Retratos da Escola
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Retratos da Escola, é uma publicação da Escola de Formação (Esforce) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A concepção da revista marca a concretização de um importante projeto da CNTE: a produção de um canal que, ao permitir o diálogo direto entre a instituição e os sujeitos atuantes no setor educacional, produzisse um ambiente propício à reflexão da realidade social da educação pública no país.
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- ItemA curricularização do ‘espetáculo’ na nova Base Nacional Comum Curricular(2023) CONTE, Elaine; TREVISAN, Amarildo LuizA obra Formação espetacular!:educação em tempos de Base Nacional Comum Curricu-lar 2022), de André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller, reflete sobre o campo das políticas públicas de educação e os paradoxos alicerçados na própria Base Nacional Comum Curricular – BNCC do ensino médio, no sentido de que ela despreza a história orgânica na área e os processos socioculturais de reconhecimento humano; isso repercute na instabilidade e no declínio do ensino médio, em favor de uma espécie de espetacularização da formação, concebida pelo modus operandi da burguesia e por refor-mas educacionais.
- ItemBiblioteca escolar: uma experiência de contação de histórias(2023) FRISON, Mayra Guterres Regis; FELICETTI, Vera LuciaA contação de histórias é uma possibilidade pedagógica para a formação de leitores/as, para o aprimoramento da escrita e outras habilidades. Com isso em vista, a supervisão e a biblioteca de uma escola pública estadual em Porto Alegre promoveram o projeto Visita à Biblioteca, subprojeto de Biblioteca Viva: espaço de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Às professoras do 1º ao 5º anos do ensino fundamental propôs-se um ciclo de contação de histórias, com o objetivo de desenvolver esse hábito, a participação em atividades na biblioteca e o estímulo à leitura. A metodologia, de cunho qualitativo, teve caráter exploratório descritivo. Notou-se maior comprometimento das professoras com a leitura em sala de aula e mais interação entre professoras e estudantes. Outros/as professores/as também solicitaram a realização do projeto em suas turmas.
- ItemCarta da sociedade civil pela desmilitarização da educação e da vida(2023) ENTIDADES, Várias
- ItemCONAE 2023/2024: novo marco nas lutas por um Sistema Nacional de Educação(2023) COMITÊ EDITORIAL
- ItemConservadorismos na Educação Básica(2024) Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
- ItemConservadorismos na Educação Básica(2024) LIMA, Iana Gomes de; DALMASO-JUNQUEIRA, BrunaO dossiê Conservadorismos na Educação Básica é fruto do desejo de proporcionarmos distintas miradas – teóricas e geográficas – sobre a temática. Com ele, buscamos dar visibilidade às investigações que vêm sendo conduzidas de forma comprometida em distintos contextos com um propósito comum: aprofundar a compreensão desse fenômeno social para que se possam expandir as possibilidades de resistência e interdição dessas investidas. Além disso, a organização deste dossiê se circunscreve às ações de uma série de pesquisas que temos desenvolvido acerca do avanço do conservadorismo na Educação Básica. Especialmente a partir de 2019, o Coletivo Redes (grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional que coordenamos, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul), se debruça sobre o tema e percebe sua complexidade. Entendemos haver muitos fatores necessários para sua compreensão e, em função disso, defendemos uma atuação científica e política que se dê de forma coletiva e complementar. Assim, o dossiê é por nós entendido como um esforço também coletivo, em que, por meio de um conjunto de produções, novas lentes e ferramentas teórico-analíticas possam ser conhecidas e mobilizadas.
- ItemCotidiano escolar: contradições e potência(2024) SOUZA, Jéssica Duarte de.Este texto apresenta a seção temática Cotidiano escolar: contradições e potência, originada de textos recebidos através do fluxo contínuo. Após passarem pelo processo de avaliação, os materiais foram compilados nesta seção. Apresentamos uma breve reflexão acerca dos estudos sobre cultura e cotidiano escolar brasileiro, ressaltando a dinâmica complexa e plural deste ambiente. Por fim, apresentamos os sete artigos que fazem parte da seção e abordam uma variedade de assuntos, incluindo raça, gênero, inclusão na educação, alfabetização e as condições do trabalho docente.
- ItemDefender e promover a educação pública!(2024) ARAÚJO, HelenoTexto originalmente publicado na página Brasil Popular.
- ItemDiferentes olhares com os mesmos foco e objetivo: compreender e combater o conservadorismo(2024) SCHEIBE, Leda; SANTOS, Catarina de AlmeidaNeste número, o Dossiê Conservadorismos na educação básica apresenta uma temática que não poderíamos deixar de destacar no momento que vivemos, por se referir ao preo-cupante avanço, também na área da educação, de uma ideologia avassaladora, a tomar corpo no país e no mundo por meio de um conjunto de políticas que emergem como ameaça às conquistas obtidas na direção de melhorias sociais: o conservadorismo. Viven-ciamos, entre outras evidências, um cenário de desconfiança em relação ao trabalho de professoras e professores, com políticas de controle do seu trabalho docente, avanço da militarização escolar, investidas visando a regulamentação da educação domiciliar no Bra-sil, popularização do discurso antigênero na arena social e política que debate a Educação Básica, entre outras manifestações. Em recente publicação, Heleno Araujo (2024), comen-tando um documento da Organização das Nações Unidas – ONU referente à necessária garantia da liberdade de expressão e de pensamento acadêmico aos/às docentes, revelou também sua preocupação com o que ocorre em muitos lugares do Brasil, com persegui-ção e censura a professores e professoras no seu trabalho escolar, a partir do movimento ‘Escola sem Partido’. São evidências que nos conduziram à realização de um Dossiê vol-tado aos conservadorismos na educação.
- ItemEducação emancipatória em bell hooks(2024) BRZEZINSKI, Maria Eduarda de
- ItemEu quis a escola e a escola não me quis: relato de experiência a partir de rodas de conversa sobre gênero(2024) GONZALEZ, WaniaEste é um relato de experiência de rodas de conversa sobre questões de gênero realizadas em uma universidade pública do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense (2023). A pesquisa analisa como o conservadorismo da sociedade brasileira interfere nas escolas quanto às questões de diversidade de gênero; é de natureza qualitativa, baseia-se nas transcrições das atividades, utilizando análise do conteúdo temático após leituras exploratórias do corpus da pesquisa. Seus eixos temáticos são: preconceito, questões de gênero na escola, dificuldades de professores/as e relação família-escola. Segundo docentes, as crianças têm trazido mais precocemente questões de gênero para a sala de aula, o que tem gerado tensões entre famílias e escolas. Em muitos casos, familiares e responsáveis esperam que docentes adotem postura conservadora, da heteronormatividade ou que se abstenham de abordar o tema, fazendo com que alguns/umas professores/as hesitem em fazê-lo por conta de tensões e pressões.
- ItemExperiência de uma gestora: combate ao conservadorismo na formação para profissionais da educação(2024) BRAGA, Priscila VasconcellosEste texto é o relato de experiência de uma gestora que, em tempos de ascensão dos conservadorismos no Brasil, idealizou e organizou uma formação para profissionais da educação com foco no combate ao preconceito, ressignificando o papel da escola na formação de sujeitos/as, possibilitando a tessitura de narrativas e práticas balizadas por direitos humanos e princípios democráticos. A formação foi oferecida no Seminário Diferenças e Inclusão – caminhos para uma educação democrática e emancipatória, em 2021 e 2022, on-line e presencial, tendo como público-alvo gestores/as escolares, orientadores/as educacionais e demais profissionais da rede. Os resultados indicam a importância dos espaços de diálogo e informação para profissionais educacionais, promovendo formações que combatam exclusão, discriminação e preconceito, dentro e fora das escolas. O Seminário se configurou como prática de resistência às estruturas conservadoras, defendendo a educação democrática e emancipatória.
- ItemFuncionários/as da Educação: a luta por reconhecimento social e valorização profissional continua na CNTE e nos sindicatos de base afiliados.(2023) DIRETORIA EXECUTIVA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO
- ItemLudicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história(2023) ALCÂNTARA, Patrícia Costa de; FERNANDES, Marcela de MeloO texto, em forma de relato de experiência, apresenta os desafios enfrentados nas aulas de história em uma turma multi-idade, no contexto de implantação da BNCC e do retorno às aulas presenciais após o distanciamento social imposto pela Covid-19. A busca por estratégias pedagógicas adequadas à conjuntura e ao perfil da turma levou a uma aproximação com a ludicidade. A partir da problematização do lugar atribuído ao lúdico na BNCC, argumentamos que experienciar a ludicidade no ensino fundamental – anos finais catalisa a progressão do conhecimento e da abstração conceitual que o documento espera para essa etapa da educação. Conclui-se que ter incluído ludicidade nas aulas de história contribuiu para mobilizar a turma em torno da mesma proposta didática, para a aquisição das habilidades curriculares previstas e para contornar alguns impactos negativos da pandemia.
- ItemLuz, câmera e ação: expressões artísticas como instrumento transformador, uma experiência no Instituto Federal de Santa Catarina(2023) SOUZA, Rose Fernandes de; VANZUITA , Alexandre; REBELATTO, Durlei Maria Bernardon; VALADÃO, Michele SilvaO presente relato narra as experiências intrínsecas do projeto de ensino Ser ou não ser, eis a questão: o teatro chegou ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Itajaí, como uma ação de permanência e êxito. O projeto teve como público-alvo estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Itajaí e surgiu de uma reflexão sobre a necessidade de ações pedagógicas que favorecessem a compreensão da realidade social dos/das estudantes, auxiliando no processo de pertencimento ao espaço escolar. As ações foram orientadas à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, resultando em uma peça teatral pautada em Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. Os resultados indicam a relevância de ações pedagógicas transformadoras que favoreçam o protagonismo discente, o sentimento de pertencimento à instituição educacional e o fomento de um trabalho pedagógico multiprofissional e interdisciplinar.
- ItemMilitarização das escolas públicas no Brasil: desmilitarizar as escolas para salvar a educação pública e a democracia.(2023) SANTOS, Catarina de Almeida; ALVES, Miriam Fábria; MELLO LACÉ, AndréiaO debate sobre a militarização da educação e das escolas públicas vem sendo feito por diferentes pesquisadoras e pesquisadores, promotoras e promotores de educação dos Ministérios Públicos dos estados, apontando os diferentes desdobramentos na organização da escola e dos processos educativos sob a ótica da pedagogia do quartel. Após serem militarizadas, as escolas passam a funcionar a partir dos princípios da área de segurança, em detrimento dos da área de educação definidos na Constituição Federal – CF de 1988, ratificados pela Lei de Diretrizes e Bases – LDB de 1996 e legislações correlatas. A Retratos da Escola traz a público o dossiê Militarização das escolas públicas no Brasil: tensões e resistências, contendo 11 artigos que exploram as tensões e resistências em vários estados da federação acerca do processo de militarização das escolas públicas.
- ItemNão à militarização das escolas(2023) COMITÊ EDITORIALA primeira publicação deste ano de 2023 oferece o dossiê Militarização das escolas públi-cas no Brasil: tensões e resistências (v. 17, n. 37), que tem como ponto central a concepção de que é fundamental desmilitarizar as escolas para salvar a educação pública e a demo-cracia. As professoras Catarina de Almeida Santos, Miriam Fábia Alves e Andréia Mello Lacé, estudiosas da temática, não pouparam esforços na organização desta publicação, reunindo contribuições importantes voltadas à discussão do preocupante panorama edu-cacional. Conforme nos demostram as organizadoras e os textos que compõem o dossiê, o processo de militarização das escolas públicas vinha se desenvolvendo no país, mas tal situação ganhou outros contornos após a eleição de Jair Bolsonaro.
- ItemO cotidiano escolar(2024) COMITÊ EDITORIALA Retratos da Escola, espaço de comunicação da Confederação Nacional dos Tra-balhadores da Educação – CNTE, traz a público o primeiro número de 2024, v. 18, n. 40, 2024. Esta edição pretende nos manter presentes na construção demo-crática do nosso país, sempre voltados/as ao desenvolvimento de uma educação pública, laica, de qualidade social, à redução das desigualdades sociais, à abolição de qualquer tipo de violência e discriminação. Mesmo sabendo que tensões e disputas entre diferen-tes projetos de sociedade e educação fazem parte da dinâmica da vida democrática, não podemos relativizar nem embarcar em propostas regressivas aos avanços já atingidos.
- ItemO mais importante é que são jovens incríveis”: análise autobiográfica de trajetórias de estudantes de licenciatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2024) BORGES, Eduardo Henrique Narciso
- ItemO novo Plano Nacional de Educação e a efetiva institucionalização de um Sistema Nacional de Educação(2024) COMITÊ EDITORIALEsta é uma edição especial da revista Retratos da Escola, dedicada ao futuro da educação brasileira, projetado para o próximo decênio pelo Plano Nacio-nal de Educação – PNE. O Comitê Editorial, com amplo apoio da diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, conscientes da importância do protagonismo da educação e de seus trabalhadores e trabalhadoras na atual conjun-tura de redemocratização do país, dedicou o melhor de seus esforços para organizar esta publicação