Navegando por Autor "MARQUES, Rosebelly Nunes"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação inicial de professores de química sob o olhar dos coordenadores dos cursos(2016) CORRÊA, Roberta Guimarães; MARQUES, Rosebelly NunesApesar do reconhecimento da necessidade de mudanças e da produção constante de estudos sobre a formação inicial, os cursos de licenciatura ainda apresentam questões que precisam ser discutidas. Tais questões estão relacionadas à dificuldade de superar o déficit de professores da educação básica e também referentes ao tipo de formação oferecida nos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior (IES), que parece não atender as atuais demandas educacionais brasileiras.
- ItemA importância da avaliação formativa em feiras de ciências(2020) VICTORIO, Soraia da Silva; MIRANDA, Marcos Cesar Rodrigues de; MARQUES, Rosebelly NunesA Avaliação Formativa [AF] é decorrente da pedagogia formativa e busca abrir novos caminhos para a educação, sendo uma concepção de ensino a qual considera que o aprender é um processo longo onde o aluno reestrutura seu conhecimento a partir das atividades que realiza. As Feiras de Ciências [FC] podem ser aliadas da AF nas escolas por serem consideradas atividades de educação não formal, com a finalidade de promover o desenvolvimento da cultura científica. O presente estudo procurou analisar os efeitos da AF em uma FC com alunos do Ensino Fundamental nos anos finais.
- ItemMetodologia de resolução de situação-problema aplicada à aula de produção de texto no ensino médio(2020) GUIRADO, Maria Teresa Martins; MARQUES, Rosebelly Nunes; CASTRO, Flávia Pierrotti deEste trabalho refletiu sobre ensino-aprendizagem de redação no Ensino Médio a partir do uso de metodologias ativas, especialmente, resolução de situação-problema. O primeiro objetivo foi analisar a aplicação de metodologias ativas em aulas de redação na 3ª série do Ensino Médio em um colégio privado no interior de São Paulo.
- ItemMetodologia para a elaboração de estrutura salarial em instituições de ensino(2019) DIAS, Selma Maria Assis; MARQUES, Rosebelly Nunes; MENDES, Flavio HenriqueEstabelecer uma estrutura salarial que permita que uma organização alcance seus objetivos e, ao mesmo tempo, seja compatível com o mercado é sempre um grande desafio. Salários justos aumentam os níveis de motivação, retêm talentos e reforçam o comprometimento dos colaboradores. Esta pesquisa propõe uma metodologia indexada para o estabelecimento de valores salariais para os cargos de uma instituição de ensino, considerando os pisos salariais das respectivas classes trabalhistas e as médias salariais praticadas no mercado. Foram criados Fatores de Experiência, Fatores Mínimos de Remuneração e Fatores finais de Remuneração. Ao estabelecer-se o valor mínimo ou máximo que a instituição deseja pagar a seus colaboradores, apurou-se a estrutura salarial para todos os cargos da instituição.
- ItemO jogo San San como recurso didático de apoio nas discussões sobre nutrientes reguladores no ensino fundamental(2017) ANTONIA, Bárbara Della; FUJIWARA,Rodrigo Iwata; MARQUES, Rosebelly NunesLeisure activities are used in the learning teaching process of the different areas of knowledge, to promote learning spontaneously and fun. For the area of Agrarian Sciences, which is a multidisciplinary area of study that can be approached from basic education to higher education, it is necessary to study the elaboration of didactic resources. Thus, this study aimed at the development of a didactic game in the field of agricultural sciences aimed at elementary education, whose strategy is to help in the understanding of contents related to the chemical composition of foods, focusing on regulatory nutrients. The game SAN SAN was applied and evaluated with elementary school students of a public school, bringing to the end of the process, positive results in the sense of motivation to study the subject, involvement of students in classes and contribution with an effective didactic resource.
- ItemO jogo San San como recurso didático de apoio nas discussões sobre nutrientes reguladores no ensino fundamental(2017) ANTONIA, Bárbara Della; FUJIWARA, Rodrigo Iwata; MARQUES, Rosebelly NunesAs atividades lúdicas são utilizadas no processo de ensino aprendizagem das diferentes áreas do conhecimento, por promoverem o aprendizado de forma espontânea e divertida. Para a área de Ciências agrárias, a qual é uma área multidisciplinar de estudos que pode ser abordada desde o ensino básico até o ensino superior, há a necessidade de estudos que visem à elaboração de recursos didáticos.
- ItemUma abordagem diferenciada para o ensino do tema saúde no ensino médio(2019) SILVA JUNIOR, Claudio Dias da; BERTIN, Diana Natali da Silva; LUCCA, Doriana de; MARQUES, Rosebelly NunesJogos didáticos são instrumentos muito úteis para auxiliar o ensino nas escolas, principalmente para conteúdos mais complexos e de difícil fixação pelos alunos.