a preservação e arquivamento da Web de páginas institucionais da universidade, bem como oferecer a metodologia para as demais instituições interessadas em arquivar as páginas Web de seus Portais.
- ItemAnálise das publicações de Data Papers sobre Biodiversidade: considerações acerca da preservação digital(2022) SILVA, Fabiano Couto Corrêa da; STUEBER, Ketlen; WITT, Amanda SantosIntrodução: A estruturação dos conjuntos de dados sobre Biodiversidade está sendo divulgada em uma linguagem reservada para a descrição do substrato da comunicação científica denominada Data Papers, isto é, os dados que sustentam pesquisas científicas nesse campo do conhecimento, independentemente do modelo tradicional de comunicação científica. Objetivo: Analisar as publicações em formato de Data Papers no campo da Biodiversidade em âmbito internacional. Metodologia: Pesquisa documental de abordagem qualitativa e aplica técnicas para coleta e exame das informações por meio de Análise de Conteúdo. Verifica a situação de 33 revistas apontados pela Global Biodiversity Information Facility (GBIF) que oferecem publicações em formato de Data Papers. Identifica-se: os temas correlatos à biodiversidade; os tipos de licenças, indexadores, a quantidade de Data Papers publicados, os títulos que possuem acesso aberto ou fechado, as revistas que mais publicam Data Papers sobre Biodiversidade e o idioma que foram publicados. Resultados: O número em Data Papers teve crescimento exponencial entre 2017 até maio de 2022 logo, os artigos sobre o campo da Biodiversidade também têm aumentado em diversos temas que envolvem todo o seu ecossistema. Conclusão: Os Data Papers analisados se caracterizam como documentos revisados por pares e representam conjuntos de dados indexados com padrões de metadados adequados para preservar digitalmente os dados registrados nas revistas que foram contempladas na presente análise.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »