Navegando por Autor "MAZZEU, Francisco José Carvalho"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlfabetização: desafios atuais e novas abordagens(2016) PRIOTES, Claudia Dias; MAZZEU, Francisco José Carvalho; BARBOSA, Eliza MariaEste texto tem como objetivo apresentar o número especial da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação que traz como tema a Alfabetização, abordada sob uma multiplicidade de aspectos, dimensões e enfoques teórico-metodológicos. Agrupando os artigos em função do seu objeto, procuramos indicar ligações que estimulem o debate entre os autores e a identificação de convergências e divergências, convidando para um aprofundamento de temas e para a busca de superação dos desafios apontados.
- ItemContribuição para a análise do método cubano de alfabetização ‘yo, sí puedo’ (sim, eu posso) à luz da abordagem histórico-cultural(2016) GARCÍA, Laura Domínguez; MAZZEU, Francisco José Carvalho; POROLONICZAK, Juliana AparecidaEste artigo traz uma contribuição para a análise do método de alfabetização de jovens e adultos “Sim, eu posso” (Yo, sí puedo), elaborado em Cuba em 1999 e adotado em quase 30 países, especialmente da América Latina.
- ItemEducação e economia solidária: contribuições da "Pedagogia da Alternância" para a formação dos catadores de materiais recicláveis(2010) MAZZEU, Francisco José CarvalhoThis text highlights the methodology of the Pedagogy of Alternation, pointing out the contributions of this proposal to rethink the training of recyclable material collectors. Considering that the use of this approach in urban areas is still uncommon, it
- ItemNotas introdutórias para um método histórico-crítico de alfabetização(2016) COELHO, Izac Trindade; MAZZEU, Francisco José CarvalhoEste artigo aborda a alfabetização na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e tem o propósito de indicar fundamentos teóricos que contribuam para elaborações metodológicas coerentes com os pressupostos dessa concepção pedagógica.
- ItemO analfabetismo no Brasil: lições da história(2017) BRAGA, Ana Carolina; MAZZEU, Francisco José CarvalhoO artigo aborda o problema do analfabetismo no Brasil, procurando revelar suas raízes históricas e sociais. Parte-se de uma análise dos dados que afasta a leitura otimista baseada na queda gradativa dos índices. Nem a queda pode ser considerada significativa, quando se observam o número absoluto de analfabetos e as tendências da série histórica dos dados, nem se pode atribuir essa redução aos resultados de políticas públicas efetivas.
- ItemO senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira(2020) DUARTE, Newton; MAZZEU, Francisco José Carvalho; DUARTE, Elaine Cristina MeloTomando como referência as ideias de Antonio Gramsci sobre o que seria o senso comum, este artigo apresenta uma análise do senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na sociedade brasileira contemporânea e na educação.