Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MAZZEU, Francisco José Carvalho"

Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Alfabetização: desafios atuais e novas abordagens
    (2016) PRIOTES, Claudia Dias; MAZZEU, Francisco José Carvalho; BARBOSA, Eliza Maria
    Este texto tem como objetivo apresentar o número especial da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação que traz como tema a Alfabetização, abordada sob uma multiplicidade de aspectos, dimensões e enfoques teórico-metodológicos. Agrupando os artigos em função do seu objeto, procuramos indicar ligações que estimulem o debate entre os autores e a identificação de convergências e divergências, convidando para um aprofundamento de temas e para a busca de superação dos desafios apontados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuição para a análise do método cubano de alfabetização ‘yo, sí puedo’ (sim, eu posso) à luz da abordagem histórico-cultural
    (2016) GARCÍA, Laura Domínguez; MAZZEU, Francisco José Carvalho; POROLONICZAK, Juliana Aparecida
    Este artigo traz uma contribuição para a análise do método de alfabetização de jovens e adultos “Sim, eu posso” (Yo, sí puedo), elaborado em Cuba em 1999 e adotado em quase 30 países, especialmente da América Latina.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação e economia solidária: contribuições da "Pedagogia da Alternância" para a formação dos catadores de materiais recicláveis
    (2010) MAZZEU, Francisco José Carvalho
    This text highlights the methodology of the Pedagogy of Alternation, pointing out the contributions of this proposal to rethink the training of recyclable material collectors. Considering that the use of this approach in urban areas is still uncommon, it
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Notas introdutórias para um método histórico-crítico de alfabetização
    (2016) COELHO, Izac Trindade; MAZZEU, Francisco José Carvalho
    Este artigo aborda a alfabetização na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e tem o propósito de indicar fundamentos teóricos que contribuam para elaborações metodológicas coerentes com os pressupostos dessa concepção pedagógica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O analfabetismo no Brasil: lições da história
    (2017) BRAGA, Ana Carolina; MAZZEU, Francisco José Carvalho
    O artigo aborda o problema do analfabetismo no Brasil, procurando revelar suas raízes históricas e sociais. Parte-se de uma análise dos dados que afasta a leitura otimista baseada na queda gradativa dos índices. Nem a queda pode ser considerada significativa, quando se observam o número absoluto de analfabetos e as tendências da série histórica dos dados, nem se pode atribuir essa redução aos resultados de políticas públicas efetivas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira
    (2020) DUARTE, Newton; MAZZEU, Francisco José Carvalho; DUARTE, Elaine Cristina Melo
    Tomando como referência as ideias de Antonio Gramsci sobre o que seria o senso comum, este artigo apresenta uma análise do senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na sociedade brasileira contemporânea e na educação.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão